12/04/2009

Úlceras de Córnea

Úlceras de córnea ocorrem com grande freqüência em cães e gatos, principalmente nas raças braquicefálicas (focinho “achatado”). Podem ser causadas por diversos motivos, mas os principais são os traumas, entrópio (pálpebras viradas para dentro), triquíase e distiquíase (cílios e pêlos tocando a córnea) e ceratoconjuntivite seca (doença causada pela diminuição da quantidade ou da qualidade da lágrima).

Por que tratar a Úlcera de Córnea?


Quanto mais superficial a úlcera de córnea mais dolorida ela é, pois as terminações nervosas da córnea se encontraram na superfície. Por isso que apresentamos o reflexo de piscar quando cai um cisco no olho, por exemplo. Portanto quando seu animalzinho aparentar desconforto ocular (olho fechado, piscando muito e lacrimejando), procure o mais rápido possível um oftalmologista veterinário. Agora você pode se perguntar: “mas se é superficial, porque a urgência no atendimento?”. Porque em úlceras mais profundas a dor é menos intensa (não há terminações nervosas nas camadas mais profundas), então você pode achar que ele está “melhorando”, mas na verdade a situação está mais grave, e uma úlcera de córnea não tratada, ou tratada de maneira incorreta, pode levar à perfuração ocular.

Constituição da Córnea


Apesar de a córnea ser uma estrutura fina (0,6 a 1,0 mm de espessura central em cães) microscopicamente é constituída por quatro camadas:
  • Epitélio com membrana basal;
  • Estroma;
  • Membrana de descemet e endotélio (figura 1 A).
Quando ocorre uma úlcera superficial, a camada epitelial já foi perdida e a lesão já se encontra no estroma (figura 1 B).

camadas histológicas da córnea e de uma córnea com úlcera

Figura 1: Desenho esquemático das camadas histológicas da córnea (A) e de uma úlcera corneana atingindo a camada estromal (B).

Diagnóstico de Úlcera de Córnea


O diagnóstico é realizado quando instilamos colírio de fluoresceína sobre a córnea. Este colírio irá corar de verde o local onde está a úlcera (figura 2 B).

Córnea antes e depois do teste de fluoresceína

Figura 2: Córnea antes do teste da fluoresceína. Teste da fluoresceína positiva evidenciando úlcera de córnea superficial em cão (seta) (B).

Sem este teste, muitas vezes, é difícil localizar a lesão (figura 2 A). Mas a fluoresceína só cora a camada estromal da córnea, portanto úlceras muito profundas (figura 3), com risco de perfuração ocular, não se coram.

Úlcera profunda

Figura 3: Úlcera profunda (seta) em cão com ceratoconjuntivite seca crônica. Observe intensa melanose e edema de córnea.

455 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 455   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Olá Dra Fabiana
Tenho um cãozinho da raça shitzu e ele esta com ulcera de cornea, percebemos que ele piscava muito o olho direito, tinha muita secreção e uma membrana branca que cobria seu olho. Levamos ao veterianario e diagnosticado o problema começamos a tratar com colirio ciprovet. Foi recomendado limpar com água buricada, apenas por fora do olhinho, e pingar uma gota do colírio 6x ao dia. Colocamos o colar nele, pois o veterinário falou que era grave e podia romper a ulcera. Na quarta vez que fomos passar o colírio ele chorou muito e saiu sangue do seu olhinho, levamos ele imediatamente pro veterianario ele ficou internado e teve que fazer uma flap de terceira palpebra. Ele chora bastante qdo passamos o colírio, gostaria de saber se ele sente dor por causa do colírio. Ele chegou a defecar duas vezes na hora em que passamos colírio. Esse procedimento de flap de terceira certebra pode salvar a visão dele? Quais são suas chances em porcentagem, preferimos deixar ele na clinica para ser tratado, é melhor ou a distancia de nós pode prejudicar o tratamento dele?
Att Joanna

Priscila disse...

Ola Bom dia. Preciso de uma ajuda. Tenho uma cachorra de 2 anos e meio. Ela é uma pastor alemão com capa preta, porte grande.|A uns dias começou a ter os olhos lacrimejar e hoje de manha acordou com um deles bem pequenininho, e com muita remela. Acho que ela pegou conjuntivite. Dr,o que devo passar nos olhinhos dela? vi que o colirio still juntamente com o lacrigel ébom.. posso passar nos olhinhos dela ? me de uma luz por favor.... (há outra coisa, a conjutivite em animalpode passar para o adulto ?) aguardo a resposta urgente, muito muito obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Jullie Anne,

Na verdade o vírus da cinomose atinge a glândula lacrimal...portanto, toda essa secreção não é infecção, é a parte mucosa e gordurosa da lágrima, pois a parte que contém água fica diminuida (olhe a postagem ceratoconjuntivite seca). Peça para o seu veterinário indicar um trtamento para o olho seco. Ele precisa na verdade são de substitutos de lágrima. Ciprovet é apenas um antibiótico com um cicatrizante.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Se o seu bebê pug tiver condições de ser anestesiado, o melhor é fazer um flap pediculado neste olho. Procure um oftalmologista veterinário, pois se está assim tão grave, somente cirurgia mesmo.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Joana,

Se ocorreu perfuração deste olho ele precisaria de uma cirurgia que trouxesse vasos sanguíneos para o local (flape de conjuntiva)...o flap de terceira pápebra é somente uma proteção. Com certeza ele sente dor, pois úlceras profundas são acompanhadas de uveíte, que é um quadro muito doloroso. A maioria dos animais reclamam do ciprovet...ele causa ardência pela alta concentração de condoitina.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Criatório Doce & Vida disse...

Boa noite Dra. , tdo bem?? Minha shih tzu de 9 meses esta com ulcera na cornea, e o vet. indicou zymar, acular ls e epytegel por 10 dias, pingando 1 gota a cada 1 hora, intercalndo os 3... ou seja, usarei o mesmo colirio a cada 3 horas...tava melhorando...a capa q estava se formando desapareceu e ficou um ponto branco. Agora, no fim do tratamento voltou tdo de novo. Ela so fica com o olho meio fechado e lacrimeja muito... sou de sete lagoas, minas gerais. O q devo fazer? obrigada.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Se a sua Shi-tzu está apresentando úlceras recorrentes é pq a causa da ulcera ainda está presente...leve em um veterinário oftalmologista para investigar se não apresenta falta de lágrima, ou então cílios ou pêlos tocando a córnea.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá Doutora
Tenho um gato SRD que foi diagnosticado com úlcera de cornea decorrente de trauma. Provavelmente por causa da unha segundo o vet. O diagnostico ocorreu duas semanas depois de iniciados os sintomas, Foi receitado colirio Zymar. Após dois dias ele foi visto e nao houve melhora. Foi dada a opçao de cirurgia ou entao tratamento com EDTA. Continuou-se o tratamento com EDTa + Zymar e aparentemente nao houve melhora após duas semanas com este tratamento. Ele nao parecia ter dor, pois nao piscava nem fechava este olho. A 04 dias o Zymar foi substituido por Tobrex, continuando em conjunto com EDTA. E a dois dias o quadro de dor apareceu. O vet diz que o tratamento deve ser cirurgico, que o tratamento realizado até o momento é uma alternativa mas pode, não ser de fato, efetivo. É isto mesmo? Quais as alternativas de tratamento para úlcera de córnea em gatos?
Obrigada, Daniela

Deise disse...

Dr. Fabiana, Tenho um labrador chocolate que está com ulcera no dois olhos. Não sei lhe explicar a causa porem so posso deduzir que foi por trauma. Desde pequenino ele sempre teve problema com imunidade e baixa resistência. Lhe garanto que ele é muito bem cuidado, ração de qualidade, atenção de qualidade, enfim moramos no interior do ceará e aqui possui poucos veterinarios um especialista então não existe. Estou utilizando o colirio tobrex, e admistrando de 12 em 12 horas doxifin e meticorten. O problema de meu cachorro é muito dificil de diagnosticar, ele teve muita febre durante dias somando outros sintomas que se equivalem muito ao quadro de doença do carrapato ele possui todas as vacinas, fez varios exames( descartando com isso calazar e cinomose) Carrapato se tirei 2 dele durante esse 1 ano e 3 meses de vida foi muito, porem o veterinario esta o tratando como se fosse doença do carrapato. A questão doutora ta muito lenta a recuperação de meu filho, ele ficou 8 dias internado, hoje está um pouco melhor e sendo tratado em casa, porem possui a ulcera nos olhos, espamo muscular na pata direita( não sei pq) e dificuldade de respirar com secreção no setpo nasal. Ontem ele estava dormindo ao abrir o olho gritou de dor e depois disso não para de escorrer uma secreção quase incolor do olho esquerdo dele está mais calmo mas fiquei preocupada do quadro dele ter piorado. é normal essa secreção eu continuei colocando o colirio.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Deise,

Fiquei preocupada pois estes sinais de baixa imunidade, problemas respiratórios, mioclonia (patinha tremendo),secreção ocular, úlceras de córnea, são característicos de cinomose. O fato dele ser vacinado não impede que pegue a doença, pois depende da capacidade do sistema imunológico dele em responder à vacina. O ideal seria pedir um teste para cinomose por PCR. Também é comum os cães terem cinomose e doença do carrapato ao mesmo tempo. É importante que ele tome corticóide oral para evitar o avanço dos sinais neurológicos, entretando o corticóide dificulta a cicatrização das úlceras de córnea...é uma situação bem delicada. O ideal é consultar um oftalmologista veterinário e se possível fazer cirurgia para evitar o avanço das úlceras. Pela minha experiência nestes casos é possível que ele passe por anestesia assim que estiver um pouco mais estável, com menos infecção sistêmica. Converse com seu clínico geral e com um oftalmologista para decidir pelo melhor. Mantenha os olhos sempre lubrificados com lágrima artificial várias vezes ao dia e mantenha a tobramicina de 4-4h.

Boa sorte,

Um abraço

Fernanda disse...

Olá Dra.
meu nome é Fernanda, moro em Blumenau. Tenho uma cachorra da raça Beagle com 9 anos. Tem uns 3 ou 4 meses que descobrimos que ela está com diabetes. Como nunca teve cria e estava com cistos nos ovários foi feita uma cirurgia pa retirada dos ovários e útero. Desde então a diabetes está abaixando (ela tomava insulina humana duas vezes ao dia, mas já está apenas uma vez). Antes mesmo de descobrirmos a diabetes ela estava com uma segreção nos olhos de cor amarelada, foi feito tratamento e agora está mais branca, acredito que tentando limpar machucou um olho e está com uma úcera na córnea, tb estamos tratando com um colírio chamado TOBRAMAX. Nossa veterinária pediu para procurarmos um veterinário olfalmologista para saber se deveria fazer uma cirurgia para fechar ou teria algum outro tratamento. Você poderia nos ajudar, ou nos passar algum veterinário especializado nisso?
Agradeço a atenção,
Fernanda.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Fernanda,

Úlceras profundas devem ser tratadas cirurgicamente mesmo. Consulte o Dr Emílio em Florianopolis-SC: 48-9101.1500 ou da clínica: 48-3224.3044.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Fernanda,

Úlceras profundas devem ser tratadas cirurgicamente mesmo. Consulte o Dr Emílio em Florianopolis-SC: 48-9101.1500 ou da clínica: 48-3224.3044.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Fernanda,

Úlceras profundas devem ser tratadas cirurgicamente mesmo. Consulte o Dr Emílio em Florianopolis-SC: 48-9101.1500 ou da clínica: 48-3224.3044.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Julieta disse...

Olá, Doutora. Sou de Belo Horizonte e meu Shitzu há 1 mês teve uma conjuntivite que foi tratada com colírio de tobramicina. Há 3 dias está com os olhos muito vermelhos e hoje acordou cheio de secreção esverdeada. O veterinário dele está viajando. Levei-o na veterinária do Pet Shop e ela receitou colírio Biamotil D (ciprofloxacino+dexametasona) de 4/4 hs hoje e apartir de amanhã de 8/8 hs por 7 dias. Estou insegura, está correto este colírio para cães com conjuntivite?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Julieta,

Se o seu cão realmente tem conjuntivite o tratamento está correto. Muito cuidado caso ele apresente uma úlcera de córnea, o corticóide impede a cicatrização. O Shitzu é muito predisposto a ter ceratoconjuntivite seca também.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Natasha disse...

Olá Dra Fabiana!
Tenho uma beagle de 12 anos que está com uma úlcera de córnea diagnosticada pelo veterinário oftalmologista, ela está em uso de colar protetor e de um colírio manipulado para aumentar a quantidade de lagrima (creio eu)há um mes, ele já reavaliou e indicou uma cirurgia, que é feito uma especie de retalho, da cornea do proprio olho, e em um segundo tempo cirurgico é cortado o pediculo desse retalho.
Eu particularmente tenho receio de submete-la a 2 tempos cirurgicos, por mais que ela tenha boas condições clínicas. Gostaria de saber se a Sra indicaria outra terapeutica mais conservadora, ou outra tecnica cirurgica.
Obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Natasha,

O procedimento é este mesmo. Se fosse uma pessoa talvez não precisasse anestesiar uma segunda vez...mas os nossos filhotes não entendem que precisam ficar imóveis para a realização de um procedimento tão delicado. Se o seu oftalmo recomendou é porque provavelmente é o melhor para resolver o problema do seu beagle.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Natasha,

O procedimento é este mesmo. Se fosse uma pessoa talvez não precisasse anestesiar uma segunda vez...mas os nossos filhotes não entendem que precisam ficar imóveis para a realização de um procedimento tão delicado. Se o seu oftalmo recomendou é porque provavelmente é o melhor para resolver o problema do seu beagle.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Natasha,

O procedimento é este mesmo. Se fosse uma pessoa talvez não precisasse anestesiar uma segunda vez...mas os nossos filhotes não entendem que precisam ficar imóveis para a realização de um procedimento tão delicado. Se o seu oftalmo recomendou é porque provavelmente é o melhor para resolver o problema do seu beagle.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Michelle disse...

Olá doutora,
Moro em Porto Alegre \ RS
Tenho um buldogue francês que desenvolveu úlcera de córnea profunda em um dos olhos e a vet dele realizou um procedimento de sutura provisoria da conjuntiva e o colirio CIPROVET, akém disso esta tomando MAX CAM.
Apesar de confiar muito na veretinária, fiquei meio com duvidas sobre a sutura, pode me orientar?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Michelle,

Provavelmente a colega realizou um flape de terceira pálpebra. É o recomendado se a úlcera ainda estiver no estroma (se ainda corou com fluoresceína). Quando as úlceras são muito profundas é necessário um flape de conjuntiva bulbar, que geralmente é realizado somente por oftalmologistas, para levar irrigação sangúinea até a lesão e promover cicatrização.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

adelaide fraga disse...

ola tenho um cachorrinho pinche ele a tres anos atras deu um problema no olho direito dele ficava remelando e meu azulado ai a veterinaria passou dois remedios um e biamontil eo outro foi o dunason foi muito bom com tres dias resolveu ..mais agora deu denovo so achei o biamontil pra compra o dunason nao tem mais no mercado qual devo uza no luga dele por favor me ajudem...

Nick disse...

Dr. minha gata estava com o olho esquerdo sem brilho e lacrimejando, levei ao veterinário do hospital universitaria, eles fizeram o que chamam de "Flap", mas hoje ela foi tirar os pontos e não melhorou. Gostaria de tirar uma foto e mandar para que o Senhor desse uma olhada...poderia me fazer esse favor?
Estou muito preocupada, me ajude!
Karina

Marcelo Para' disse...

Olá Doutora,

Há um tempo atrás mandei um comentário sobre uma gatinha que adotamos. Descobrimos que ela é extremamente microftálmica e que nasceu sem parte da pálpebra. Esse último problema é o motivo dos cílios sempre entrarem nos olhos, causando muita remela e irritação.
O especialista disse que não pode operar agora, porque ela é pequena (4-5 meses) e provavelmente ela não conseguiria fechar completamente os olhos. Vamos esperar ela crescer mais um pouco. Ele receitou um gel para passarmos no olho dela, muitas vezes ao dia, chama-se Refresh. Finalmente descobrimos o problema da pequena!

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Marcelo,

Que bom que descobriram! Agora é só esperar a guriazinha crescer um pouquinho.

Um abraço


Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde karina,

Pode mandar a foto para o e-mail fabianaquartiero@hotmail.com com resolução acima de 7mega. Só não prometo que possa ajudar muito, pois nada susbstitui o exame clínico.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Adelaide,

Não lhe aconselho a fazer o tratamento oftálmico por conta própria...cada colírio possui uma função diferente e olho irritado e vermelho é um sinal clínico comum a diversas doenças....

Procure um oftalmologista veterinário ok?

Um abraço

Fabiana Quartiero

Sitio Vivenda Do Valle disse...

Boa noite eu moro no interior de Sp onde so tem uma clinica veterinária e nao é la dessas coisas é tipo um quebra galho bom vamos lá eu ganhei 2 Pugs um de 3 meses e uma de 6 meses o machinho de 3 meses de um dia para o outro eu notei que seu olho esuqerdo estava com uma camada de pelicula branca e o levei ao veterinaria de minha cidade onde o mesmo nao me falou nada alias me falou que isso é normal da raça e me receitou um colirio chamado Oflox pediu para eu passar 3 vezes ao dia na primeira vez que eu passei foi a noite no dia seguinte eu fui ver meu filhote e notei que o olho que estaqva com uma membrana branca esta pior alem de estar mais bronco esta bem no meio com uma pinta vermelha tipo sangue liguei para o meu veterinario e ele falou que era normal e era para eu continuar a pingar o colirio ja passei 8 vezes e noto que ele nao esta mais enchergando dessa vista por favor me de um luz pois nao quero que meu cao perca a visao por falta de conhecimento clinico no caso pois vi que meu veterinario nao sabe ou nao tem experiencia com esse tipo de caso DRA. por favor me ajude se precisar eu tiro fotos dom olho dele e lhe envio sei que nao é o ideal mas estou desisperado e com medo que ele perca a visao desse olho no qual fiz teste por mim mesmo e noto que nao encherga mais desse olho isso faz hoje 3 dias que ele esta ssim muito obrigado e agurado um retorno Atenciosamente Welson

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Welson,

Os pugs fazem úlcera de córnea comumente pois apresentam os olhos mais proeminentes, as pregas nasais tocam a córnea e as vezes possuem falta de lágrima também. Ou seja, é complicado e precisa ser acompanhado por um oftalmologista veterinário. Lhe aconselho a levá-lo em um faculdade de veterinária. Recomendo o serviço de oftalmologia veterinária da UNESP de jaboticabal ou da UNESP de Botucatu. Caso seja mais perto SP capital você pode ir até a USP.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Welson,

Os pugs fazem úlcera de córnea comumente pois apresentam os olhos mais proeminentes, as pregas nasais tocam a córnea e as vezes possuem falta de lágrima também. Ou seja, é complicado e precisa ser acompanhado por um oftalmologista veterinário. Lhe aconselho a levá-lo em um faculdade de veterinária. Recomendo o serviço de oftalmologia veterinária da UNESP de jaboticabal ou da UNESP de Botucatu. Caso seja mais perto SP capital você pode ir até a USP.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Welson,

Os pugs fazem úlcera de córnea comumente pois apresentam os olhos mais proeminentes, as pregas nasais tocam a córnea e as vezes possuem falta de lágrima também. Ou seja, é complicado e precisa ser acompanhado por um oftalmologista veterinário. Lhe aconselho a levá-lo em um faculdade de veterinária. Recomendo o serviço de oftalmologia veterinária da UNESP de jaboticabal ou da UNESP de Botucatu. Caso seja mais perto SP capital você pode ir até a USP.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

bom dia, tenho um boxer de 07 anos e dia 13/09/2010 ele fez uma cirurgia de flap, tem ulcera de cornea. Foi indicado pingar alguns colirios pos-operatorio, mas ele está muito bravo e não consigo pinga-los toda vez que tento ele me avança para morder, o que poço fazer, por favor me ajudem.

Anônimo disse...

Boa Noite, meu gato tem uma pupila delatada e com um secremento branco dentro, quando ele acorda o olho dele fica normal as vezes e depois de algum tempo ele fica com esse secremento branco e com a pupila delatada, já levei em varios veterinarios nem um deles soube me explicar oque pode ser
att
Allan

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Allan,

O seu gato precisa ser avaliado de forma minuciosa por um médico veterinário oftalmologista. Não posso opinar sem vê-lo.

Um abraço e boa sorte.

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

realmente é muito difícil tratar um cão indócil e que não passou por adestramento...se você que é o proprietário não consegue dominá-lo provavelmente interná-lo em uma clínica também será complicado. Experimente comprar um focinheira. Use a focinheira e uma coleira para dominá-lo e mostre que está no comando. No começo é difícil mas depois melhora. Lhe dê uma recompensa quando se comportar bem e DIGA UM NÃO BEM FORTE E O IGNORE quando se comportar mal. Cães associam comandos até 15s depois dos seus atos. Depois do tratamento procure um especialista em comportamento animal.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

realmente é muito difícil tratar um cão indócil e que não passou por adestramento...se você que é o proprietário não consegue dominá-lo provavelmente interná-lo em uma clínica também será complicado. Experimente comprar um focinheira. Use a focinheira e uma coleira para dominá-lo e mostre que está no comando. No começo é difícil mas depois melhora. Lhe dê uma recompensa quando se comportar bem e DIGA UM NÃO BEM FORTE E O IGNORE quando se comportar mal. Cães associam comandos até 15s depois dos seus atos. Depois do tratamento procure um especialista em comportamento animal.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

realmente é muito difícil tratar um cão indócil e que não passou por adestramento...se você que é o proprietário não consegue dominá-lo provavelmente interná-lo em uma clínica também será complicado. Experimente comprar um focinheira. Use a focinheira e uma coleira para dominá-lo e mostre que está no comando. No começo é difícil mas depois melhora. Lhe dê uma recompensa quando se comportar bem e DIGA UM NÃO BEM FORTE E O IGNORE quando se comportar mal. Cães associam comandos até 15s depois dos seus atos. Depois do tratamento procure um especialista em comportamento animal.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

realmente é muito difícil tratar um cão indócil e que não passou por adestramento...se você que é o proprietário não consegue dominá-lo provavelmente interná-lo em uma clínica também será complicado. Experimente comprar um focinheira. Use a focinheira e uma coleira para dominá-lo e mostre que está no comando. No começo é difícil mas depois melhora. Lhe dê uma recompensa quando se comportar bem e DIGA UM NÃO BEM FORTE E O IGNORE quando se comportar mal. Cães associam comandos até 15s depois dos seus atos. Depois do tratamento procure um especialista em comportamento animal.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

realmente é muito difícil tratar um cão indócil e que não passou por adestramento...se você que é o proprietário não consegue dominá-lo provavelmente interná-lo em uma clínica também será complicado. Experimente comprar um focinheira. Use a focinheira e uma coleira para dominá-lo e mostre que está no comando. No começo é difícil mas depois melhora. Lhe dê uma recompensa quando se comportar bem e DIGA UM NÃO BEM FORTE E O IGNORE quando se comportar mal. Cães associam comandos até 15s depois dos seus atos. Depois do tratamento procure um especialista em comportamento animal.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

realmente é muito difícil tratar um cão indócil e que não passou por adestramento...se você que é o proprietário não consegue dominá-lo provavelmente interná-lo em uma clínica também será complicado. Experimente comprar um focinheira. Use a focinheira e uma coleira para dominá-lo e mostre que está no comando. No começo é difícil mas depois melhora. Lhe dê uma recompensa quando se comportar bem e DIGA UM NÃO BEM FORTE E O IGNORE quando se comportar mal. Cães associam comandos até 15s depois dos seus atos. Depois do tratamento procure um especialista em comportamento animal.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Juliana disse...

Boa tarde Dra. Tenho uma shitzu de 5 meses que começou a ficar com o canto interno dos olhos bem escuros, vermelhos mas somente os cantos. Falei com o vet dela que receitou dexafenicol 1 vez ao dia. Não estou observando melhoras. Ela coça muito o fucinho na cama, no sofá, no travesseiro. Você pode me dar uma dica??? Grata, Juliana e Fofinha.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Juliana,

Leve a Fofinha a um oftalmologista veterinário para verificar se ela não apresenta falta de lágrima ou pêlos e cílios tocando a córnea. Ela provavelmente apresenta uma pigmentação da conjuntiva e do limbo corneano. A pigmentação ocore sempre que há uma irritação crônica da superfície ocular.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

BOA TARDE DRA.

TENHO UM GATO MAINE COON, FOI DIAGNOSTICADO ULCERA DE CORNEA A UNS SEIS MESES, JA FIZEMOS TODOS OS TRATAMENTOS ATE MESMO A CIRURGIA E AINDA NAO MELHOROU. OS MEDICAMENTOS SAO EPTEZAN, OCUFEM, TOBRAMAX E TBEM O SORO DO PROPRIO SANGUE DELE. A MAIS ALGUMA COISA QUE EU POSSO FAZER ? ME AJUDE POR FAVOR.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

O seu gato Maine Coon precisa ser avaliado por um oftalmologista veterinário. Provavelmente a causa da úlcera ainda não foi descoberta e tratada. Pode ser desde pêlos tocando a córnea até um envolvimento viral.

um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Boa dia!
Meu cãozinho de 16 anos teve úlcera de córnea e foi tratado com colírio ETDA e Ciprovet de 4 em 4 hs. Em 4 dias voltei para revisão de a úlcera não aparecia mais no exame feito com um colírio laranja pela veterinária. Porém ainda está cicatrizando, segundo informações da veterinária. Como ele não está enxergando, já que a catarata do outro olhinho estava bem avançada, gostaria de saber se é possível voltar a enxergar do olhinho doente, após a cicatrização total? Existem casos em que a visão volta como era antes da úlcera?
Aguardo resposta, se possível e desde já agradeço.
Lucianna

BANDA ZEROKAUS disse...

Olá Dra. Fabiana! Meu gato (macho) andou uns dias sumido e voltou com sarna. Tratamos a sarna, mas ele fica com o olho fechado o tempo todo, quase não abre. Ele lacrimeja tanto que chega a escorrer até o nariz e pinga. Perguntei ao veterinário que tratou da sarna e ele disse que era por causa da sarna mesmo, tanto porque, quando ele voltou da rua, já estava com dificuldades de abrir o olho. Como ele já sarou da sarna há uns 15 dias (apesar de ainda usar o sabonete anti-sarna) estou achando que é algum machucado no olho (úlcera). Tem outro detalhe: Ele anda procurando cantos escuros, atrás do sofá, atrás da cortina, enfia a cara no meio dos travesseiros da cama... Será talvez fotossensibilidade?

Airton disse...

Boa noite Drª, achei esse site muito interessante, você ctza demonstra muito conhecimento nessa área! minha dog tá com um problema nos olhos bem parecido com essa tal úlcera corneana! acabei de lhe enviar um email com fotos dela e tdo mais! se puder me ajudar ficarei muito agradecido! pq aqui onde eu moro cada veterinário em que eu a levo me dá um diagnóstico diferente! aff desde já Agradeço! Abraços

Luiz Felipe disse...

Bom dia, Fabiana.
Eu tenho um beagle, o Joey, que há mais ou menos um mês foi diagnosticado com úlcera na córnea. Inicialmente foi feito o tratamento com Ciprovet durante 15 dias (1 gota, duas vezes ao dia), Atropina, tobrex e tobramicina durante 3 semanas. Não houve regressão nem evolução da úlcera, tanto em tamanho quanto em profundidade. Como solução, o oftalmologista proôs o flap da terceira pálpebra. Estamos com medo de fazê-lo pois o Joey, como todo Beagle, é muito agitado e temos medo dele se machucar, acidentalmente, coçando o olho da cirurgia. Já tentamos deixá-lo com o colar durante uma semana mas ele conseguiu quebrá-lo. As vezes o olho dele fica normal, mas as vezes a terceira pálpebra aparece como se inflamada. O que pode ser feito?
Desde já agradeço.
Luiz Felipe

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Lucianna,

A transparência da córnea é que vai determinar o quanto o seu cão vai enxergar depois do tratamento. Algumas lesões são muito extensas e profundas e podem deixar grandes ciatrizes.Após a resolução da úlcera é indicado mais 15 dias de tratamento com um colírio corticóide para diminuir a cicatriz. Pequenas cicatrizes, mesmo centrais, não afetam a visão ao ponto de interferir na vida normal do cão.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia,

É bem provável que o seu gato esteja com uma lesão oftálmica. Este comportamento demonstra que ele está com dor. É comum ocorrer úlcera de córnea por autotraumatismo em animais com sarna na face. Leve-o o mais rápido possível para uma consulta oftalmológica.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Airton,

Obrigada, que bom que o blog está ajudando.

Mande o e-mail, assim lhe indico um colega para lhe atender na sua cidade.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Airton,

Obrigada, que bom que o blog está ajudando.

Mande o e-mail, assim lhe indico um colega para lhe atender na sua cidade.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Luiz Felipe,

Pelo que você me descreve provavelmente o Joey precisa de cirurgia mesmo...esta úlcera já devia ter cicatrizado. Só precisa avaliar também uma provável causa de ulcera e remover esta causa, como um cílio mal implantado por exemplo. O seu Méd. Veterinário é oftalmologista? Caso contrário peça a opinião de um especialista. Mas a indicação é cirúrgica quando o tratamento clínico não tem resposta. E use o colar, mesmo que quebre, persevere e coloque outro! Ele acaba acostumando ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Mônica disse...

Olá doutora, minha gata está com úlcera na córnea, está usando ciprovet 3 x dia, atropina 2 x dia e still colirio 2 x dia...
Em quantos dias mais ou menos é possível notar uma melhora, se houver? è comum formar uma membrana branca em cima da úlcera? Obrigada. Monica.

angelica disse...

Ola..dra.Fabiana
Tenho um cachorro da raça coocker e ele sofre desse problema de não ter lagrimas,resumindo,o veterinário passou 2 colirios o dexavison e um outro que agora não me vem na mente para dizer ao certo,porém era para entrar no lugar do ciprovet.Bom,fiz o uso desses colirios ,agora na segunda-feira comprei a pomada keravit ,mas ele ja estava com um machucado na córnea ,resumindo chamei o veterinario e ele me receitou o ciprovet mesmo.Tentei fugir dele por ser um colirio não muito barato,porém não foi nada bom.A minha pergunta é:o ciprovet é receitado nesse caso mesmo?ou ha um outro que possa substitui-lo? é ulcera na córnea mesmo.
O veterinario ate me disse para parar com a pomada keravit e tbm com os outros colirios ,pq ele acha q o q piorou os olhos foram os colirios.Ciprovet pro resto da vida dele..vc concorda??
obrigada pela atenção
Angelica

Anônimo disse...

Ola! Dra. Preciso de ajuda. Minha gata persa teve ulcera de cornea que nao foi identificada pelo teste verde e o olho perfurou. Fiz entao, uma cirugia que fechou o olho com a palpebra interna, ficou fechado 20 dias mas apesar de cicatrizar a ulcera nao curou com antibiotico TOBREX e antiinflamatorio still. Agora que abriu o olho estou preocupada, pois cuidei muito mas nao obtive melhora. O que poderia fazer. Agradeço muito a ajuda.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Mônica,

Uma úlcera de córnea superficial não complicada deve estar no mínimo 50% cicatrizada em 3 dias.

A parte "branca" pode ser a opacidade da cicatriz (sinal de melhora) ou edema de córnea (sinal de piora)....só avaliando pessoalmente.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Angélica,

O ciprovet é vendido de forma errônea para o tratamento de olho seco. Ele não estimula a produção lacrimal e não se justifica utilizar colírio com um antibiótico tão forte apenas com lubrificante. Para úlcera pode ser utilizado, dependo da situação....Cosulte um médico veterinário oftalmologista ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Alice disse...

Boa Noite, Dr Fabiana!

Tenho um shih tzu de 3 meses de idade. Como ele estava lacrimejando muito levei-o no veterinário e ele foi diagnosticado com ulcera de córnea. Ele me indicou o colírio de tobramicina e o colar elizabetano. Estou tendo muita dificuldade para aplicar o colírio, pois acredito que incomode-o e pra alimenta-lo. Ele está sem comer. Nao consegue. E msm eu dando na boca dele ele nao aceita.
O que faço??? Estou agoniada dele com esse colar e ainda sem se alimentar.
Obrigada!

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

Na verdade é muito difícil eu opinar no caso da sua gatinha pois não vi qual a real gravidade da situação dela....Olho perfurado é sempre um caso delicado, mas em muitas situações pode ser salvo com muita dedicação da parte do profissional e do proprietário. Consulte um médico veterinário oftalmologista ok? Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Alice,

Converse com o seu médico veterinário para que lhe indique uma medicação oral para dor. Ele não está comendo pq a úlcera de córnea é muito dolorosa! Mantenha de colar e aplique corretamente os colírios! Solicite também um colírio para manter a pupila dilatada e aplique durante 3 dias. Dilatando a pupila a dor alivia.

Retorne ao seu veterinário de 2/2 dias até a situação estar sob controle.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

natalia disse...

Olá....

Dra tenho um boxer filhote(5 meses)e hj por um, terrível, acidente meu pai derrubou alcool em seu olho.....isso foi por volta de umas 15hs, lavamos com água corrente. Porém as 18hs ainda estava mto irritado seu olho(ele nem conseguia abrir) fomos ao vet e ele nos falou q o Romeu estava com uma ulcera, causada por este acidente....medicou com uma injeção de antibiótico e uma de anti inflamatorio...e para casa receitou um colirio e coleira(para ele não coçar) estou DESESPERADA!!! Se fizermos o tratamento devidamente(e já estavamos realizando) ele vai se curar?? A chance de ele não enxergar mais é mto grande?? Estou mto assustada...sei que a distancia fik complicado avaliar o caso....mas por favor me dê alguma direção!
Mto obrigada
Natalia

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Natália,

Como eu comentei acima para a Alice, o ideal é fazer revisões a cada 48h até ter certeza de que não será necessário um procedimento cirúgico. Se a úlcera for superficial deve cicatrizar em no máximo 7 dias.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

carlinha disse...

olá Doutora, me chamo Carla, sou de Fortaleza CE, tenho uma cadela de 2 anos, da raça pinscher que está com o diagnóstico de úlcera de córnea. a veterinária passou o colírio coprovet, porém compramos o colírio UCB, por indicação de outra pessoa, após uma semana, a levamos para a segunda consulta (os dois olhinhos da cadela já estavam esbranquiçados com uma esfera escura no meio...) a veterinária falou que a cachorra piorou porque usamos o colírio errado e que ela tinha 80% de chance de ficar sega. e passou novamente o colírio ciprovet e o colar elizabethan. então compramos e estamos usando a duas semanas. Percebo que a cadela ainda encherga, mas com dificuldade, os olhinhos dela já estão criando algumas manchinhas avermelhadas. estou com muito medo de ela ficar sega. minha pergunta é: Quando é que sei se ela está melhorando ou não, se para o quadro que ela apresenta ainda tem jeito ou não, se ela vai ficar boa, se vai ficar cega... estou muito preocupada, abraçosssss

Anônimo disse...

Dra.
Tenho uma shitzu de quase 2 anos, e alguns dias percebi que ela estava triste com olhos remelentos, então fui examiná-la e percebe úlcera de córnea e olhos esbranquiçados nos dois olhos. Levei no veterinário e ele receito Ciprovet 1x ao dia, Azicox 50 mg 1comprimido ao dia e o Still Colírio 4 vezes ao dia, também estamos utilizando colar elizabetano. Mas ele não é especialista. Me indicaram o Dr. Nilo, mas ele só atende na UFG, já tentei ligar pra marcar uma consulta mas não consegui. Gostaria de saber se foi medicado corretamente? Tem oftalmologista veterinário aqui em Goiânia, poderia me indicar?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

O colírio antibiótico (neste caso o Ciprovet) deve ser utilizado no mínimo 3x ao dia, dependendo da gravidade da úlcera...entretanto este colírio pode causar ardência...procure o quanto antes a Dra Paula Galera ou alguém de sua equipe na Universidade de Brasília.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Carla,

Vai ser muito difícil para você pereceber uma melhora, masalguns sinais são importantes: a parte branca do olho (esclera) deve estar cada vez menos vermelha, a córnea deve começar a ficar transparente e não azulada e ela deve estar cada vez com menos dor (olhos abertos e bem disposta). Pode me mandar uma foto do olho com boa resolução (fabianaquartiero@hotmail.com).
Já procurou um oftalmologista veterinário na sua cidade?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Carla,

Vai ser muito difícil para você pereceber uma melhora, masalguns sinais são importantes: a parte branca do olho (esclera) deve estar cada vez menos vermelha, a córnea deve começar a ficar transparente e não azulada e ela deve estar cada vez com menos dor (olhos abertos e bem disposta). Pode me mandar uma foto do olho com boa resolução (fabianaquartiero@hotmail.com).
Já procurou um oftalmologista veterinário na sua cidade?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Boa tarde..bom tenho uma cachorrinha piquinez e ela depois de passar alguns dias com o olho lacrimejando e ficando fechado ela ficou todo branco.A levei na veterinaria que disse q ela tava com ulcera na cornea..então passou a pomada epitezan..ela dar muito trabalho p passar mais estamos conseguindo..o olho dela agora não ta mais branco está tipo esverdeado, mas ela tem horas que fica com ele bem abertinho..ela ta agindo naturalmente e se alimentando bem..será q ela está melhorando do olho??Pq o retorno dela na veterinaria só é dia 03 de janeiro...

carlinha disse...

Boa tarde Dr. Fabiana, sou de Fortaleza Ce, minha cachorrinha teve úlcera de córnea e a veterinária passou o colírio ciprovet. ja faz uns 20 dias que estamos usando o colírio, eu acho que ela está melhorando. a mancha nos olhos dela que estava azulada com um "buraco" preto no meio, começou a ficar esbranquiçada e está diminuindo de fora pra dentro, ou seja, o olhinho dela já está ficando transparente somente nas bordas que já da para ver a cor do olho da cachorra, mas ainda existe uma pequena mancha branca no centro com algumas pintinhas vermelhas e o tal do "buraco preto" foi sumindo aos poucos(não sei se consegui explicar direito...rs). Ela parece que não sente mais dor, pois não pisca mais os olhos, já está até brincando. Será que isso é um sinal de melhora? e se for ainda tenho que usar o colírio? abraços e obrigada pela primeira resposta!!! bjsss

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Carlinha,

Se ele está com menos dor, o olho está clareando e o "buraco" está diminuindo, realmente a situação está melhorando. Mas somente o Médico Veterinário poderá lhe dizer quando parar o colírio, pois precisa ser feito o teste da fluoresceína para verfificar se a úlcera cicatrizou completamente.

Um abraço,


Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

Se a sua cachorrinha pequinês está "apertando" o olhinho é pq está com dor. O ideal é revisar a úlcera de córnea a cada 3 dias. Procure a sua veterinária antes do dia 03.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Karia disse...

Oooi Dra Fabiana. Sou "quase" sua colega...rs é q sou estudante do quinto ano de Medicina Veterinária aqui no Paraná, e estou com problemas com minha velhinha de 20 anos... Ela começou com um hifema q eu tratei com predfort e melhorou. Dias depois, voltou, e parecia ter ulcera de cornea e lesao no cristalino, aí eu acho q ela deve ter batido em algum lugar q causou a perfuração doolho. A minha professora q me orienta numprojeto é oftalmologista, mas como estamos em férias, nao estamos conseguindo manter contato. Eu só quero saber, se a princípio, existe a possibilidade de eu fazer um tratamento clínico para cicatrização (pq ela ja tinha perdido a visao mesmo) sóp q eu nao tenha q leva-la à mesa de cirurgia, pois anestesia num cao de 20 anos é muito complicada, vc sabe...
será q posso manter esse olho "furado" pelo menos até a minha professora poder voltar e fazer a cirurgia se necessário???
obrigada

Raquel Vogel disse...

Olá Dra. Li seus comentários e achei muito preciosos e explicativo. Tenho um pug de 05 anos, que estava com uma dermatite na buchecha e por conta disso teve que ficar com colar elizabetano até a cicatrização, porém supeitamos que durante esse período ele deve ter batido os olhos no colar e gerado um aúlcera. Há 3 dias notei que estava remelando muito de ambos os olhos e levei a veterinaria que o assiste, após analiza-lo receitou os seguintes medicamentos. meloxivet 2xdia,dipirona 2x dia,optimune 3xdia,epitezan 3 xdia/atropina 2 x dia/tobrex 4x dia e recomendo procurar oftalmo para verificar pressão. O resulatdo foi: TLS (?) olho direito 13mm;ceratite pigmentar e fluoresceína negativa,PIO 13. olho esquerdo; blefarospasmo(?),fotofobia (?),heperemia++(?),edema corneano,TLS 30,PIO 16,fluorosteína positiva e início de descementocele sendo a indicação do oftalmo flap conjuntival o qt. antes. A questão é, só com os colírios consigo reverter e salvar a visão do meu puguinho?Pois o pós operatório exige muita disponibilidade de tempo e eu trabalho fora o dia inteiro, ficando impossível o tratamento adequado.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Kária,

Pode manter ássim até a sua prof avaliar. Mas use 4x ao dia um colírio antibiótico (quinolona) e um antiinflamatório não esteroidal 3x ao dia. Lembre de usar o colar elizabetano e dar um analgésico oral caso sinta dor.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Raquel,
A descemetocele é uma emergência cirúrgica. Eu aconselho você a autorizar a cirurgia e conversar com o seu oftalmo sobre a provável causa desta úlcera (falta de lágrima? pêlos batendo na córnea?)e corrigir a causa também.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Paula Cristina Ibiporã/PR disse...

Olá Dra. Fabiana,
Adorei os comentários que li. Meu nome é Paula tenho um shitzu de 4 anos, que tem olho seco, e usa optimune um dia sim outro não. Agora ele está com uma úlcera de córnea, levei-o à veterinária dia 07/01 porque notei muita remela no olho e que estava com o olho miúdo, ela fez a fluoresceína e disse que ele estava com uma ceratite era para instilar tobrex por mais três dias, porque eu já estava pingando há 4 dias, e que estava certo. Como o Puppy não melhorou levei-o novamente ela fez a fluoresceína e disse que ele estava com uma úlcera até grandinha e trocou o tobrex por oflox (8 X ao dia), 5 dias depois eu retornei e ela disse que tinha melhorado muito pouco, pediu para que eu passasse por mais 5 dias e depois voltasse. Os remedios estão corretos? Estou insegura, por favor me ajude. Obrigada

Manoela disse...

Dra. tenho uma cadelinha shih tzu de 1 ano e 7 meses, e ela tem muitos cilios ectópicos, além de alguns cilios do lado de fora do olho que acabam virando e ficando dentro do olho dela, já foram feitas duas cirurgias de cauterização com um oftamologista aqui em florianopolis, mas os pêlos continuam a crescer, começamos a arrancar com pinça os que crescem pq o cirurgiao disse que não tem mais o que fazer, gostaria de uma segunda opinião, existe alguma outra cirurgia que possa ser feita? tem 4 meses já que estou tratando várias ulceras que aparecem toda semana pois até o pêlo crescer o suficiente pra eu conseguir arrancar já machucou mais uma vez o olho dela. não sei mais o q eu posso fazer, tenho medo dela ficar cega mais cedo ou mais tarde... =/

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Manoela,

Realmente novos cílios ectópicos costumam reaparecer em outros locais. Eu costumo curetar um a um removendo o folículo piloso sempre que for necessário.No local onde é removido não nasce mais, mas pode nascer em outros locais. Em casos de grave distiquíase (cílios invertidos) pode ser que seja necessária a realização da técnica cirúrgica de Stades onde todos os cílios são removidos.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Paula,

Sempre é importante investigar a causa da úlcera. Já sabemos que ela tem olho seco, mas será que não tem cílio ectópico? Pálpebras mal formadas? Pêlos tocando a córnea? Sempre é importante manter a córnea muito lubrificada com lágrimas artificiais para auxiliar na cicatrização. Eu voltaria a utilizar o optimune 2x ao dia. Retorne ao seu veterinário a cada 2 dias, pois paciente com olho seco tem uma cicatrização muito ruim pode precisar de cirurgia para evitar a progressão da úlcera.Ah, muito importante utilizar colar elizabetano.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

joyce macedo ; disse...

Olá Dra Fabiana, minha cadelinha tem sarna negra, e atingiu a parte dos olhos isso fez ela coçar muito a região e veio a ocorrer a úlcera em um dos olhos ficou muito grave, e ela coçava muito mesmo com os antibióticos e tudo, e o olho ficou um pouco pra fora, minha veterinária pediu o tratamento com os colirios e realmente o olho voltou para dentro, mais continuou com a úlcera, o que fazer ? está nos dois olhos tenho medo de que ela fique cega!

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Joyce,

Nessas condições só o que posso lhe orientar é procurar um oftalmologista veterinário o quanto antes.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Dra. boa tarde!
Tenho dus gatas que tiveram 3 filhotinhos cada, são gatinhas sem raça definida. Quando os filhotes abriram os olhinhos, apareceu uma secreção que não os deixa mais abrirem os olhos e de difícil remoção, mesmo com soro fisiológico. Gostaria de saber o que pode ser e que medicamento pode ser usado em bebês tão novinhos.
Lilian

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Lilian,

Gatinhos são muito acometidos pelo herpesvírus felino. Caso não receba atendimento à tempo podem ter úlceras profundas com perfuração ocular. Leve em um clínico geral para um exame geral, pois a melhora depende da resposta imunológica, e leve também em um oftalmologista veterinário para avaliar a real gravidade do quadro oftálmico.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Tenho 8 gatos e ontém minha gata estava normal quando fui p/ a cozinha, dali a pouco ela apareceu c/ o olho (um só) meio fechado eu passei um algodão c/ um pouco de água gelada. Hoje ela está c/ olho um pouco mais abertinho mas asvazes escorre uma lágrima e fica rosado em volta do olhinho dela. Meu marido comprou um colírio só p/ irritação q é o q achamos q é, queria saber se esse colírio é bom. Se chama Colírio Veterinário Simões e ñ tem contra indicação. Preciso saber logo p/ saber se posso aplicar. Obrigada.Bruna

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Bruna,

Este colírio não vai ajudar...pode até mascarar uma lesão mais grave...melhor consultar um oftalmologista veterinário amanhã mesmo.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Boa noite Doutora

Tenho uma shitzu, e essa semana ela amanheceu com o olho fechado e muito quietinha, falei com meu veterinario, e ele me disse que é ulcera de cornea, estou passando uma pomada chamada epitezan, minha preocupação é que ela esta muito tristinha, sera que é por causa da dor? Hoje fui aplicar a pomada e da impressão que tem um buracão, é normal? Sera que vai sarar? Sera que ela corre risco de ficar cega? Estou muito preocupada.
abraços

luis disse...

Ola Dra, tenho um pequines de 2 anos e meio, e sexta feira passada, comentamos com o veterinario que ele estava com algo no olho. Ele disse que era uma ulcera na cornea, e que estava meio grave, e q o unico tratamento seria passando colirio, só que ele não nos deixa passar, nem o veterinario consegue, oq podemos fazer?

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Luis,

Esa é uma situação muito delicada...mesmo fazendo cirurgia será necessário instilar colírios no pós operatório...primeiro pergunte para o seu veterinário lhe prescrever um analgésico oral por 3 dias, com dor fica mais complicado tratar. Uma dica que dou para os proprietários é fazer uso de focinheira em casa e colocar o paciente sobre um local alto (máquina de lavar por exemplo) para ele se sentir dominado. Quando se comportar bem lhe dê um petisco. Quando se comportar mal o ignore, não fale nada além de um NÃO bem enfático e não toque nele e nem faça contato visual. É difícil, porque todos tem que mudar o comportamento com ele mostrando quem realmente manda...retorne no seu veterinário a cada 48h para acompanhar a úlcera.

Um abraço e boa sorte

Natália disse...

Boa noite doutora!
Tenho uma shih tzu de 1 ano e 7 meses q está lacrimejando demais... a ponto do bigode ficar tdo molhado! Ela sempre lacrimejou um pouco mais q o normal, mas agora está mto!! Ela já teve conjuntivite faz um tempinho... mas tratamos e ficou tdo ok. Agora ela não está com sintoma de conjuntivite. Estou preocupada com o canal lacrimal. O colírio Tears resolve problemas de canal lacrimal entupido?!?! Valhe a pena levar ela num centro diagnóstico que tem aqui em São Paulo para avaliação completa? Desde já agradeço,
Natália Anjo

Tarciane disse...

Querida Dra.Fabiana, por favor me socorra, tenho uma gata de 5 meses que se chama Tigresa e ela tem um péssimo hábito de mijar no estofado e correr p debaixo dele quando chamada atenção, já troquei d estofado e mesmo seguindo as dicas das lojas de petshop ela não mudou o comportamento e eu tentei removê-la debaixo do pesado sofá com o cabo da vassoura e bati sem ver e sem querer no olho esquerdo dela, e ela correu para o quintal, mas quando cheguei do trab a noite a chamei pois ela só dorme dentro de casa e quando vi o olho dela me desesperei, fiquei em pânico, estava completamente inchado e bem saliente, chorei e comprei soro para lavar e como estava sem recursos financeiros nenhum eu fiquei lavando com soro fisiológico duas vezes ao dia até chegar dia 15 que recebo e a levarei ao veterinário, mas o olho desinchou, voltou ao normal no tamanho mas está completamente meloso, cmo se tivesse com secreção cobrindo toda a vista. Eu imploro, o que faço p amenizar atéo dia 15/03? Me ajude por favor. Falo da cidade de Manaus-Am. Att Tarciane

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Natália,

O excesso de lacrimejamento pode ser mais do que ducto obstruído: pode ser desconforto ocular. Em Shih Tzu, o principal problema é o aparecimento de cílios ectópicos (encravados na parte interna da pálpebra superior), cílios mal direcionados (distiquíase) e os pêlos próximo ao focinho que tocam dentro dos olhos. Mantenha os pêlos sempre aparados e leve-o assim que puder para avaliação com um oftalmologista veterinário.O colírio tears é somente um lubrificante, não serve para desobstrução do canal lacrimal ok?

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Tarciane,

Fica difícil eu lhe ajudar à distância, mas o que lhe aconselho em primeiro lugar é colocar um colar protetor nela, nessas condicões ela não pode passar a pata no olho. Vá até uma agropecuária e peça um colar elizabetano para gatos. O que você pode fazer até a consulta é utilizar um colírio antibiótico e um colírio anti-inflamatório não esteroidal de 6-6h. Mas dependendo da gravidade não vai ajudar, o ideal seria consultar primeiro... mas importante: NÃO USE COLÍRIOS COM CORTICÓIDE (DEXAMETASONA, PREDNISOLONA), pode piorar a situaçao dela se estiver com úlcera de córnea.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

simoni disse...

Boa tarde doutora,

tenho um poodle de 10 anos que na quinta feira dia 03 de março fez uma cirurgia de catarata. A medica fez a incisao e deu os pontos e, para proteger melhor, deu pontos na terceira palpebra tambem. Ocorre que, logo uns dois dias depois o meu cachorro roçou o rosto em um lugar e tirou todos os pontos, inclusive lesionou a cornea. Ela viu tb pus dentro do olho. Hoje (11/03) novamente machucou o olho de novo, saindo bastante liquido do olho dele, ficando o mesmo murchinho. Liguei para a medica e ela me indicou passar Epitesan de 1 em 1 hora. Estou preocupada...será que ele vai ter novamente a chance de um dia voltar a enxergar???

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Simoni,

estamos diante de uma situação bem delicada...talvez tenha ocorrido perfuração ocular...não posso opinar pq não vi o seu cão...mas lhe aconselho a levá-lo o quanto antes para um revisão. Aproveite e tire todas as suas dúvidas com a médica veterinária sobre o prognóstico e sobre o tratamento recomendado.

Um abraço e boa sorte

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Simoni,

estamos diante de uma situação bem delicada...talvez tenha ocorrido perfuração ocular...não posso opinar pq não vi o seu cão...mas lhe aconselho a levá-lo o quanto antes para um revisão. Aproveite e tire todas as suas dúvidas com a médica veterinária sobre o prognóstico e sobre o tratamento recomendado.

Um abraço e boa sorte

Fabiana Quartiero

mirelli disse...

olá, na verdade tenho uma duvida meu shit-zu macho de dois anos esta sempre tratando de ulceras no olho , um fica bem dai é o outro e as vezes ate 3 vezes no mes, queria saber se é normal isso ou se ele esta sendo tratado de forma errada, se tem alguma coisa a ser feita pra iso realmente parar pq ele sofre muito e naum acho isso normal. obriga bjss mirelli

Nathali disse...

Boa Noite, Dra.
tudo jóia?
Tenho um poodle de 1 aninho e 1kg, ele é bem pequenino e neste sábado a noite o olho esquerdo dele começou a ficar irritado e piscando. Então no domingo cedo levei ele ao veterinario em Campinas e ele pingou o colirio verde onde diagnosticou a ulcera de cornea que estava com +/- 0.3cm.
Ele já esta medicado utilizando o Ciprovet a cada 8hs. Minha pergunta é a seguinte, devo pingar somente no olho esquerdo ou devo pingar no direito também? Fiquei na dúvida porque na bula diz para instilar em cada olho.
Muito obrigada!
Nathali

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Nathali,

Trate somente o olho com úlcera e siga a orientação do seu médico veterinário. As bulas muitas vezes induzem ao erro...

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Ná disse...

Ola Doutora, por favor , preciso de uma orientação urgente, sou de uma cidade pequena e aqui não temos veterinários especializados em oftalmologia, tenho um poodle de 8 anos, ele apresentou primeiro uma conjutivite, depois uma úlcera que foi constatada só depois de estar quase perfurada, e ontem quando fui limpar os olhos dele,pq sai mta secreção, antes de limpar notei que tinha sangue em um dos olhos, acho que é porque ele cutuca muito, descobri que se ele estivesse usando o colar elizabetano isso poderia nao ter acontecido.
O que eu faço agora? Que remédio eu administro? Me falaram que eu preciso dar algum antibiótico mas qual e como? E como eu limpo os olhos? Continuo passando epitezan mesmo com a perfuração? Estou perdida! Me ajuda???!!!

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Ná,

Pelo que você me descreve o olhinho perfurou...o melhor a fazer agora é levá-lo em um veterinário para ser medicado para dor e para fazer uma avaliação geral pois de qualquer forma precisará de uma cirurgia...para salvar o olho se der tempo ou para removê-lo afim de que não sinta dor e não infeccione.
Melhora não usar pomada. Leve-o o quanto antes para um veterinário ok?Mantenha de colar elizabetano.

Uma abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Eliana disse...

Olá! Eu moro no Japão e tenho um shitzu de 13 aninhos... Ela está com falta de lagrima e o olho do lado esquerdo já está saltado para fora, o veterinário me disse que era por causa da pressão ocular e me receitou colírios que funcionam como lágrima e um oleoso , mas gostaria de saber se não existe algum tipo de proteção , tipo tampão de olho para evitar que ela machuque o olhinho, que segundo o médico se isso acontecer, terá que retirar o olho...isso é verdade? Qto aos colírios ,não tenho como passar de hora em hora, porque tenho que trabalhar, e isso me preocupa muito... O que posso fazer? Desde já agradeço a atenção!Abraços, Eliana

Jamille disse...

Olá dra. Fabiana
Tenho uma gata persa que ano passado apresentou uma ulcera de cornea superficial e foi tratada com ciprofloxacina. Há uns dois meses atrás ela veio apresentando olhos com pálpebras inchadas e bem rosadas, utilizei tobramicina com dexametasona já que não parecia ser uma ulcera de cornea. Acabei usando de forma errada o antibiotico, já que melhorava, e depois de algumas semanas voltava. Depois de uma dessas melhoras, ela apresentou o olho bem inflamado e com uma úlcera de córnea "aparente", to usando o ciprofloxacina novamente. Como não melhorou, comecei a usar 3 vezes por dia, isso já tem mais de uma semana e não melhora. Não sei mais o que faço pra ajudar ela, sempre limpo o olhinho, passando BEM de leve na palpebra só pra tirar remelas, essas coisas e não piorar a infecção. Vc poderia me indicar algum outro colírio que ache melhor para úlcera? Existe algum com antiflamatorio junto pra aliviar a palpebra inflamada?
Obrigada desde já,
Jamille.

Michelle Jennyffer disse...

Olá doutora...
estou muito preocupada com a minha cachorra pois em um manhã ela apareceu com uma película clara no olho, e já no entardecer o mesmo ja estava totalmente azul, então levei-a num veterinário, ele então aplicou duas vacinas da qual não sei o nome e disse que era ulcera na córnea e me receitou uma pomada chamada EPITEZAN.Comprei a pomada e comecei a passar, então, parecia que tinha sarado, só que , no decorrer do mes passou para o outro olho e agora está sempre voltando (nos dois) continuo passando a pomada epitezan regularmente mas não sara de jeito nenhum, e isso ja tem 3 meses.ela não frequenta a rua e nunca brigou, ela tem menos de 6 meses, será que precisa de alguma vacina que ainda não dei? E quando volta a ulcera ela geme muito de dor e parece que fica com febre.Qual remédio para dor posso dar para ela?
E aqui em casa tem mais três cahorras mas o vírus não passou para nenhuma delas.A cachorra infectada é Sem raça definida mas não apresenta fucinho achatado nem o olhinho avantajado.
Será que isso é um vírus daqui de casa?
como posso encontrá-lo?
como faço para previní-lo?
como faço para matá-lo?
pode passar para o ser humano?
seria bom fazer uma detetização? como faço?


O que eu faço doutora me ajudee !!!!

Obrigado !! =)

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Eliana,

O seu cão foi avaliado por um oftalmologista? Se o diagnóstico é glaucoma + olho seco a situação é bem complicada, pq o aumento do globo ocular causa muita evaporação de lágrima e não permite a lubrificação adequada...ele vai ter úlceras na córnea também...e pior ainda que você não tem tempo para relizar esta lubrificação várias vezes ao dia...

Sabe, se fosse meu cão, eu faria a remoção deste olho...ele está cego, com glaucoma (pressão alta dói)e com ardência pela sensação de ressecamento. Esta escolha é um ato de carinho para dar mais qualidade de vida para ele.

Um abraço e boa sorte.

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Jamile,

Eu lhe aconselho a procurar um oftalmologista veterinário o mais rápido possível...as úlceras de córnea em gatos são mais complicadas do que em cães pq felino são muito acometidos por herpesvírus (http://www.oftalmologianimal.com.br/2009/10/casos-clinicos.html)...além da úlcera não cicatrizar pode aprofundar até a perfuração...fora a tendência a formar sequestro de córnea (http://www.oftalmologianimal.com.br/2009/05/sequestro-de-cornea-em-felinos.html). ok?

um abraço e boa sorte

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Michelle,

Mil perdões, sem querer pulei seu comentário....

Entendo sua aflição, mas vamos com calma...filhote de 6 meses com úlcera nos dois olhos?Ele apresenta muita "remela"? Como está no geral? Bem disposto, se alimentando? Você falou em febre? Tem tosse? Recebeu as 3 doses de vacina importada, aplicada por um médico veterinário?

O mais importante agora é solicitar que o seu médico veterinário realize exames de sangue para saber como anda a imunidade do seu cão. Pergunte se não há suspeita de cinomose, se houver, ele lhe orientará sobre os cuidados adicionais. O idela agora é utlizar colírios antibióticos mais fortes, lágrimas artificias várias vezes ao dia e USAR COLAR ELIZABETANO PARA QUE ELE NÃO SE COCE. Se mesmo assim não melhorar, leve ele para um oftalmologista veterinario antes que piorem as úlceras.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Mirelli,

Respondendo sua dúvida de 14-03:

Shit-zu apresenta frequentemente cílios mal implantados (ectópicos) ou mal direcionados (distiquíase)e ceratoconjuntivite seca. Essas são as principais causas de úlcera de córnea nesta raça. Se não tratar a causa as úlceras vão aparecer frequentemente.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Mirelli,

Respondendo sua dúvida de 14-03:

Shit-zu apresenta frequentemente cílios mal implantados (ectópicos) ou mal direcionados (distiquíase)e ceratoconjuntivite seca. Essas são as principais causas de úlcera de córnea nesta raça. Se não tratar a causa as úlceras vão aparecer frequentemente.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Daiane disse...

Dr. Fabiana tenho um cachorrinha de 11 anos.
Há muitos anos (+/- 5 anos) ela sofre com um problema no olho direito. Sempre a levamos na “única” clínica veterinária da cidade e seguimos a risca o tratamento, porém nunca resolveu em nada. O veterinário sempre diz que é uma inflamação e indicou lavar com água boricada e aplicar a pomada Keravit. Como a situação só piorava paramos com o tratamento recentemente.
Vendo seu blog, descobri que ela pode ter úlcera córnea (até parece que as fotos foram tiradas do olho dela).
Gostaria de saber se ainda existe tratamento e se há algo que possamos fazer para diminuir a dor e melhorar a situação.
Ficarei grata por qualquer informação, pois na minha cidade e região não existe nenhum oftalmologista veterinário.
Atenciosamente,
Daiane
Iporá - GO

Camila disse...

Olá Dra.

Tenho duas cachorrinhas, uma poodle de 9 anos, e uma pincher de 3 anos, há algum tempo a poodle apresentou a úlcera na córnea, levamos ela ao veterinário e ele receitou um colirio e uma pomada, para usar por 20 dias. Quando levamos na primeira vez ela já se apresentava em estado mais grave, pois tinha um buraquinho no olho, do qual saia um liquido, depois de usar o colirio e a pomada ela melhorou consideravelmente. Porém, faz alguns dias e o problema voltou, o olho está novamente branco, e o buraquinho está querendo abrir novamente, e pior, a mais nova está apresentando o mesmo problema, está com o olhinho branco e opaco. Amanhã vou levá-las ao veterinário novamente, mas não sei o que fazer se o problema persistir, temo que fiquem cegas.
Queria uma outra opinião.

Obrigada
Att
Camila

Karyne Isabela disse...

Desculpe-me por tomar seu tempo, tenho algumas perguntas para fazer. Um gato apareceu no meu quintal e, segundo o veterinário que o atendeu, ele está com rinotraqueíte. Como tenho mais 7 gatos em meu quintal e um cachorro, pedi para que todos fossem vacinados. Ele vacinou os sete gatos e disse que não seria necessário vacinar o cachorro.O jovem enfermo solta uma espécie de catarro do nariz de tempos em tempos, sua respiração produz um ruído áspero e tem uma úlcera em seu olho esquerdo. http://i1080.photobucket.com/albums/j326/albhedkah/CanonEosXSI1049.jpg

Agora, minhas perguntas:
Ele ficará cego? O olho dele voltará a coloração normal? Ele precisará de alguma cirurgia? No caso estou passando epitezan e ele está tomando 1/2 ml de cefalexina para a doença respiratória. Ontem fiz um teste, fechei seu olho direito e passei o dedo próximo ao olho esquerdo, não houve reação alguma. Ele só reagiu quando os dois estavam abertos.

Cristina disse...

Boa tarde Drª.
Tenho um gato SRD de 8 anos,notei tamanhos diferentes da pupila, manchinhas marrons na iris e uma certa diferença no reflexo da luz, mas olhando diretamente não está opaco ou com pele braca nem algo assim,como ele é extremamente arisco e não entra na caixinha de transporte de forma nenhuma, tirei uma foto do olho e mostrei p/ o veterinário que disse ser úlcera de córnea(aparece umas depressões na foto ampliada). Ele me indicou Eczevet(meio comp. ao dia) e colírio Trobucular(2x ao dia). Pode-se mesmo diagnosticar por foto? O tratamento está certo?
Posso enviar-lhe a foto por e-mail se necessário. Estou preocupada pq afinal ele não viu o gato.
Aguardo resposta e muito obrigada pelo site de informações.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Cristina,

Para fazer um diagnóstico mesmo somente examinando....se a lesão for muito característica pode se ter uma idéia mas não dá para afirmar...o ideal seria levá-lo em jejum para ser examinado sedado.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Karyne,

Mesmo que os seus gatos estejam vacinados o ideal é deixar o pequeno em quarentena, isolado.

As lesões oftálmicas em gatos com rinotraqueíte são causadas por herpesvírus. E tendem a ser lesões graves com progressão rápida, que se não tratadas corretamente levam à cegueira. O ideal é consultar um oftalmologista veterinário.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Camila,

A sua poodle precisa ser atendida por um oftalmologista veterinário para descobrir a causa desta úlcera e avaliar se não será necessária uma cirurgia.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Daiane,

Converse com o seu veterinário para ele lhe prescrever um colpirio antibiótico e uma lágrima artificial. Pare o keravit, pois se há úlcera de córnea ela não pode utilizar corticóide ok?


Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

pricila gallo disse...

DR, PELO AMOR DE DEUS ME AJUDE!! TENHO UMA SHITZU DE 4 ANOS E ANO PASSADO EM ABRIL TEVE UMA ULCERA DE CORNEA Q SE TRATOU COM CIPROVET, POREM ESSE MES APARECEU UMA NOVA ULCERA, AO LEVA-LA AO VET FIZERAM O TEXTE E A VET RECEITOU CIPROVEt NOVAMENTE, DEPOIS DE 10 DIAS VOLTEI E A VET RECEITOU EPITEZAM 1X AO DIA E 2 DE CIPROVETE, POREM A ULCERA ESTÁ PIORANDO E APARECEU UMA MANCHA VERMELHA Q ESTÁ UM POUCO( BEM POUCO) MAIS ALTA Q O RESTO DO OLHO, ESTOU SIMPLISMENTE DESESPERADA POIS HJ É DOMINGO! O Q DEVO FAZER, ME AJUDEM POR FAVOR! EU TENHO MTO CUIDADO C OS OLHOS DELA, ELA DESDE BEBE SÓ FICA C PELO AMARRADO E LIMPO OS OLHOS DELA TDS OS DIAS COM SORINHO! MEU EMAIL É pricila_gallo@yahoo.com.br meu tel é 011 37843000 me responda por favor, eu nao quero q meu bebe perca o olho, me ajude pelo amor de Deus

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Pricila,

leve o seu cão urgente em um oftalmologista veterinário.Em São Paulo você pode procurar o Dr. Pedro Mancini Guedes.
Telefone: 011 83899646.


É preciso também descobrir o que está causando essas úlceras para evitar que se repita o problema.

Um abrao e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Gisele disse...

Oi Dra.Fabiana! Você poderia me indicar uma Oftalmologia em Maceió/AL preciso levar o meu Shih Tzu?! Obrigada!!! Gisele Acioli

M, Elizabeth disse...

Boa noite! Tenho um labrador filhote de 50 dias. Estava bem, qnd de repente, seu olho estava inchado e fechado e com bastante secreção. Lavei com soro fisiologico e ficou um pouco aberto. Isto foi de sabado para domingo. Consegui ser atendida pelo veterinario hoje (terça-feira) e foi diagnosticado ulcera de cornea, sem precisar a sua intensidade. Foi receitado cloranfenicol, uma gota, de hora em hora no dia de hoje, e a partir de amanha, 4 vezes por dia. Notei que desinchou um pouco. Estou super preocupada, pois não quero por tratamento inadequado ou diagnostico equivocado prejudica-lo em sua visão. O olho permanece bastante fechado ainda e muito opaco. Gostaria de saber se é o procedimento correto este, e se este medicamento irá ajuda-lo realmente e por quanto tempo devo administrá-lo.

Obrigada.

Glaucon disse...

ola!!!!
estou supuer nervosa e apreens
iva, meu cachorro teve um tipo de conjuntivite ou sarna nos olhos q no inicio machucou as margens dos olhos e ele coçava muito, parece q agravou e ele está com um buraquinho no olho. O q devo fazer? Tem cura? Será q é ulcera?
me ajude por favor!!!

alexandre disse...

Olah dra...
moro no RS e nao tem nenhum oftalmo perto de minha cidade...
tenho um shih tzu que teve ukcera bem feia no olho, e tratei com varios colirios(tears, still,mydriacil,tobramax,oftane, osei ainda epitezan e agora usava optimune. mas isso jah fazem 4 meses, e a mancha apesar de diminuir lentamente nao sumiu,ela garante q a ulcera nao corava mais ontem levei ao vet e ele estava com o olho vermelho e inchado, e ela recomendou iniciar d novo o uso dos colirios(still, midriacyl,tobraamax oftane e ainda meticorten 10mg... isso realmente pode demorar tanto? eh um procedimento corretoda vet? por favor estou com mtas duvidas!
att

Karen Ohana disse...

Boa tarde Dra Fabiana....
Tenho um Ilhasa com 10 meses de idade e ele foi atropelado por uma moto na ultima sexta feira dia 21/05/2011, mas graças a DEUS ele teve ferimento somento no olho esquerdo levamos ao veterinario fizerao a cirurgia para colocar o olhinho no lugar;trouxe ele para casa ontem e o veterinario mandou pingar uma gota de 2 em 2 hrs do tobramax e aonde esta inchado passar sem ferimentos passar a neocoflan....Neste caso a sr. acha que somente isso resolvera o problema??Nao teria que usar via oral um antiflamatorio??

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia,

Leve seu cão o quanto antes para uma consulta com um oftalmologista veterinário. Pode ser úlcera sim, e se tratada corretamente tem cura sim.

Abraço.

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Gisele,

Rm Maceió não conheço ninguém, mas pode se informar com os doutores: Paulo Oliveira (povet@bol.com.br)
Fone (71) 3331.3942/ 9102.6218 (Salvador)

Fábio Brito: 87 3761-0882 (Recife)

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia M. Elizabeth,

Se a úlcera de córnea é bem superficial e pequena, o antibiótico de cloranfenicol resolve, caso seja mais extensa é melhor utilizar antibióticos mais fortes. Para diminuir o inchaço palpebral deve usar um colírio antiinflamatório não esteroidal e colar elizabetano para que não coce os olhos. Retorne no médico veterinario a cada 48h para acompanhar a evolução da úlcera. O melhor é consultar um oftalmologista veterinário.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Alexandre,

O ideal é fazer uma consulta com um oftalmologista veterinário. Sem examinar fica difícil opinar....é preciso descobrir a causa desta úlcera para poder tratá-la corretamente. Na Faculdade Federal de Veterinária de Santa Maria há atendimento oftalmológico.

Eu atendo em Porto Alegre-RS.


Um abraço e boa sorte.

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Karen,

Neste casos de protusão de bulbo ocular eu sempre recomendo antibiótico oral por 10 dias e antiinflamatório corticóide oral por 3 dias. Pode ser instilado colírio antiinflamatório NÃO corticóide junto com o tobramax. Mantenha de colar elizabetano. Eu retiro os pontos em 10 dias e reavalio para saber a necessidade de algum outro tipo de procedimento.

Um abraço e boa sorte.

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

OLA....TENHO UMA GATINHA PERSA COM 3 MESES,E OUTROS GATOS A GATINHA FOI ARRANHADA NO OLHO E TEVE UMA LESÃO NO OLHO ARRANHOU A SUPERFICIE ONDE FICOU ESBRANQUIÇADO E MAIS ABAIXO COM UNS PONTINHOS D SANGUE LEVEI NUM OFTALMO VETERINARIO E ELE PASSOU VIADEXA 2X AO DIA OCUFEN 1X AO DIA E SYSTANE 2X AO DIA DURANTE 7 DIAS ESTA MELHORANDO MAS TENHO UM POUCO DE RECEIO POIS ELA É NOVINHA E DEXAMETASONA NAO SEI SE GATOS PODEM USAR ASSIM,ESSE TRATAMENTO É ADEQUADO?OBRIGADO LILIAN

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Lilian,

É complicado eu dizer se o tratamento está correto, pois não avaliei a sua gatinha...a única coisa que posso lhe dizer que gatos filhotes podem sim usar dexametasona, mas não pode haver úlcera de córnea ok?

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Luciana disse...

Olá
Tenho um buldogue campeiro que fez, há 03 dias a cirurgia de entropio. O veterinário disse que estava começando uma úlcera. Agora no pós cirurgico, está tomando cefalexina, e maxican e passando o colírio Cloranfenicol e a pomada Epitezan. Esses medicamentos são o suficiente? Qdo abrimos o olho para passar o colírio, a cornea está bem "embaçada". Ele ficará bom?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Luciana,

É muito difícil opinar sem examinar...se ele está com o olho opaco deve estar bem inflamado....Lhe aconselho a procurar um oftalmologista veterinário.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Luciana,

É muito difícil opinar sem examinar...se ele está com o olho opaco deve estar bem inflamado....Lhe aconselho a procurar um oftalmologista veterinário.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

MARI disse...

OLÁ,
QUERO SABER SE POSSO USAR BIOFLOXACIN(ANTIBIOTICO PARA TRATAR?
ESTOU ASSUSTADA POIS MEU GATO ESTA LAGRIMEJANDO E COM SECREÇÃO ESCURA. ESTOU SEM GRANA E TENHO ESSE ANTIBIOTICO EM CASA POIS ELE JA USOU.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Mari,

Me desculpe, mas não posso opinar e nem passar tratamento sem examinar o paciente....já pensou se você fica usando este colírio e daqui um pouco ele piora porque tem algo bem diferente do pensávamos?

Você vai economizar se consultar um especialista e tratar de uma vez o problema ao invés de ter que depois corrigir um problemão.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

blogger do angel disse...

gostaria de saber po que minha gatinha comesou a ficar vesga com um pele na lateral dos olhos e o que devo faser para tratar dela muito obrigado ass: walter junior, sao paulo

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde walter junior,

Esta pele deve ser a terceira pálpebra que todos os cães e gatos têm normalmente. Ela fica aparente quando o olho está irritado, inflamado, com dor ou com algum problema de inervação. Leve a sua gatinha em um oftalmologista veterinário para que ela receba o tratamento mais adequado ok?

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Nuno disse...

Preciso de ajuda urgente. O meu cachorrinho tem uma ulcera no olho direito, apliquei gotas e gotas. Só que hoje deitei as gotas e o branco que estava dentro saiu jutamente com um pedacino de sangue misturado. Queria saber se o cachorrinho ficou cego ou ainda vê alguma coisa do olho, visto que aquela matéria que estava dentro do olho saiu. Aguardo uma resposta por favor!

Marcelo disse...

Bom dia Dra Fabiana, minha cachorra hotweller amanheceu com os dois olhos azulados, e não esta enchergando nada, ela tem 4 anos, sera ulcera? posso pingar algum colirio? ja viu caso parecido? quais os procedimentos que teria que tomar.. grato Marcelo

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Marcelo,

Sinto muito não ter conseguido responder seu comentário antes, pois esses casos são graves. Leve ela o quanto antes até um veterinário porque pode ser uma grave inflamação intraocular (uveíte) que leva à glaucoma. Peça exame de sangue para investigar a doença do carrapato. Se possível consulte um oftalmologista veterinário.

Um abraço e boa sorte,

Fabana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Nuno,

Sinto muito por não ter respondido o seu comentário com urgência....

provavelmente o olho perfurou e isso é considerado emergência cirúrgica. Olho perfurado não é olho perdido! Desde que tenha pronto atendimento...

Como ele está agora? Se ainda puder lhe ajudar estou à disposição.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anna Carolina - Goiãnia - Goiás disse...

Olá dra Fabiana,

Minha shihtzu entrou na nossa família com 2 meses de idade e uma úlcera no olhinho direito provocada por um arranhão que outro filhotinho deu enquanto todos amamentavam. Levamos a uma veterinária que receitou Ciprovet e já faz 1 mês que estamos com o tratamento.
Bom, gostaria de saber quando é que acontece a cicatrização da úlcera? Como é o aspecto de uma úlcera cicatrizada? Com um mês de tratamento o olho dela já pisca e se movimenta juntamente com o outro (que está normal) mas continua sem reflexos...Percebo que ela ainda não enxerga desse olho.
Há 1 semana levei em outra veterinária, ela analizou e disse para continuar usando o ciprovet não parar pois a úlcera continua lá...

Desde já agradeço,
Anna carolina - GOiânia - Goiás

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Ana Carolina,

A cicatrização de uma úlcera não complicada acontece em no máximo 7 dias. Se a córnea ainda cora com colírio de fluoresceína (pergunte para a sua médica veterinária) ou se você enxerga um "buraco" na córnea ainda há úlcera. Mas em casos mais complicados a indicação é o reparo cirúrgico para preservar a visão.O melhor é você consultar um oftalmologista veterinário. Acredito que o mais próximo seja o Serviço de Oftalmologia Veterinária da Universidade de Brasília. Procure pela Professora Paula Galera.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Roberta Silva disse...

Bom dia, Dra. Fabiana
Tenho uma gata mestiça de 2 anos e meio que apresenta inflamaçao recorrente ao redor do olho, ela coça bastante o olho esquerdo e não consegue abri-lo tanto quanto o direito, às vezes também apresenta uma secreção amarelada neste mesmo olho, o olho em si não apresenta inflamação ou vermelhidão, apenas ao redor. Iniciei com epitezan pomada, depois com tobrex pomada, 2x ao dia, melhorou, mas agora começou novamente a irritação. O que devo fazer? Grata, Roberta.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Roberta,

Você deve consultar um oftalmologista veterinário para investigar se a sua gatinha não apresenta uma ceratite viral, já que vai e volta o problema. Peça também um check-up sanguíneo para ver como anda a imunidade da sua pequena.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

eduarda l. disse...

DR.por favor gostaria de saber se a algum colirio de uso humano que pode ser usado em cães com ùlcera de cornia,me rosponda o mais rapido que puder,obrigado.

Oftalmologia Animal disse...

Eduarda,

Não trate por conta o seu amiguinho. Uma úlcera mal tratada pode levar à perda da visão! E os colírios antibióticos precisam de receita médica para serem adquiridos.

Procure um médico veterinário (se possível especialista) o mais rápido possível.

Um abraço e boa sorte.

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Bom dia Dra. Fabiana

Meu gato esta com uma ulcera indolente o veterinario recomendou a cirurgia pois meu gato é bravo, tentamos tirar com cotonete 2 vezes e não tivemos sucesso ai fizemos a 1 cirurgia que foi 90% de sucesso sendo q o olho dele estava muito inchado como previsto não funcionou, ai fizemos a segunda cirurgia mais ele ainda continua com a ulcera ela não quer voltar com tecido novo, já usamos tobrex, still, tears e agora estamos com lacrima plus com um conteudo que o veterinario deu tem cheiro de enchofre e oflox.....ele continua com o olho muito irritado não sabemos mais o que fazer e o veterinario disse que vamos ter que esperar para ver se cura sozinho pois todos os procedimentos que eram para ser feitos já fizemos, ele comentou tbem que apareceu uns vazinhos sanguineos no olhinho dele e que é bom pois esses vazinhos vão tentar recuperar o tecido...Tem mais alguma coisa que podemos fazer?
estou muito triste pois já vamos para o terceiro mês e ele ta sofrendo muito....
Aguardo retorno
Atenciosamente Isabel

Débora disse...

Dra. Fabiana, boa noite!

Meu nome é Débora e tenho um gato chamado Fred que está com uma úlcera de córnea. Infelizmente passei com uma veterinária que receitou Garasone e uma pomada. Passei por 1 mês e meio aproximadamente este colírio e por não notar melhora perguntei para a veterinária se não seria o medicamento que não estaria fazendo efeito, mas ela falou que não e que era para eu continuar passando o Garasone. Foi quando pesquisei na internet e achei esse fórum. Procurei outro médico veterinário que passou Trobamicina colírio a cada 6 horas / Lacrima plus a cada 4 horas / Epitezan a cada 8 horas e hemoterapia. Já faz 6 dias que estou aplicando esses medicamentos e o olho dele está muito sensível o Fred não gosta nem que chegue perto do olho lesionado, formou uma espécie de película (gosma) em cima do olho (principalmente onde está com a úlcera). Gostaria de saber se por causa do garasone ter sido utilizado por tanto tempo, se a recuperação dele vai ser mais demorada mesmo ou se ele já teria que estar bem melhor agora.

Obrigada!

Anônimo disse...

Ola doutorada queria uma super ajuda pode ser? eu tenho um gato siames,e ele esta com a 3 palpebra aparecendo e eu to lavando diariamente com soro fisiologico,mas seriamente nao ta adiantando.sera que vx poderia me receitar um colirio ou algum remedio para esse caso,pois nao sei o que fazer,pois no momento nao ta dando pra ir na veterinario,pois minhas condiçoes financeiras nao ta dando no momento.sera que vc pode me ajudar ? bjs

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Isabel,

Você deve procurar o quanto antes um oftalmologista veterinário. Não deve esperar que cure por si, pois não vai curar...Não sei que técnica cirúrgica foi utlizada mas posso garantir que há mais recursos sim.

Precisa descobrir a causa da úlcera e em gatos muitas vezes é viral, necessitando de tratamento específico.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Débora,

O importante agora é acompanhar de perto a evolução desta úlcera se possível a cada 48h. Caso não esteja melhorando o recomendado é o tratamento cirúrgico. Em uma úlcera complicada é difícil prever o tempo de cicatrização.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

A protusão da terceira pálpebra pode ser por dor, inflamação, desidratação ou distúrbio neurológico. São várias as possibilidades. Seria irresponsável da minha parte simplesmente lhe indicar um colírio entende?

Procure um médico veterinário oftalmologista assim que puder ok?

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Andre disse...

Dra., há alguns dias meu boxer foi diagnosticado com úlcera de córnea. O tratamento está sendo feito com limpeza com soro, aplicação de tobramax e epitezan. O desconforto dele diminuiu muito porém a região afetada ainda não apresentou diminuição considerável (embora eu tenha notado melhora progressiva mas mto lenta). Vou levá-lo ao oftalmo ainda esta semana (estou tentando marcar) mas gostaria de saber se o tratamento tópico ainda é possível pois ele tem um leve problema de coração e fico com medo de realizar intervenções cirúrgicas que necessitem de anestesia. (eu sei que a situação varia mto conforme cada caso, mas ando muito preocupado com a situação e por mais que eu queira apressar o atendimento só vou conseguir consultas para daqui a 4 dias)
Agradeço a atenção

Anônimo disse...

Boa tarde!!Tenho um York,vim para passar as ferias na casa dos meus pais e sua cadela filhote de pastor,bricando machucou um dos olhos dele,ai ele não queria abrir,depois de algumas horas ele abriu e percebir uma membrana esbranquiçada,onde estou não tem veterinario especializado,queria saber o que posso fazer,pois tenho medo de piorar,apesar que ele ta bem,posso usar colirio humano??me ajude,no momento estou no interior de Rondonia.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Em primeiro lugar coloque um colar elizabetano (parece um balde) para evitar que se coce e machuque mais ainda o olho. Consulte com urgência um veterinário clínico geral, já que não há especialista, para ele lhe receitar medicação oral para dor e colírios antibióticos e lubrificantes. Não use colírio com corticóide ok?

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite André,

Mantenha o tratamento até consultar com o oftalmo. O Boxer tem tendência de fazer úlceras indolentes (de difícil cicatrização). Ás vezes leva mais de 30 dias para cicatrizar. Nestes casos eu indico tratamento cirúrgico. Mas converse com seu oftalmo e acompanhe de perto esta úlcera. Caso realmente seja necessária a cirurgia faça um check-up sanguíneo e consulte um cardiologista. Então solicite um anestesista especialista. Tomando estes cuidados os riscos diminuem muito, pois o procedimento é geralmente rápido.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Michelle disse...

Dra Fabiana,
Estou muito preocupada com meu shitzu e, pior, sem poder contar com um veterinário de confiança, pois estou fora do país. Há cerca de um mês, ele machucou o olho -- não sei como -- e levamos ao primeiro veterinário, em Santiago, Chile. O problema só piorou com o colírio recomendado e o olho, em vez de cicatrizar, ficava mais irritado - e meu cão chorava muito, muito com as gotinhas nos olhos.
Tentamos um segundo veterinário, q substituiu o colírio por outro chamado Zymar (duas gotas, a cada 12h). E, antes do colírio, reocmendou uma solução para reduzir a irritação chamada RedOff.
O problema pareceu estar sendo resolvido, o olho desinchou e uma camada branca apareceu.
O problema é que, agora, o película/mancha branca que havia no centro do olho está sendo substituída por uma mancha vermelha, como se fossem pequenos vasos sanguíneo. E está aumentando e realmente feio.
Fui orientada a continuar com o colírio, mas está ficando mais vermelho e fico mais preocupada a cada dia.
Enfim, não encontrei um especialista em oftalmologia veterinária na cidade e não tenho referências de bons veterinários, daí, esse pedido de ajuda.
Tirei fotos do olho e posso te mandar.
Minhas dúvidas são:
- Essa mancha vermelha, que surgiu sobre a branca, com o se fosse uma ferida aberta, é natural?
Desconfio que não pq, há alguns meses, qdo estávamos no Brasil, ele teve uma úlcera na córnea, a qual desapareceu, após tratamento e foi super tranquila a recuperação
- Será que o uso contínuo do colírio pode ter causado isso?
- O que devo fazer?

Espero, sinceramente, que possa me ajudar com alguma oreintação. Estou desesperada e, como ficarei fora do país até o próximo ano, não tenho um especialista a quem pedir orientação.

Obrigada!
Michelle

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Michele,

Esta mancha vermelha são vasos da conjuntiva indo em direção à córnea para ajudar na cicatrização. É uma resposta natural da superfície ocular a um processo crônico. Enviei mais detalhes no seu e-mail pessoal.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

André disse...

Dra, apenas para fazer um update a respeito do caso do boxer que eu tinha postado acima.
Após consulta com a oftalmologista o tratamento foi alterado para vigamox 5 vezes ao dia e cetrolac tbm 5 vezes mas 10 min após aplicação do vigamox.
Ele foi tratado por 10 dias apresentando cicatrização total da úlcera (infelizmente ficou uma quase impreceptivel cicatriz).
O cetrolac foi mantido por mais 10 dias apenas para remover o restante dos vasos que ainda permanecem sob a area que estava lesionada.

Anônimo disse...

Boa Noite Dra Fabiana,
Tenho uma sharpei que teve ninhada de 5 filhotes, com 23 dias 4 desses ainda abriam os olhos com muita dificuldade, levei ao vet e ele falou que nao tinha condiçoes de fazer o tacking nem o entropio pela idade dos bbs, passou os colirios Tobrex pra aplicar 1 gota a cada hora e Cetocoralato de trometamol tres vezes ao dia, assim o fiz, retornei 5 dias depois e nao houve resultado o Vet trocou o colírio pra Biamotil + N-Acetilcisteina, voltei 4 dias depois ele resolveu fazer o Tacking, Visivelmente os bbs ficaram mais contentes e percebo que eles se chocam contra paredes, segundo o vet eles estao cegos. Estou muito angustiado com essa situação o que devo fazer?
Abraço, Aguardo resposta urgente.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Você já consultou um especialista? Em casos de entrópio muito grave podem ocorrer graves lesões na córnea. Mas muitas vezes podem ser revertidas com tratamento adequado para "clarear" a córnea, claro que associada à blefaropexia temporária e após os 7 meses a correção do entrópio. Consulte um médico veterinário oftalmologista ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá Doutora...
Meu cachorro de uns tempos pra cá esta com os olhos avermelhados na parte branca, e fora do olho em volta esta uma pela branca, seu olho esta bem pequeno saindo bastante ramela, e sem falar que ele não para de cosar, ainda não o levei no veterinario, pq moro com meus pais e sou a unica daqui de casa que me precupo com meu cachorro, e dependo bastante do dinehiro dos meus pais. Por favor me ajuda estou ficando preucupada.

Beijos e abraços... dependo mt da sua oipinião

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia,

Pode falra para os seus pais que ele precisa de atendimento de urgência! Há risco de ficar cago caso tenha uma úlcera grave. Leve o quanto antes ao médico veteriário e coloque um colar elizabetano para que não coçar.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Bernadete disse...

Doutora ..
Meu Gato estar com UVEITI ENDOLENTE , como tratar ?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Bernadete,

Acho que você quis dizer úlcera indolente, não é?

Em gatos a principal causa é a presença de herpesvírus na superfície ocular. Procure um oftalmologista veterinário, pois é provável que precise de uma cirurgia.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Vanessa Dias disse...

Ola Dra. tenho uma Shitzu de 1 ano que está com ulcera em um olho e no outro parece tb está querendo aparecer. mas o olho esquerdo está bem feio. Está com um buraco no olho e ele se encontra branco com as palpebras bem vermelhas. Estou limpando com soro, aplicado colirio de atropina para dor e pomada oftalmica Epitezan. Mas estou com medo de esse tratamento não ser eficaz e ela perder o olho esquerdo. Gostaria da sua opiniào, continuo com o tratamento ou procuro outro veterinário? Seria o caso de cirurgia?
Comecei hj o tratamento, ela está usanco o colar para n machucar o olho com as patas.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Vanessa,

Eu he aconselho a procurar o quanto antes um oftalmologista veterinário. Algumas úlceras precisam de tratamento cirúrgico e de preferência com um especialista. Não use atropina por mais do que 3 dias ok?

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Canil Danjhos disse...

Saudações Doutora. Minha cadelinha está com úlcera de córnea e está usando o Ciprovet e o Epitezan há 2 dias. Como ela está esperando filhotes, estou preocupado se o medicamento pode prejudicar os filhotes. Grato pela orientação!

raquel munhoz disse...

ola doutora tenho lhasa-apso ele esta com ulcera ocular a duas semanas nos dois olhos mais um deles teve lesao pois bateu na porta e o veterinario indicou a pomada epitezan e o colirio lacrima plus pois ele nao fecha o olho lesado,esta correto o uso desse colirio?e quanto tempo demora a ver melhora mais ou menos?pois o veterinario disse que vai demorar mais nao tem um prazo.raquel bauru sp

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

A absorção sistêmica de colírios e pomadas é muito baixa, mas de qualquer forma evite o epitezam, pois contém cloranfenicol e utilize o ciprofloxacino (do ciprovet) na forma de pomada.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Olá Raquel,

O ideal é retornar ao veterinário a cada 48h. Se é uma úlcera simples ela para cicatriza em até 7 dias.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Boa tarde Dra.,

Tenho uma poodle toy de 8 anos. Ela é uma cachorrinha especial por várias doenças diagnosticadas.
Ela tem o coração fora do ritmo, sendo mais acelerado que o normal. Tem convulsões que não atacam tanto por causa do gadernal, mas sofre com grandes espasmos musculares e tem glaucoma ocular. Toma remédios para coração e para a pressão ocular duas vezes por dia junto ao gadernal.

Mas recentemente ela começou a ficar com o olho fechado e apresentando remelas excessivas. Após uma semana levamos ela no veterinário. Ele disse que ela estava com úlcera, mas não usou nada para diagnosticar além de uma lupa. Ela está usando desde do dia 16 de dezembro o remédio EPITEZAN.
O que acontece é que nao houve melhoras.Ela fica desanimada e parece que seus olhos doem. As vezes ela abre o olho um pouco mais, mas logo volto a fechar.
Infelizmente moro num lugar onde não há aparelhos para fazer testes que ajudem a comprovar melhor o que ela tem.
Fico com medo dela estar com alguma doença grave ou estar ficando cega pela demora na melhora ou também em algum diagnostico errado.

Agradeço muito sua ajuda

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

O seu cão tem glaucoma e não usa nenhum colírio para baixar a pressão? A úlcera de córnea causa dor, mas o glaucoma também.

Procure Um hospital escola na faculdade de veterinária mais próxima. Lá terão os mínimos recursos para atendê-la. Não deixe o seu amigo com dor.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Claudia Coccaro disse...

Dra. Fabiana tenho uma shih-tzu de 2 anos e meio que apareceu agora com uma úlcera de córnea superficial estou tratando com tobrex e com um oftane para manter o olho lubrificado. Ela terá que operar pois está com cílios octópicos no mesmo olho o que está atrapalhando a cicatrização da úlcera. Sou de Santos e estou sendo muito bem atendida pela oftalmo Dra. Adriana Cabral.
Só estou postando para relatar meu caso e dizer que você está de parabéns, seu site é maravilhoso e seu carinho e paciência conosco é sem igual.
Obrigada por manter esse espaço.
Claudia Coccaro

Claudia Coccaro disse...

Ah propósito, posso divulgar seu site no meu facebook?

Beijos

Claudia Coccaro

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Cláudia,

Fico feliz que o seu filhote está sendo bem atendido e muito feliz também por saber que consigo ajudar de alguma forma.

Pode divulgar no seu facebook sim.

Obrigada pelo carinho.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Regiane disse...

Dra, tenha uma Shitzu de 1 ano, passamos as férias numa chácara onde percebi que ela começou a fechar o olho esquerdo como se algo incomodasse, ligamos para o veterinário dela e ele pediu que passassemos o colírio Still 3x ao dia. Acreditamos que por nao estar com o colar elisabetano ela possa ter coçado e piorou muito no dia seguinte, levamos no veterinário da cidade e ele disse que estava com úlcera na cornea, estamos tratando a 21 dias com Still 3x ao dia, Biamotil e epitezan 4x ao dia. Vemos melhora mas como o veterinário disse que foi bem fundo demoraria o tratamento, visto ter ocorrido sangramento. o que mais nos espantou foi que mesmo utilizando o colar ela machucou a outra vista!!!! Ela voltou do banho numa sexta feira com incomodo na outra vista, lavamos com soro e vimos um pêlo para dentro do olho, conseguimos tirar e ela melhorou. porém depois de 1 semana formou uma ferida e o veterinário disse ser uma úlcera tbm! estamos com o mesmo tratamento, porém nesta vista ela tem muuuuuita dor, acredito por ser mais superficial a ferida. Estamos certos no tratamento de still 3x ao dia, biamotil e epitezam 4x ao dia e utilizando o colar, nao tiramos para nada. o que posso fazer para que ela nao
se machucar mais depois que cicatrizar, ela pode perder a vista mesmo eu fazendo o tratamento
Obrigada, Regiane

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Rejane,

Nos casos de úlcera de córnea é importante fazer revisões a cada 48h, e, aos poucos, à medida que vai melhorando, pode ser menos frequente o retorno ao médico veterinário. O retorno visual depende do tamanho da cicatriz que ficará na córnea.

Não há como evitar úlceras causdaas por trauma, mas é importante ivestigar se não há pêlos e cílios tocando a córnea ou se ele não apresenta déficit de quantidade e/ou qualidade de lágrima. Manter os olhos sempre lubrificados com lágrimas artificiais ajuda a proteger um pouco mais a córnea.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Flávia disse...

Bom dia doutota,
Tenho uma persa que teve um machucado no olho e causou uma casquinha escura em cima do olho.....começou a remelar muito o olho e ficou super vermelho levamos ao veterinário....lá a medica indicou atropina 1 x ao dia por 3 dias e still 3 x ao dia por 5 dias e tobrex 6 x ao dia por tempo indeterminado......ela corou o olho , mas em cima do machucado não fluoresceu....mas ela disse que era sequestro de córnea e que precisava de cirurgia.......a gata melhorou muito a casquinha preta do olho caiu...mas ficou uma manchinha branca....pode ser a cicatriz? A médica disse que a cirurgia era p retirar esta casquinha e agora que ela caiu ainda precisa de cirurgia???
Muito obrigada pela atenção, viu?
Abraços.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Flávia,

Pode ser uma cicatriz ou pode haver uma úlcera profunda no local. Leve o seu gatinho para uma nova avaliação. Pode ocorrer do seqüestro cair, mas há muitos casos em que a córnea está muito fina por baixo do seqüestro, com risco de perfuração. Por isso a cirurgia sempre é indicada. Caso o médico veterinário constate que a úlcera está cicatrizada o seu bichano não precisa de cirurgia.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

olá quaria saber se essa doença ulcera de cornea tem cura poderia me responder essa pergunta obrigado um otima tarde

Valéria disse...

Oi Doutora! Tenho uma schnawzer de 3 anos. Ela teve parvovirose canina mesmo estando com a vacinação em dia. Tratei-a com penicilina por 7 dias dando 5 ml de 12 em 12 horas, e poterfen vitamínico. Ela melhorou. Mas notei que criou há alguns dias uma membrana opaca e esbranquiçada na córnea. Qual o melhor tratamento para combater, tenho receio de minha cadela ficar cega...
Obrigada!!!

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Valéria,

A parvovirose não leva à cegueira e geralmente acomete filhotes...leve o seu cão para uma consulta com um médico veterinário clínico geral. A partir dos exames de sangue o colega saberá qual o melhor tratamento.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Olá,

Claro que úlcera de córnea tem cura! Apenas o trtamento muda de acordo com a gravidade da úlcera.Ok?




Fabiana Quartiero

Cilene disse...

Olá Dra.

Tenho um persa de 6 anos. Ha 8 meses apareceu um mancha preta no olho dele. Levei-o a vet., a qual me receitou maxitrol e garasone para pingar 6 vezes ao dia. Apos um periodo retornei, e nada adiantou. Ja se passaram 8 meses e nesse tempo todo o olho dele so piorou e agora esta no outro olho tb. É uma bola preta enorme. A Vet. mandou eu dar a ele meio comprimido de corticoide ao dia por 1 mes. Hj levei-o a outro vet. que diz que ele pode estar com ulcera de cornea em estagio avançado, no qual a cornea dele esta necrosada. O que devo fazer? Ele deve ser operado ou nao tem mais jeito? Moro em Itatiba - sp.

Ana Maria disse...

Drª,

Tenho uma pug que foi diagnosticada com ulcera no olho direito, o médico veterinário passou biamotil de 4 em 4 horas, durante 20 dias, porém na farmacia forneceram biamotil D. O olhinho dela passou a piorar depois de 5 dias de tratamento, chegou a ficar esbranquiçado quase por completo. há possibilidade de ela ter perdido a visão? há chance da mancha branca sair?

Obrigada!!

Anônimo disse...

ola estou muito nervosa quero muito saber se pode me ajudar é o seguinte tenho doiass cachorros da raça pithier que esta com os olhos embranquecendo segundo os veterinarios tbm é uma usera de cornea so que eles não esta conseguindo detectar o motivo que esta almentando cada vez mais o branco nos olhos um ja esta ate cego a outra começou a uns 3 dias e ja esta toda branca . mas aqui onde eu moro não tem oftomologista para animal queria tanto que vc me ajudace estou simplesmente desesperada.. me ajude por fvaor se poder passar seu contato -para mim entrar em contato e te explicar melhor a situação moro em Marab no pará.. desde ja agradeço de coração se puder me ajudar meu imail é renatinha-pupila@hotmail.com meu nome é RENATA

Cristiano disse...

Olá Dra. Fabiana, Levei minha Shih Tzu num oftalmologista Veterinário ontem, pois ela parecia estar com uma pequena Ulcerá de córnea no olho esquerdo, que foi provocada devido a Ceratoconjuntivite Seca, ele me passou uma receita para aplicar Atropina 1% por 2 dias de 12 em 12 horas, o Ciprovet de 4 em 4 horas durante 10 dias (esses 2 remédios no olho com a ulcera) no outro olho, como ele verificou que a produção de lágrimas estava muito baixa (usando o Teste de Schirmer), ele receitou a Ciclosporina 2% pomada, aplicar no olho 2 vezes por dia durante 60 dias, depois que o olho com a ulcera estiver melhor começar a aplicar a Ciclosporina 2% também nesse olho. Só achei estranho pois todos comentam da Ciclosporina a 0,2% ou 0,5% ou 0,02% , será que está certo Ciclosporina a 2% ?! tem algum outro medicamento que eu poderia estar substituindo a Ciclosporina?!
Obrigado e ótimo trabalho.

Oftalmologia Animal disse...

Olá Cilene,

Sinto muito pela demora em responder, não havia visto o seu comentário. A necrose na córnea é chamada de sequestro de córnea. Deve ser operado sim, por um oftalmologista veterinário.É realizada uma ceratectomia (raspagem da córnea) e um "flap" de terceira pálpebra ou a colocação de uma lente de contato terapêutica.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Ana Maria,

Não sei lhe dizer sobre a recuperação do seu cão, até porque demorei em lhe responder...mas aconteceu que o Biamotil D tem dexametasona em sua constituição, ao contrário do Biamotil que possui somente ciprofloxacino. A dexametasona é um corticóide, que é contra-indicado em casos de úlcera de córnea. Por isso devemos estar muito atentos na hora de comprar uma medicação. Tem que ser exatamente o que está na receita.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Olá renata,

o meu e-mail é fabianaquartiero@hotmail.com.

Posso lhe esclarecer algumas dúvidas, mas não posso opinar sem examinar o paciente. Espero que compreenda.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Cristiano,


A ciclosporina em alta concentração é utilizada em casos muito graves de olho seco. Converse com o seu médico veterinário para saber se é isso mesmo ou se houve um engano na hora de fazer a prescrição.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Gabriela disse...

Dra. Fabiana!

Tenho uma micro toy de 5 meses e percebi que sua pupila esta com uma coloração diferente do normal que seria preto, certo? Esta marron, já ouvi falar que poderia ser ulcera de córnea, mas todas as fotos que vi erram meio esbranquiçado, no meu caso é igual porém a coloração é marrom, isso pode ser normal? é possivel ter pupilar que não sejam pretas? Obrigado!

recados disse...

BOM DIA!DOUTORA,TENHO UM CACHORRINHO,QUE PR MIM E COMO MEU FILHO,A VETERINARIA DELE DISSE QUE ELE ESTA COM UCERA DE CORNEA,E RECEITOU COLIRIO VISUAL(CLORIDRATO DE NAFAZOLINA SULFATO DE CINCO E UMA POMADA CHAMADAEPITEZAN),MAS NAO RECEITOU O SORO FISIOLOGICO,DEVO USAR ANTES DOS REMEDIOS?ELA APLICOU UMA INJEÇAO DE ANTIBIOTICO,GOSTARIA DE SABER SE ESSE PROCEDIMENTO ESTA CORRRETO,E SE UCERA DO OLHO TEM CURA?DEUS TE ABENÇOE,BJOS NO SEU CORAÇAO!

Suelen disse...

Dr, meu cachorro é da raça cocker e está apresentando muito secreção nos olhos com cor esverdeada e agora apareceu uma mancha branca nos dois olhos. O veterinário disse que são vermes, mas os remédios não estão resolvendo. Sem contar que o pelo dele na parte da barriga esta caindo e a pele ficando áspera e manchada o que pode ser isto??

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Gabriela,

Precisa avaliar se é através da pupila que você enxerga uma coloração diferente ou se é na íris (parte colorida do olho). A íris pode apresentar diversas cores, até mesmo a borda pupilar ser de uma cor e o resto da íris ser de outra cor.

Faça uma consulta com um oftalmologista veterinário para tirar a dúvida ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 455   Recentes› Mais recentes»