30/12/2010

Cão com um olho de cada cor?


Quando os cães apresentam um olho de cada cor, e até mesmo duas cores no mesmo olho, estamos diante de uma alteração congênita (de nascença)
chamada de heterocromia de íris.
A heterocromia de íris pode ser total (um olho de cada cor), radial (uma cor contorna a borda externa da íris e outra contorna a pupila), e fragmentada (manchas mais escuras se espalhando pela íris de um ou ambos os olhos).
Essas alterações podem ocorrer com mais frequência em cães de pelagem branca ou com albinismo parcial ou ainda com a pelagem Merle (cão da foto).
A pelagem Merle ocorre devido a presença do gene Merle, que dilui a coloração da pelagem preta em tons de cinza e também pode produzir olhos azuis. Este gene é mais encontrado em raças como: Pastor Australiano, Collie, Dogue Alemão, Bulldog Inglês, Dachshund de pêlo longo, Dálmata, Malamute, Husky Siberiano, Old English Sheepdog, Boxer e Weimaraner.
Em geral a heterocromia de íris não está relacionada com cegueira, a não ser em raros casos onde ocorre a Síndrome do Gene Merle, que ocasiona malformações oftálmicas e também alterações nos ouvidos levando à surdez. Esta síndrome já foi relatada em cães da raça Dálmata.
**** Veja a entrevista completa na revista Cães & Cia n. 376, p.28. setembro/2010

12 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Tenho uma cadela poodle com 15 anos já cega, um dos olhos já é branco. Hoje percebi que este olho estava mais branco e que incomodava ela. Não estava abrindo totalmente o olho. O que deve ter acontecido?Algum derrame? Estou muito preocupada. Agradeço o retorno. Patricia Calasans

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Patrícia,

Uma catarata madura causa inflamação dentro do olho e isto é bem doloroso. É preciso também verificar se a pressão intraocular não está aumentada. Leve-a para uma consulta com um oftalmologista veterinário para que a sua velhinha não sinta dor ok?

Um abraço e bo sorte,

Fabiana Quartiero

gabrielle, morais.contato@hotmail.com disse...

Ola, a cadelinha da miha cunhada deu cria, ela é mestiça de fox paulistinha com perdigueiro, é branca com manchas marrons grandes, o pai não sabem que raça é e nem se é, mas os filhotes nasceram 5 marrons com manchas pretas, e 2 brancos, 1 macho é todo branco com uma manchinha marrom na ponta da orelha, e o curioso é que ele tem um olho azul claro e o outro castanho clarissimo como o da mãe, como não sei quem é o pai e mãe não tem olho azul fico com medo dele ter algum problema de visão, seria perigoso por causa da mistura toda de raças?

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Gabrielle,

Este caso parece ser somente heterocromia de íris devido a pelagem branca do cão.Sendo assim, nada mais é do que um olho de cada cor. De qualquer forma, é interessante uma consulta oftalmológica para examinar o fundo do olho. Lembre-se de que este cão deve ser sempre protegido do sol entre 10h e 16h.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

LIvia disse...

Tenho um filhote de fox terrier pelo liso, ela tem um olho totalmente azul claro e o outro é azul com uma mancha castanha, gostaria de saber se isso é normal na raça dela? Aguardo obrigada Livia

Oftalmologia Animal disse...

boa noite Lívia,

Esta alteração não é comum no fox terrier pelo liso. Provavelmente a alteração no caso dele é somente congênita e não hereditária.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Luciana disse...

Olá,primeiramente parabén por esclarecer nossas dúvidas,é mto difícil na net encontrar pessoas como vc.Tenho uma lhasa apso branca,em volta dos olhos é rosa e a cor dos olhos e castanho, e um dos olhos têm uma mancha azul,pensei que ela fosse albina mais seu focinho e preto.É prejudicial a saúde dela essa mancha azul?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Luciana, você não precisa se preocupar com esta "mancha"azul na íris. Na verdade é só ausência de pigmento nesta parte. Se preocupe com o tom rosado da pele ao redor dos olhos...seu cão não pode ficar exposto ao sol forte! Sol somente antes das 10h e depois das 16h e por períodos curtos. Vamos prevenir o câncer de pele. Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá, tenho um lhasa Apso que possui um olho azul e um verde escuro, quase castanho. É possível que ele seja albino ? As patinhas dele são marrons com manchinhas rosadas. O pelo dele é branco com manchas marrom. Caso ele tenha filhotes poderão ter olho claro também ?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

O albinismo se caracteriza pela ausência total de cor, o animal precisa ser todo branco com olhos vermelhos. Quando são azuis o albinismo é parcial.

Um olho de cada cor é uma característica herdada, portanto os filhotes podem apresentar sim.

Um abraço

Fabiana Quartiero

Jana Soares disse...

Olá... Boa noite...
Muito bacana as informações acima....
Despertou meu interesse pq acabei de ganhar um lindo filhote que a mãe é vira lata amarela, porém o pai não sabemos quem é... E esse lindo bebê tem os pelos pretos com a raíz num tom marrom bem escuro e um dos olhos dele é azul com a pupila bem grande e preta...
Então fiquei na dúvida se ele já nasceu cego...
Obrigado pelas dicas...

David Jr disse...

Que raça é o cachorro da foto?