27/12/2011

Úlcera de córnea em melting

Melting significa derretimento em inglês. Isso mesmo, a córnea pode apresentar uma complicação que causa derretimento do seu colágeno. Normalmente é uma contaminação pela bactéria pseudomonas spp. Esta bactéria libera enzimas que destroem o colágeno da córnea. E aí que está o problema...pois mesmo iniciando o tratamento com antibióticos fortificados e eliminando as bactérias estas enzimas já foram liberadas e continuam agindo sobre a córnea...
Para neutralizar a ação destas enzimas precisamos de uma substância poderosa: o sangue. Por isso é indicado procedimento cirúrgico de urgência.
Ao fazer um recobrimento ("flap") com conjuntiva bulbar, levamos irrigação sanguínea para a córnea danificada. Desta forma "oferecemos" um suporte para eliminar as enzimas e oferecer substrato para a cicatrização. Mas mesmo com a cirurgia é importantíssimo manter o trtamento com os colírios antibióticos e antiinflamatórios.

Foi o que aconteceu com o Spock. Ele apresentou uma úlcera complicada, em melting (Figura 1 e 2) e precisou de uma cirurgia. No caso do Spock optei por um flap bipediculado (Figura 3), pois assim a irrigação sanguínea poderia vir por dois lados ao mesmo tempo.

Figura 1 e 2: úlcera de córnea em melting no olho esquerdo.


Figura 3: Flap bipediculado. Figura 4: 30 dias de pós cirúrgico.

Após 30 dias retirei os pontos e cortei os pedículos (Figura 4). E após 60 dias da cirurgia (Figura 5) o Spock estava bem, sem dor e com boa percepção visual do olho operado. Obviamente fica uma grande cicatriz, mas por sorte a do Spock não foi no centro do córnea, possibilitando assim o retorno visual. Em alguns casos, a inflamação intraocular é tão grande que pode até ocorrer descolamento de retina e glaucoma, levando à cegueira.

Figura 5: Spock 60 dias após a cirurgia.

19 comentários:

Maria disse...

Cara Dra Fabiana!
Tenho uma cadela Sharpei de 7 meses. Ela ainda é bem agitada Brincando com meu sobrinho, ele bateu com um pano molhado , que acabou atingindo o olho. Agora o olho está meio fechado e a membrana que circula o globo está bem vermelha e inchada. Ela tenta mecher no olho com a pata. O que devo fazer? Existe algum risco? Agradeço a atenção.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Maria,

espero que você tenha levado seu cão para uma consulta, pois demorei para lhe responder. Quando ocorre qualquer tipo de trauma e o paciente fecha os olhos é sinal de dor. Sempre deve ser encarado como um sinal de algo grave. O Ideal é procurar atendimento o quanto antes e nunca forçar a abertura palpebral para examinar.Na clínica, com medicação para dor e o paciente relaxado é o momento ideal para verificar o que aconteceu. Se não foi nada grave melhor, mas SEMPRE pense que pode ser. Esta atitude pode salvar a visão do paciente.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Marli Fiorentin disse...

OBRIGADA, doutora. Minha cadela já está melhor. A veterinária receitou uma pomada e depois dealgumas semanas desinchou o olho. Abraço!

Marluce disse...

Boa tarde!
Meu cão pug esta com diversas complicações oculares, ja levei em diversos especialistas e ninguém consegue diagnosticar corretamente. Hoje estar com 2 anos e cego de um olho devido uma úlcera mal medicada. Tenho fotos de seu olho se puder entrar em contato comigo te envio todos os exames e medicamentos usados. Por Favor me oriente. Aguardo

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia,

Eu vi no seu outro recado que você mora no Rio de Janeiro e já consultou vários colegas.Você pode consultar no Rio com a Dra Carla (carlafc@fiocruz.br)ou eu lhe aconselho a procurar o Serviço de Oftalmologia Veterinária da USP em São Paulo capital.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Cristina disse...

Dra. Estou com a minha Shih Tzu com uma úlcera de córnea e sendo medicada com colírios e antibióticos pois não tenho condições de pagar a cirurgia. Alguma indicaçãod e um oftalmo no Recife? Grata.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Cristina,

Em Recife entre em contato com o Dr Fábio Britto fabiolcbrito@hotmail.com

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Sílvia disse...

Dra. Fabiana, grata pela indicação vou entrar em contato com o Dr. Fábio. Fiquei com uma dúvida quanto à essa cirurgia do Flap, a sra diz que após 30 dias cortou os pedículos... E o resto da conjuntiva bulbar (fig. 4) fica grudada para sempre na córnea? É isso que deixa a enorme cicatriz ou a córnea absorve de alguma forma essa conjuntiva? Grata.

Sílvia disse...

Dra., boa tarde. Tenho uma dúvida quanto à cirurgia do Flap, após cortar os pedículos essa parte presente na fig 4 (tipo uma membrana) fica presa na córnea (isso que provoca cicatriz grande?) ou depois solta e cai ou é absorvida pela córnea? Se não puder responeder no Blog favor me responder por e-mail silvia.cunha@uol.com.br. Grata.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Sílvia,

Como você pode ver na figura 5, 60 dias após a cirurgia não havia mais resquícios de tecido conjuntival, apenas uma cicatriz. O tecido é reabsorvidos aos poucos. A velocidade que isso ocorre varia de acordo com cada animal.O tamanho da cicatriz é proporcional ao tamanho da lesão.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Alexandre disse...

Bom dia Dra.,
Nosso bulldog francês está com uma úlcera e levamos correndo num oftalmologista que não conhecemos bem. Logo na primeira consulta ele disse que era uma úlcera profunda e passou alguns colirios. Pediu para voltarmos dois dias após e disse que piorou muito e que tínhamos que operar. Disse que ele ficará cego com ou sem a cirurgia e que a cirurgia só evitará que ele perca o globo ocular. Estamos preocupados e sem confiança neste prognóstico. A Dra. poderia nos indicar algum profissional no Rio de Janeiro? Grato, Alexandre.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Alexandre,

Procure a Dra Carla de Freitas Campos carlafc@fiocruz.br .

Pode me mandar um e-mail: fabiana quartiero@hotmail.com que lhe dou o telefone dela.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Alexsandro Geremia disse...

Bos noite,

Temos um shitsu que sofreu um acidente com um dos nossos labradores. Levou uma mordida na cabeça e os dois olhos saltaram das órbitas. Após vários procedimentos, temos a informação de que úlceras romperam nos dois olhos e a solução dada foi a remoção dos globos oculares.

Teriamos como entrar em contato contigo, para uma segunda opinião?

Obrigado

Alethea

Jaquepestana@hotmail.com disse...

Boa Noite Dra.

Meu cachorrinho apareceu com o olhinho estranho avermelhado, levei-o ao veterinário onde foi diagnosticado Glaucoma, ele piorou, levei num oftalmo onde foi diagnosticado
úlcera melting. A veterinária passou 2 colírios, uma pomada, medicamento p dor e um antibiótico. Ele não melhorou e não tenho mais condições de gastar c ele, neste mesmo monento ele está internado pois não está comendo e bebendo água e está desidratado etc. Em relação a úlcera, não tenho condições de pagar e vejo q meu bichinho está sofrendo muito e eu tb pois ele é a minha alegria, meu velhinho de 15 anos. Por favor Dra me ajude, moro no Rio de Janeiro. Meu nome: Jaqueline Pestana, tel: 21 998462959 - e-mail: jaquepestana@hotmail.com

Me ajude, por favor.

Desde já agradeço,

Jaqueline Pestana.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Jaqueline,

Como você viu na minha postagem eu faço tratamento cirúrgico de úlceras em melting. Consulte um oftalmologista veterinário. Pode levá-lo em um hospital veterinário de uma faculdade federal, onde os preços são mais em conta.

Um abraço e boa sorte

Fabiana Quartiero

regina rosario disse...

moro em sao gonçalo no rio de janeiro gostaria de saber onde encontro um oftalmo barato para ver um pug de resgate que estou cuidando.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Regina,

Procure um hospital escola de uma faculdade de veterinária.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Liliam Branco disse...

Dra Fabiana, sou do Rio de Janeiro e estamos com o nosso shih tzu com algum problema no seu olho direito e nos foi recomendado procurar um oftalmologista. Confesso que estamos hj sem recursos pois há pouco ele já passou por uma internação (particular) por conta da doença do carrapato, e queríamos um "help". Há algum lugar no rio de janeiro que faça atendimento de qualidade e confiança com preços mais acessíveis? Aguardo ansiosa pelo retorno. Liliam

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Liliam

Se informe na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ou levem no Serviço de Oftalmologia Veterinária da USP em São Paulo.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero