09/05/09

Ceratoconjuntivite Seca

A ceratoconjuntivite seca (CCS) é um ressecamento da córnea e da conjuntiva causado por uma diminuição da porção aquosa da lágrima. É uma doença oftálmica progressiva (pode levar à cegueira) associada com inflamação, secreção ocular e dor. Muitas espécies animais são afetadas, mas é mais freqüente em cães. Inicialmente, os sinais são muito semelhantes aos de uma conjuntivite (olho vermelho, secreção ocular, coceira), o que muitas vezes retarda o diagnóstico e o tratamento correto. Mais tarde a córnea começa a ficar pigmentada (manchas escuras) levando o animal à cegueira.

Qualquer raça pode apresentar a doença, mas as que apresentam maior predisposição para a ceratoconjuntivite seca, são: Cocker Spaniel Americano, Buldogue Inglês, Schnauzer miniatura, Pug, Yorkshire Terrier, Pequinês, West Highland White Terrier. English Springer Spaniel. Samoyeda, Shih-tzu e Boston Terrier.

Em gatos a ceratoconuntivite seca é menos freqüente do que em cães, mas algumas raças apresentam predisposição: Abssínio, Persa, Burmês e Himalaia.

Glândula Lacrimal

A lágrima tem a função de nutrir, proteger e lubrificar a superfície ocular. Ela é formada por três componentes: um aquoso, um mucoso e um gorduroso. A porção aquosa (água) forma cerca de 90% da lágrima e é secretada pela glândula lacrimal principal e pela acessória (glândula da terceira pálpebra). A glândula da terceira pálpebra é responsável por até 50% da secreção da porção aquosa da lágrima, por isso deve ser sempre reposicionada cirurgicamente quando “salta para fora”. Esta glândula só pode ser removida em casos onde esteja gravemente danificada. A porção gordurosa é secretada pelas glândulas tarsais (margem palpebral) e a mucosa pelas células caliciformes presentes na conjuntiva.

glandula lacrimal

Figura 1: Desenho esquemático localizando a glândula lacrimal principal e a glândula da terceira pálpebra. ( Fonte:www.luvdpugs.net/id14.html)


glandula terceira palpebra

Figura 2: Olho de cão evidenciando protusão da glândula da terceira pálpebra.

Pouca Lágrima pode causar Ceratoconjuntivite Seca

A quantidade de lágrima está diminuída quando há perda da fração aquosa, ou seja, quando há menos água do que deveria. Se há menos água, há excesso de muco e gordura, aumentando a secreção ocular e dando um aspecto de infecção nos olhos. Muitas vezes pode ocorrer uma contaminação bacteriana secundária, pois com pouca lágrima a córnea fica com menos células de defesa.

Figura 3: (A) Cão com superfície ocular ressecada, com presença de secreção mucopurulenta. (B) Superfície ocular após remoção da secreção. Observe opacidade corneana e presença de vasos.

Existem muitas causas conhecidas de ceratoconjuntivite seca:
  • Congênita (de nascença)e possivelmente hereditária (transmitido dos pais para os filhos);
  • Lesões traumáticas nas glândulas lacrimais ou na sua inervação (base da orelha);
  • Remoção cirúrgica ou lesão grave da glândula da terceira pálpebra;
  • Carência de vitamina A;
  • Distúrbios endócrinos (como hipotireoidismo e diabetes);
  • Tratamentos prolongados com medicações a base de sulfa ou colírio de atropina;
  • Botulismo;
  • Doenças sistêmicas, como em casos de cinomose em cães e infecção por herpesvírus em gatos;
  • Doenças auto-imunes e degenerativas;
  • Atrofia senil (perda de função por envelhecimento); e
  • Causa idiopática (desconhecida).

Diagnóstico de Ceratoconjuntivite Seca

O diagnóstico é estabelecido através do exame oftálmico realizado por um veterinário (preferencialmente especializado em oftalmologia veterinária) e das informações sobre o histórico do paciente. O Teste da Lágrima de Schirmer consiste de uma tira de papel filtro milimetrada que mensura a quantidade de lágrima produzida. Valores normais estão entre 15 e 25mm/min. Valores abaixo de 14mm/min já são considerados ceratoconjuntivite seca subclínica e abaixo de 10mm/min já ocorre apresentação de olho seco.

Geralmente a doença ocorre nos dois olhos, mas há casos em que apenas um olho está seco, principalmente em casos de trauma (batida na cabeça, acidente automobilístico). Também é importante realizar o teste de fluoresceína, pois uma superfície ocular ressecada está mais sujeita a úlceras de córnea.

Figura 4: Teste da Lágrima de Shirmer em cão. Olho esquerdo (A) sem alterações, com produção lacrimal de 20mm/min e olho direito (B) com ceratoconjuntivite seca severa, com 0 mm/min de produção lacrimal.

cegueira causada por ceratoconjuntivite

Figura 5: Cão cego devido pigmentação difusa da córnea causada por ceratoconjuntivite seca crônica. Teste de fluoresceína negativo

Tratamento para a Ceratoconjuntivite Seca

O tratamento consiste em utilização de colírios que estimulam a produção lacrimal (Ciclosporina A, Tacrolimus, Pimecrolimus) e substitutos da lágrima. No início do tratamento é necessário associar colírios anti-inflamatórios e antibióticos. Em média são necessários mais de 30 dias de tratamento para começar o estímulo na glândula lacrimal. Este tratamento deve ser realizado por um médico veterinário oftalmologista, para que seja realizada a escolha correta do antibiótico, do anti-inflamatório e da concentração do colírio estimulante da lágrima.

Casos mais graves que não respondem ao tratamento clínico podem ser tratados cirurgicamente. A transposição do ducto parotídeo é uma cirurgia que consiste em “desviar” um ducto salivar. Assim a saliva vai para o olho para substituir a lágrima. Mas geralmente ocorrem muitas complicações, sendo realizada em último caso.

É importante alertar que a ceratoconjuntivite seca não tem cura, mas sim controle. Mesmo que melhore muito basta parar com os estimulantes lacrimais para que todos os sinais voltem a aparecer, ou seja, o paciente necessita de tratamento para o resto da vida.

(STADES et al., 1999; MOORE, 1999; GELATT, 2003; SLATTER, 2005).

261 comentários:

1 – 200 de 261   Recentes›   Mais recentes»
Vívian disse...

Dra., meu cão está começando a ficar com manchas pretas no olho....ele vai ficar cego?


Vívian

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Vívian,

Se a córnea está começando a ficar pigmentada ele pode com o tempo ficar cego caso não receba tratamento.Precisa fazer um exame oftálmico completo e verificar se não tem olho seco.

Procure um oftalmologista veterinário ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá Dra. Fabiana, meu cachorro de apenas 2 anos está cego. E o veterinário dele disse que é catarata! Mas ele tem dois anos! Não quero substituir a consulta, mas isso pode ser verdade? Obrigada pela atenção.

Oftalmologia Animal disse...

Algumas raças são predispostas ao desenvolvimento de uma catarata de origem hereditária chamada "juvenil", que ocorre justo em animais jovens. Sendo assim, é possível um cão de 2 anos apresentar uma catarata madura e por isso, perder a visão.
Mas não esqueça que a catarata é uma doença e deve ser tratada ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

nat_hfc disse...

Olá Fabiana,

Gostaria primeiramente de te parabenizar pela iniciativa do site, que está muito bom e esclarecedor. Acabei de ler o artigo sobre ceratoconjuntivite seca e esclareu muitas dúvidas que tinha a respeito.
Eu tenho uma Lhasa que sofreu remoção cirúrgica da glândula da terceira pálpebra de um dos olhos e a outra às vezes fica exposta, é necessária a remoção desta também? E no caso do outro olho, a veterinária não chegou a comentar que uma reposição de lágrimas fosse necessária, essa reposição é realmente necessária?

Obrigada,
Natália

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Natália.

Fico muito feliz em saber que o blog está sendo útil.

Na verdade, o recomendado é o reposicionamento da glândula da terceira pálpebra. A sua retirada só deve ser realizada nos casos em que a glândula está inviável, como em casos de laceração por trauma ou presença de neoplasia (câncer).

Se o seu cão apresentar valores abaixo de 15mm/min no Teste da Lágrima de Schirmer é indicado o uso de colírios para aumentar a produção lacrimal.

Abraço,


Fabiana Quartiero

Um Papo Com Elas disse...

meu cãozinho de três anos ficou com a córnea esbranquiçada,acho que ele está cego não sei.oq vc acha que pode ser?não há secreção nada além da mudança de tonalidade da córnea.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite.

Fica difícil dizer o que seu cão pode ter. Uma opacidade de córnea pode ser causada por muitos fatores. Precisamos também saber se a opacidade realmente é na córnea ou lá dentro, no cristalino.

Procure um médico veterinário oftalmologista na sua região. Caso não conheça nenhum me diga a sua cidade que lhe indico o mais próximo, ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Aline disse...

Bom dia Dra. Fabiana,

Minha cachorrinha poodle tem dez anos de idade e há mais ou menos uns dois meses venho notando que ela está com uma secreção mucosa nos dois olhos. Somente um veterinário oftamlmo pode detectar se é a ceratoconjuntivite seca?

Obrigada,

Aline.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Aline.

Se o seu cão apresentar uma ceratoconjuntivite seca clássica um clínico geral pode diagnosticar após realizar o Teste da Lágrima de Schirmer. Se apresentar valores normais no teste é necessário realizar outros testes para diagnosticar se não há um déficit na qualidade da lágrima. É importante também avaliar o fundo de olho e a pressão intra ocular, pois secreção pode ser por inflamação intra-ocular também, mas isso só o oftalmologista veterinário está apto a fazer.
Pode limpar a secreção com solução fisiológica, mas mantenha na geladeira ok?

Abraço,

Fabiana Quartiero

Gerson disse...

Olá, meu cachorro tem 2 aninhos, ele está com Ceratoconjuntivite Seca, estamos fazendo o tratamento para reprodução de lagrimas, mais o veterninario disso que quando começar a reproduzir a lagrima, não será mais necessario o uso desssa pomada, nome da pomada é Optimmune.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Gerson,

A pomada Optimune é a base de ciclosporina 0,2%. A ciclosporina é utilizada no tratamento da ceratoconjuntivite seca "estimulando" a glândula lacrimal, mas não é capaz de estabelecer uma "cura". Animais que realmente sofrem de ceratoconjuntivie seca necessitam deste "estímulo" para o resto da vida.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Max disse...

Oi! Drª Fabiana, o meu olho está ficando cada vez melhor! Está ótimo já! Eu não deixava a minha mãe humana colocar os remédios que a Drª receitou e eu coçava e esfregava o olho, mas, assim mesmo, ele ficou bom! Obrigado por ter feito a cirurgia! Foi um ótimo trabalho! Parabéns! Muito obrigado! Eu e a minha "mãe" agradecemos muito a sua atenção, carinho, dedicação e competência!

Lambi-beijos do

Max Lhasa Apso

Mayara da silva disse...

Oi! sou de Campos dos Goytacazes- Rj, e tenho um cão que todo período de inverno fica com uma das vistas produzindo uma secreção bem esverdiada no canto do olho perto do nariz.
Lavamos a vista dela com soro fisiológico...
Os mais antigos nos dizem que é por algum problema respiratório...
Ela tem 10 anos...
O que pode ser?
Estamos errados fazendo esta limpeza?
É que as vezes tem tanta secreção que sua vista quase não abre...
estou aflita.

Oftalmologia Animal disse...

Oi Max!!!!!!!

Nossa guri, tu deste um trabalho para tua mãe héim!!!! Mas a mamãe foi uma ótima enfermeira e tudo deu certo!

Agora com a glândula da terceira pálpebra no lugar nós ficamos mais tranquilos!

Abraço na mamãe e um beeem apertado em ti!

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Oi Mayara,

Tem que ver se a secreção é do olho mesmo, pois podem ocorrer fístulas de raízes dentárias comprometidas. Sendo do olho consulte um oftalmologista veterinário aí no Rio de Janeiro para verificar se o seu animalzinho não sofre de olho seco.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

josi disse...

Olá Drª FAbiana, sou de Cascavel-PR. Tenho uma cadela de 1 ano que ficou cega da noite para o dia, levei na vet. que fez exames de sangue e glicose e não me deu um diag.Ela n apresentou nenhum outro sintoma,no dia anterior brincou e fez tudo o q fazia normalmente,e no dia seguinte de manhã vimos q ela estava cega.Ela n come e nem bebe mais, estou alimentando ela com seringa...

Oftalmologia Animal disse...

Oi Josi,

Neste caso é importante uma avaliação de um médico veterinário oftalmologista junto com o clínico geral, pois esta cegueira pode ser decorrente de alguma doença sistêmica, como uma doença viral por exemplo. Ela tem vacinas éticas atualizadas?
Procure com urgência um centro de referência, como o hospital veterinário da universidade federal do Paraná.

Um abraço,

Gerson disse...

Boa Tarde Dra. Meu cachorrinho está em tratamento da ceraconjutivite seca, estamos passando a pomada optimminum a 1 mes e alguns dias, porem não está resultado algum, o olho dele continua muito seco, e a esperança de repruduzir as lagrimas novamente está cada vez menos, o veterninario me disse hoje, para eu tentar encontrar alguem que faça uma cirugia, que faz reproduzir as lagrimas através das salivas, essa cirugia é recomendavel? se ele fizer não terá mais problema com isso? conhece algum veterninario que atua na região de são paulo que faça esse tipo de cirugia? eu e minha familia estamos desesperado, pois passamos pomadas, colirios, e ele sempre fica com os olhinhos fechados. um abraço

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Gerson,

Eu aconselho que você procure um oftalmologista veterinário para verificar se não existe outro probleminha concomitante e se o seu cão não responderia melhor com uma concentração mais alta de ciclosporina ou com a utilização do tacrolimus.

procure o Dr Pedro Mancini aí em São Paulo: fone 011 83899646

Uma braço,

Fabiana Quartiero

DENISE disse...

Dra Fabiana, boa noite.
Moro atualmente em Maceió-AL, onde a um ano e meio atrás resgatei um amavél cãozinho de rua de nome Lulinha. Assim que levei o Lulinha para clínica já foi detectado o problema da ceratoconjuntivite seca e ulceras em seu olho esquerdo, além de outro problemas.
De lá para cá em tem usado a pomada Epitezan+colírio Tobrex+ colírio Tears, só que os resultados não são satisfatórios, ele passa por períodos até que bem, mas agora ele tá em crise, até os pelinhos em volta dos olhos caem, e de cortar o coração. Aqui no estado não há especialista em oftalmo para animais. Ele tb tem um problema sério em um dentinho da frente está cariado e com o canal aberto, aqui tb não temos está especialidade médica, e o veterinário com quem consulto não aconselha a extração deste dente.Aqui tb não estou encontrando o Tears para comprar pois não tem representante no estado, olhei em um site pet e encontre além do Tears outras opções de colírios, será que poderia estar substituindo.Quando aplico a pomada Epitezam o olho fica muito ressecado e as vezes fico até com a impressão que globo ocular tá meio inchado. Por favor nos oriente.
Agradecida
Denise

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Denise.

Na verdade, se o seu cão tem ceratoconjuntivite seca ele só vai ficar bem com ciclosporina ou tacrolimus, que são drogas que estimulam a produção lacrimal. Se ele NÃO apresenta mais úlcera de córnea, não precisa e não deve mais utilizar antibióticos (tobrex, epitezam). Ao invés do tears, pode utilizar qualquer substituto da lágrima, de uso humano: genteal gel, liposic, refresh gel..., mas tem que ser várias vezes ao dia.
Pergunte ao seu veterinário se há uma fillial da farmácia OPHTHALMOS aí na sua cidade. Se tiver pode mandar manipular o tacrolimus colírio. Se não tiver, há uma opção em farmácias veterinárias, o Optimune (ciclosporina 0,02%).

Um abraço,

Fabiana Quartiero

maria zelia disse...

Bom dia, Meu cachorro(Poodle 8 anos) fez a cirurgia de catarata em
> 20/06/09... até hj ele não voltou a enxergar, eu tomei todos os
cuidados
> no pós-operatorio... coloquei colirio nele por 2 meses e meio, ele tomou
> varios remedios (banamine, merticortem, organoneurooptico) ele não teve
> nenhuma infecção, não apresentou nenhum problema, mas não voltou a
> enxergar e o olho dele continua azulado. Quero saber se existe algum
> tratamento para este olho operado. Tem algum veterinario oftalmo em SP que possa me indicar?

Obrigada,
Camila

Oftalmologia Animal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Camila


A cirurgia de catarata não está livre de complicações...e uma das principais complicações é a perda de células do endotélio da córnea que leva à opacidade (azulado) da córnea. Converse com o seu Médico Veterinário para ele lhe explicar melhor esta questão. Caso queira uma segunda opinião posso lhe indicar o Dr Pedro Mancini em São Paulo. (Fone: 011 83899646).

Um abraço

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Boa Noite Dra Fabiana!!Tenho uma cachorrinha de 7 anos,que está há 40 dias em tratamento com o Optimmune(12/12h) para Ceratoconjuntivite seca.Eu observei q as lesões(úlceras?) na íris dela estão diminuindo, mais no olho esquerdo que no direito, o olho direito continua edemaciado ainda.Gostaria de saber se é lenta mesmo essa regressão, ou se no caso dela é que está lento demais? Esaa dose da medicação já é a máxima?Tem como estimar a acuidade visual do cão tbm?Às vezes não sei se ela realmente está enxergando ou se anda pela casa só pq já conhece, pq algumas vezes ela esbarra nas coisas, principalmente após o uso da medicação.Além disso, noto que após o uso da medicação ela fica intolerante a luz, é efeito comum da medicação?O veterinário disse para retornar somente após o termino da medicação,mas estou preocupada com a demorada ´dos resultados.
Agradeço desde já.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

Na verdade é muito difícil eu opinar sobre o caso da sua cachorrinha pois não examinei a mesma....não sei se ela apresenta somente olho seco, ou se apresenta outras alterações concomitantes...
O ideal seria você consultar com um oftalmologista veterinário.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

JOSEANE disse...

Olá Dra.!!
Por favor me ajude, estou muito triste, minha chachorra é da raça pergigueiro americano é linda e querida, tem 2 anos e amanheceu com um olho meio azulado sem secreção nehuma, sem coçar nada, faz uns 5 dias, hj esta com o outro ficando da mesma maneira, estou em Sapezal MT, não tem nenhum venerinário oftalmo, será que tratado tem cura, será que esta cega já? Obrigada.

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Joseane,

Fica muito difícil opinar sem ter visto seu cão....mas leve ele ao médico veterinário, peça para corar os olhos com fluoresceína para saber se tem úlcera ou não. Pergunte se não pode ser um caso de uveíte. Peça um check-up sanguíneo para ver se não está com a doença do carrapato (erliquiose/babesiose)já que esta doença pode causar uveíte mesmo antes do animal aparentar estar doente.

Um abraço

Fabiana Quartiero

Rafaela disse...

Dra Fabiana eu tenho um basset e ele esta com Ceratoconjuntivite seca diagnosticada pelo veterinario da nossa cidade. Ele passou o colirio tobramicina por 7 dias e o optimmune por 30 dias. Acho que o meu cachorro piorou muito depois do inicio do tratamento, ele agora está trombando pela casa toda, estou muito triste. Os medicamentos estao corretos? e a dosagem?
Espero um retorno e muito obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Rafaela

Estes medicamentos não fariam seu cão piorar, ao contrário. Converse com seu médico veterinário para saber se ele não apresenta algum outro problema além de ceratoconjuntivite seca.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Diego Pestana disse...

Boa tarde dra Fabiana.
Temos uma cachorrinha da raça PUG, ela sofreu um pequeno arranhão na parte branca do olho brincando com outro cão, 2 dias depois o olho dela começou a azular, porém na reagião escura do olho e não onde foi o arranhão.
Estamos preocupados, ela pode ficar cega? Você recomenda alguma pomada ou colírio?

Muito obrigado.

Diego Pestana.

Oftalmologia Animal disse...

Bo dia Diego,


Eu recomendo que consulte um oftalmologista veterinário, pois a lesão pode ter sido mais grave do que vocês pensam. Pode ter afetado a córnea e se não tratar pode ficar cega sim. Não tenho como indicar nada sem avaliar o paciente.

um abraço,

Fabiana Quartiero

Maria disse...

Dra. Fabiana

gostaria de lhe pedir uma ajuda. Tenho um filhote de Dog Alemão (Sultão). Ele teve a hipertrofia das duas glândulas do 3º olho com 2 meses. Ele fez uma cirurgia para sepultá-las que não foi bem sucedida: ele apresentava conjuntivites recorrentes. O veterinário recomendou a retirada da glândula e a nova cirurgia foi feita. Ele ainda apresenta problemas de inflamações nos olhos, mas foram detectados outros problemas (mal formação das pálpebras e uma piodermite - ainda estamos investigando as causas esperando o resultado de uma cultura). O caso é que quando estamos tratando a conjuntivite (limpando o excesso de remela e pingando colírio para infecções oftálmicas) o teste de Schirmer dá normal. É só parar o procedimento, a conjuntivite se instalar que o teste dá baixo.
Já fomos a dois profissionais e o último receitou tracolimus para estimular a produção de lágrima, mas não estou segura. Receio que ele fique dependente do medicamento para a produção de lágrima, além de não saber ser realmente necessário já que sem a conjuntivite ele tem números dentro da normalidade (17 -20).
Peço sua ajuda e coloco-me a disposição de dar outras informações importantes para a sua avaliação.

Muito obrigada,

Conceição Benck e Sultão

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Conceição,

Quem atendeu o seu cão foi um oftalmologista veterinário? Se o teste de Schirmer foi realizado corretamente e o seu cão apresenta bsatante secreção ele pode ter uma falta de qualidade da lágrima. Com o tempo pode ter diminuição da parte aquosa também, já que a glândula foi removida.
O entrópio também provoca aumento de secreção devido a irritação que as pálpebras causam ao tocar na córnea.
Acredito que as indicações estão corretas. Talvez ele seja dependente de colírio para sempre mesmo, principalmente pq removeu a glândula da terceira pálpebra.

Um abraço

Fabiana Quartiero

Eduardo Soratto disse...

Bom dia dr'a..
Eu tenho um caozinho da raça shi-tzu eu tem 9 meses de idade e pelo que notei em uma pesquisa na net ele tem sintomas que me levao a acreditar que ele esta com CCS. Gostaria de saber quais remedios indicados para o tratamento, e é verdade que ñ tem curra?

obrigado pela atenção...

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Eduardo,

Se o seu cão realmente apresentar ceratoconjuntivite seca o tratamento à base de lacrimogênicos e lacrimomiméticos é para o resto da vida sim. Não tem cura, mas tem controle.


Abraço,

Fabiana Quartiero

milton disse...

Por favor, me ajude, tenho uma poodle que acabou de completar 3 anos. Ha 1 mes apareceu uma mancha branca no olho dela, como se estivesse embaçado, muito semelhante a foto que eu vi aqui no site.Procurei o veterinario e ele diagnosticou como catarata, ela fez o uso do colirio maxitrol durante 10 dias, mas nao obtivemos sucesso. O veterinario disse que era para suspender o colirio e apenas esperar, que nao teria solucao o caso dela. Nao fiquei satisfeita e procurei a opiniao de outro veterinario, ele tambem diagnosticou como catarata e prescreveu o colirio clarvisol.Procurei mais uma vez um terceiro profissional e ele diagnosticou ceratoconjuntivite seca. Prescreveu o neotopic.Resolvi entao procurar na internet sobre essa doenca e encontrei seu site, o que me deixou ate um pouco aliviada porque em meio a tantas duvidas, encontrei de fato uma fotografia aqui igual ao olho dela(terceira fotografia B). Por favor, me ajude, estou com muita medo dela ficar cega e me preocupa saber que o tempo esta passando e que eu nao estou fazendo nada para reverter a situacao. Sei que é complicado diagnosticar desta maneira, mas por favor, me ajude.Nao sei mais o que fazer em meio a tantas opinioes.Mas acredito que seja mesmo a ceratoconjuntivite seca, ja que é muito parecido. Qual seria o tratamento? Esse neotopic seria eficaz?Estou desesperada!
Obrigada..
Mayra

milton disse...

Doutoura, tenho mais uma duvida. Se eu fizer o tratamento da minha cadela como sendo ceratoconjuntivite e se o diagnostico for catarata, agravaria a situacao dela?
por favor me ajude, estou muito confusa...
Obrigada..
Mayra

Anônimo disse...

Boa Tarde Doutora,

Tenho um fila brasileiro de 4,5 meses que estah com a terceira cornea saltada (prolapso). A veterinaria disse que nao ha tratamento a nao ser cirurgico?! O Dono do canil, recomendou Epitezam?!

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Mayra,

Sim, realmente é complicado eu opinar sem ver...o melhor é que você consulte o quanto antes um oftalmologista veterinário na sua região. se for catarata quanto antes operar melhor, e, se for olho seco, quanto antes iniciar com os colírios específicos mais chances de se manter uma córnea saudável.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Oi Mayra,

Agravaria pelo fato de você estar demorando para tratar de forma correta, mas não pelos colírios.

um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Se o seu fila está com a glândula da terceira pálpebra prolapsada o único tratamento realmente é cirúrgico, mas a glândula deve ser reposicionada e não removida ok?

um abraço,

Fabiana Quartiero

Hugo disse...

Boa noite Dra
Tenho uma cachorrinha de 4 anos e meio, que pes 4kgemeio e é o meu xodo, pois bem, a mais ou menos quatro meses percebi que ela estava com os olhos remelando, levei a veterinaria do pet shop e ela me indicou o colirio UCB uma vez que o vermifugo estava em dia passados 15 dias constatei que nao havia melhora, retornei e ela mandou continuar o colirio, persistindo o problema, achei melhor encaminhar para outro, que me indicou o colicio TOBREX, nao falando sobre essa conjuntivite seca, om 15 dias retornei sem melhora do quadro, apos achar que esse novo profissional não iria resolver o caso, procurei outro(em22?12?2009) que me falou da possibilidade da cegueira, e passou o colirio CIPROVET 1 gota a cada 4 horas após limpar o olho com soro fisiologico, KERAVIT 1 cm na hora de dormir, STOMORGYL 10 2 cx 1/2comp.por 25 dias, ZUBRIN 100 1 cx. 1/2 pastilha por 15 disa, ALLERDOG PLUS 1 perola por dia, o vermifugo TOP DOG, 23, 24 25/12 e após, 15, 16 e 17/01/2010, fiquei tao desesperada com a possibilidade da cegueira da minha cachorrinha, que sem pestanejar comprei toda a medicacao indicada sem questionar. Bem, apos o dia 22/12/2009, tenho estado no consultorio a cada quinze dias para avaliação do quadro e devo dizer que: me senti mais tranquila quando recebi o diagnostico de forma tao segura, mas, agora estou começando a ficar aflita pois a cada retorno da consulta se faz necessario uma nova medicação, o colirio CIPROVET para o meu padrao de vida é bastante caro R$ 56,00 e dura em torno de 10, 12 dias a medicação citada acima tambem foi bastante cara(nao que minha cachorrinha não mereça),apenas, estou ficando sem ter como manter esse tratamento que esta se tornando prolongado, é assim mesmo? vamos para o segundo mes de tratamento e ate o momento, a melhora tem sido muito pequena, como posso ter certeza de que o tratamento esta realmente fazendo efeito, sabe aquele ditado..gato escaldado tem medo de agua fria?? pois é, ja passamos por dois veterinarios e agora tenho duvidas. no dia 07/01/2010, minha cachorrinha começou a piscar o olho, moro na praia(nordeste) acredito ter caido agua do mar e areia no olhinho dela, estive no veterinario e ele passou o colirio ATROPINA 1% 2 gotas de 12 em 12 horas com o diagnostico de inflamação, no dia seguinte, o olho dela amanheceu parecendo um pedaço de vidro verde,desesperada voltei ao veterinario que disse ser normal me mandando voltar no sabado(13/01/2010), la estive como estava marcado e el disse que o olho esta melhor, mas continua o aspecto verde vitreo, marcou para que eu va ate la no dia 20/01/2010 proximo sabado, relatei para ele que minha cachorrinha vomitou (golfou, na verdade) e ele me mandou dar para ela o remedio ALEGORVET 0,7.
Bom então a medicação dela esta a seguinte:
a cada 4 horas o CIPROVET em cada olho, de 12 em 12 horas a ATROPINA 1 % no olho verde vitreo, antes de deitar a KERAVIT no olho que não esta verde 1 cm de pomada, e o ALERGOVET 0,7 1 comprimido ao dia, 2 cxs.
Por favor preciso ter a certeza de que estou fazendo a coisa certa, para que a minha cachorrinha que é totalmente indefesa, confia plenamente em mim, aceita todo e qualquer medicamento que eu dou para ela estava sendo medicada da maneira correta, me oriente para que ela não sofra desnecessariamente. Agradeço imensamente se puder me ajudar a dar uma vida melhor a minha princesinha.
obrigado
nana e baby

Hugo disse...

Ola Dra boa noite novamente,

o veterinario que atendeu minha cachorrinha não fez o teste citado por voce, apenas examinou com aquela luz que parece olhar no fundo do olho, ele não é um veterinario oftalmo, moro em Aracaju/Sergipe, após verificar o meu depoimente e conversar comigo poderia me indicar um oftalmo por favor? novamente agradeço a atenção que percebo ser dada a todos que pedem informação e creio que não sera diferente comigo, por isso agradeço antecipado.
nana e baby(minha princesa)

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Hugo,

Procure um Oftalmologista Veterinário o quanto antes. Caso o seu cão realmente sofra de ceratoconjuntivite seca ele deve ser tratado com colírios que estimulem a produção lacrimal. O ciprovet não deve ser utilizado de forma contínua e para esse fim, apesar da bula indicar para tratamento de ceratoconjuntivite seca.

Um abraço

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Hugo,

Em Salvador procure o Dr Paulo Oliveira (povet@bol.com.br)
Fone (71) 3331.3942/ 9102.6218

Talvez ele conheça algum oftalmologista veterinário em Sergipe, caso contrário marque uma avaliação com ele.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

menina disse...

Boa tarde, Dra., Levei meu cãozinho em um oftalmo e lá ele constatou ceratoconjuntivite. Medicou-o com tobramicina e cetrolak, além de tracolumus 0,3%. Isso já faz dez dias e ele não melhorou nada, parece até que está pior. Hoje vomitou várias vezes e não comeu nada. O que eu faço? Bilie é meu xodó, (teckel de pelo curto anão). Obrigada.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

É importante ter certeza de que o Bilie está bem de saúde geral, pois o tratamento indicado está correto.Estes colírios não causam efeitos colaterais como vômito, por exemplo.

Solicite que o seu veterinário faça exames de sangue para verificar se ele não apresenta um doença de base que esteja causando olho seco.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Bom dia,
dr tenho um cão shitzu de 2 anos e ele faz tratamento da ceratoconjutivite seca ha 4 meses com ciprovet, mas ultimamente na minha cidade guarujá sp tem sido muito dificil encontrar esse colirio tenho comprado na internet e esta em falta tbm. sera que esse medicamento não tem nenhum similar, referencia ou generico?


obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

Aconselho você a levar seu cão em um especialista para que seja tratado corretamente para ceratoconjuntivite seca, pois não deve fazer uso contínuo de ciprovet.


Um abraço,

Fabiana Quartiero

vania disse...

Dra. adotei um gatinho, hj tem quase 6 meses, e desde pequenino apresenta secreção q sai dos olhinhos avermelhada (não é sangue)..não tem outro sintoma associado como tosse, espirro..mas de vez em qdo fica estrábico..como aqui não tem vet.oftalmo,peço sua ajuda, pois uma vizinha sugeriu q eu usasse ciprovet ou tobrex..q poderia ser conjutivite..me de uma orientação, por favor?!
Obrigada

Drigaun disse...

Boa noite doutora Fabiana.
Acabei de achar um gatinho na rua e notei que a palpebra interna dele pararece ter um tipo de uma espinha, uma bolinha, a senhora saberia dizer o que seria e uma recomendação para um tratamento?

Desde já agradeço

Rodrigo

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Vânia,

O seu gatinho é branco? É braquicefálico (focinho achatado)? Pergunto pq gatos de raças braquicefálicas costumam apresentar obstrução do ducto nasolacrimal (que drena a lágrima para dentro do nariz) e isto causa manchas avermelhadas no canto dos olhos.
Procure observar se os olhos estão saudáveis, sem apresentar vermelhidão ou secreção mais purulenta ok?Para diferenciar de alguma doença.

Abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Rodrigo,

Desculpe, mas não posso opinar sem examiná-lo. Pode ser até um corpo estranho que precisa ser removido...Leve em um colega especialista ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Camila disse...

Boa noite Dr Fabiana...bom se eu já estava preocupada agora fiquei mil vezes mais..
Minha cachorrinha está passando por esse problema...Foi realizado o teste de Shirmer pela veterinária, onde o resultado não chegou nem no 5....ela receitou o Tacrolimus juntamente com o Tobrex colírio e Lacrima Plus...como moro no interior de São Paulo precisei mandar fazer o Tacrolimus na capital e chegará para mim na quinta feira ainda...estou muito preocupada pois o olho dela está com muita secreção...toda hora eu estou limpando com um cotonete...parece também que o olho ta meio inchado com a pele querendo saltar para fora...bem menos que essa primeira foto do blog mas lembra bem sobre o jeito que está..além disso a veterinária disse para usar chá de camomila para limpar antes de usar o Tobrex...e já estamos fazendo uso do mesmo à 6 dias e nao houve nenhuma melhora....A principio achamos que o que havia lhe causado essa infecção era um shampoo a base de Neem até porque o corpinho dela ficou com algumas feridinhas....Gostaria de saber se este tratamente está sendo correto e se esse produto poderia ter sido o causador deste problema...estou com muito medo dela ficar cega e também de se machucar pois está muito vermelho e ela quer coçar o tempo todo... muito obrigada desde já

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Camila,

Na verdade a resposta ao tratamento de ceratoconjuntivite seca é um pouco lenta. Somente após uns 15 dias utilizando o tacrolimus é que os resultados começam a aparecer. Solicite para que o seu veterinário presecreva um substituto de lágrima e um anti-inflamatório colírio para utilizar enquanto o tacrolimus não atinge seu pico de ação.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

ney disse...

tenho uma yorh 1ano e 4 meses problemas na produção de lágrimas, o veterinario passou o colirio fersh tears carmelose sodica 0,5%, Maxitrol e a pomada tacrolimus 0,02%, fabricado OPHTHALMOS. MORO MINAS GERAIS e encomendei em São Paulo. Ele pediu para usar o medicamento ate acabar e depois voltar la novamente. Com esses medicamento e possivel resolver o problema.... cura pelo que li nao a.Isto quer dizer que terei que passar a pomada enquanto ela viver.
aguardo resposta muito obrigado.

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Ney,

Se a sua guriazinha tem realmente ceratoconjuntivite seca ela vai precisar de tratamento e acompanhamento para o resto da vida...caso melhore muito pode acabar conseguindo medicar somente uma vez ao dia.

Um abraço

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Ney,

Se a sua guriazinha tem realmente ceratoconjuntivite seca ela vai precisar de tratamento e acompanhamento para o resto da vida...caso melhore muito pode acabar conseguindo medicar somente uma vez ao dia.

Um abraço

Fabiana Quartiero

Bruna Fernandes disse...

Boa noite Dra!"
Estou super aflita, procurando informações na internet. Pois minha cachorrinha York, de 7 meses esta apresentando olho vermelho, meio fechado e saindo uma secreção branquinha. Pelo q procurei parece ser conjutivite. Estou certa?
Grata desde já!
Um abraço!

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Bruna,

O ideal é que a sua cachorrinha passe por um exame oftálmico, pois olho vermelho com secreção pode ser bem mais do que uma simples conjuntivite. Ela pode estar até com úlcera de córnea, necessitando de atendimento rápido.

um abraço,

Fabiana Quartiero

vania disse...

Dra Fabiana meu gatinho com características de siamês, com 6 meses q adotei bem pequenininho, tem algo no olhinho q não para de sair líquido..não é nada gosmento..é uma aguinha mesmo..as vezes meio vermelhinha q tbm não é sangue..não tem outros sintomas, mas as vezes ele coça..a veterinaria disse q era p passar soro fisiologico ou agua boricada..só q ja fiz isso e não adiantou..não sei o q fazer..

viviane disse...

ola,dotora eu tenho um rotweevailler de +/- 3 anos,comprei ele a pouco tempo quando eu peguei ele ele esta bm cordinho,e parecia estar bm de saude,de uns dias para-ca venho notando que ele esta emagrecendo,e o olho dela esta remelando muito conversei com um veterinario e ele falo que pode ser alergia a pueira,+ cada vez + esta piorando,costaria de saber que remedio poderia estar dando para ele,moro na regiao de carapicuiba sp a senhora conhece algum medico veterinario de confiança que possa me aconselhar a leva-lo.muito grata
ABRAÇOS....

kayal_chadud disse...

Olá Dra Fabiana. Foi receitado para minha cadela o tacrolimus 0,03% mas estou com dificuldade de encontrar. Poderia me dar uma dica de um site que posso comprar???
Obrigada, Daniela.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Daniela,

A farmácia Ophthalmos manipula o tacrolimus colírio: www.ophthalmos.com.br

Uma abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Viviane,

Eu lhe aconselho a procurar o quanto antes um médico veterinário clínico geral e fazer alguns exames no seu cão...a secreção ocular pode ser sinal de uma doença mais grave, já que ele apresenta emagrecimento...

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Vânia,


O seu gatinho deve ser examinado por um médico veterinário oftalmologista para saber ao certo o que ele tem....pode ser desde ducto lacrimal obstruído até um ceratite viral...

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Verônica disse...

Boa noite.
Eu tenho uma mini coelha que está apresentando alguns problemas no olho e eu não encontrei nenhum veterinário que a atendesse. Gastaria de saber pode me ajudar.
O olho dela está esbranquiçado, com muita secreção e ela quase não o abre. Quando ela o fez, percebi que todos os seus vasos estão muito avermelhados e dilatados, como se tivessem estourado. já é a segunda vez que isso acontece. Da outra vez um veterinário me recomendou a pomada epitezan e disse que iria melhorar a inflamação, o que realmente aconteceu, mas algumas manchar brancas permaneceram na cornea. Hoje, quando cheguei em casa, o olho dela (só o direito) estava mais inflamado que da outra vez e inclusive parece que ela está sentindo dor dessa vez, o que não aconteceu anteriormente.
Gostaria de saber o que pode ser e se tem alguma forma de amenizar os sintomas até que eu possa encontrar um veterinário.

Obrigada desde já.
Verônica.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Verônica,

Leve a sua coelha em um oftalmologista veterinário.Ela está com sinais inespecíficos, ou seja, pode ser várias coisas.... Um especialista em Oftalmologia veterinária está apto a atender as principais espécies domésticas, em se tratando de doenças nos olhos.

Um abraço,
Fabiana Quartiero

Antonio Junior disse...

Tenho um cão da raça Pug, macho de 17 meses de idade, que sofre de ceratoconjuntivite seca.
Descobri a doença ainda no início, aos 4 meses de idade, e desde então ele vem sendo tratado.
Utilizo o colírio Optimmune diariamente, antes de dormir, e o Genteal Gel três vezes ao dia. Já utilizei também o Tears.
Observo que a doença não evoluiu, aparentemente está sob controle.
Tudo foi devidamente diagnosticado e medicado pelo veterinário (não é especialista em oftalmologia animal).

A minha dúvida é em relação a pigmentação que ficou nos dois olhos dele, desde o início. O veterinário não tem indicação segura para isso.
São manchas marrons, nos dois olhos, a partir da parte de dentro (cantos internos), invadindo um pouco da córnea. Visualmente aparenta serem superficiais.
Observo que as áreas afetadas são relativamente pequenas (menos de ¼ do olho), um pouco maior no olho esquerdo, e não compromete a visão dele.
Não evoluem, simplesmente estão lá e tenho receio que possam crescer e prejudicá-lo no futuro.
O meu garoto participa de exposições e conquistou recentemente o título de Campeão... É um animal belíssimo e muito bem tratado.

Gostaria de saber se existe algum tratamento não cirúrgico para “clarear” a córnea, ou seja, reduzir ou até mesmo eliminar a pigmentação.
Algum colírio ou pomada, ou mesmo alguma droga oral que não tenha muitos efeitos colaterais na saúde dele.

Agradeceria, de coração, se pudesse me dar uma “luz”.

Anônimo disse...

Boa noite doutora Fabiana..
Meu nome é Deise..
Eu apenas gostaria de lhe agradecer por prestar essa ajuda as pessoas através da web..
Você ajuda e orienta muitas pessoas..
Bjaoooo..
Parabéns..

Anônimo disse...

Boa tarde Verônica
Tenho uma lhasa apso de 8 anos de idade, está diabética há 2 anos, está cega dos 2 olhos por causa da diabetes. O oftalmologista receitou o colírio tacrolimus o,o3% de 12 em 12h. Notei que a glicose dela tem aumentado, passei a dar 6 u de insulina (de 12 em 12h) antes era era 5u. Você sabe se esse colírio pode interferir na glicose? Desde já agradeço.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Antonio,

Primeiramente tem que ser avaliado se as pregas nasais não estão encostando na córnea e causando a pigmentação. Neste caso o recomendado é a remoção cirúrgica das pregas. Eu costumo utilizar ciclosporina em concentração mais alta (0,5%) ou tacrolimus 0,03% para redução e controle de melanose.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Ana Paula disse...

Boa tarde Drª Fabiana.

Meu nome é Ana Paula e venho interceder por um amiguinho que abandonaram próximo à minha residência. O que realmente me chamou a atenção quando resolvi cuidar dele foram os olhos. Apresentam muita secreção purulenta, pálpebras avermelhadas e ele quase não abre os olhos. Ultimamente faço limpeza deles 3 vezes ao dia com água boricada, assim que eu os limpo ele enxerga muito melhor, mas no período entre uma limpeza e outra noto que a secreção aceleradamente se cria em torno de seus olhos. Ele está triste e acuado, apesar de não ter perdido o apetite. Assim como os olhos, percebi secreções na região nasal e genital. Poderia me esclarecer quanto a esses fatos?
Desde já agradeço sua atenção, e a parabenizo por esta iniciativa maravilhosa!
Abraços!!!

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

A absorção sistêmica de colírios ocorre, mas de forma não significativa...desconheço relatos de uma possível interferência do tacrolimus na glicemia...acredito que não esteja relacionado com o uso do colírio.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Ana Paula,

A primeira providência e a mais urgente é levà-lo a um colega clínico geral para examinar e fazer um exame de sangue. É muito importante verificar se não apresenta nenhuma doença viral ou doença do carrapato. Essas secreções podem ser sinais de que a saúde geral não vai bem.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Tenho um Yorkshire Terrier que acabou de completar 6 anos. Desde de bem novinho ele possui uma secrecao nos olhos, de cor escura. Porem a cerca de 3 meses essa secrecao comecou a se acumular no pelo aonde formou uma crosta dura muito dificil de limpar. Ja procurei limpar de varias formas, mais sem sucesso. A secrecao cheira mal e para agravar,percebi hoje, que por debaixo dessa crosta existe uma ferida. Isso ocorre somente em um dos olhos, que aparentimente nao foram afetados. A coloracao dos olhos assim como tamanho parecem normais. O problema e junto ao pelo entre o olho direito e o fucinho. O que poderia fazer? Desde de ja agradeco muito pela a atencao e parabenizo pelo o trabalho.
Lidia

Nyne disse...

Fabiana, minha cachorra esta com um tipo de uma ''carne'' no olho, parecido com o da figura dois, ela é uma poodle, e eu gostaria de saber o que eu posso fazer, isso pode levar a cegueira? apareceu na minha cachorra de ontem para hoje, pode ser uma alergia na areia? já que eu minha casa esta tendo um obra e tem areia aqui, o que eu faço?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Nyne,

A sua cachorrinha precisa ser avaliada por um oftalmologista veterinário para saber se o que ela apresenta é protusão da glândula da terceira pálpebra...em caso afirmativo, esta glândula deve ser reposicionada cirurgicamente, pois responde por até 50% da produção de lágrima.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Lidia,

Leve seu cão em um oftalmologista veterinário para avaliar a quantidade e a qualidade da lágrima do seu cão.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

BRUNA disse...

Olá!
Eu tenho uma cachorra que está com o olho todo pigmentado de preto, como se tivesse um véu no olho. Tenho também uma pincher que está com o cristalino todo esbranquiçado. Esses quadros podem ser revertidos? A pomada optimune pode ser indicada para as duas?

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Bruna,

A pomada Optimune auxilia a impedir o depósito de melanina na córnea mas dependendo do grau de melanose outras concentrações do princípio ativo devem ser utilizadas. Esta pomada serve apenas para a supefície ocular. Quanto ao cristalino, você deve consultar um oftalmologista veterinário para saber se é catarata ou esclerose. Caso seja catarata o único tratamento é cirurgia.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Bruna,

A pomada Optimune auxilia a impedir o depósito de melanina na córnea mas dependendo do grau de melanose outras concentrações do princípio ativo devem ser utilizadas. Esta pomada serve apenas para a supefície ocular. Quanto ao cristalino, você deve consultar um oftalmologista veterinário para saber se é catarata ou esclerose. Caso seja catarata o único tratamento é cirurgia.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Bom Dia,
Tenho uma cadelinha poodle de 14 anos, ela já está cega e acredito que está com ceratoconjuntivite seca, pois sempre há secreção, preciso está limpando 3 vezes ao dia. A veterinária passou o uso de Epitegel (Dexpantenol), mas essa composição não encontrei no seu site. Gostaria de saber se este é também um bom remédio. Outra dúvida, é se as manchas escuras nos olhos podem aumentar, mesmo ela já estando cega?
Agradeço muito!
Atenciosamente,
Patricia Calasans

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Patrícia,

Se a sua poodle passando por um está com ceratoconjuntivite seca ela está passando por um grande desconforto...mesmo que a visão não possa ser recuperada ela deve ser tratada adequadamente para que tenha qualidade de vida.

Não tenho experiência com este medicamento.

Aconselho uma consulta com um especialista para que a sua "velhinha" tenha mais conforto.

Um abraço,
Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Patrícia,

Se a sua poodle passando por um está com ceratoconjuntivite seca ela está passando por um grande desconforto...mesmo que a visão não possa ser recuperada ela deve ser tratada adequadamente para que tenha qualidade de vida.

Não tenho experiência com este medicamento.

Aconselho uma consulta com um especialista para que a sua "velhinha" tenha mais conforto.

Um abraço,
Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá dra.
Tenho uma poodle de 9 anos e ela possui ceratoconjuntivite seca, e eu estava tratando com a ciclosporina 0,2% (manipulada). Ocorre que esta pomada e a Optimmune custam muito caro (R$ 100,00), existe alguma outro medicamento mais acessível?
obrigada,
Karisia

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Karisia,

A ciclosporina 0,2% manipulada sai mais barato. Depois temos outras drogas para o tratamento da ceratoconjuntivite seca que são mais em conta, como o tacrolimus 0,03%.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Karisia,

A ciclosporina 0,2% manipulada sai mais barato. Depois temos outras drogas para o tratamento da ceratoconjuntivite seca que são mais em conta, como o tacrolimus 0,03%.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Ice Cold 3000 disse...

Boa noite eu estou com dificuldade de comprar a pomada OPTIMUNE pois omeu cão tem cerato conjuntivite e o medico passou ciclosporina pra fazer em farmacia de formula mais não consigo achar vc teria outra opção de rémedio?
Um abraço!!E obrigado!!

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

A ciclosporina 0,2% pode ser manipulada na farmácia ophthalmos www.ophthalmos.com.br(11) 3488-3788

acredito que mandam por sedex.

Um abraço

Fabiana Quartiero

Vânia disse...

BOM DIA!

A FARMÁCIA OPHTHALMOS TEM UMA FILIAL EM PORTO ALEGRE, QUE ATENDE TODO O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA.
A OPHTHALMOS FICA NA DONA LAURA, 228, LOJA 108 DA GALERIA COSTA BRAVA.
TELEFONE: 33308822

OBRIGADA,

VÂNIA.

Vanessa disse...

Olá, Doutores!

O cachorro de minha amiga está com sintomas de Ceratoconjutivite Seca aguda. Gostaria de saber se a doença é transmissível para outros cachorros, pelo contato.

Questiono isso porque tenho uma beagle filhote, e ela todos os dias brinca com esse cachorro, que apresenta os sintomas. Estou com medo de que a doença seja transmissível.

Poderiam sanar esta dúvida?

Desde já agradeço! Abraço a todos!

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Vanessa,

A Ceratoconjuntivite seca (CCS) não é transmissível. O que pode ocorrer é que, caso a CCS deste cão seja causada por um vírus aí sim pode ocorer transmissão do vírus causador. Mas se os dois cães estão saudáveis e são corretamente vacinados isto é bem improvável.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

LOPES disse...

Dra. Fabiana tenho um cocker de 7 anos que tem problema de olho seco. Desde a consulta Março/2010 tenho feito o tratamento com o colírio Viscotears acompanhado do tracolinus. Pergunto, devo continuar com esse tratamento ou procurar novamente o veterinário que receitou? Outra coisa, meu cãozinho também tem problema de catarata (de início).
Desde já agradeço por sua atenção.
abraços
Benedita A. Lopes

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Benedita,

Você deve fazer as duas coisas: retornar ao veterinário e continuar o tratamento, pois olho seco não tem cura. Caso o seu Médico Veterinário não seja especialista, lhe aconselho a consultar um, para acompanhar a evolução da ceratoconjuntivite seca e conversar sobre a cirurgia de catarata.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Andréia disse...

Dra. Fabiana, bom dia!
Tenho uma lhasa apso com 4 anos. Há mais ou menos três meses observei uma mancha opaca em seu olho, levei ao oftalmo e foi diagnosticou distrofia de córnea. Nessa mesma ocasião comentei com a veterinária que que observava um pouco de secreção em seus olhos, ela fez o teste de Schirmer e diagnosticou ceratoconjutivite seca, desde então passei a aplicar uma pomada (ciclosporina) duas vezes ao dia. No retorno da consulta ela pediu o teste melhorou e ela pediu para reduzir sua aplicação para uma vez ao dia. O tratamento com ciclosporina tem sido feito há um pouco mais de dois meses. Nessa semana a Luna passou a apresentar irritação em volta e entre os olhose, o pelo nessa região parece sempre úmido e apresenta secreção amarelada. Amanhã vou levaá-la novamente ao hospital veterinário, mas nesse período de festas não consigo consulta com a médica que fez seu diagnóstico. Gostaria que falasse um pouco sobre as doenças associadas ao olho seco. Esses sintomas ela não apresentava antes de sabermos do seu problema. Pode ser conjutivite? Li que algumas doenças mais sérias podem ser confundidas com conjutivite. Sou muito apegada a Luna e estou realmente muito preocupada.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Andréia,

A ceratoconjuntivite seca é muito comum em lhasa Apso. Realmente parece ser uma conjuntivite pq fica com aspécto avermelhado, tem secreção que parece pus e trás desconforto. É muito comum estar associada a alergias, principalmente em cães que tem problemas de pele. Mas deve ficar atenta pq cães com olho seco têm predisposição a fazer úlcera de córnea. deve ser investigado se não tem cílios ou pêlos irritando os olhos. Normalmente eles apresentam tudo junto!!!!!

Continue com a ciclosporina até voltar para a revisão e peça para sua veterinária lhe indicar um lubrificante oftálmico também.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Aline Costa disse...

Tenho um poodle e ontém levei ele para banho e tosa numa petshop. Ele voltou de lá com os dois olhos bem vermelhos e um deles, estava com essa 3ª glandula um pouco inchada. Passei água boricada desde ontém qd ele chegou. Parece estar melhorando, mas gostaria de saber se devo me preocupar mais. Oq pode ter causado essa irratação no olho dele. Na parte das pálpebras, parece q a pele está meio rochinha, como se fosse um hematoma. Será q feriram os olhos dele na tosa? Isso nunca acaonteceu. Devo continuar passando água boricada ou existe outra tratamento melhor?

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Aline,

é comum os cães voltarem com os olhos irritados do banho e tosa.Isso se deve principalmente pelo ressecamento da superfície ocular cusado pelo secador. Os cães se coçam pelo desconforto e podem se machucar. O ideal é utilizar uma lágrima artificial antes e depois do banho. Se não melhorar no dia seguinte consulte um ofalmologista veterinário.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Danielle disse...

Boa noite.
O meu cachorro tem a doença ceratoconjuntivite Seca, e a veterinária receitou tacrolimus 0,03%, só que ficou muito vermelho e ele ficou sem enxergar, queria saber quais as reaçoes adversas deste medicamento.

Um abraço

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Danielle,

O tacrolimus colírio pode causar um pouco de ardência, mas a concentração a 0,03% é em veículo oleoso justamente para ser mais confortável. Geralmente é bem tolerado sem efeitos colaterais conhecidos a curto e longo prazo. Se o seu cão não está enxergando procure outra causa, pois desconheço cegueira causada por tacrolimus e acho bem improvável.


Um abraço,

Fabiana Quartiero

leonardo disse...

Olá Boa Noite
Dra Fabiana
Tenho um Rottweiler de +/- 2 anos ele teve cinomose quando tinha 11 meses, teve pneumonia fiz tratamento com anti biotico vitaminas etc ...
Ele ficou com os olhos prozudindo muita secreção mais agora está pior ( Chega a " colar " os olhos dele ) limpo 3 à 4 vezes ao dia mais sempre volta, Uso o lacrima tobrex e já usei epitezam (pomada)Hoje quando estava pesquisando sobre o genero achei o seu blogger, Gostaria de saber se esses sintomas é sequela da cinomose ou é Ceratoconjuntivite seca e o que eu posso fazer a mais ?
Obs: Ele tem coceira nos olhos pois sempre está esfregando a pata no olho , A veterinária que consultou ele disse que é sequela da cinomose que por tanto não tem cura.
Será que você pode me ajudar ?
Muito Obrigada Aline

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Leonardo e Aline,

Como o vírus da cinomose ataca a glândula lacrimal também, a ceratoconjuntivite seca é uma sequela frequente. É necessário consultar com um oftalmologista veterinário para fazer um exame completo e prescrever o tratamento correto.

Um abraço,
Fabiana Quartiero

Laura disse...

ola, meu cão de 8 meses teve prolapso da glandula lacrimal e operamos e o doutor colocou a glandula p dentro e prendeu no osso.. mas em menos de um mês saiu de novo. o q devo fazer?? tentar reposicionar de novo ou é melhor retirar? e quais sao os possiveis danos? to muito preocupada, pois o medico disse q ele está com ulcera de cornea causada pelo atrito causado pela glandula no olho. obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Laura,

O ideal agora é aguardar 30 dias para o tecido se recuperar e fazer novamente a cirurgia. Seria interessante verificar se não ficou algum pedaço de fio de sutura que possa estar em contato com o olho causando a úlcera...não sendo este caso e sendo uma úlcera superficial, apenas com colírios antibióticos e lubrificantes (e usando o colar elizabetano) a úlcera irá cicatrizar. A glândula não deve estar inflamada no momento do procedimento cirúrgico. Quanto menor ela estiver, melhores são as chances de não ocorrer novo prolapso. Converse com o seu oftalmologista veterinário, ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

FabiPrado disse...

Dra. Fabiana.
Tenho uma cadela SRD,que tem problema de CCS em ambos os olhos, descobri o nome da doença que ela tinha agora depois de muito pesquisar na internet.
A MAG já se consultou com alguns médicos, inclusive oftalmologista veterinário da UFRPE, mas nem mesmo este especialista identificou o que ela tinha. Atualmente estou usando nos olhos dela TACROLIMUS 0.03% em pomada, gostaria de saber se faz o mesmo efeito do colírio ou não? De antiflamatório uso tobrex e de lubrificante uso vidisic gel. Agradeço por sua atenção

Lucas Estevão disse...

Olá Dra. Fabiana, gostaria de saber por quantos dias o colirio Ciprovet é recomendado no caso de cerato conjutivite seca. Pois sei q ele não deve ser usado como estimulador de lágrima....estou usando 1 gota, 2x ao dia.Quantos dias em média é indicado?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Lucas,

Se não há úlcera de córnea eu recomendo colírio antibiótico apenas na primeira semana de tratamento. Se a ceratoconjuntivite seca é leve pode usar apenas lágrimas artificiais várias vezes ao dia que resolvem a secreção ocular e o desconforto.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

disse...

Meu cão foi diagnosticado com ceratoconjutivite seca. Posso apenas usar um colírio de lágrima artificial ou é necessário também o uso do optimmune, que é tão caro?

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Fê,

Depende do grau da ceratoconjuntivite seca....se ele não paresenta pigmentos na córnea (ela é bem transparente) e apenas com lágrimas artificiais não tem secreção, aí não precisa usar optimune.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Fabi Prado,

Respondendo sua pergunta do dia 18-03:

O tratamento está correto. A pomada possui a mesma eficácia, com a vantagem de ficar mais tempo agindo na superfície ocular. Só recomedo para com o Tobrex. Não necessita utilizar mais do que 15 dias no tratamento da CCS. A secreção que se forma não é infecção, é o muco excessivo devido a baixa quantidade de água na lágrima.

Um abraço e desculpe a demora.

Fabiana Quartiero

Adeline disse...

Boa noite!!

Acabei de ganhar um bulldog inglês qu é uma fofura, ele tem quatro meses mas de um dia para o outro o olho esquerdo ficou esbranquiçado. Foi diagnosticado a doença do olho seco, mas gostaria de consultá-lo com um veterinario especialista em olhos. Você teria algum colega para indicar na região de Bragança Paulista SP? muito Obrigada
Adeline

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Adeline,

Especificamente nesta região não conheço ninguém, mas em São Paulo capital você pode procurar o Serviço de Oftalmologia Veterinária da USP. Há também o Dr. Pedro Mancini Guedes.
Telefone: 011 83899646.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

ERika disse...

Bom dia Dra. Fabiana, meu nome é Erika e sou médica veterinária, primeiramente gostaria de agradecer o seu blog, e eu gostaria de lhe perguntar se pode me indicar algum lugar que vendo o material para o teste da´lágrima de Schirmer. Muito obrigada
Erika Hayashi

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Erika,

que bom que gostaste do Blog!

Eu compro na Ophthalmos:

www.ophthalmos.com.br

um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Erika,

que bom que gostaste do Blog!

Eu compro na Ophthalmos:

www.ophthalmos.com.br

um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Quero saber se posso dar remedio de verme para minha cadelinha poodle ela fez uma cirurgia, esta com infecção altissima, 66.ooo.oo leucocitos, mas graças a DEUS, quanto a cirurgia ela está otima, mas acho que está muito magrinha o que devo fazer em relação a essa magreza, ela está tomando vitaminas, coloco na comida e está se alimentando bem comendo certinho e bebendo muita agua e faz xixi, acho que faz o xixi normal, mas como é no jornal as vezes fico assustada achando que ela faz bastante.
por favor preciso de uma luz para cuidar melhor da minha cadelinha.
ela também com problemas nos olhos, acho que está cega isso foi apos a cirurgia, antes de completar um mes, preciso de informaçoes e ajuda, por favor me ajude a cuidar melhor da minha cadelinha é tudo para mim. obrigado.

Anônimo disse...

Boa tarde Dra.
Meu cachorro fugiu uns dois dias, e chegou em casa num estado deplorável, um dos olhos pra fora e seco (branco), saindo muito sangue ao redor, nem consegue mais fechar o olho. Moro em uma cidade do interior que não tem veterinário estou sofrendo muito quando olho pro meu cachorro, chamei a chamar um colega que entende mais ou menos disso ele me falou que não foi pancada não que é doente. Estou muito preocupada, pois ele já perdeu este olho, será que existe alguma doença que faça o olho ficar assim em tão pouco tempo? Tenho uma criança de 5 anos em casa e estou preocupada pois tenho medo. Será que pega?
Fábia

Oftalmologia Animal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Fábia,

provavelmente seu cão sofreu um trauma ou está com glaucoma. Precisa levá-lo para ser avaliado por um médico veterinário pois provavelmente está com muita dor.Pergunte se ainda apresenta reflexo pupilar, para saber se o olho ainda é viável. Não se preocupe que não há nenhuma doença contagiosa que faça este quadro.

Um abraço e boa sorte.

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

se a sua cadela está com 66.000 leucócitos ela está muito doente! Não dê nenhum remédio por conta e procure imediatamente um médico veterinário. Com certeza ela está magra devido esta doença que precisa ser diagnosticada. Peça novo hemograma, perfil renal e hepático e urinálise. Quanto aos olhos, só vão melhorar se ela melhorar no geral.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

FUNDAE Informática disse...

Dra. Meu yorkshire foi diagnosticado com ceratoconjuntivite seca, e tenho que administrar diariamente um colirio, o Tacrolimus, mas ele nao me deixa por o colírio... não sei mais o que fazer. Existe alguma técnica de imobilizar o animal para fazer isso sem tanto sofrimento?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Existe técnica sim, mas é preciso que ela saiba que é você quem está no comando. Ou seja, quando se comportar bem lhe agrade e quando se comportar mal diga um sonoro NÃO e o ignore (não a toque, não fale e não lhe dirija o olhar por 5 min). Coloque-o em um lugar alto (máquina de lavar por exemplo) e faça deste procedimento uma rotina. Se precisar, no início use focinheira. Aos poucos ele vai saber que precisa obedecer e que o procedimento vai lhe trazer conforto.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Existe técnica sim, mas é preciso que ela saiba que é você quem está no comando. Ou seja, quando se comportar bem lhe agrade e quando se comportar mal diga um sonoro NÃO e o ignore (não a toque, não fale e não lhe dirija o olhar por 5 min). Coloque-o em um lugar alto (máquina de lavar por exemplo) e faça deste procedimento uma rotina. Se precisar, no início use focinheira. Aos poucos ele vai saber que precisa obedecer e que o procedimento vai lhe trazer conforto.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

GOSTARIA DE SABER SE ESTA DOENÇA É TRANSMISSÍVEL AOS SERES HUMANOS OU A OUTROS ANIMAIS?
SILVIA PERES, BOA VIISTA -RR.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Silvia,

Fique tranquila, a ceratoconjuntivite seca (CCS)não é uma doença transmissível. As pricipais causas infecciosas de CCS são a cinomose canina (causada por um Morbilivirus) e o Herpesvírus felino, mas não contaminam as pessoas. Mas a transmissão do Morbilivirus ocorre entre cães e a do herpesvirus felino entre gatos.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Silvia,

Fique tranquila, a ceratoconjuntivite seca (CCS)não é uma doença transmissível. As pricipais causas infecciosas de CCS são a cinomose canina (causada por um Morbilivirus) e o Herpesvírus felino, mas não contaminam as pessoas. Mas a transmissão do Morbilivirus ocorre entre cães e a do herpesvirus felino entre gatos.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá dra Fabiana, tenho um cocker ingles que foi diagnosticado com ceratoconjutivite seca pela veterinária, ela já passou vários colírios e pomadas mas o problema nunca é solucionado, estou muito preocupada pois moro em Natal RN e acho q por aqui não há uma clínica especializada em oftalmologia canina. E estou começando a achar que meu cãozinho está perdendo a visão. Quais os medicamentos que você me indicaria para eu testar??
Agradeço desde já sua atenção.

Abraços.

Mariana Costa
Natal -RN

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Mariana,

Se o seu cão realmente apresenta ceratoconjuntivite seca lembre-se que é uma doença que não tem cura, mas sim controle. Ele vai precisar utilizar colírios ou pomadas oftálmicas que estimulem a produção lacrimal PARA O RESTO DA VIDA, como os a base de ciclosporina e de tacrolimus. Converse com o seu médico veterinário.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

disse...

Olá! É possível meu york ter os sintomas que se assemelham a uma ceratoconjuntivite seca, mas a queda da produção de lágrimas ser causada por alergia?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Fê,

Sim, você está certa. A ceratoconjuntivite seca pode ser causada por distúrbios auto-imunes, como os que ocorrem em cães atópicos (alérgicos).Muitos dos meus pacientes que são tratados para ceratoconjuntivite seca apresentam dermatites crônicas e são diagnosticados como atópicos.

Um abraço,

Fabiana Quatiero

Anônimo disse...

Olá, doutora. Meu cachorrinho está com os olhinhos um pouco vermelhos há uns 3 meses. Levei ao veterinario e ele disse que deve ser poeira e passou a pomada KERAVIT uma vez ao dia. Estou utilizando essa medicação mas até agora não vi melhoras. O detalhe é que do olho do meu cachorrinho não sai remela, secreção etc. Está "perfeito", só que com a cor vermelha, como se estivesse com uma conjuntivite. Será que pode ser essa conjuntivite seca?

ps: moro em ARACAJU-se.

grata desde já.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Qualquer doença oftalmológica pode causar olhos vermelhos...o ideal é fazer um exame com um Oftalmologista Veterinário. Não utilize a pomada keravit por muito tempo ok? Contém corticóide, portanto há muitos efeitos colaterais...Tente utilizar uma lágrima artificial várias vezes ao dia, converse com o seu clínico geral.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Caroline Pinheiro disse...

Olá Doutora.
Primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo artigo, muito esclarecedor.
Pelo que li e observo em meu cachorro (um pinscher de 12 anos) acho que ele tem CCS, e isso vem me deixando muito preocupada... Mas gostaria de saber se a Senhora não conhece nenhum Oftalmologista Veterinário que seja de Campinas para me recomendar, pois eu nunca ouvi falar de nenhum.
A senhora estaria me ajudando muito e ao meu cãozinho também.

Obrigada desde já.
Carol.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Carol,

obrigada! Que bom que gostou!

Em Campinas não conheço ninguém, mas em Ribeirão Preto há o Dr Fabrício (fabriciovm@hotmail.com) e em Jaboticabal há o Serviço de Oftalmologia Veterinária da UNESP.

Um abraço e boa sorte.

Fabiana Quartiero

Taira Rizziolli disse...

Olá Doutora,

Tenho uma pug de 2 meses e 2 semanas, ontem no período da tarde notei que o olho dela estava vermelho e com uma 'glândula' saltada para fora, levei ao veterinário de costume e ele falou que pode ser essa tal de terceira glândula, e que iria passar o colírio, mas no final da consulta ele desistiu e disse que não seria apropriado, sendo que ela poderia ficar irritada com a colocada do cone, e que talvez, mais para frente após todas as vacinas, teria que até fazer cirurgia. Ele não me falou se isto é grave ou não, só sei que mesmo assim estou muito preocupada. Gostaria de saber se devo procurar outro veterinário, ou seguir com o que ele me falou e deixá-la sem tratamento até segunda ordem, e também queria uma indicação de um veterinário oftalmo mais próximo de São José dos Campos, SP.
Desde já agradeço, Taira.

Anônimo disse...

Dra minha cadelinha ja tem uns 7a nos e ela teve em um dos olhinhos ulcera de cornea gigante. ela perdeo 100% da visao desse olhinho. mais o outro agora esta completamente branco na pupila e no resto esta esbranquiçado. vc sabe o que ela pode ter? por favor me ajude, to desesperada.
Camila

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Camila,

sinto muito, mas não posso lhe ajudar....esse sinais são comuns a muitas alterações oftálmicas. Leve ela para consultar com um oftalmolgista veterinario o quanto antes ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Taira,

O único tratamento é cirúrgico mesmo. Esta glândula deve ser reposicionada porque responde por até 50% da produção lacrimal. Mantenha o olhinho lubrificado com lágrimas artificiais e após a 3° dose da vacina providencie a cirurgia com um oftalmologista. Evite que ele se exponha ao sol entre 10 e 16h ok?
Em São Paulo você pode procurar os Serviços de Oftalomologia Veterinária: da USP, da UNESP (jaboticabal e Botucatu) e o Dr Fabrício Mamed em Ribeirão Preto.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Fernanda disse...

Dra. Boa Noite,

Minha cachorrinha, está com uma secreção da cor verde nos olhos, é uma secreção que parace moco e limpamos com soro, no minimo 4 vezes por dia, e tem vezes que ela amanhece com os olhinhos grudados, isso pode ser ceratoconjutivete?

Obrigada Fernanda

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Fernanda,

Pode ser ceratoconjuntivite seca sim! E quanto antes você tratar da forma correta, com um oftalmologista veterinário, mais chances a nossa amiguinha tem de preservar a visão.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

cleuda disse...

Boa noite Dra. estou muito preocupada com meu cãozinho que é um vira-lata, mas muito inteligente, ele apareceu com uma secreção purulenta e muito parecida com ceratoconjuntivite, estou limpando todos os dias 2 vezes ao dia com soro fisiologico e quando ele deixa coloco o colirio UCB ele parece que não está enxergando direito fica meio confuso em alguns lugares, aqui na minha cidade tem um hospital veterinario mas só funciona durante o dia, trabalho o dia inteiro, mas se for preciso vou me empenhar e levá-lo no veterinário, o que a Sra acha?

Anônimo disse...

Junior;

Dra quais são os sintomas visíveis da ceratoconjuntivite seca canina, e quais exames devem ser feitos para ser diagnosticado?

Carla disse...

Boa noite!

Tenho um cocker preta de 11 anos. Há mais u=ou menos 1 mês ela começou a apresentar uma secreçao esverdeada nos olhos. Nos primeiros dias limpei com gaze e soro fisiológico. Há uma semana levei-a para tosar e no dia seguinte os olhinhos dela estavam bem caídos e um pouco vermelhos. Achei que fosse o shampoo e esperei um dia. como não melhorou comecei a aplicar o colirio Tears. Quatro dias depois, sem observar melhora fui ao veterinário. Ele disse que ela está com ceratoconjuntivite seca e com conjuntivite bacteriana e pediu que eu usasse o colirio Tobramax por 10 dias a cada duas horas. Comecei a usar o colirio ontem e hoje ela não está abrindo nada o olho. Nao estao colados, mas ela permanece com eles fechados o tempo todo. Fiquei muito preocupada com a posologia do colirio, pois a bula fala em 1 gota a cada 4 horas no máximo.
ela naum está enxergando nada. é assim mesmo? a posologia está muito alta? os resultados demoram a aparecer? é comum ela ficar com os olhos taum fechados? devo procurar outra opinião?

Carla - Rio Claro/SP

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Cleuda,

Eu lhe aconselho a fazer o possível para levá-lo para uma consulta. Caso ele tenha olho seco pode estar ficando cego sim! Fora o desconforto constante!

Um abraço e mande notícias!

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Júnior,

Os sinais dependem do grau de severidade da ceratoconjuntivite seca (CCS). Em casos iniciais pode ser apenas olhos um pouco avermelhados com leve secreção mucosa e coceira.
Em casos mais graves, olhos muito vermelhos, com muita secreção mucopurulenta, intenso desconforto e até ceratite pigmentar (córnea vai ficando preta).

O Diagnóstico é pelo Teste Lacrimal de Schirmer (TLS) (normal de 15-25mm/min em cães; entre 10 e 15 CCS subclínica e abiaxo de 10=CCS. Pode ocorrer também que um paciente tenha um TLS normal, mas a qualidade da lágrima está ruim, ou tem CCS evaporativa, nos casos de cães braquicefálicos, como o pequinês e o pug, por exemplo. O teste de Rosa Bengala detecta células epiteliais desvitalizadas. Em casos de CCS evaporativa o centro da córnea estará desvitalizado (corando de rosa) e em casos de CCS qualitativa a conjuntiva bulbar retém o corante, muitas vezes formando um triângulo.


Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Clara,

Consulte um oftalmologista veterinário. O ideal é o seu cão ficar cada vez mais confortável com o tratamento correto. A frequencia alta não tem problema, mas o próprio colírio pode estar causando ardência ou ela fez úlcera de córnea e está com muita dor.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

L´s disse...

Olá Dra, uma amiga tem um cãozinho, que sofreu batida no olhinho com 2 meses, foi tratado e ficou tudo ok. Mas ela continuou usando o colírio no olhinho que machucou. Esses tempos ela foi ver o cachorrinho estava com o outro olhinho machucado, começou o tratamento (mas foi devido a uma bactéria, "shih tzu" por causa dos pelinhos do fuço). Mas ela me disse que sara um piora o outro, pode ser conjuntivite seca resultado do uso excessivo do colírio?

Anônimo disse...

Boa Tarde,


meu nome é wesley sou de SP.
Meu cachorro da raça pinscher tem uma doença fúngica chamada esporotricose e o mesmo ficou cego de um dia para o outro, gostaria de saber se a primeira doença pode ter sido a causa dessa cegueira, qnd ele ficou cego achei q fosse uma conjuntivite, pois os olhos dele estavam vermelhos e com um pouco de sujeira (remela), aqui em casa minha irmã teve conjuntivite no mesmo semana (semana do dia 22/08/11) q ele ficou cego por isso a primeira suspeita foi conjuntivite. Agora ele esta cego o olho esquerdo apresenta uma mancha vermelha que cobre o cristalino e a mancha parece ser sangue e no olho direito a pequena bolinha preta esta desaparecendo, esta parecendo olho de vidro...
gostaria de saber um pouco mais sobre esse quadro que se encontra o o meu cão, um diagnostico seria impossível, mas gostaria de ter algumas possibilidades do que pode ser.
o nome dele é Shake ele tem 16 anos
e para acrescentar ele esta normal, tirando a esporotricose q não o incomoda e esta sendo tratada, e a cegueira ele age normal, brinca, chora qnd acaba a ração e esta andando bastante para um animal que ficou cego de um dia para o outro.

agradeço...

Anônimo disse...

boa tarde, acho que meu cachorrinho esta com esse problema ceratoconjuntivite. ela so tem tres meses quando ela estar acordada uma bolinha de carne aparece do lado do seu olho direito mas bem pequenininho, mas quando ela estar dormindo e acorda vemos uma bola de carne em seu olho bem grande e com tempo vai diminuindo e fica perceptivel. o que fazer ??:? qual o tratamento ??? poderiam me dar uma luz ??? agradeço a DEUS e a voces pela ajuda????

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Wesley,

A esporotricose é uma doença fúngica grave e multifatorial, os seja, atinge vários órgãos do corpo. Quando os olhos são afetados ocorre uma uveíte granulomatosa (uma inflamação junto com infecção)dentro dos olhos, o que geralmente leva à cegueira se não tatada a tempo.
Mesmo que o seu cão pareça estar bem é importante levá-lo para uma consulta com um especialista. Pois a uveíte causa muita dor, mesmo que o seu cão não demonstre.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

Esta bolinha pode ser a glândula da terceira pálpebra que saiu do lugar. Isto acontece muitas vezes de forma espontânea, por uma frouxidão dos ligamentos que seguram a glândula.

Leve em um oftalmologista veterinário. Se for a protusão da glândula mesmo, ela deve ser recolocada no lugar e nunca retirada ok? Ela é muito importante para a produção da lágrima.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde LS,

Colírios não devem ser usados de forma contínua sem indicação médica...cada colírio trata uma doença específica, é um remédio. Mas no caso de Shitzu, há uma grande tendência a ter ceratoconjuntivite seca desde bebê. O ideal é consultar o mais rápido possível um oftalmologista veterinário, pois já atendi muitos shitzus cegos por falta de um tratamento correto.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Márcia disse...

Dra. Fabiana, tenho uma cadelinha Pug com 6 meses, comprei ela há dois. Ela já apresentava uma camada brança, parece meio leitosa, bem no centro dos dois olhinhos. Além de uma alergia creio, parecendo sarna, mas como ela veio com pulga me passaram Rilexine 75 e Dermacorten 5mg, e para os olhos a pomada Epitezan. Mas não melhorou . A sarna até melhorou mas terminei os medicamentos parece que voltou pior. Os olhos estão cada piores, parece que a mancha tá aumentando. Aqui onde moro só tem um veterinário, mas é mais pra grandes animais e ele sempre está fora. me ajude por favor. Pensei até em levá-la no médico de humanos..

Elaine Santos disse...

Olá,
Meu cão lhasa apso de 10 anos foi diagnosticado com úlcera de cornea superficial em um dos olhos por um vet oftalmo.
Ele está usando Biamotil (humano), Ocufen (humano) e Atropina (humano).
Está correto esse procedimento na sua opinião?
Parece que não está melhorando...uso há 3 dias...
Acho que o outro olho tbém está irritado, a parte branca está vermelha e em cima parece que tem pus...mas estava normal antes...neste olho não está sendo usando o antibiotico e nem o antiinflamatório, apenas a atropina para dilatar (o vet disse que a atropina é para propiciar mais conforto ao cão)...isso é verdade? Ele fica muito desorientado com a pupila dilatada na minha opinião...
Caso não der certo o tratamento o que a sra me orienta???
Outra coisa, é normal a salivação após a aplicação do colírio? Ele chegou a vomitar umas duas vezes...
Ah e quanto custa uma consulta com um vet oftalmo...acho que ele cobrou muitoooo caro e cobrou para pingar os colírios para o teste...110 consulta, 30 teste com os colirios...é nessa média mesmo o valor?
Obrigada,
Elaine

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Márcia,

Sempre que possível lubrifique os olhos com lágrimas artificiais. Me diga onde mora que lhe indico onde há um oftalmologista veterinário mais próximo.

Abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Elaine.

A atropina quando instilada nos olhos é drenada pelo canal lacrimal até o nariz e à boca. Ela possui um gosto amargo, por isso causa salivação. Ao dilatar a pupila há relaxamento do músculo da íris o que proporciona conforto realmente, sendo indicada em casos de úlcera. Deve ser usada com critério e a pressão intraocular acompanhada caso seja prescrita por mais de 5 dias. A úlcera deve ser acompanhada a cada 3 dias para avaliar a evolução.É importante utilizar o colar elizabetano, pois se o cão se coçar a úlcera nã cicatriza, e sempre investigar a CAUSA da úlcera. Quanto ao valor da consulta, dependendo da região do país as consultas variam de 100,00 a 160,00 reais.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Dra. Ana Paula disse...

Boa tarde Dra...
Sou uma colega veterinária e gostaria de trocar uma idéia a respeito de um paciente com CCS... é um lhasa que estou tratando, ele apresenta alopecia e hiperemia periocular; secreçao ocular mucopurulenta; opacidade da cornea; conjuntiva hiperemica; e diminuiçao da acuidade visual. Foi prescrito a alguns meses (qdo o animal só apresentava olho seco e secreçao mucopurulenta) o Tobramax e o tears colirio. Suspeito q o tto nao vem sendo feito corretamente pelo proprietario). Hoje o animal está hospedado em minha casa pra fazer o tto e já percebi diminuiçao da secreçao ocular. Depois de ler alguns trabalhos sobre o assunto pensei em começar um tto com pimecrolimus 0,5% associado com tears, mas nao sei onde encontrar este primeiro.
devo parar com o tobramax? e o uso de antinflamatório é indicado nesse caso? qual me indica?
Hoje estou adm tobramax e Tears 4x dia.

Aguardo sua orientação!!
Um abraço

Simone Fernandes disse...

Olá Dra.
Meu Schnauzer de 11 anos foi diagnosticado com catarata e com ulceração em ambos os olhos. O veterinário indicou o uso de tobramax 2x ao dia (pro resto da vida). Vi melhora em relação à remela. No olho direito tá limpinho, mas o esquerdo agora tá com uma remela mais grossa, amarelada e eu estou limpando c soro e aplicando o colírio. Como eu consigo ver se a úlcera melhorou? Estou querendo comprar esse colírio de lágrima artificial para teste. A sra. Aconselha?
Atc, Simone (vitória- ES)

Oftalmologia Animal disse...

Oi Ana Paula,

Por favor me mande um e-mail pessoal para que eu lhe passe algumas indicações.

fabianaquartiero@hotmail.com

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Simone,

Procure o quanto antes um oftalmologista veterinário. O Tobramax é um colírio com antibiótico, portanto não deve ser usado "pelo resto da vida".

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Aline Ibitinga disse...

Boa tarde Dra. Fabiana.
Tenho uma cachorrinha Yorkshire de 1 ano e 5 meses q tem ceratoconjutivite seca desde os 7 meses de idade. Estou fazendo o tratamento desde então, mas ele teve uma ulcera de cornea e teve q operar as pressas, pq essa ulcera estourou. Hoje, depois de 2 meses dessa cirurgia, o Médico Veterinário q cuida dela marcou uma outra cirurgia, a de reversão do canal da saliva com o canal da lágrima... mas estou com muitas dúvidas e medo, pq sei q essa doença não tem cura.
A Laila ( a minha cachorra) estava usando Tacrolimus, Viscotears e Maxidex, e a contagem de lágrima desse olho ruim chegou a 4, mas depois da úlcera, ela não melhorou nada, voltou a zero e não melhorou mais. Agora o Médico Veterinário passou Ciclosporina, mas o olho q estava com 20 a contagem de lágrima (o olho q dizemos bom, pq descobrimos bem no inicio, caiu para 16) e o olho ruim continua no 0.
Por favor, me ajuda... Tenho muita dó da minha cachorra, pq ela tem q ficar com esse colar elisabetano desde q descobrimos e não dá para tirar nem para dar banho, pq ela coça, então não sei mais o q fazer.
Gostaria pelo menos de tirar esse colar...
Gostaria de saber tb se com o tempo é certo q ela vai ficar cega?
Bom, espero anciosamente uma resposta da Dra. e agradeço imensamente a sua ajuda.
Muuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada
Abraços Aline

Anônimo disse...

Boa noite:

Há uns 2 meses meu cão começou a ficar com a córnea opaca e com a parte branca dos olhos avermelhada, além de ficar com o olho inteiro um pouco inchado. Fui no único veterinário aqui de minha cidade(que infelizmente não é oftalmologista)e ele suspeitou de glaucoma...então me receitou Pilocarpina durante duas semanas...realmente melhorou o inchaço mas a cornéa ficou um pouco opaca(esbranquiçada)...daí quando voltei ele disse para colocar Tobrex durante mais 2 semanas...coloquei e ficou do mesmo jeito....

O problema é que agora a córnea esbranquiçou de vez e está um pouco inchada(só a cornéa)e avermelhada por dentro, como se estivesse inflamada...pior que não tenho o que fazer, pois nem na cidade vizinha a minha aqui tem um especialista...

Ficaria muito grato se pudesse me ajudar...

Otávio disse...

Boa tarde doutora, a cerca de uma semana percebi que apareceu uma mancha branca como uma pelicula no olho direito do meu cachorro. Foi de repente, ele é um cachorro forte, até come verduras, acontece que tem pombos que veem comer a comida dele, por mais que se expanta eles voltam. A minha casa também está em reforma e a cerca de um mês por indicação de uma colega do trabalho eu borrifei um líquido para tirar o cheiro (ao qual não sei o nome, ele é verde) do xixi e também vinagre, pois ele faz xixi em vários locais e na própria lateral da casinha dele. Agora não sei qual das 3 possibilidades pode ter sido a causa. Não sei se é a poeira que já teve reforma no local e não aconteceu isso antes, os pombos, ou se sem querer espirrou o líquido na vista dele. Ele estava com o olho fechado e eu não consigo nem passar um algodão com água, pois ele é feroz. Saia tipo um puz da vista dele e está semana ele abriu o olho, mas tem a mancha lá. Como posso sedá-lo para levar ao veterinário ou até mesmo passar um remédio? Obrigado - Otávio.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Aline.

Na minha opinião, eu não faria esta cirurgia. Pelo menos não agora. Tente utilizar o tacrolimus 0,03% a cada 8 horas e usar um lubrificante várias vezes ao dia como o oftane ou o refresch gel que são mais viscosos.Tem que ter cuidado no banho e tosa. È melhor que fique com o rosto úmido do que receber o secador direto nos olhos. Lave o rosto somente com shampoo Jhonson "chega de lágrimas" e SEMPRE coloque lubrificante antes e depois do banho. Esta cirurgia é uma última opção, pois acarreta alguns efeitos colaterais desagradáveis como depósito de minerais na córnea, pois lágrima é lágrima e saliva é saliva.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite.

Converse com seu veterinário para fazer alguns exames de sangue. É preciso saber se não há nenhuma doença causando inflamação nos olhos (uveíte). A principal causa muitas vezes é a doença do carrapato. Se estiver tudo bem aí se preocupem em tratar somente os olhos. Não utilize pilocarpina. Existem antiglaucomatosos muito melhores no mercado. O tratamento então seria uma antiinflamatório não esteroidal colírio e um antiglaucomatoso a base de dorzolamida. No mínimo 3x ao dia. Solicite que o seu veterinário lhe prescreva ok?

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Otávio,

Seu cão está com muita dor. Caso não consiga levá-lo ao médico veterinário solicite um atendimento em casa para que o médico aplique a medicação. Com sedação não se brinca.Quando diminuir ador ele deixará você tratar.

Um abraço e boa sorte.

th68 disse...

Depois de levar a minha cchorra no pet shop para dar banho nela, começou a sair uma melequinha do olho dela. O que faço? O que posso passar?

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Th68

Geralmente o banho e o secador irritam um pouco os olhos por ressecamento. Utilize colírios de lágrimas artificiais. Se não melhorar em poucas horas procure um médico veterinário.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Tania disse...

Bom Dia DRª... Minha cadela está começando a apresentar uma certa vermelhidão no canto do olho. Dei uma olhada e percebi que tem uma pele crescendo. O que será isso e o que devo fazer?

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

Quanto antes descobrirmos o que ela realmente tem mais chances temos de curá-la. Leve o quanto antes em um oftalmologista veterinário. Somente um exame minucioso irá fazer um diagnóstico correto para iniciar o melhor tratamento.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

missoes um plano de deus para voce disse...

doutora tenho um pinther femea de 1 mes e ela esta com os dois olhos saindo pus eu dei dois remedios para ela que o veterinario me receitou drontal um quarto de comprimido e mectimax invermectina 3mg meio comprimido oque eu faso agora

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Antes de dar outros remédios solicite um exame de sangue. Mantenha sempre bem alimentado e forte, pois o seu amiguinho pode estar com uma doença viral. Faça compressas nos olhinhos com chá de camomila gelado e peça para o seu médico veterinário fazer o teste de fluoresceína para identificar uma eventul úlcera de córnea.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Filipe paceli disse...

Bom dia, tenho um cão da raça pug com 3meses de idade, ontem meu sobrinho ao pega lo no colo o deixou cair. Coincidência ou não um dos olhos
Ficou inxado e vermelho (como se tivesse decido um sangue da parte superior), porem, neste mesmo dia este meu cão teve contato com filhotes dá raça lhasa. Sera que o inxaco e a vermelhidao foram causados pela queda ou pelo contato com outros animais?

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Filipe,

É bem provável que a lesão tenha sido da queda...Você já procurou um médico veterinário para exminá-lo?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Katy disse...

Boa tarde dra. Primeiramente gostaria de parabenizar pela ótima qualidade do site, ele é bastante informativo! Bem, o meu cachorro tem 7 anos, a uns 15 dias atrás começou a apresentar um olho vermelho com secreção, o veterinário disse que era um tumor que tinha "estourado" e passou uma injeção de antibiótico. Depois de 3 dias o outro olho começou a ficar da mesma forma... agora um deles tem um buraquinho no meio. Os dois estão pretos, com aparência de edema. O segundo veterinário receitou TORMICINA. Estou mto preocupada pq ele n tem apresentado melhora e na cidade não há oftalmologista. Pode ser Ceratoconjuntivite Seca?
Agradeço desde já, abraços.

Júlia disse...

Olá!!

Foi receitado pra minha cadelinha o Tracolimus em colírio, mas na minha cidade não tem, eu tenho que pedir por telefone. Você tem noção de valor deste colírio, ou se tem algum outro medicamento mais em conta que possa fazer o mesmo efeito, pois andei pesquisando pela net e parece que ele é meio caro.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Kati,

Esse "buraquinho" no meio pode ser úlcera de córnea! retorne acada 48 horas no seu médico veterinário para acompanhar a evolução. Talvez seja necessário usar um colírio antibiótico mais forte.Não deixe coçar o olho, coloque colar protetor.

Abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Júlia,

Dos colírio para estimular a produção lacrimal o tacrolimus é o mais em conta! Você pode adquirir manipulado na farmácia ophthalmos www.ophthalmos.com.br

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Aline Porto Alegre disse...

Boa noite Dra. Fabiana!

Tenho um shitzu que há muitos meses está me preocupando devido aos seus olhos... ele começou com uma secreção mal cheirosa, levamos ao veterinário que disse ser conjuntivite, tratamos e pouco tempo depois voltou ainda mais forte, dessa vez a pele abaixo dos olhos começou a ficar muito vermelha e irritada, resolvemos levá-lo ao um oftalmologista que fez diversos exames e constatou uma bactéria, tratamos com colírio por várias semanas e voltou, o oftalmo indicou uma dermato veterinária e também nada! Já usamos Garasone, Tobradex, Maxitrol Colirio e Pomada, Injeções de Convênia, Troca de Ração e de xampu... enfim, já estamos há 8 meses nesse martirio e agora ficamos sem opções...você tem alguma dica para esse caso? Abraço, Aline.

Oftalmologia Animal disse...

Oi Aline,

A melhor dica que posso lhe dar é: procure o quanto antes um oftalmologista veterinário. Ele parece ter ceratoconjuntivite seca e caso seja realmente este o diagnóstico após a consulta, ele enfim terá um tratamento correto, pois com o tempo a córnea pigmenta e o seu cão pode ficar cego...

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Dulce Jorge disse...

Oi, Fabiana! Parabéns pelo blog! Gostaria de esclarecer duas situações.
Tenho uma gatinha que está com umas manchinhas marrons na íris. Ela tem 7 anos. Pode ser da idade?
Tenho outra gatinha, com 2 anos. Quando filhote ela teve gripe felina e desde então, seu olho esquerdo está sempre lacrimejando. Pode ser algum problema no canal lacrimal?
Agradeço pela ajuda.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Dulce,

As manchinhas podem ser sinais benignos ou até início de melanoma (tumor pigmentado na íris. Você deve procurar um oftalmologista veterinário para acompanhar estas manchinhas ok? Quanto à outra gatinha também deve ser examinada, pois pode ser obstrução do canal lacrimal, mas pode ser lacrimejamento por desconforto também....

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá, tudo bem? Primeiramente, parabéns pela iniciativa de ajudar as pessoas com seus animais. Que Deus abençoe. Bom, eu tenho uma poodle toy que há 7 meses não para de coçar a região ao redor dos olhos...tipo coça até sangrar...às vezes percebo que o olho dela remela um pouco. Nosso veterinário disse que isso ocorre porque ela tem um "albinismo" na região dos olhos, o que causa a coceira com qualquer leve exposição ao sol. Ele indicou-me um tratamento com limpeza diária (água) + epitezan. Bom, comecei o tratamento, mas não tem jeito; estava tudo bem, mas depois de 2 semanas ela começou a coçar denovo...nesta noite, ela coçou que chegou a sangrar perto dos olhos (não é dentro do olho). Então, gostaria de saber se existe algo para secar (cicatrizar)...pesquisei sobre alfumas doenças (conjuntivite etc), mas não sei do que se trata e parece que o veterinário, que deveria saber, muito menos. Obrigado.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

Se o seu cão não tem nada nos olhos causando desconforto,e ceratoconjuntivites seca for excluída, pode um caso de blefarite. Converse com seu veterinário sobre a possibilidade do seu cão precisar de um tratameto para alergia.Durante o tratamento mantenha o seu cão com o colar elizabetano 24h por dia durante pelo menos 10 dias. A principal causa de não cicatrizar é a auto-mutilação. Depois ele precisa ser monitorado para não ter novas crises de coceira.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Luciane disse...

Boa noite! Parabéns pelo belo trabalho! Minha sogra um lhasa apso que esta com ceratoconjuntivite, alguns meses atras foi feito um tratamento sob orientação veterinaria com Tobrex e Lacrima Plus, porém o olho dela esta tão feio quanto antes, há muita secreção amarelada que chega a cobrir todo o olho. Comecei novamente a usar estes medicamentos, mas acredito que será necessario um tratamento mais agressivo, por gentileza expresse sua opinião sobre o caso. Grata.

Anônimo disse...

Oi , meu cachorro esta cego de um dos olhos meio azulado e muito inchado parecendo que vai sair ou algo do tipo eu nao sei oque fazer se voce souber oque e ? me responda tem cura ?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

desculpe, mas não posso ajudá-lo à distância...esses sinais são comuns há muitas doenças oftálmicas. Procure um oftalmologista veterinário ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Luciane,

Se o cão da sua sogra recebeu o diagnóstico de ceratoconjuntivite seca estas medicações realmente são apenas palhativas. Ele precisa de colírios que estimulem a glândula lacrimal, como o tacrolimus e a ciclosporina. Converse com o seu Médico Veterinário sobre isto ok? Ah, e não esqueça que tratamento para ceratoconjuntivite seca é para o resto da vida, não tem cura, mas tem controle.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

mayarah disse...

ola,tenho uma cachorro da raça shitzu e ele nao tinha lagrimas nos olhos,dai tratei com colirios, so que nao resolveu dai virou ulcera na cornea,e ela quer continuar tratando com os mesmos colirios,queria saber se isso vai resolver ou vai piorar outra vez???obrigadooo

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Mayarah,

Fica difícil opinar sem ver o paciente...Talvez seja melhor você levá-lo para consultar com um oftalmologista veterinário.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Nayana disse...

Boa noite, Drª!
Tenho um cocker de 8 anos que teve ceratoconjuntivite seca e, como não tinha oftalmo na minha cidade e a veterinária dele não conseguiu diagnosticar a doença, ele acabou tendo uma úlcera e perdendo um olho. Só então o levamos a Salvador e conseguimos que o Dr. Paulo operasse o outro olho a tempo e desde então usamos o tacrolimus. Porém, o olho que estourou fica sempre com uma secreção esverdeada, e tem aumentado nos últimos dias. Limpamos o olho com soro fisiológico todos os dias (por fora) e usamos colírio de Tobramicina+dexametasona. Está correto?
Nayana

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Nayana,

Eu lhe aconselho a conversar com o Dr Paulo para vocês programarem uma cirurgia a fim de remover este olho que está perdido. É um olho cego e está inflamando toda hora como você me relatou. Isto causa desconforto para o seu cão e pode até fazer uma bicheira no local caso alguma mosca se aproxime. Será a melhor opção para ele.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Paulo disse...

Bom dia

Dra: tenho uma filhotinha de bulldog ingles!
Esta com 3 meses. Ontem, em um dos olhinhos dela, "saltou" p/ fora um pedaço da palpebra do lado de baixo do olho. Igualmente na figura 2, aqui do Blog.

Logo que vi ontem, já liguei p/ meu veterinario. ele pediu p/ fazer compressa com soro fisiologico e se nao melhorasse, que levasse p/ ele dar uma olhada.
Um pouco depois que passei o soro, voltou ao normal. Só que hoje qdo acordei e fui ve-la, já estava p/ fora novamente(palpebra) e ainda com "remela" dentro do olho.
sera que é ceratoconjuntivite?????
Muito obrigado
Abraços

Claudia Dutra disse...

Olá, Dra. Fabiana. Tenho um cocker spaniel de 14 anos, muito amoroso e ativo! Há pelo menos 2 anos tem demonstrado um início de catarata, confirmado pelo veterinário que o acompanhava. Mudamos de cidade e, de uns 2 meses para cá, percebí umas manchas, que começaram em um dos olhos apenas, mas hoje ví uma no outro também! Se parecem com pequenos rabiscos de lapiseira. São risquinhos acinzentados, quase brancos. O vet. que o atende atualmente é muito atencioso, mas para ele "tudo" é da idade, e não se importa em me explicar o que está ocorrendo com o cão. Eu levo ele sempre que ele não está bem, mas fico um pouco sem graça de ir lá toda vez pra fazer perguntas. O que pode estar acontecendo com ele?

AAAA disse...

to com um filhote de yorkshire de 4 dias o olho esta estufado , inchado um so o que fazer?

Gaby disse...

Oi, meu Nome é Gaby e meus gatinhos filhotes um arranhou o olho do outro e o olho está inflamado e veio pra fora, está grandão, aquela bolona do lado de fora! o veterinário passou um colirio mas não adiantou muito! vcs me indicariam outra coisa?
Obrigada, um abraço a todos, que Deus ilumine vcs!

Anônimo disse...

por favor meu filhote de hotwiler esta com o olho remelanda e muito fraca me ajude tbm acho q ta fkndo cega

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 261   Recentes› Mais recentes»