12/04/2009

Úlceras de Córnea

Úlceras de córnea ocorrem com grande freqüência em cães e gatos, principalmente nas raças braquicefálicas (focinho “achatado”). Podem ser causadas por diversos motivos, mas os principais são os traumas, entrópio (pálpebras viradas para dentro), triquíase e distiquíase (cílios e pêlos tocando a córnea) e ceratoconjuntivite seca (doença causada pela diminuição da quantidade ou da qualidade da lágrima).

Por que tratar a Úlcera de Córnea?


Quanto mais superficial a úlcera de córnea mais dolorida ela é, pois as terminações nervosas da córnea se encontraram na superfície. Por isso que apresentamos o reflexo de piscar quando cai um cisco no olho, por exemplo. Portanto quando seu animalzinho aparentar desconforto ocular (olho fechado, piscando muito e lacrimejando), procure o mais rápido possível um oftalmologista veterinário. Agora você pode se perguntar: “mas se é superficial, porque a urgência no atendimento?”. Porque em úlceras mais profundas a dor é menos intensa (não há terminações nervosas nas camadas mais profundas), então você pode achar que ele está “melhorando”, mas na verdade a situação está mais grave, e uma úlcera de córnea não tratada, ou tratada de maneira incorreta, pode levar à perfuração ocular.

Constituição da Córnea


Apesar de a córnea ser uma estrutura fina (0,6 a 1,0 mm de espessura central em cães) microscopicamente é constituída por quatro camadas:
  • Epitélio com membrana basal;
  • Estroma;
  • Membrana de descemet e endotélio (figura 1 A).
Quando ocorre uma úlcera superficial, a camada epitelial já foi perdida e a lesão já se encontra no estroma (figura 1 B).

camadas histológicas da córnea e de uma córnea com úlcera

Figura 1: Desenho esquemático das camadas histológicas da córnea (A) e de uma úlcera corneana atingindo a camada estromal (B).

Diagnóstico de Úlcera de Córnea


O diagnóstico é realizado quando instilamos colírio de fluoresceína sobre a córnea. Este colírio irá corar de verde o local onde está a úlcera (figura 2 B).

Córnea antes e depois do teste de fluoresceína

Figura 2: Córnea antes do teste da fluoresceína. Teste da fluoresceína positiva evidenciando úlcera de córnea superficial em cão (seta) (B).

Sem este teste, muitas vezes, é difícil localizar a lesão (figura 2 A). Mas a fluoresceína só cora a camada estromal da córnea, portanto úlceras muito profundas (figura 3), com risco de perfuração ocular, não se coram.

Úlcera profunda

Figura 3: Úlcera profunda (seta) em cão com ceratoconjuntivite seca crônica. Observe intensa melanose e edema de córnea.

455 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 455 de 455
Oftalmologia Animal disse...

Boa noite "recados",

Melhor não usar estes colírios que "lavam o olho", pois têm muitos conservantes. Utilize apenas a pomada epitezam e retorne frequentemente para uma reavaliação com a sua médica veterinária. Ela decidirá se o tratamento está indo bem ou se tem que trocar os colírios ou se vai encaminhar para um oftalmologista veterinário. Utilize o colar elizabetano. Esta proteção é muito importante.Úlcera de córnea tem cura sim.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Suelen,

Caso a vacinação do seu cão não esteja atualizada (vacina óctupla ética aplicada anualmente por médico veterinário) você deve conversar com o seu médico veterinário sobre a possibilidade de uma virose. Solicite exames de sangue. Também deve lembrar que o cocker têm tendência genética a apresentar ceratoconjuntivite seca.É importante fazer o teste da lágrima de Schirmer e o teste da fluoresceína para descartar úlceras de córnea.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Jéssica do Carmo disse...

Olá tenho um cachorro da raça labrador diagnosticado com leishmaniose e com serios problemas oftalmológicosdecorrentes da doença e em tratamento, gostaria de saber se mesmo portador de tal doença ele teria algum outro tipo de tratamento e se teria algum resultado.

Camila disse...

Ola Dra.

Minha cachorrinha tem catarata e recentemente foi diagnosticada com ulcera de cornea, o vet receitou 3 colirios que devem ser pingados de 12 em 12 horas durante 30 dias, além disso, ela teria que usar o colar elisabetano. Estou na metade do tratamento, porém, hoje cedo quando retirei o colar para ela comer ela rapidamente coçou o olho e chorou, quando fui ver estava saindo muito liquido, parecia lagrima, ela voltou a ficar com dor no olho e não esta o abrindo muito, também tenho a impressão de que olho se deslocou um pouco depois dela ter coçado, tenho medo que ela tenha furado o olho. O que devo fazer?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Camila,

Sinto não ter visto a sua postagem antes.

Este é um caso de emergência. Você deve levar seu cão o quanto antes para um oftalmologista veterinário.

Um abraço e boa sorte,

fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Jéssica do Carmo,

A leishmaniose visceral canina, transmitida pelo mosquito do gênero Lutzomyia, provoca perda excessiva de peso nos animais, além de queda de pêlo, dificuldade de locomoção, lesões nas bordas das orelhas e do focinho, conjuntivite e crescimento excessivo das unhas. Esta conjuntivite é na verdade uma ceratoconjuntivite seca, pois o agente acomete a glândula lacrimal deixando o paciente com os olhos secos. Decorrente da falta de lágrima podem ocorrem inflamações e ulcerações de córnea e até perfuração ocular.

Se o seu cão estiver estável sistemicamente procure um oftalmologista veterinário para controlar os sinais oftálmicos e dar conforto para o seu amigo.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Altar particular disse...

Olá Dra, estou desesperada.

Ontem fui à uma feira de animais e acabei trazendo para casa um sharpei lindoo.
O meu problema começou lá mesmo quando, a veterinária da feira disse que ele, com 45 dias aproximadamente, tinha úlcera de córnea enfatizando ser grave e que precisaria urgentemente de uma operação.
Eu trouxe ele pra casa porque me identifiquei demais com o "Thor", nome do meu bebezinho.
O caso é que tenha a impressão que ele não me enxerga ou então vê só vultos e eu gostaria de saber se ele pode estar ceguinho ou é só pelo encomodo da úlcera?
Estou preocupada porque não devolveira ele POR NADA mas acho que tenho o direito de correr atrás de alguma coisa em relaçao ao canil pelo fato de ter me cobrado um valor alto sem tomar cuidado com este tipo de questão.
O que faço?
Tenho cinco dias para reclamar qualquer coisa a respeito, não quero devolver porque o amo, mas pensei em pedir uma parte do valor acordado e já pago.

Grata, mamãe de primeira viagem.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite mamãe!

Leve o seu baby o mais rápido possível para consultar com um oftalmologista veterinário. Ele lhe dirá se há tratamento e lhe dará uma previsão aproximada de custos para você negociar com o canil.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

BRUNO SOUZA disse...

Olá Fabiana, meu nome é Bruno Souza, queria sua ajuda se possível! Tenho um pitbull de 09 anos que foi diagnosticado com Erliquiose, os sintomas sangramento pelo nariz e ao urinar e febre já sumiram com o uso de antibióticos, mais o olho esquerdo dele começou a sair um liquido esbranquecido e agora encontra-se totalmente opaco e ele não tá enxergando. Já coloquei o colar nele para evitar que machuque, a veterinária me disse que era efeito da Erliquiose e mandou aplicar Epitezan duas vezes ao dia. Ela não sabe me dizer se é Ulcera e também na minha cidade não tem profissionais Oftálmicos. O tratamento está correto? Será que é preciso cirurgia? Posso lhe enviar as fotos dele se quiser. Desde de já agradeço Fabiana!

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Bruno,

Tem que fazer o teste com o colírio de fluoresceína para saber se há úlcera ou não. Mas o que a erliquiose causa realmente é UVEÍTE. Uma inflamação intraocular muito severa que pode levar a glaucoma e cegueira se não for tratada. Muitas vezes precisa até tomar corticóide oral quando é muito grave a inflamação.Precisa utilizar colírios antiinflamatórios e até antiglaucomatosos, mas é importante aferir a pressão intraocular. Leve o seu cão para uma consulta com um oftalmologista veterinário ok?

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Um abraço e boa sorte

Déborah disse...

Boa Noite Dr.
Meu cachorro está com muita "remela" amarelada no olho, e parece ter um certo ressecamento então lavei com soro fisiologico, porém continua "remelando" e ele quase não está abrindo o olho o que eu faço. (Obs.:a veterinaria que cuida dele desde quando ele era bebe se mudou e agora não tem mais nenhum perto de casa e como ele é grande (pit bull )fica complicado levar ele muito longe.) Me ajude por favor, tenho medo que ele fique cego.
Obrigada pela atenção.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Débora,

de qualquer forma tente consultar com um médico veterinário clínico geral se você não conseguir um oftalmologista. Pergunte para ele se o seu cão não pode ter ceratoconjuntivite seca.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Galeno disse...

Olá doutora,faz um mes que meu cachorrinho começou a apresentar uma manchinha branca no olho esquerdo,falei com o vet.e ele me indicou o spray terra cortryl.Usei conforme ele me indicou.Poucos dias depois apareceu a mesma manchiha braca redonda no olho direito.O olho esquerdo sarou,mas o direito ficou todo azul,fiquei apavorado.Apliquei terramicina nele e estou usando colirio tobrex e pomada epitezan pois num dos olhos teem uns furos rasos.Estou muito preocupado.Aqui nao tem vet.oftalmo.nem clinica.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Você vai precisar da orientação de um médico veterinário de qualquer forma. Consulte com este veterinário que lhe indicou o spray. Você vai ter que usar colírios antibióticos QUE NÃO CONTENHAM CORTICÓIDE se há suspeita de úlcera de córnea. Seria bom fazer um exame de sangue também para ver se está tudo bem. utilize um colar protetor até as úlceras cicatrizarem.

Um abraço e boa sorte.

Fabiana Quartiero

Jessica Oliveira disse...

doutora´meu nome é jéssica, eu tenho um gato persa, ele estava com uma irritação no olho eu estava lavando com soro quando notei uma manchinha vermelho escura em cima do olho, levei ao veterinario dele e o dr pingou o colirio fluoressente e disse que é uma ulcera de cornea. me indicou que continue lavando com soro e me receitou pingar o colirio ciprovet 3x ao dia, ja estou fazendo isso a duas semanas e não vejo melhora, toda vez que levo ele no retorno da consulta o dr fala ´´ao meu ver esta melhor, continue com o tratamento´´.. doutora estou com medo desse tratamento não resolver, queria passar com um especialista, vc pode me indicaar algum aqui em piracicaba-sp. obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Jéssica,

entre em contato com a Dra Mariana Tessarioli.

mariana_tessarioli@yahoo.com.br

Se ela não estiver na cidade vai saber lhe indicar um colega oftalmologista na região. Se não conseguir contato com ela eu lhe indico o Serviço de Oftalmologia Veterinário da UNESP de Jaboticabal, não fica na sua cidade mas é um centro de referência. Um abraço,

Fabiana Quartiero

Erica disse...

oi , tenho um cao da raça shith-zu e ele esta cm uma ulcera , bem profunda, a dotora disse que ele pode ficar cego , comecei o tratamento faz uns 3 dias e passo o colirio 6 X ao dia , mais ele nao melhorou , ele esta cm o olho grudado cm muita caca , e cada dia o olho dele fica mais branco !!! o colirio e tobramax , a vet disse q ele eh o melhor no tratamento de ulceras mais estou com medo , tem sugestoes ??!! agradecida bjus , espero a minha resposta o mais rapido possivel !!!

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Érica,

você deve procurar com urgência um oftalmologista veterinário. Se a úlcera não está melhorando devemos trocar para colírios antibióticos mais fortes e até fazer um procedimento cirúrgico para evitar a perfuração ocular e salvar a visão.É necessário também procurar uma possível causa da úlcera como falta de lágrima ou um cílio invertido por exemplo.

ps: coloque o colar elizabetano! É importantíssimo!

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

boa noite Dr, tenho uma gata de 17 anos, a 9 anos ela apresenta um tipo de fungo nos olhos, esse foi o diagnotisco veterianario, mas nunca foi totalmente curado, a 3 anos eu desisti do colirio, que antes era dexafenical e depois passou a ser clorafenical.ela simplesmente odiava isso, e o ato de medicacao era torturante... o esbranquisado nunca aumentou tb. a cerca de 10 dias ela amanheceu com um "machucado" em um dos olhos, a levei ao veterianario que disse se tratar de uma ulcera, estou medicamdo com ciprotevet, juro que sem nenhuma melhora aparente. Comecei a ficar desesperada, nao sei mais o que fazer, li na internat a respeito de uma doenca chamada "spot Florida" e me pergunto se esse nao seria a origem do esbranquecado em seu olho. sei que sua idade interfere, mas ela 'e muito ativa. Gostaria de saber o que pode ser feito uma vez que a veterianaria disse para continuar por mais 15 dias o ciprovet, que a meu ver nao trouxe beneficios. e se vc possue algum informcao a respeito desta "spot florida". ou algum veterinario oftalmologista para me indicar em Florianopolis-SC. Nao qro que ela fique cega por descuido meu estamos juntas a muitos anos.

Bruna Gadini disse...

Olá, eu tenho um gato preto e branco vira-lata que achei há 2 anos na rua e adotei. Desde pequeno ele tem tipo uma "carne" avermelhada ao redor dos olhos e uma camada fina (substância turva e fibrosa) que impede que ele veja as coisas perfeitamente. Por isso ele é muito medroso e vive assustado quando se aproximam dele.
Ele é vacinado e eu também já levei ele em uma veterinária que disse que ele tinha pegado uma virose e receitava um colírio de antibiótico, que não me recordo o nome agora e eu passava nele todos os dias e limpava com soro fisiológico... mas não melhorou. E ele nem sai de casa por causa disso.
Ele lacrimeja bastante até hoje um liquido meio marronzinho, e passa as patinhas no olho pra coçar (ou com dor) . Ele chora e não sei se é de dor. Atualmente eu só limpo com soro o olho dele. E eu não sei o diagnóstico para o que ele tem, então comecei a procurar na net e acho que é a Úlcera da córnea. Por não ter condiçoes financeiras não consegui pagar consulta com um veterinário oftalmo e nem continuar o tratamento. Faz 2 anos que ele esta assim, com essa doença estabilizada. E esse problema não possibilitou ele ter o globo ocular totalmente desenvolvido porque tem desde filhote. Ele tem os olhos pequenos e pretinhos com essa camada fina e azulada por cima. Eu amo muito esse gatinho e eu gostaria de amenizar a dor dele e fazer isso sair. Será que é tarde demais? Isso tem cura? Você pode me dizer o que eu posso fazer?
Desde já eu agradeço.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Flórida Spots é considerada uma afecção na córnea que não causa desconforto e nem leva à cegueira. É como se fosse um "sinal" translúcido, uma opacidade que surge e até hoje ninguém conseguiu provar a sua origem. Sabe-se que não responde a antibióticos, antivirais e nem a antifúnficos. É mais comum em gatos de vida livre, mas encontramos comumente até em cães que vivem em apartamentos. Em Florianópolis você pode procurar o Dr Emílio Rodrigues na Pronto Vet Clínica Veterinária.

Se for flórida spots fique bem tranquila ok?

Um abraço e boa sorte!

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Bruna,

Somente examinando para dar o diagnóstico...o que você pode fazer é levar em um hospital escola de medicina veterinária. Lá você conseguirá uma consulta a baixo custo.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Frajolla disse...

Olá, tudo bem?

Minha cachorra está com úlcera na córnea desde outubro do ano passado. Já passei pomada e pinguei colírio, mas ainda não resolveu. Eu levo ela na veterinária a cada quinze dias, mas até agora não melhorou. Será que a oftalmologista veterinária está fazendo o tratamento correto? Eu pingo Vigamox e Cetrolac, junto com um lacrima, porque ela apresentou olho seco também. O tratamento está correto? Existe outro tipo de tratamento que eu possa fazer?

Aline r disse...

Boa noite!
Temos um bulldog Inglês que esta com ulcera na córnea, foi avaliado pelo Dr. Pigatto no final do ano passado, ele receitou Still e aceticisteína. O Thor meçhorou bastante mas agora voltou a ter os sintomas, posso utilizar os mesmo colírios? O acetil é indicado para que?

Obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Oi Aline,

O seu cão precisa ser examinado. Não é porque já teve úlcera que está com o mesmo tipo de úlcera entende? As úlceras de córnea mal conduzidas podem perfurar um olho em 48h.A acetilcisteína é para inibir a degradação do colágeno da córnea, mas é manipulada e sua validade é 30 dias em geladeira depois de aberto o frasco. Entre em contato com o Prof Pigatto o mais rápido possível.Coloque um colar protetor no seu cão.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Frajolla,

Pelo que você relata a sua cadela pode estar com úlcera indolente e provavelmente precise de um procedimento cirúrgico para resolver o problema. Além do mais a causa da úlcera deve ser corrigida.Olho seco, cílios invertidos, pêlos nos olhos... Pacientes com olho seco apresentam dificuldade de cicatrização da córnea. Muitos cães não respondem somente a lágrimas artificiais...muitas vezes é preciso usar estimulantes da glândula lacrimal, como tacrolimus e ciclosporina. Converse com o seu Médico Veterinário.Também é importante usar o colar elizabetano.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Edelaine Lima disse...

minha cachorra da raça sharpei deu sarna e uma pequena lesão ocular estou fazendo o tratamento da sarna com antibioticos.estou tendo sucesso,usei a pomada epitezan por 7 dias prescrição da veterinaria deu uma melhora boa.agora ela não esta enxergando nada o que faço

Anônimo disse...

Bom dia Dra.
Tenho um Shitsu, e 3 semanas atras, ele enfiou a cara na terra e consequentemente lesou um dos olhos superficialmente, ao mesmo tempo ele teve uma mau estar gastrico, que foi bem tratado, com medicamentos e ciprovet no olho lesado, hoje o olho tem uma aparencia boa, abertos e a vermelhidão quase nula, porem noto um chanfrado pequeno, tipo bolinha de gude quebrada, de 2-3 milimetros, não vejo nenhum furo ou outro sinal de lesão, os reflexos da visão parecem normais, não tenho um oftalmo para dar parecer, por isto preciso de sua opinião, fico grato.

Wilson

Oftalmologia Animal disse...

Boa note Wilson,

é muito difícil dar opinião sem examinar. O que posso lhe dizer é que após uma lesão na córnea é comum ficar uma cicatriz que se apresenta como uma opacidade. de qualquer forma lhe aconselho procurar um oftalmologista veterinário.

Um abraço

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Edelaine, boa noite.

Devido a gravidade da situação, não perca tempo. Consulte o quanto antes um oftalmologista veterinário.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

paulo rodrigues disse...

boa tarde!! tenho um cao de 13 anos de idade e fica a maioria de tempo com os olhos fechados e lagrimejando muito e sempre lavo com agua o que devo fazer.paulo

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Paulo,

o seu cão precisa ser atendido o quanto antes por um oftalmologista veterinário.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá doutora!
Tenho um shih tzu de seis meses e ele foi diagnosticado com úlcera de córnea. O oftalmologista passou o Colirio de Atropina 1% e o Colirio Ciprovete. Reparei que após iniciar o tratamento, o olhinho afetado ficou esbranquiçado e o thor (cachorro) fica agressivo quando vou aplicar os remédios. Esse esbranquiçamento é normal? ? Conforme os dias de tratamento passem isso vai melhorar?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

A agressividade do seu cão deve ser desconforto na hora da aplicação dos colírios e dor pela lesão mesmo. SE possível consulte um oftalmologista veterinário para ver se não é caso de um procedimento cirúrgico, ou então retorne a cada 48h para o clínico acompanhar e solicite um remédio para dor. Use colar elizabetano. Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

madalena disse...

bom dia dr gostaria de saber quando perfura o olho. e que estufa a bolinha do olho p/ fora ,tem que fazer cirurgia ou é so com tratamentos,via oral, pois peguei o cachorro de uma amiga e pos cruzar com a minha cachorrinha , e deu tipo uma congitivite, ed epois de 5 dias estufou para fora a veterinaria disse que foi briga mais eu acredito que nao. o que pode me ajudar. obrigado

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Madalena,

A única forma de salvar um olho perfurado é com cirurgia de urgência! Procure o quanto antes um oftalmologista veterinário.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Bruna F. disse...

Olá doutor, eu tenho um shih tzu de 3 anos que já teve úlcera de córnea. Ele sente muita coceira por conta da lágrima, gostaria de saber se há algum produto que eu possa usar (como por exemplo Stomorgyl)sem que haja perigo de que a úlcera volte. Atenciosamente Bruna.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Bruna,

Você deve consultar um oftalmologista para saber se não há uma falta de qualidade de lágrima ou cílios ectópicos que causem a coceira nos olhos.

um abraço

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Bruna,

Você deve consultar um oftalmologista para saber se não há uma falta de qualidade de lágrima ou cílios ectópicos que causem a coceira nos olhos.

um abraço

Fabiana Quartiero

Carla disse...

Boa noite Doutora,
Então, eu tenho um Dachshund, já o ganhei com uma mancha branca nos olhos, percebo que aparentemente não o incomoda, mas sempre está com "remela" nos olhos (nos dois). Levei ao veterinário e ele não soube identificar, pediu pra tratar com tobramicina 3 mg/ml, 1 gota em 6 em 6 horas, se não melhorar em 10 dias de uso do colírio, encaminhar para fazer a cirurgia.
Estou preocupada com meu cachorro, queria saber a opinião de um especialista.

Obrigada pela atenção,

att: Carla Santana

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Carla

Esta raça têm tendência genética para distrofia de córnea. Para saber se é o caso do seu cão você precisa levá-lo para um exame oftálmico completo com um oftalmologista veterinário.

Um abraço

Fabiana Quartiero

Ana Paula Miranda Lima disse...

Olá Drª!
Tenho um York Shire de 4 anos e a mais ou menos 2 meses ele começou a apresentar uma mancha embaçada no olho direito, localizada encima da pupila. Levei ele no veterinário, mas ele disse que poderia ser causado pelo vento nos passeios de carro. Na minha região não existe médico veterinário especialista em oftalmologia e nem nas regiões próximas. Estou muito preocupada. No entanto a lesão parece ser estabilizada, não melhora nem piora. O olho dele também lagrimeja muito e remela.

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Ana Paula,

Se você não conseguir um oftalmologista veterinário, solicite que o seu clínico geral faça um teste da lágrima de Schirmer e a prova da fluoresceína para investigar olho seco e úlcera de córnea. Das doenças que acometem a córnea essas são as mais comuns e mais urgentes de serem tratadas.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Ana paula silva disse...

oi Doutor meu cão (lhasa apso)operou de ulcera nos 02 olhos, olho direito estava igual na figura 03.
Dia 14 faz um mes da cirurgia,ainda toma remédios e usa colírios.
mas sera que ja posso da banho?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Ana Paula,

Somente o médico Veterinário que tratou o seu cão pode liberar ele para o banho.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Ruben Prado disse...

Boa noite Dr. gostaria de saber qual colírio deve ser usado no caso de bicheira ja tratada mas que deixou uma úlcera na vista da cachorra. Desde já obrigado pela atenção.

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Ruben,

A úlcera de córnea é uma afecção potencialmente grave e deve ser tratada por um médico veterinário oftalmologista ou por um clínico geral com experiência na área. Seu cão precisa ser avaliado para saber qual o colírio mais indicado.

Atenciosamente,

Fabiana Quartiero

Wagner disse...

Olá Dra. Fabiana

Minha cachorrinha, uma SRD de 6 anos foi diagnosticada com úlcera de córnea (foi feito o teste com aquele colírio verde) e o veterinário recomendou o uso do Tobramax, 1 gota por dia, a úlcera melhorou mas o olho continua vermelho e lacrimejando um pouco e o veterinário recomendou continuar com o tobramax mas o problema e que o bendito colírio sumiu do mercado e o veterinário disse para utilizar o ciprovet pois serve como substituto para o tobramax, esta informação procede? Li que o ciprovet pode arder e não queria provocar mais sofrimento na minha cachorrinha.

Se puder responder eu agradeço

Obrigado

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Wagner

O ciprovet arde sim. É um antibiótico mais forte do que o tobramax, mas de qualquer forma 1 vez ao dia é insuficiente para tratar um úlcera. Se recomenda pelo menos 4X ao dia. Em farmácia humana você encontra a tobramicina 0,3% colírio que é o mesmo antibiótico do tobramax. Abraço

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Wagner

O ciprovet arde sim. É um antibiótico mais forte do que o tobramax, mas de qualquer forma 1 vez ao dia é insuficiente para tratar um úlcera. Se recomenda pelo menos 4X ao dia. Em farmácia humana você encontra a tobramicina 0,3% colírio que é o mesmo antibiótico do tobramax. Abraço

Fabio e Livia disse...

Bom dia Dra. Fabiana, meu cachorro está com muita secreção em um dos olhos e quando limpamos, vemos um "esbranquiçado" no olho, você teria a indicação de algum vet oftalmo na região de Araraquara/SP e Ribeirão Preto/SP ?

Muito Obrigado!
Fabio.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Fábio e Livia

Em Jaboticabal tem o Serviço de Oftalmologia Veterinária da UNESP. Em Ribeirão Preto tem o Dr Fabrício Mamede.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

uiara candida disse...

olá
tenho uma duvida
a tobramicina que devo usar no meu cachorro e a mesmo que usa em gente

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Sim a tobramicina 0,3%. Você compra em farmácia humana.

Att,

Fabiana Quartiero

matheus aleixo disse...

Meu cachorrinho teve o olho perfurado por uma briga com outro cachorro, levamos ao primeiro veterinário, onde o mesmo nos informou para passar Keravit, passamos e no outro dia amanheceu completamente infeccionando. No mesmo dia levamos para o segundo veterinario, onde nos receitou uma nova medicação a base de corticóide, como estavamos com medo devido a piora no primeiro quadro, resolvemos procurar informações na internet, onde descobrimos que em caso de ulcera de córnea NAO SE DEVE USAR CORTICOIDE!!! Então procuramos o terceiro veterinário, nesta altura o olho do meu cachorrinho já estava completamente infeccionado, com dor, saindo sangue, este nos orientou sobre o nao uso do corticoide neste caso e que naquela altura o melhor a se fazer seria a enucleação ocular (retirada do olho) devido ao alto grau de infecção. Estou completamente triste com a má orientação que tive, mesmo buscando ajuda médica, que custou a visão e o olhinho do meu Sebastian de 1 aninho! A cirurgia esta marcada para quinta feira dia 08/10/2015 as 9 da manha. Peço para os futuros medicos veterinarios que se lerem este meu comentário, a nao se transformarem a iguais a esses que tive o azar de levar o meu cachorrinho. Procurei ajuda desde o inicio, não polpei esforço, o levei até a outra cidade para se consultar mas infelizmente devido a tanta medicação errada, irão tirar o olhinho dele essa semana :(

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 455 de 455   Recentes› Mais recentes»