Em casos de úlceras de córnea profundas (veja mais no post: doenças oftalmológicas-úlcera de córnea-constituição da córnea), onde o estroma (segunda camada da córnea) é completamente destruído, a membrana de Descemet (penúltima camada da córnea) se projeta para fora a fim de tamponar a lesão. Assim ocorre a descemetocele, que nada mais é do que uma defesa da córnea para tentar evitar um quadro de perfuração ocular. Por isso que a descemetocele é considerada uma emergência cirúrgica.
As fotos abaixo são do Pierre, um Shih Tzu de 4 anos. Ele chegou apresentando um quadro de descemetocele no centro da córnea, com edema difuso (córnea sem trasparência, toda azulada) e vascularização corneana (Figura 1 e 2). O proprietário relatou que há 10 dias vinha apresentando "coceira" neste olho e "piscava" muito. Notou também que havia secreção, o olho estava vermelho, "irritado" e que o Pierre estava muito "chateado". Estava usando uma pomada antibiótica a cada 12 horas. Foi realizado um flap de conjuntiva bulbar em 360° (Figura 3) e prescrito tratamento tópico intensivo, com colírios antibióticos fortes (quinolonas), inibidores de colagenase, lubrificantes e anti-inflamatórios não esteroidais.
Na sequencia: Figura 1, Figura 2 e Figura 3
Após 3 semanas o flap foi removido e a lesão estava cicatrizada. Note a aderência da conjuntiva no local onde a membrana de Descemet estava exposta (Figura 4).
Na sequencia: Figura 4, Figura 5 e Figura 6
Após a retirada do Flap foi iniciado um tratamento a base de colírios anti-inflamatórios corticóides. Em 15 dias a córnea já estava transparente, apenas com um leucoma central (opacidade ocasionada pela cicatriz) (Figura 5 e 6). O Pierre atualmente consegue enxergar sem problemas.
OBS: " Quando o estroma corneano é destruído, o reparo é realizado por ceratócitos fixos e fibroblastos. As fibrilas colágenas produzidas por estas células não se organizam de forma regular e interferem na passagem da luz. Com o tempo as cicatrizes podem clarear, mas quase sempre este clareamenro é incompleto. A tendência ao clareamento é maior em animais jovens e ocorre mais em bovinos, ovinos e felinos do que em caninos e equinos" ( Fonte: SLATTER, 2005).
9 comentários:
Por favor peço que me indiquem um veterinario oftamologista em Brasilia. tenho uma york que de repente ficou com o olho branco tipico de cataratas. estou assustada pela velocidade que isto se instalou. desde já agradeço.
ps: telefonei para Dra paula Galera 31072821 conforme ja indicado por voces, mas ninguem responde. teria outro numero ou medico?
Boa noite Lisane,
O único contato que tenho é da Prof Paula:
Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria, Departamento de Medicina Veterinária.
L4 norte - Hospital Veterinário
Asa Sul 70390-125 - BRASILIA, DF - Brasil Telefone: (61) 33072986
Homepage:http://www.unb.br/fav/
Um abraço e Boa sorte,
Fabiana Quartiero
Dra. Fabiana, boa noite.
Por que o uso da atropina e indicado por ate 5 dias? quais as complicações que esse medicamento pode acarretar?
Obrigada,
Marcela
Bom dia Marcela,
De forma geral passamos esta orientação para os proprietários e os clínicos gerais pelos riscos de diminuir a produção lacrimal e aumentar a pressão intraocular. Uma gota de atropina 1% pode manter a pupila dilatada por 7 dias! Mas sendo acompanhado de perto por um oftalmologista que monitore a pressão intraocular com um tonômetro e observe a produção lacrimal pode ser usada por mais dias de acordo com o caso.
Um abraço,
Fabiana Quartiero
Por favor Dra Fabiana tem algum contato em caxias do sul? tenho uma cadelinha que adotei e esta com úlcera ocular. Andou fazendo tratamento mas ate agra nada e gostaria de um especialista. Obrigada Susie
Bom dia Susie,
Infelizmente ainda não. As pessoas tem que vir para Porto Alegre.
Se precisar de mais informações pode me mandar um e-mail: fabianaquartiero@hotmail.com
Um abraço,
Fabiana Quartiero
Como diferenciar entre cicatriz cirúrgica pós descemetocele e início de catarata?
Minha lhasa fez cirurgia em Marília, igual a descrita e agora tenho observado modificação na cicatriz. Está mais esbranquiçada. Me mudei e estou morando em salvador.
O que vc mer recomenda?
Boa noite,
A catarata se forma dentro do olho, no cristalino. As cicatrizes são na córnea, parte mais externa do olho. O oftalmologista veterinário durante o exame poderá lhe dizer se além da cicatriz está também se formando uma catarata ou não. Na Bahia consulte com o Dr Paulo oliveira.
Um abraço,
Fabiana Quartiero
Postar um comentário