12/04/09

Úlceras de Córnea

Úlceras de córnea ocorrem com grande freqüência em cães e gatos, principalmente nas raças braquicefálicas (focinho “achatado”). Podem ser causadas por diversos motivos, mas os principais são os traumas, entrópio (pálpebras viradas para dentro), triquíase e distiquíase (cílios e pêlos tocando a córnea) e ceratoconjuntivite seca (doença causada pela diminuição da quantidade ou da qualidade da lágrima).

Por que tratar a Úlcera de Córnea?


Quanto mais superficial a úlcera de córnea mais dolorida ela é, pois as terminações nervosas da córnea se encontraram na superfície. Por isso que apresentamos o reflexo de piscar quando cai um cisco no olho, por exemplo. Portanto quando seu animalzinho aparentar desconforto ocular (olho fechado, piscando muito e lacrimejando), procure o mais rápido possível um oftalmologista veterinário. Agora você pode se perguntar: “mas se é superficial, porque a urgência no atendimento?”. Porque em úlceras mais profundas a dor é menos intensa (não há terminações nervosas nas camadas mais profundas), então você pode achar que ele está “melhorando”, mas na verdade a situação está mais grave, e uma úlcera de córnea não tratada, ou tratada de maneira incorreta, pode levar à perfuração ocular.

Constituição da Córnea


Apesar de a córnea ser uma estrutura fina (0,6 a 1,0 mm de espessura central em cães) microscopicamente é constituída por quatro camadas:
  • Epitélio com membrana basal;
  • Estroma;
  • Membrana de descemet e endotélio (figura 1 A).
Quando ocorre uma úlcera superficial, a camada epitelial já foi perdida e a lesão já se encontra no estroma (figura 1 B).

camadas histológicas da córnea e de uma córnea com úlcera

Figura 1: Desenho esquemático das camadas histológicas da córnea (A) e de uma úlcera corneana atingindo a camada estromal (B).

Diagnóstico de Úlcera de Córnea


O diagnóstico é realizado quando instilamos colírio de fluoresceína sobre a córnea. Este colírio irá corar de verde o local onde está a úlcera (figura 2 B).

Córnea antes e depois do teste de fluoresceína

Figura 2: Córnea antes do teste da fluoresceína. Teste da fluoresceína positiva evidenciando úlcera de córnea superficial em cão (seta) (B).

Sem este teste, muitas vezes, é difícil localizar a lesão (figura 2 A). Mas a fluoresceína só cora a camada estromal da córnea, portanto úlceras muito profundas (figura 3), com risco de perfuração ocular, não se coram.

Úlcera profunda

Figura 3: Úlcera profunda (seta) em cão com ceratoconjuntivite seca crônica. Observe intensa melanose e edema de córnea.

445 comentários:

1 – 200 de 445   Recentes›   Mais recentes»
Carla disse...

Doutora, tenho um gato, ouvi falar que úlcera de córnea é muito comum nesses animais... é verdade? Como previnir?

Oftalmologia Animal disse...

olá Carla.

Sim, assim como nos cães são muito comuns as úlceras de córnea em gatos, principalmente em persas, exóticos e himalaias que apresentam os olhos mais proeminentes. O primeiro passo para prevenir as úlceras é eliminar possívei causas como: corrigir cirurgicamente entrópio, verificar se não há pêlos tocando a córnea e verificar se apresentam uma produção lacrimal normal.

Manter o seu gatinho sempre saudável, vacinado, com uma boa imunidade ajuda a diminuir a incidência de úlceras complicadas por herpesvírus felino tipo I. Também é importante não deixar que tenham acesso à rua, para prevenir contato com gatos possivelmente doentes e evitar brigas.

um abraço,

Fabiana

Marta disse...

Fora a úlcera de córnea tem mais alguma doença comum em gatos? Estou adotando um gatinho, gostaria já previnir algumas...

Marta disse...

Úlcera de Córnea - mais uma!
A úlcera de córnea pode deixar o animal cego?

Oftalmologia Animal disse...

Oi Marta,

Em gatinhos, principalmente os bebês, são comuns as conjuntivites virais. A principal forma de prevenção é mantê-lo sempre saudável, fazendo corretamente o esquema de vermifugação e vacinação. E caso já apresente muita secreção ocular procure um oftalmologista veterinário. Há também alterações congênitas, que não podemos prevenir, mas quanto mais cedo diagnosticarmos melhor.
Quanto a outra pergunta: sim, uma úlcera de córnea grave, não tratada corretamente, pode levar à cegueira.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Marta disse...

Obrigada Fabiana!

Anônimo disse...

Dr. estou com uma cachorrinha Shith e ela começou com muitas lagrimas e secreções esta semana, levei ao veterinario e esta tomando antibioticos e colocando uma pomada oftalmologica depois de limpar com soro fisiológico, gostária de saber se esta raça tem facilidade de ter este tipo de problema, já que ela não brigou com as outras e se e contagioso.

Oftalmologia Animal disse...

Cães com focinho curto (Shitzu, Lhasa apso, Pequinês) machucam mais a superfície ocular que outros cães, pois a córnea é mais exposta. Não tenho como saber o que seu cãozinho teve, mas o que você me descreve são sinais de desconforto ocular que podem ser causados por vários fatores. O Shitzu tem tendência a apresentar úlceras de córnea por cílios ectópicos (fora do lugar) e ceratoconjuntivite seca ou subclínica, e estas doenças não são contagiosas.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Rossana disse...

Olá Fabiana, estamos muito felizes com a melhora da úlcera de córnea que o Valentino teve. Gostariamos de deixar registrado nosso agradecimento a sua atenção e dedicação a estes felinos que nos encantam.
Um abraço....Rossana

Bárbara disse...

Dra. Meu cãozinho Shih tzu nasceu com uma membrana fina em cima dos olhos , levei a dois veterinários e eles me disseram que ele está com úlcera na córnea , pois o olhinho está vermelho e lacrimejando muito ... eles me disseram que melhoraria se eu usasse os colírios STILL e DEXAVISON , que também são usados em humanos ! Será que eu posso continuar o tratamento ???
Me responda quando puder
Um grande abraço

Bárbara P.

Oftalmologia Animal disse...

Olá Bárbara,

É muito importante que procure o quanto antes um médico veterinário oftalmologista. Se ele realmente está com úlcera eu recomendaria não utilizar colírios que contenham corticóides, como o Dexavision.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

nat_hfc disse...

Olá Dra.,

Gostaria de saber quais são as causas da ceratoconjuntivite seca e quais são os possíveis danos para o animal...

Obrigada,

Natália

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Natália.

Você chegou a ler o artigo sobre ceratoconjuntivite seca? Lá em cima no ícone "categorias", clique em "Doenças Oftalmológicas". Um dos artigos é sobre ceratoconjuntivite seca. Se não esclarecer suas dúvidas escreva novamente ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anna disse...

Meu cão tem ulcera na cornea e foi receitada a ele o Ciprovet mas o olho continuava irritado e até mais esbranquiçado e a veterinária receitou a pomada epitezan mas até agora não vi efeito... Ele ainda coça muito o olho...Esse aspecto branco sai se for curado? Na minha cidade não tem oftalmo animal ( pelo q eu saiba)já faz um mês q estou tratando e não vejo melhoras estou muito preocupada.

Oftalmologia Animal disse...

Anna,

Em primeiro lugar ele deve usar uma proteção (colar elizabetano)para não coçar o olho, pois assim acaba se machucando mais e a úlcera não cicatriza. Como faz tempo que está tratando deve levar em consideração se ele não está com uma úlcera indolente (úlcera de difícil cicatrização)que necessita de tratamento cirúrgico ou algum cílio tocando a córnea.
O "esbranquiçado" pode ser a cicatriz se formando ou um edema de córnea por inflamação...sem ver o paciente fica difícil dizer...
Qual é a sua cidade? De repente posso lhe indicar um colega oftalmologista veterinário que atenda próximo.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Oká Dra fabiana,

Esse colar eh aquele q parece um cone? Moro em Maringá/Paraná....

Obrigada.

Egma Taylor disse...

Olá Doutor!!!
Tenho um sharpei macho de 3 meses, ele nasceu com os olhos bem abertos, sem nenhum problema. E tenho uma sharpei fêmea de 2 meses, que tbm nasceu sem nenhum problema.
Ela chegou fazem 15 dias, e os dois brigaram muito.
Suspeito que nestas brigas ela tenha machucado ele, pois ele começou a lacrimejar muito, e depois ficou com o olho esquerdo com "remelas", bem vermelho, e as vezes fechado, porém tenho o hábito de limpar sempre com soro fisiológico, e ao chegar próximo percebi que ele tinha uma membrana fina, que deixava seu olho esquerdo com um aspecto embaçado, principalmente da parte mediana para cima.
Entrei em contato com o veterinário, ele nos visitou, e constatou que é uma úlcera, receitou o colírio Tobrex, a cada 4 horas pingar 1 gota por minuto por 15 dias, e aplicar pomada epifezan durante o dia todo.
Estou fazendo o recomendado, porém com intervalos as vezes maiores e outras menores, mas como a indicação foi por 15 dias, estou com receio de que o tempo possa agravar o caso, mesmo pq não sabemos a verdadeira causa, pois ele não descartou a hipótese de ter sido causado por algum cílio que nasceu para dentro.
Gostaria de saber sua análise sobre o caso, se o senhor julgar necessário posso tirar fotos do local afetado e mandá-las, e se possível se o senhor tiver algum colega oftalmo. veterinário, em sp-sp, na zona leste, eu agradeço imensamente, pois estou preocupadíssima, mesmo porque não desejo o sofrimento do meu lindo, e mais não me perdoaria se algo pior acontecesse com o seu olho, pois sei que pode haver uma solução, então quero realmente encontra-la. Obrigada mais uma vez, e farei o que o senhor recomendar.
Abraços, Egma Taylor.

Oftalmologia Animal disse...

Sim Anna, o colar é aquele que parece um cone.

Procure o Prof. Felipe Wouk na Universidade Federal do Paraná em Curitiba (Departamento de Medicina Veterinária):
RUA DOS FUNCIONARIOS 1540
JUVEVE
80035050 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 3301588 Fax: (41) 3301638

Abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Egma,

Sim, recoemendo que procure um Oftalmologista Veterinário aí em São Paulo. É prudente que seja logo.
Recomendo o Dr Pedro Mancini Guedes, telefone (011)83899646.

Abraço,

Fabiana Quartiero

Evely disse...

Olá Dr.
Tenho uma gata e notei que a vista esquerda estava sem pigmentação,
como se tivesse uma pele por cima da irís que deixa todo o olho "OPACO", estou preocupada. Pode ser úlcera da córnea? uveíte?
Qual é o tratamento? É contagiosa? É causada por doenças "graves"(toxoplasmose).
Que cuidados devo ter?

Agradeço desde já

Evely

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Evely.

Precisamos avaliar sua gatinha para saber exatamente em qual estrutura do olho está esta alteração: se é na íris, na córnea...Gatos fazem muito uveítes (inflamações intra-oculares) pelos mais diversos motivos. Sem examinar não tenho como dizer se é uma úlcera de córnea ou uma uveíte. Toxoplasmose apresenta sinais de inflamação no fundo do olho e pode causar uveíte também...

Agende uma consulta com um Oftalmologista Veterinário na sua cidade ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Boa Tarde Doutora!!
Gostaria de saber pq nao eh indicado o uso de corticoides em ulceras de cornea.

Obrigada
Fran

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Fran,

Os corticóides inibem a migração celular para a área em que a córnea está ulcerada retardando a cicatrização. Ainda podem ativar colagenases, enzimas que causam literalmente o derretimento da córnea.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá doutora,
quais os sinais e sintomas mais comuns, quando uma animal apresenta úlcera?
Minha gata esta com um olho opaco e perdeu o interesse por todas as atividades do seu cotidiano. Esta perdendo peso, pelo e prefere ficar isolada, seria este alguns dos sintomas? ou que doença poderiam ter estes sintomas?

Oftalmologia Animal disse...

Em felinos devemos estar mais atentos, pois a maioria das doenças oftálmicas se devem a distúrbios sistêmicos. Pelo que você me descreveu o seu gato pode estar doente e o problema no olho é apenas um reflexo disso. Procure o seu Médico Veterinário e solicite um check-up ok?

O primeiro sinal de uma úlcera de córnea superficial é dor (piscar em excesso), lacrimejamento e secreção ocular.

Um abraço,
Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Boa noite Doutora!
Tenho um caes da raça shih tzu de dois anos, a mais ou menos uma semana ele começou a manter um olho fechado como se tivesse sensibilidade a luz, o olho ficou esbranquiçado e ele o coça muito, levei ao veterinário estou usado dois colirios de uso humano o tobrex e o atropina 1% e ainda o colar elezabetano, mas hoje notei que o olho esta com aspecto avermelhado na parte escura e ele sempre foi um cao bem tranquilo mas anda muito abatido estou muito preocupada.MORO NO INTERIOR NO RS AQUI NAO TEM ESPECIALISTA EM VETERINÁRIA. POR FAVOR ME AJUDE COMO POSSO PROCEDOR PARA ELE NÃO PERDER A VISÃO DESTE OLHO. AGRADEÇO.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

Sinceramente à distância fica difícil eu ajudá-la...o que podemos fazer é pedir para o seu veterinário entrar em contato comigo através do e-mail (fabianaquartiero@hotmail.com) assim talvez eu possa auxiliar no tratamento...ou trazer seu cão para uma consulta aqui em Porto Alegre.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

CHINELOS BY AN@ PAUL@ disse...

Olá! Tenho uma cachorrinha(Lhasa Apso)com quase 3 anos,ela teve um problema no olho ha umas 3 semanas atraz, tinha um circulo vermelho na parte escura do olho e tbem uma membrana transparente que estava cobrindo, mais ela tomou uns remedios que o veterinario passou e melhorou, mais agora está voltando. A parte branca está vermelha e na parte escura tem,de novo,uma membrana tranparente. Isso pode ser a ulcera de cornea? Se for,um tratamento mais a fundo é 100% eficiente? E porque melhorou com os remedios,mais voltou?
Obrigada!

Ana disse...

Dra. Fabiana
Gostei muito de ler tudo que a sra escreve, achei que ajuda muito!
Tenho uma shitzu de 4 anos e pela segunda vez está com uma ulcera de cornea, agora no outro olho, minha sorte é que em minha cidade tenho um veterinário oftalmo e na primeira vez operou (foi bem chatinho pois ficou 20 dias de olhos fechados(com um plastiquinho e 2 meses de colar, pois era muito profunda ), mais ficou boa, um mes depois agora com ulcera novamente pos tem "ectropio"..., está bastante debilitada, não quer comer..., mais está usando colirio toblex e tomando spirapar 5. Estamos preocupados com a debilitação dela, será que o olho operado que ficou com uma manchinha grandinha branca ela enxerga bem? E nesse com inicio da ulcera será que enxerga?

Oftalmologia Animal disse...

Olá,

Gostaria de poder orientá-la mas sem ver seu cãozinho fica difícil...poderia me mandar uma foto para meu e-mail?

fabianaquartiero@hotmail.com

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Oi Ana,

Converse com seu médico veterinário oftalmologista sobre a provável causa dessas úlceras recorrentes. Pergunte se ele não tem olho seco, cílios ectópicos, triquíase ou entrópio. É preciso sempre remover o agente causador da úlcera....Sobre as "manchas" provavelmente são cicatrizes das úlceras, que podem ser atenuadas com um colírio específico. Não sei lhe dizer se ele enxerga sem eu avaliar....mas se a cicatriz ou a úlcera são pequenas enxerga sim. Agora o fato de ela estar prostrada pode ser dor ou algum outro probleminha que deve ser investigado.

Um abraço,

Fabiana quartiero

ana paula disse...

Olá doutora!
Tenho um shitzu e ele está tratando uma ulcera de cornéa com o colírio ciprovet há 1 semana, mas ainda continua com lacrimejamento e é possivel ve no olho dela uma lesao esbranquiçada e uma coloraçao rosea ao redor de uma parte da íris. Como sei se houve alguma melhora ou se está piorando??? ele pode ficar cego??
Mto obg pela atençao! ANa Paula

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Ana,

Como não avaliei seu cão fica difícil saber se está melhorando...mas é para o paciente ficar cada vez mais confortável a medida que o tratamento evolui...procure seu médico veterinário a cada 3 dias para revisar a úlcera. Uma úlcera superficial sem maiores complicações deve cicatrizar em média em 5 dias.

um abraço,

Fabiana Quartiero

Tucha disse...

OLá Dra.
Tenho um gato que começou por andar com o olho meio fechado, reparei que tinha a pápebra muito vermelha. Levei-o ao veterinário, receitou Edolfene (flurbiprofeno), Voltaren colírio (Diclofenac) e Terricil pomada ((Oxitretraciclina) 3 vezes ao dia. Já está a fazer este tratamento há 5 dias e não noto qualquer melhora. Reparo que continua com a pálpebra inferior e superior muito vermelhas, tem um desconforto aparente pois mantem o olho piscando, mas não tem o olho propriamente dito inflamado, nem tem lágrimas a escorrer. Não sei que lhe hei-de fazer... acha normal ao fim de 5 dias não ter qualquer melhora?
Muito obrigada. Um abraço.

Fátima Silveira

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Fátima,

Com este tratamento era para o seu gato estar pelo menos mais confortável...deve investigar se não está ocorrendo algo mais sério, pois um conjuntivite já estaria um pouco melhor em 5 dias.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Carolina disse...

Olá Dra,

Tenho uma Sharpei de 11 meses e ela já fez quatro cirurgias no mesmo olho. As duas primeiras foram de prolápso da 3ª pálpebra (na 1ª ela rejeitou os pontos e surgiu uma pequena úlcera na córnea, mas em nenhuma das duas houve a remoção da glândula), a 3ª foi de entrópio, cujo tratamento resultou em uma enorme úlcera de córnea, e a 4ª (segunda-feira, dia 24) foi um "flap" para cobrir o olho com a terceira pálpebra e acelerar o tratamento da úlcera, pois o tratamento apenas com injeções estava progredindo muito lentamente. Para finalizar, agora ela está com a
pálpebra com uma grande mancha roxa, que evoluiu de um pontinho vermelho que o veterinário disse ser um machucadinho. Desde a cirurgia do entrópio ela está internada e visitamos ela todos os dias para acompanhar o tratamento. Confiamos no veterinário. Ele é muito sincero e inclusive disse que a úlcera provavelmente surgiu por erro na administração da pomada pelo tratador. Mas à vezes temos medo. O que a Dra. acha dos tratamentos aplicados? Desde já muito obrigada.

Oftalmologia Animal disse...

Oi Carolina,

Fica muito difícil eu opinar sobre algo que não vi, mas está correto reposicionar a glândula, corrigir o entrópio e fazer flap de terceira pálpebra se a úlcera for superficial.Se ele está melhorando e está bem assistido é o que importa. Já consultou com um oftalmologista veterinário?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Carolina disse...

Olá Fabiana,

Ela continua internada e com o flap, então vamos esperar uma semana, quando o flap for desfeito, para ver como fica. Se não houver melhora significativa, aí consultamos um especialista. Somos aqui de Brasília, já vi uma clínica de oftalmologia veterinária, mas não tenho referência. Será que vc conheceria alguém para indicar por aqui?
Mas fico feliz de saber que os procedimentos seriam estes mesmos. Obrigada.

Tati (www.sweetpainting.nafoto.net) disse...

Tenho um Lhasa Apso e é comum ele ficar esfregando o olho na borda do sofá, da cama e paredes???? Isto é normal? Depois que limpo com soro ele para.
Outra pergunta: levei ele a um banho e tosa e ele voltou com um dos olhos fechados e com uma secreção ocular. Levei ao veterinario e foi feito o teste de fluoresceína, acusando a ulcera de cornea (parte lesionada ficou esverdeada), ele detectou a ulcera de cornea e pediu que eu tratasse-o em um periodo de 10 dias com o colirio Ciprovet. Não consegui achar, alegam falta no labaratório. Então ele me aconselhou a seguinte substituição: pomada oftalmo Epitezan e o colirio Still. Está correto??? O meu lhasa deixa aplicar os remedios e não deixo ele coçar, mesmo que tente, as vezes, com a patinha.
Obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Olá Tati,

Esfregar a cara pode ser sinal de coceira...observe isto.

Quanto ao tratamento, se for uma úlcera superficial e pequena está correat a associação de epitezam e still. É muito importante o uso de colar elizabetano para evitar o autotraumatismo.

um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Bom dia!

Meu cachorrinho (shih tzu) de 4 meses estava brincando e bateu o olho no pé da mesa de madeira e percebi que ele chorou. Ontem o olho dele estava vermelho e lacrimejando e quando eu chegava perto do rosto dele ele se afastava. Levei ao veterinário que me informou que ele está com úlcera corneana, sendo que está visível o esbranquiçamento de um olho em relação ao outro. A veterinária receitou um colírio que chama tobramax. Porém não estou achando na cidade que eu moro (ribeirão preto). Me informaram que o laboratório está em falta. A veterinária disse que tem que usar este colírio devido à substancia condroitina, para cicatrizar, e os outros colírios não possuem esta condroitina. No pet dela tem este colírio para vender mas está vencendo agora em setembro. Agora o que eu faço? Compro o colírio que está vencendo ou dou outro colírio para o cachorro? Teria algum outro colírio semelhante?

Obrigada!

Priscila.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Priscila,

Em Ribeirão Preto existe uma farmácia de manipulação de colírios chamada OPHTHALMOS. A sua veterinária pode solicitar a manipulação do Sulfato de condroitina ou de acetilcisteína 10%. Na farmácia humana existe o colírio de tobramicina.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Fabiano disse...

Prezada Dra., tenho um Shar Pei de 7 meses; há mais ou menos 20 dias percebi que seus olhos estavam ficando esbranquiçados/azulados, e ele estava trombando nos objetos; me sugeriram dois remédios: Tobrex e Epitezan; tenho usado o medicamento, um após o outro, 3 vezes ao dia. Isso é suficiente? Em quanto tempo ele irá melhorar? O quadro pode evoluir para cegueira? Quanto tempo?

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Fabiano.

Na verdade o seu cão deveria ser avaliado por um oftalmologista veterinário o quanto antes, pois ele pode ficar cego sim. Não adianta tratar uma úlcera se o problema causador não for removido que no caso dos Shar-peis são as pálpebras tocando a córnea.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Carolina disse...

Pois é, pessoal! Postei um comentário dia destes sobre problema de úlcera de córnea na minha sharpei... Depois de umas cinco cirurgias (2 de prolápso da terceira pálpebra, um entrópio e dois flaps) um oftalmologista descobriu que na primeira cirurgia um ponto desencapsulou e raspava o olho! O próprio veterinário dela chamou o oftalmologista!! Não é para puxar saco não, mas, problema de olho, procura um especialista!

Nadja disse...

ola, tenho um Shih Stuz com 4 meses e brincando na praia no final de semana, na grama acredito ter entrado sujeira no olho direto, o que fez coçar e no outro dia acordou um ele inflamado e fechado, me assustei lavei com agua e veterinaria hoje começou a usar o colirio UCB e pomada keravit. Achamos que ele coçou com as patinhas e se machucou, to com o coraçao na mão. Isso é normal.

Oftalmologia Animal disse...

Olá Nadja,

Fique atenta, não é normal ele ainda estar com dor (fechando o olho, se coçando)no caso de uma simples conjuntivite. Ele pode estar com uma úlcera de córnea, então não pode usar colírios com corticóide (dexametasona, prednisona. Consulte o quanto antes um Oftalmologista Veterinário.

Abraço,

Fabiana Quartiero

Fabiano disse...

Prezada Dra, Levei meu cachorro ao veterinário e ele disse que deverei fazer a cirurgia o mais rápido possível. Farei a cirurgia no sábado que vem, dia 3 ou 4 de outubro. Ele me confirmou o medicamento, mas disse que deverá ser mais intensivo, 4 ou 5 vezes por dia, a fim de cicatrizar a úlcera. Em quanto tempo veremos melhora? Ele voltará a enxergar normalmente ou ficará com sequelas? Obrigado.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Fabiano.

Infelizmente não tenho como lhe dar um prognóstico, pois não vi como está a úlcera e o estado geral da córnea do seu cão...mas o importante é que ele vai fazer a plástica, assim será um problema a menos.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Marcela Moraes disse...

Boa Tarde!

Tenho uma gatinha de apenas 02 meses, quando a peguei ela já tinha 01 mês e estava com o oho coberto de muuuuuuuuuuuita remela lacramejava muuuuuuuuuito e tinha secreção no fucinho.Levei ela na veterinária e ela disse que a gatinha estava com um probleminha no pulmão e que as bactéria passavam para o fucinho e olho;a doutora receitou Busolvon para tratamento do pulmãozinho e ela tinha que tomar 05 injeções eu não lembro o nome e passar 03 vezes ao dia nos dois olhos uma pomada chamada Epitezan.Depois do término do tratamento minha gatinha continua com o olho direito opaco doutora disse que é uma úlcera e que era para contiar passando Epitezan durante um mês, mas acontece que olho dela continua na mesma situação.O que devo fazer?

Monica Castanheira disse...

Olá Doutora!
Tenho uma gatinha persa de 5 meses e na semana passada notei que ela tinha um buraquinho no olho esquerdo. Fomos a veterinária dela e esta recomendou usar uma pomada chamada Epitezan e um colírio de lagrimas artificiais. Ainda não vi melhora nesse buraquinho, que aliás parece que está maior, porém, ela já consegue abrir um pouco o olho. Será que esse trauma é uma úlcera? Tenho receio isso afete permanentemente a visão da minha gatinha...

Obrigada!

Oftalmologia Animal disse...

Olá Monica,


Provavelmente seja uma úlcera mesmo e ela deve ser monitorada frequentemente, pois pode complicar. Procure um oftalmologista veterinário ok?


Abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Marcela,

Devemos ficar atentos ao histórico de problema respiratório, pois são infecções virais e as ceratites e úlceras virais são comuns em gatos. Quando ocorrem em filhotes as sequelas podem ser bem graves. Consulte um Oftalmologista Veterinário o quanto antes.

Abraço,

Fabiana Quartiero

Nara sbaraine disse...

Oi Dra. Sou cunhada da Sabrina, dona do Frederico. Eu tenho um gatinho siames de 9 anos que ultimamente tem apresentado uma lesão no olho semelhante a uma parede quando tem um descascadinho. O olho dele tem secreção e fica com a borda vermelha e lacrimejando. Tenho medo do que possa ser e nao sei como proceser pois ele tem muito medo de estranhos e eu não queria deixá-lo traumatizado. Como devo proceder?

daniela disse...

Boa tarde doutor.Há alguns meses meu cão lhasa apso foi diagnosticado com uma 'bactéria' no olho e foi recomendado o colírio ciprovet para a cura.Mas agora ele foi diagnosticado com úlcera e devemos procurar um oftalmologista canino.devemos colocar o colar elizabetano enquanto aguardamos a consulta e continuar usando o colírio ciprovet? você teria alguma oftalmologista para indicar na cidade de Porto Alegre (RS)? Abraço,
Daniela Fabbrin

Jaque disse...

Bom Dia, tenho um Beagle e a glandula da terceira palpebra saiu pra fora, gostaria de saber qual o procedimento mais correto de se fazer, pois li em alguns artigos que a retirada pode causar olho seco.
Por favor preciso de ajuda pois alguns veterinarios querem retirar a glandula.
Obrigada
Jaque

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Nara,

Vamos marcar uma avaliação. Com paciência a gente consegue examiná-lo. Até o Fred está mais calmo....

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Daniela.

É prudente deixá-lo de colar sim, para evitarmos que a lesão piore caso ele passe a patinha no olho.

Se precisar de uma avaliação eu atendo em Porto Alegre. Vá até o menu "onde me encontrar" e escolha a clínica mais próxima da sua casa.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Jaque.

O ideal é sempre reposicionar a glândula, pois responde por até 50%da produção lacrimal.

Procure um Oftalmologista Veterinário na sua cidade ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Salene disse...

Alerta...
Comprei a 1 semana um shih tzu com 2 meses foi diagnosticado ulcera de córnea estou aplicando Atropina, Tobrex, e difen todos colírios geladinhos, gostaria de uma orientação pois a veterinária que prescreveu não é oftalmo, pois aqui em Macaé onde moro não tem este profissional. Fico no aguardo.Obrigada.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Salene.

O melhor a se fazer é retornar a cada dois dias na sua Veterinária para ela acompanhar a cicatrização da úlcera. Uma úlcera superficial sem complicações é para cicatrizar em 4 dias. Utilize colar elizabetano no seu cão para ele não coçar o olho. Não use atropina colírio por mais de 5 dias ok? Os outros colírios devem ser utilizados até a cicatrização da úlcera.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

aline.roam disse...

Olá Dra.,

Tenho uma cachorrinha Lhasa Apso de 12 anos, e já faz um tempinho que venho percebendo que os olhos dela estavam um pouco vermelhos. Então levei ela num médico vet. e ele disse que ela pode ter Úlcera de Córnea ou Ceratoconjuntivite Seca, então receitou uma pomada para a ulcera. Como recomendado, passei por 20 dias e os olhos dela, antes, mto vermelhos melhoraram bastante, mas ai ficou uma segreção meio amarela/esverdeada cobrindo os olhos dela e ela ficou com os olhos mto opacos, sem brilho, como se estivessem secos. Então retornei ao Vet. e ele me receitou um colirio para eu pingar todos os dias nela por tempo indeterminado, para substituir a lágrima.
Então eu fiquei mto chateada por não poder fazer mais nada por ela, como o vet. disse que nao tinha cura. Isso já faz um tempo, eu pingo colirio no olho dela há um ano mais ou menos, por causa disso.
Mais a minha maior preocupação é dela ficar completamente cega, pois ela já está algum tempo apresentando sinais disso, ela não está mais enchergando direito. Percebo que ela encherga, mais não 100% de qdo ela era mais novinha. Isso é normal? Não tem cura mesmo? E ela pode ficar cega completamente?
Tadinha, tenho que limpar os olhos dela todos os dias com soro fis. para tirar a secreção e depois pingar o colirio.
Eu terei que continuar fazendo isso até ela morrer? Ou devo buscar uma 2º opinião pra saber se é isso mesmo que ela tem?
Até agora, graças a Deus, não percebi nenhuma piora. Só teve uma vez que eu esqueci de limpar o olho dela e pingar o colirio no outro dia tava mais irritado.

O que pode ser isso?

Por favor, peço que tente esclarecer minhas dúvidas!

Desde já agradeço,

Aline.

P.S.: Essa profissão ( M. Vet.) é realmente abençoada por Deus, poder cuidar desses bichinhos que não podem se defender sozinhos. Eles realmente precisam dos seres humanos. Parabéns!

Thatiana disse...

Drª Fabiana
Tenho um gato persa que apresentou no olho esquerdo um lacrimejamento esverdiado e a veterinária receitou tobradex,porém como não teve melhora, retornei e ela me orientou que fosse ao oftalmologista veterinário.Nessa altura ele já não abria mais o olho e estava muito inchado, vermelho e esbranquiçado. O veterinário falou que era úlcera corniana. Receitou tobrex (3X ao dia), epitezan só a noite, baytril de 12 em 12 hs e maxican 1x ao dia. Mas falou que possivelmente ele precisará de cirurgia. Fiquei amendrontada por que ele talvez precise de cirurgia. Já perdi um gato após uma cirurgia e também se não for bem sucedida ele pode perder a visão ? Será que essa cirurgia será necessária mesmo ? Já estou fazendo o tratamento com medicamento indicado. Isso não adianta ? Além do mais ele falou que fica em torno de R$ 700,00.Não tenho esse dinheiro agora. E se o gato não fizer a cirurgia ele poderá ficar cego? Como seria essa cirurgia ? Uma raspagem ? Vale salientar que com os medicamentos ele aparenta uma melhora muito significativa, pois já abre o olho e já consigo enxergar o amarelo dos olhos dele que não se via.Agradeço se me esclareçer essas dúvidas.

Lais disse...

Olá, Eu gostaria de saber o que fazer com um shitzu que tem o olho seco. Quais são os tratamentos? Tem cura? Obrigada.

Anônimo disse...

Por favor gostaria de saber se n o caso de ulcera indolente em caes depois de ter feito varios procedimentos de arranhar a cornea para que a pele "grude de novo" e sem sucesso se so resta mesmo o flap na terceira palpebra e se isso tb nao funcionar o que pode ser feito? E se a ulcera nao fechar ele pode ficar cego?
Existe algum outro tratamento?
Obrigada Therumi

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Therumi.

Quando eu realizo a ceratotomia em grade (arranhões na córnea) sempre protejo a córnea com um flape de terceira pálpebra ou uma lente de contato terapêutica. Em 15 dias a córnea está cicatrizada. O tratamneto é este mesmo. Os "arranhões" devem ser realizados literalmente em grade e com um profundidade adequada para remover todo o epitélio que se encontra solto, favorecendo assim a cicatrização.

Se tudo foi realizado corretamente e não cicatriza a úlcera provavelmente alguma coisa está causando esta úlcera, como um cílio fora do lugar por exemplo, que deve ser removido com seu folículo.

Uma lesão crônica na córnea pode levar à opacificação da mesma e à cegueira sim.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Thatiana,

Não posso lhe dizer muito sem ver o seu gato, mas se o Médico Veterinário Oftalmologista indicou a cirurgia é pq provavelmente é necessária. Se estiver muito insegura á respeito leve em outro colega Oftalmologista para ter uma segunda opinião. Somente avaliando o animal temos como saber se apenas o tratamento clínico é suficiente ou se realmente é necessária uma cirurgia.


Um abraço,

Fabiana Quatiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Lais,

Se o seu cão realmente tem olho seco ele deve ser tratado para o resto da vida, pois não tem cura, tem controle da doença.

Deve receber colírios substitutos da lágrima e lacrimomiméticos como o tacrolimus e a ciclosporina.

Um Médico Veterinário Oftalmologista deve avaliar e passar a conduta terapêutica mais adequada (qual colírio, concentração, etc) de acordo com o grau de olho seco do seu cão.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Aline,

Provavelmente ele deve ter olho seco sim. Tem que saber qual colírio está usando....Já consultou com um Oftalmologista veterinário?

Caso seja uma pigmentação da córnea por falta de lágrima alguns colírios ajudam a clarear a córnea caso não esteja em um estado muito avançado.

Olho seco não tem cura, mas controlando com os colírios adequados na frequencia adequada ela não terá mais secreção.

Se a córnea fica toda pigmentada ela pode ficar cega sim. Tratando olho seco corretamente desde o início evita a pigmentação difusa da córnea.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anna Luisa disse...

Olá,

to mto preocupada, comprei uma beagle bicolor, conheci a mãe dela e essa mãe, tem um problema no olho q fica todo envolta vermelhão e inchado chega dá nervoso de olhar, a dona disse q ela tem o canal lacrimal entupido, ai to com medo da minha tb ter esse problema e to achando o olhinho dela na parte branca da borda meio avermelhada, será q ela vai ter o mesmo problema? isso é genético?
espero q vcs possam me ajudar, estou muito preocupada.
obrigada!,
Anna

Fabiano disse...

Prezada Dra. Fabiana, há alguns dias atrás postei um comentário sobre meu Shar Pei que tinha úlcera em um dos olhos, sendo que o outro começava a ficar comprometido, estando já esbranquiçado. Pois é, levei o cão para a cirurgia, em Curitiba, Clinica Farol, do Dr. Márcio Pansanato e Dra. Daniela. A cirurgia foi um sucesso, super rápida; em menos de meia hora o cão já estava operado. O pós-cirúrgico foi simples; trouxe o cão para casa no dia seguinte. Engraçado que o olho que parecia mais grave, ulcerado, recuperou-se em 15 dias; ficando apenas com uma peque "nuvem"; o outro olho menos lesionado está demorando mais para se recuperar. Por quê? Eu não tenho conseguido passar o epitezan com frequência, mas mesmo assim ele está se recuperando lentamente. Agradeço pela sua atenção e solicito que esta mensagem seja publicada para que todos os donos de animais que têm esse problema ou venham a ter, fiquem mais tranquilos, pois o problema tem solução. Mais uma vez obrigado pela atenção.

Nubia disse...

Boa Noite, Gostaria de um conselho.A minha cadela ficou com o olho esquerdo avermelhado e no dia seguinte esta com ele todo tomado com uma membrana branca meio azulada.Parece que esta cega, pois nao ao fazer movimentos, proximo a este olho nao percebo nenhuma reaçao dela.O olho direito está avermelhado tambem e com uma membrana esbranquiçada fina.Estou com medo que minha cadela fique cega das duas vistas.Gostaria que me informasse o nome de algum colirio que eu possa comprar para cura-la.

Oftalmologia Animal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Anna Luisa,

A obstrução do ducto naso-lacrimal apresenta uma predisposição em algumas raças. Mas não quer dizer que necessariamente seu cão vai ter. O ideal é agendar uma consulta com um especialista em Oftalmologia Veterinária para avaliar pq o olho está mais vermelho.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Fabiano.

Fico feliz em saber que tudo está indo bem. Siga direitinho a orientação dos médicos veterinários.

Quando precisar é só entrar em contato.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Núbia,

Infelizmente não posso prescrever nada sem examinar, pois não tem como saber o que o seu animal tem.

Consulte com um médico veterinário ofalmologista o quanto antes.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

fabiana disse...

Boa noite. Eu tenho uma lhasa e a mais ou menos uns 6 mesea atras ela ficou doente e precisou ser hospitalizada, e no hospital ela teve ulcera de cornea, fez um tratamento e se curou mas a uma semana ela esta com o olho que foi mais afeta vermelho hoje eu passei em um vterinario e ela me disse que precisa passar com um veterinario oftalmo e que precisa de uma cirurgia, isso sempre vai acontecer com ela.

Anônimo disse...

Olá Dra. Fabiana, minha cachorrinha Mel está com uma irritação no olho esquerdo não consegue nem abrir o olho, então a levei no veterinário e ele disse que a córnea estava atrofiada e bem em cima da córnea tinha um pontinho branco. O que a senhora acha que pode ser?
Obrigada pela atenção.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Fabiana,


Precisa descobrir pq ela tem essas úlceras recorrentes....pode ser um cílio fora do lugar, olho seco....consulte um oftalmo para ela ser examinada com mais detalhes e a causa da úlcera ser removida.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

A sua cachorrinha Mel pode estar com uma lesão bem grave já que apresenta tanto desconforto. Não tenho como saber do que se trata com esta descrição.Procure um especialista o mais rápido possível.

Uma abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá, Dr...Meu nome é Liliane e moro aqui em Ctba...Gostaria se possível, que tirasse algumas dúvidas. Tenho um Lhasa Apso com 1 ano e 1 mês, e ele está com prolapso da glandula da 3º palpebra,desde os 4 meses,e ainda nao fiz cirurgia pois meu veterinário diz somente ter q fazer cirurgia, e não me disse quais as reações após essa cirurgia, tenho receio, pois uns dizem após a cirurgia ele pode ficar cego e acabar saindo no outro olho, tbm notei nesses últimos dias q ele vem coçar o seus olhinhos nos meus pés, tem haver com esse prolapso? e a cirurgia ela é realmente necessária? Essa bolsa no olhinho ela aumenta?pois no dele continua o msm tamanho .. Por favor me ajude... estou muito preocuopada com ele ... não quero que sofra...
Abraços

Anônimo disse...

Olá Doutora Fabiana Quartiero...
Me chamo Mayara e tenho uma Lhasa Apso de apenas 3 meses.
Hoje há levei ao veterinário e o mesmo disse que ela está com ULCÉRA na córnea DIREITA.
Ele me receitou 3 remedios que são:EPITEZAN,STILL E DEXAMETASONA.
Gostaria de saber se esses 2 colírios e a pomada são realmente confiáveis...
M e ajude doutora,poisestoumuiyo preocupada com minha cachorrinha.....
Um abraço e tenha uma boa noite....

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Liliane,


Você pode ficar bem tranquila pois o reposicionamento da glândula não trás reações após a cirurgia se for realizado da fora correta. O pior que pode acontecer em uma cirurgia dessas é o fio de sutura se soltar e causar uma úlcera de córnea superficial. Por isso é importante procurar um Oftalmologista Veterinário.
A glândula deve ser reposicionada pois responde por até 50% da produção da lágrima. O seu cão pode estar coçando o olho devido a um déficit lacrimal. A falta de lágrima, mesmo que seja inicial já causa desconforto ocular (sensação de "areia no olho").
Como ele é muito novinho pode ter várias complicações no futuro devido a falta de lágrima, caso esta glândula se danifique e perca a função (olhe a postagem CERATOCONJUNTIVITE SECA.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bo dia Mayara,

Se a sua cachorrinha realmente está com uma úlcera de córnea ela NÃO pode utilizar colírio com corticóide (DEXAMETASONA, PREDNISONA). Se a úlcera de córnea for superficial o tratamento com epitezam e still está correto. Sempre importante lembrar de colocar o colar elizabetano (cone na cabeça)para ela não se coçar e piorar a lesão.

um abraço,

Fabiana Quartiero

Ludymilla disse...

Boa Tarde,

Tenho um shitzu de 04 anos, há umas duas semanas ele começou com uma conjutivite, até então fiquei tratanto com solução fisiológica, não adiantou nada, pra mim fez até piorar!!!!Levei ao veterinário, ele dectou úlcera de cornea e uma pneumonia...Tratou com antibiótico e pediu pra que eu comprasse o colírio "ciprovet"..Tive que deslocar p/ outra cidade pra comprar o bendito...Qnd eu aplicava o dog quase morria de chorar, hoje só de ver o frasco sai correndo, acontece que ainda não teve melhoras...O colírio acabou, fiquei dois dias sem colocar devido a isso, e o outro olho começou com a úlcera também, hj comprei mais um Ciprovet, estou medicando certoo?!Não sei o que façooo?????Se quiser lhe mando fotos pra ver a situaçãoooo, me ajude por favorrrrrrrrr!

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Ludymilla.

São bem frequentes os relatos de intolerância ao colírio ciprovet. Ele causa muita ardência ocular. Fale com o seu veterinário para prescrever outro colírio antibiótico de acordo com a gravidade da úlcera. Deve ser investigada também a causa da úlcera: um cílio fora do lugar, pêlo tocando a córnea, falta de lágrima....mas para isso talvez você precise consultar com um oftalmologista veterinário. É importante que ele use a proteção (o colar elizabetano) até que a úlcera esteja cicatrizada.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Ludymilla disse...

Olá...
Obrigada por me responder...
Por incrível que pareça, depois de muito diálogo com ele, "Cachorrinho", esta deixando que eu aplique o colírio Ciprovet, sem maiores escândalos...
Estou aplicando aquela pomada "Epitezan" para que ele passe a noite, pra ver se tem maiores resultados na cicatrização...
Aqui em Goiás, não sei de nenhuma clínica particular que tenha essa especialidade para tratamento de úlcera de córnea, (Oftalmo)!!
Me falaram do Dr. Nilo, mas ele só atende na Universidade Federal, já tentei ligar pra marcar uma consulta e nada!Daí me falaram tbem que vão fazer dele de cobaia na clínica-escola da UFG...Tadinho!
Goiás é defasado de profissionais nesta área...Na minha cidade mesmo, existe apenas 01 clínica veterinária, isso pq moro à 18 KM da capital goiana...
Realmente é absurdo, vc querer tratamento pro seu animalzinho e não ter como disp0nibilizar isso a ele..
O colírio ciprovet, de 20 clínicas que liguei na capital goiana, achei apenas em uma...
Dra. Fabiana quero lhe parabenizar por ter este espaço, que muito ajuda pessoas como eu, que não sabem o que fazer...
Vc está de parabéns pela sua dedicação profissional...
Queria em Goiás profissionais como vc..
Me desculpe por esse desabafo..
Um abraço,
Ludymilla S.M de Oliveira...

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Ludymilla,

Fico feliz que a tenha auxiliado de alguma forma.
Acredito que você deva tentar ainda levar o seu cão em alguma Universidade Federal e fique tranquila que ele não será uma "cobaia", isso é folclore. Ele será atendido por profissionais que estão sempre se atualizando por estarem vivenciando o meio acadêmico. Na Universidade Federal de Brasília a Equipe da professora Paula Galera é especializada em oftalmologia Veterinária.

Boa sorte,
Um abraço,

Fabiana Quartiero

julieta disse...

Olá! Meu shih tzu de 4 anos apareceu com um incômodo no olho direito. A esclera estava bastante avermelhada e ele não conseguia abrir o olho direito. Eu levei à clínica veterinária da Universidade Federal aqui em Belo Horizonte. Quem atende é sempre um professor da universidade. Ele fez aquele exame que deixa a lesão esverdeada e diagnosticou uma lesão na córnea que ele acredita que possa ter sido provocada por algum trauma (até na hora de coçar o próprio olho) e indicou o colírio Biamotil de 2 em 2 horas durante 15 dias e atropina de 8 em 8 horas durante 5 dias. Eu comecei a aplicação a mais ou menos 4 dias e não percebi melhora. Ele consegue abrir o olho mas continua bem embaçado e a esclera continua avermelhada. Um professor de universidade está apto para fazer o diagnóstico? Eu devo procurar um oftalmo-veterinário? Ou devo esperar os 15 dias mesmo? Desde já eu agradeço tanto pela resposta que vou esperar quanto pelo blog que é bastante esclarecedor.

Raquel Araújo Beghini

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Julieta,


O ideal é que uma úlcera de córnea, mesmo que seja simples, seja reavaliada após 3 dias de tratamento. Se possível consulte um oftalmologista veterinário.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Luiz Henrique (frikasoide) disse...

Dra., meu cachorro (Shitzu) a alguns dias atrás passou a ter dificuldades em abrir o olho esquerdo. Fui a uma veterinária e ela identificou uma perfuração (úlcera de córnea?) utilizando aquele líquido verde. Bom, ela indicou um tratamento a base de pomada EPITEZAN (a cada 6h); solução ATROPINA (1x por dia) e também um outro colírio (a cada 6h). Já estou aplicando esse tratamento a 2 dias, e o olho do cachorro passou a ficar esbranquiçado. Gostaria de saber se este realmente é o tratamento, e se este esbranquiamento é normal, tipo uma bolha branca. Estou muito preocupado, ele é novinho, vai completar 3 meses e eu fico com muito medo de ele ficar cego deste olho :\. Um abraço

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Luiz,

O ideal é que você retorne a cada 48h para a veterinária avaliar, pois em dois dias uma úlcera pode curar ou piorar muito dependendo da profundidade. Se possível consulte um oftalmologista veterinário, pois é importante determinar também a causa desta úlcera e avaliar se ela não está tão profunda ao ponto de ter que fazer cirurgia.

Abraço,

Fabiana Quartiero

Luiz Henrique (frikasoide) disse...

Obrigado pela resposta Dra. Fabiana. Sou de Porto Velho/Rondônia, conhece algum profissional nesta área por aqui? Se sim, por favor, me passe o endereço. Abraço

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Luiz,


Infelizmente não conheço ninguém por aí...mas procure uma faculdade federal ou estadual de medicina veterinária mais próxima e pergunte se há atendimento especializado.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

ligiabernadochi disse...

Boa Tarde Doutora,
Tenho um cachorrinho da raça Shitzu que está apresentando o diagnóstico da úlcera córnea, os olhos apresentam uma manchinha enbaçada e uma leve depressão, levei em uma Med. Veterinario da minha cidade e ela receitou Trobramicina 0,3% 2x ao dia durante 7 dias. Mas ela não é especializada em oftalmologia por isso gostaria de tirar a duvida, o tratamento está correto? estou preocupada. Muito Obrigada, espero seu retorno.
Abraços
Ligia

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Ligia,


Se for possível leve em um oftalmologista veterinário. De acordo com o tipo de úlcera é importante fazer o colírio de tobramicina no mínimo 4x ao dia.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Thiago disse...

Olá Dra. tenho um shih tzu de 3 anos, recentemente ele estava bastante incomodado com o olho esquerdo e ficava coçando e esfregando, essa semana ele começou a dar uns gritos de dor quando encostava seu olho em alguma coisa, levamos ao veterinário e foi detectado uma pequena úlcera na córnea, estou tratando com TOBREX. Agora ele está piscando menos e ficando com o olho mais aberto mas continua uma cor meio azulada, gostaria de saber em quanto tempo esse tratamento costuma dar resultado e se somente esse colírio pode resolver o problema do meu companheirinho. Moro em Goiânia e agradeço desde já qualquer informação que me passar.
Abraço.

Thiago

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Thiago,

São várias opções de colírios antibíóticos para o tratamento de úlcera de córnea, mas para uma úlcera superficial o tobrex é o de eleição. O ideal é fazer no mínimo a cada 6h, deixar ele com colar elizabetano para que não coce o olho e voltar no seu veterinário a cada 48h para acompanhar a evolução da úlcera e ver se não serão necessários outros colírios para auxiliar a cicatrização.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Nahuanna disse...

Oii Dr.. Me chamo Nahuanna, e sou de espigão do oeste-ro.
Tenho um shih tzu de 3 meses e ele esta com úlcera de cornea.
Os medicos veterinarios dessa cidade dicidaram todos viajar e mesmo assim nenhum é especialista. A dona de um canil de SP que eu tinha amizade e é veterinaria fui passando os sintomas e ela me disse o que era e me indicou Epitezan, e limpar com soro fisiologico. Mas mandou eu ir num especialista o mais rapido possivel.
Se o Dr tiver conhecimento de algum por aqui e puder me indicar fico muito grata, pois estou com medo e sem saber o que fazer. De mãos atadas

Um abraço e desde ja agradeço

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Nahuanna,

Infelizmente não conheço nenhum colega nesta região, mas lhe aconselho a procurar um hospital escola veterinário (Universidade Federal), o mais próximo. Com certeza lá você encontrará profissionais qualificados para atendê-la.

Enquanto isso mantenha ele de colar elizabetano.

Um abraço

Luiz Henrique (frikasoide) disse...

Nahuanna, relatei meu caso aqui também. Sou de Porto Velho/RO, e quem salvou meu Shitzu foi a Dra. Valquiria, da Zoopet. Eu particularmente não acreditava na recuperação do olho e consequentemente da vista dele. Iniciamos um tratamento que não estava dando muito resultado, ai a Dra. resolveu tampar o olho dele por uma semana com a própria pele para não haver mais movimento e aplicando ATROPINA e dois colírios misturados. Hoje ele está apenas com uma minúscula cicatriz. Procure por ela na capital.

Keila disse...

Olá, percebi que minha cachorra esta toda hora tentando passar a pata do olho, e este desde ontem está pequeno e lacrimejando.
E agora a pouco olhei no olho dela, e ele esta meio esbranquiçado meio azulado. Será que ela ta ficando cega? Elá é fila misturado com Dog alemão, e tem uma pele preta no olho que quase cobre a bola do olho dela. Ficou assim depois que o veterinário deu uma calmante pra poder engessar a pata quebrada dela, e olho nunca mais voltou. O que posso fazer? Ñ quero que minha cachorra fique cega :(

Juliana Ferreira disse...

Olá, Dra... minha Shih tzu estava com úlcera de córnea e ontem foi submetida à cirurgia que suturou a terceira membrana à pálpebra superior. Estou usando direitinho o colíro indicado e o antiinflamatório, estou limpando o olhinho com soro e ela está usando o "cone" no pescoço. Minha pergunta é: existe a possibilidade de a terceira membrana "rasgar" e se soltar dos pontos??? Ela está abrindo o olho operado, e achei que não seria possível... ou está abrindo porque desinchou?

Oftalmologia Animal disse...

Olá juliana,

Tem que ver se ela está abrindo somente as pálpebras ou se você está enxergando o olho em si. O correto é que você não veja nada do olhinho dela, somente uma "membrana rosa" que é a terceira pálpebra. Pode ocorrer dos pontos caírem antes da hora....se suspeitar que isto esteja ocorrendo leve o quanto antes ao seu Méd. Veterinário para que os pontos fora do lugar não machuquem a córnea.

Um abraço,


Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Olá keila,

vejo que já faz alguns dias que me escreveu, espero que ainda possa ajudar.....

Mesmo que você ache que tenha melhorado a situação leve em um Méd. veterinário Oftalmologista para uma avaliação pq o que vc me descreveu foi um quadro agudo de dor. Dependendo do que ocorreu a lesão pode estar mais grave e mesmo assim a dor alivia....

Procure ajuda ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Patrícia R. disse...

Doutora, eu tenho uma Shih Tzu de 2 meses e 5 dias.. Verificamos uma cor azulada em seu olho esquerdo e a levamos ao veterinário que nos indicou uma Oftalmologista especializada. Ela nos receitou uma série de colírios de 1 em 1 hora, mas disse que talvez não surtisse o efeito desejado e fosse necessário uma cirurgia.. Optamos por descartar em completo a cirurgia, visto que a cadelinha não aguentaria uma anestesia geral.. Agora estamos usando no olhinho um soro de sangue de outro animal.. O que a senhora acha disso, doutora?

Arina, proud INTP disse...

Olá. Minha gata foi diagnosticada com úlcera de córnea, eu a encontrei já com o quadro de inflamação com secreção. Creio que no caso dela seja superficial. Ela já foi tratada com colírio de tobramicina (tobrex) e agora estamos usando tobramicina + condroitina (tobramax). Quanto tempo em média leva o tratamento de uma úlcera superficial com aplicação de colírio a cada 4 horas? O olho dela melhorou um tanto, mas às vezes temos sensação de que ele estagnou. Demora mesmo?

obs: ela usou tobrex por uns 2 meses e está usando o tobramax há 3 semanas.

Obrigada,
Arina

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Arina,

Uma úlcera superficial deve cicatrizar em no máximo 7 dias com o tratamento correto e utilização de proteção (colar elizabetano.

A sua gatinha pode estar fazendo uma úlcera indolente (de difícil cicatrização) ou a causa da úlcera pode ser viral por exemplo. Consulte um Oftalmologista veterinário para saber se não é o caso de realizar uma cirurgia.

Abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Patrícia,

Pelo que você me descreveu e pelo tratamento indicado a sua cachorrinha deve estar com uma úlcera bem grave. O tratamento de eleição para úlceras profundas é a cirurgia. Vocêss fizeram um check-up nela para ter certeza de que não aguentaria uma anestesia? Só por idade não quer dizer, já que os nossos pacientes geralmente são velhinhos...claro que existem riscos, mas com um anestesita especializado e com exames ok os riscos são bem pequenos.

Caso ela realmente não possa ser operada o soro sanguíneo homólogo (do mesmo animal) ou heterólogo (de outro animal, desde que saudável) é uma opção. Mas deve ser manipulado e utilizado com muito cuidado para que não contamine o frasco, levando bactérias ao olho. O soro sanguíneo é o melhor cicatrizante que existe.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Nahuanna disse...

Bom dia! Gostaria de tirar um duvida, o veterinario mandou eu passa tobrex de 6 em 6h, e pinga um colirio vigamax d 4 em 4h. Esta correto? e qual pomada na sua opinião é melhor tobrex ou epitezan?
Desde ja agradeço

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Nahuanna,

Os antibióticos estão corretos. A frequencia depende da gravidade da úlcera.

A pomada de tobramicina possui maior espectro de ação contra bactérias do que a Epitezam, que é à base de cloranfenicol.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Vanessa Silva disse...

Bom dia,

A minha gata Flor tem uma úlcera, levei-a logo a Veterinário e está a fazer o tratamento.A lesão é muito superficial e o olho tem muito bom aspecto.Começei o tratamento na 5ªfeira de manha, gostaria de saber quanto tempo leva para ela ficar boa?

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde vanessa,

Se a úlcera é bem superficial e simples, tratando corretamente cicatriza em 3 dias.


Abraço,


Fabiana Quartiero

Aline disse...

Oi...
Estou à procura de um filhote de shih tzu para comprar, fui em um canil ver uns recém nascidos, e gostei muito , mas percebi que a mãe deles está com úlcera nos olhos, a dona dela confirmou, e disse que está sendo tratada.
O que gostaria de saber, é se isso é genético?
Há maior probabilidade dos filhotes dela adquirirem uma úlcera do que outros?

Crises Mundiais disse...

Olá doutora.
Meu cachorro essa madrugada começou a latir, eu nao fui olhar oque era porque ele sempre late para o nada. Até que ele começou a gritar e chorar. Levantei em um pulo da cama para ver oque era, quando olhei o seu olho direito, ele estava com 70% do olho tomado por uma cor cinza, meio azulada. e os outros 30% branco normal. Tipo que a pupila dilatou e se tornou esse cinza, dei umas pesquisadas na internet e suponho que ele esteja com úlcera.
Só para constar, quando eu levantei pra ver oque tinha aconteçido eu vi o vigia da rua sumindo no meu portao, acho que ele deu uma pancada no meu cachorro por ele estar latindo para ele.
Queria muito saber se isso tem cura, estou desesperada, meu cachorro só tem 4 meses e meio. Obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Aline,


A úlcera de córnea é causada por um trauma, não é genética, mas a causa da úlcera pode ser, como uma tendência do shih tzu de apresentar cílios ectópicos e olho seco. Simplesmente por ter os olhos mais proeminentes esta raça é predisposta a ter lesões na córnea.

Portanto fique tranquila. Mas também fique atenta a qualquer sinal de alteração oftálmica no seu filhote, como olho vermelho ou secreção ocular.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Olá,


Se o seu amigo levou uma pancada deve ser atendido o quanto antes. Não tenho como saber se ele ficará bom, pois não sei a gravidade do trauma...

Procure um oftalmologista veterinário na sua região ok?

Um abraço,


Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Boa tarde doutora, meu cão está com úlsera e o ciprovet não ajudou muito e o cristalino do olho acabou saindo, mas, ao que parece a úsera não estorou. A remoção do olho será mesmo necessária. E existe alguma cirurgia que possa substitiuir o cristalino? Agradeço a atenção.

Nahuanna disse...

Ola doutora aqui estou eu de novo. Meu shih tzu tinha machucado o olho direito e ficou uma macha castanho claro, diz o veterinario que a cicatriz. gostaria de saber se fica cicatriz memsmo? e como seria essa cicatriz? pq tenho medo de a ulcera não te sarado mesmo.

Agradeço desde ja!

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

Em primeiro lugar teríamos que avaliar a viabilidade deste olhinho,pois pelo que entendi está com úlcera e luxação de cristalino....uma situação bem complicada....em olhos apenas com luxação,onde a inflamação e a pressão do olho estão controladas, o cristalino é removido e pode ser colocada uma lente no lugar. Entretanto os cães vivem bem sem a lente,pois não precisam de um foco tão detalhado quanto as pessoas. Fica difícil opiniar sem avaliar o quadro.

um abraço,

Fabiana Quartiero

Patricia disse...

Dra.
Tenho uma shitzu de 7 meses e acredito que meu filho pequeno tenha acidentalmente ferido o olho dela.
O veterinário da minha cidade Piracicaba/SP., disse se tratar de úlcera de córnea e receitou epitezan e colirio ocufen, após 10 dias de tratamento o olho veio a furo, horrivel. Mas mesmo assim o veterinário insiste nesta mesma medicação. Na minha cidade não tem oftamologista veterinário. Por favor, gostaria de saber se ela vai perder a visão e se devo mudar o tratamento, se é caso cirurgico...Obrigada

Priscila disse...

Olá Dra. Fabiana,
Meu gatinho persa está com quase três anos e apresenta episódios esporádicos de irritação no olho, uma secreção escura no canto da boca e espirros. Levei ao veterinário e ele me falou que é uma doença do complexo respiratório. Foi prescrito um tratamento com interferon diluido por 1 mês, 1ml via oral, 1 gota em cada narina e olhos. Ele teve uma boa melhora mas teve uma recaída séria no olho que teve como consequancia uma úlcera de córnea. Desde o dia 29 estou tratando com Biamotril (colirio e pomada), Atropina 1% e epitezan. O olho está melhorando um pouquinho mas estou muito preocupado pois ele está MUITO apático, não brinca, não come direito e tem dormido muito, é normal?
Desde ja obrigado pela atenção.
Priscila

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Patrícia,

Se o olho do seu cão realmente perfurou é uma emergência cirúrgica....Se está perfurado há algum tempo talvez a visão esteja comprometida já....procure o quanto antes um oftalmologista veterinário.


Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Priscila,

Não, na verdade não é normal....o seu gato pode estar apático por estar com dor ou com uma doença sistêmica importante. Solicite exames de sangue para investigar melhor o que se passa com seu animalzinho.


Um abraço,

Fabiana Quartiero

Danitza disse...

Olá Fabiana,

Sou de Brasília. O Thor, meu dog alemão, tem 9 anos de idade e está com uma úlcera de córnea. O aspecto até que não está tão ruim dominando o olho todo. Há uma bolha branca ao lado da parte preta do olho e ocupa pouco mais de 1 cm. Isso o incomoda muito, ele fica piscando, lacrimeja, tenta coçar com a pata, o que acaba machucando mais. Levamos a uma veterinária e ela passou o colírio ciloxam que tem o ciprofloxacino. Ele parou um pouco de coçar, mas quebrou o colar elizabetano que usava.Ela não é especialista. Vc conhece algum em Brasília?Ela disse que não dá p reverter, ele vai ficar cego. Se quiser tento tirar uma foto p vc ver. Ele ainda enxerga bem, mas como é muito danado,acho que arranhou nas plantas quando latia num muro p os cachorros do vizinho, coçou até machucar mesmo. E agora não sabemos mais o que tentar.
Obrigada aguardo resposta!

Grata,
Danielle

Anônimo disse...

Olá Dra!
Tenho um Shi Tzu de 1 ano e 3 meses, e em dezembro eu percebi que o olho direito dele estava muito machucado, esbranquiçado com uma perfuração pequena, e onde é branco estava muito vermelho. Levei no Vet e ele receito ciprovet 2x ao dia e enrogard 50 mg 1/2 comp 2x ao dia tb por 10 dias. Em menos de uma semana ele já estava ótimo e sem sequelas.
Nesse ultimo final de semana, viajei e deixei ele numa pet desde sexta, ontem qd fui buscá-lo me informaram que ele tava com um probleminha no olho, qd eu vi, era muito pior do que na outra vez, tem uma perfuração muito maior e agora é nos dois olhos!! Corri no vet e ele receitou a mesma medicação e dosagem da outra vez. Pediu para eu retornar no dia 9/2 para avaliação e mto provável será feito uma cirurgia, pois ele desconfia de entrópio. Estou com muito medo que ele fique cego, choro muito, pois na primeira vez já havia essa desconfiança de entrópio, mas não o levei para fazer a revisão e agora voltou muito pior!! Mas minha duvida é se a medicação está correta, e se nas doses certas, pois acho que agora é muito mais grave do que da primeira vez e é a mesma dosagem!

Obrigada, Vanessa.

Aline disse...

Olá DRa Fabiana,
Minha cachorrinha esta esperando cachorrinhos, e apareceu na altura da sombrancelha em cima de um dos olhos uma bolinha avermelhada e os olhos lacrimejam, tem secreção, eu limpo com soro fisiologico, mas sempre tem, e esta bem vermelhos..vi na internet que tobramax é bom, mas quero saber se posso usar tobramicina pra uso em humanos?? Obrigada!!!

Pedro disse...

Ola Dra... td bem? espero q sim

estou com um probleminha com meu cão.... de uns dias pra cá começou a forma um tipo de penicula no olho dele, essa tal " penicula" é esbranquiçada....e o meu cão ñ esta enchergando bem não... ele é um cachoro novo,, uns 3 anos... e uma raça misturada - labrador com fila.... o q posso fazer para melhor isso? há cura???? me falaram q tem um colirio, mas não sei o ql o correto, vc pode me ajudar?/

desde ja agradeço sua atenção...

fica meu msn para possivel contato
pedrosalinet@msn.com

otimo dia!!

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite vanessa,

Na verdade se a úlcera é bem grave o melhor é operar o quanto antes. procurar a causa dessas úlceras recorrentes: entrópio, cílio ectópico, olho seco...

Já consultou com algum oftalmologista veterinário?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

oi Aline,

Não sei lhe dizer se o mais indicado é o colírio de tobramicina pois não tenho como saber o que ela apresenta já que não examinei.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Pedro,

Tudo bem, obrigada.

Não tenho como lhe prescrever nada, pois não sei exatamente o que é. Poderia até ser prejudicial para ele.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Elisangela disse...

Ola,

Eu tenho uma cachorrinha poodle e após leva-la para tomar um banho num pet, ela voltou com o olho irritado, eles diseram que poderia ser o shampoo que caiu no olho, mas meu marido que foi quem a levou no pet disse que acho que foi perfume que caiu no olho dela, o fato é que desde então a cachorrinha ficou com o olho super irritado e dois dias depois apareceu com o olho esquerdo opaco com uma membrana cobrinho parte do olho. Liguei para uma veterinaria e ela disse que podia ter sido alguma lesao na cornea, e pesquisando na internet atraves do site de vcs descobrir que se trata de uma ulcera na cornea. O que eu preciso saber é se tem cura e se vcs pode me indicar o veterinario oftalmo em Lauro de Freitas-Ba ou em Salvador-Ba para que eu possa tratar a minha filha urgente....

Desde já muito obrigada

Cindy disse...

Doutora
Estou muito preocupada com meu filhinho, um cãozinho da raça shih-tzu. Ontem observei uma manchinha branca na parte escura do seu olhinho esquerdo e o levei imediatamente ao veterinário (não é oftalmologista) que após analisar me disse apenas que há com uma lesão superficial (não perfurou a córnea). Ele passou somente o colírio still de 4 em 4 horas durante 10 dias.
Gostaria de saber se a medicação está correta, pois em todos os comentários que vi esse colírio está sempre associado a uma pomada.
Obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Cindy,

Converse com seu veterinário, pois se o seu filhote realmente está com uma úlcera de córnea ele precisa de um colírio ou pomada com antibiótico também, mesmo que seja uma lesão bem superficial.

Um abraço,
Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Elisângela,

Em Salvador procure o Dr Paulo Oliveira (povet@bol.com.br)
Fone (71) 3331.3942/ 9102.6218

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá Doutora, estamos preocupadas novamente com a minha cachorrinha, ela já tem 9 anos, e a pouco tempo ela teve uma Úlcera, no olho esquedo, onde ela precisou fazer uma cirurgia, e agora o seu olho direito está um pouco inchado, e fechando. Nós utilizamos hoje o colírio que o veterináiro passou antes da cirurgia do outro olho, será que há algum problema ?

Obrigada desde Já, Ingrid

Anônimo disse...

Ola doutora fabiana ,parabens ,pelo site,tem ajudado muito de nos.Tenho uma shitzu de 8 meses,e a mesma desenvolveu uma ulcera intensa em olho direito.Foi prescrito tears ,tobramicina e atropina, pelo dr fabio brito,aqui em recife.Porem gostaria de saber a evolucao em media da ulcera e se posso enviar fotos para vc dar uma opiniao.Nao gostaria de tratar cirugicamente pois sei que o flap de conjutiva e palbebra e uma cirugia possivel para cicatrizacao.Nao encontrei o colirio tears,o ciprovent faz o mesmo efeito do tears + tobramicina...

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Na verdade o ideal é procurar atendimento médico veterinário, pois não quer dizer que esteja com o mesmo problema neste olho...sendo assim pode estar tratanto de forma incorreta.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Fico contente que o seu cão está sendo atendido pelo Dr Fábio Brito. Siga as orientações dele, pois você está sendo atendido por um dos melhores oftalmologistas veterinários do Brasil.

O Ciprovet não substitui o tears.Pergunte para o Dr Fábio outra opção de substituto lacrimal.

Um abraço,


Fabiana Quartiero

san disse...

Olá Dra. bom dia
Sou de Canoas /RS
tenho um pug de 4 anos, o deixei em um hotel no feriado, quando o busquei ele estava com uma úlcera, no dia seguinte ele teve a ruptura da córnea, hj ele esta sem o humor aquoso exposto, to fazendo uso da pomada epitezan, colírios ocufen e tobramicina, e higiene com soro, a veterinaria que o atendeu disse q ele esta cego, devido a ruptura com perda do humor. Minha pergunta, isso pode ter sido acidental, pois parece q levou uma unhada de gato, a pálpebra estava pendurada, e parecia um risco de unha mesmo na córnea.
desde já agradeço
Sandra

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Sam,

Na verdade é muito difícil saber o que levou à perfuração ocular do seu cão...pode ter sido uma úlcera de córnea que evoluiu ou um trauma acidental mesmo.As vezes os animais se automutilam quando sentem dor...

um abraço,

Fabiana Quartiero

Izabel disse...

Bom dia Dra. Fabiana,
Sou de Campinas - SP.

Tenho um dauchand de 13 anos de idade e foi diagnosticado com ulcera na vista direita estou fazendo um tratamento com o Ciprovet já há mais de vinte dias e também utilizando o colar 24 horas por dia, levo ele semanalmente ao veterinário para acompnahemnto, e fiquei sabendo que a úlcera cicatrizou pelas bordas ou seja no meio ela ainda permanece, ele agora está me aconcelhando a cirurgia, mas estou receosa pela idade e pelo estres que ele vem passando com este colarinho a ainda se optar pela cirugia vai ter que ficar mais uns 20 dias com ele, sem contar o risco da anestesia, perguntei a ele sobre uma segunda opção, ele me disse que se por acaso não pudesse fazer a cirurgia caso o problema continuasse seria necessário secar a vista ou seja ele ficaria cego desse olho comentou que não seria tão traumatico pois eles se acostumam com apenas um olho, realmente não sei o que fazer pois não gostaria que ele sofresse e gostaria de poder optar pelo metodo menos traumático, gostaria de poder conhcer sua opinião.

Mais um detalhe o veterinário não é especialista em oftalmologia, mas tem se mostrado bem informado e coerente com o diagnostico é lógico que a avaliação final e a ciirugia seria com o especilaista que iria até o hospital aonde ele trabalha, mas ele já está me adiantando os provaveis procedimentos.
Por favor me ajude com sua opinião levando em consideração o fator idade do meu cão e todo este procedimento estressante que ele anda passando.
Grata. Izabel.

Oftalmologia Animal disse...

boa noite Izabel,

Úlceras de córnea complicadas ou que não cicatrizam devem ser tratadas cirurgicamente mesmo...
Na verdade a maioria dos nossos pacientes s]ão muito velhinhos ou muito jovens....com certeza o fato de o seu cão ser idoso aumenta o risco anestésico, mas se ele fizer um bom check-up pré cirúrgico e estiver saudável, os riscos diminuem muito. Mas procure um médico veterinário oftalmologista e solicite que o seu cão seja anestesiado por um colega especializado em anestesia também.

Um abraço,
Fabiana Quartiero

gabriellasouza disse...

Boa noite Doutora

Sou de Santa Catarina e tenho uma boxer de 7 anos, que começou apresentar a conjutiva irritada antes do carnaval, levei ao veterinário o qual a medicou a pomada epitezan, que foi usada 2 semanas intercaladas, percebendo que não melhorava e o olho estava inchando, vi tb uma núvem, retornei ao veterinário que constatou ser uma ulcera de cornea superficial, porém só com o colorio verde já deu para ver um bola na parte inferior do olho, o medico suspendeu imediatamente a pomada e solicitou o colirio vigamox a cada 2 horas, mesmo durante a noite.
Estamos tratando a 5 dias, não vejo melhora, e o outro olho tb parece irritado principalmente a noite. Gostaria de saber se existe algum outro medicamento ou procedimento melhor, e quais os riscos que minha cachorra está correndo?
Obrigado por sua atenção

Gabriella

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Gabriela,

Não sei lhe dizer ao certo a gravidade da situação pois não examinei seu cão, mas se ele apresenta uma úlcera profunda irá necessitar de cirurgia....somente colírios não resolvem nestes casos. O risco é de perfuração ocular e até perda da visão em casos muito graves.

Consulte um especialista. Em Florianópolis você encontra o Dr Emílio.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá, Dra
Notamos que o nosso Shi-Tzu iniciou com quadro de ulcera de córnea há 4 dias no olho esquerdo.
Segundo o Oftalmo-veterinário, o cão tem entrópio e olho seco nos dois olhos com uma lesão crônica em ambos. E além disso, uma úlcera de córnea central na camada mais profunda do estroma e a cornea opaca no olho esquerdo.
Foi receitado o inicio com tobramicina, EDTA e Still. Minha dúvida é se o Still nao está associado ao melting de cornea como em humanos, onde se usa somente tratamento com antibióticos isolados e se podemos iniciar somente tratamento clínico por um tempo antes de indicar a cirurgia. Outra é se posso usar quinolonas ao inves de tobramicina no tratamento.
Atenciosamente e muito grato,

Eduardo

Paulinha disse...

Boa Tarde!
Acabei de comprar um sharpei. Ela tem um mês de idade. Estou achando que ela não abre os olhinhos. Isso é normal?
Se não é, qual deve ser o procedimento aconselhável neste caso?
Obrigada!

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Eduardo,

Cada profissional tem uma conduta terapêutica.Eu costumo utilizar quinolonas de última geração somente em casos de úlceras graves. Não sei lhe dizer se seria indicado no seu caso assim sem examinar o paciente.Algumas quinolonas são epiteliotóxicas e podem acabar retardando a cicatrização...portanto só usamos quando é realmente necessário.
Quanto ao melting está mais associado ao uso de anti-inflamatórios esteróides. Eu utilizo still em úlceras, a não ser que já haja um melting ou seja uma úlcera indolente.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Oi Paula,

Leve ele o quanto antes em um oftalmologista veterinário.O normal é abrir os olhinhos mesmo sendo "enrugadinho" Nesta raça é muito comum problemas palpebrais que podem danificar a córnea e até causar cegueira.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Priscila disse...

Olá Dra. Fabiana!

Atualmente estou morando em Belém do Pará e minha cadela (da raça Shih-Tzu) a cerca de 1 mês e meio vêm apresentando alguns problemas nos olhos... Como não achei nenhum profissional especializado na aréa de Oftalmologia Animal por aqui, procurei algumas informações através da internet e por sorte acabei encontrando seu blog!

Enviei um email com mais detalhes sobre o caso (no endereço que você disponibilizou no blog), contendo até algumas fotos. Espero muito que possa nos ajudar!

Por favor, aguardo resposta o mais rápido possível!!!

Desde já, muito obrigada! Parabéns pela excelente idéia do blog!

Beijos!

Anônimo disse...

Olá Dr. Fabina, moro em Natal /RN, gostaria de saber se a senhora conheçe na minha cidade algum oftalmologista de bichos.

Obrigada.

Alice.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Alice.

Na sua cidade não conheço ninguém, mas em Recife você encontra o Dr Fábio Brito.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Mirtes disse...

Doutora, minha filha encontrou dois gatinhos na rua com cerca de cinco dias de vida e os adotou. Compramos uma mamadeirinha e Max Milk e começamos a alimentá-los e a estimulá-los para que fizessem xixi e cocô, tal como fomos orientados por uma amiga que faz o curso de veterinária. Como eles tinham muitas remelas nos olhinhos também fomos orientadas a limpá-los com soro, só que usamos soro caseiro feito com um litro de água, uma pitada de sal e uma colher de açúcar e quanto mais cuidávamos, mais inchava e acumulava secreção purulenta, formando bolsas na parte de baixo dos olhos, sem que conseguissem abri-los, com exceção de um dos olhos de um deles que não foi afetado. No outro chegamos a notar, enquanto retirávamos a secreção, que seus olhos estavam completamente tomado por um forte derrame. Os dois gatinhos chegaram a fazer cocô com sangue umas 2 vezes. Não sabemos ao certo se eles já vieram com uma séria infecção ou se o soro que usamos fez mal a eles. Depois de uma semana, alertadas, passamos a fazer a limpeza dos olhinhos deles com soro fisiológico durante mais dois dias. Melhorou um pouco, mas, novamente consultando a amiga ela nos sugeriu que usássemos biamotil sem cloranfenicol, que pingamos três vezes ao dia. Os olhinhos ficaram cada vez melhores, porém, quando o inchaço diminuiu e eles conseguiram abrir os olhos, depois de três dias de tratamento, os notamos embranquiçados em toda a região do globo ocular. Aquele que tinha um olhinho bom não conseguiu sobreviver, foi deixando de mamar, ficando tristinho, babando bastante e, no final, fazia muito esforço para respirar. O outro, bem mais chorão e voraz, hoje, fazendo cerca de quinze dias, está com os olhinhos desinchados e abertos, mas embranquiçados e um deles com uma mancha centralizada bem leitosa mesmo. Não sabemos se está enxergando pois ainda está muito pequenininho, apesar de já começar a andar meio cambaleando pelo chão da casa, pois ainda dorme a maior parte do tempo. Eu li este fórum e achei que pode ser uveíte misturada com clamídia, esta já debelada, graças a Deus,mas olhei uma imagem, na internet mesmo, de olhos com uveíte e ela não se parece com o que vejo nos olhos do gatinho. Estão desinchados, as pálpebras estão normais, mas todo o olho está tomado por uma camada embranquiçada que impede que vejamos a iris e, por cima desta camada, ainda há uma mancha mais branca ainda bem no centro de um dos olhinhos. O que a senhora acha que pode ser? Ainda há um modo de reverter este quadro?

Deborah disse...

Boa Noite Drs,
Tenho um gato persa de 1a3m, saudável, bricalhão e lindo.
Há +- 1 mes ele estava lacrimejando, levei ao vet, que sugeriu Maxitrol, usei por 4 dias, o olhinho dele ficou irritado, levei em um Oftalmo, q nao viu nada de mais, mandou suspender o Maxitrol, aplicou uma injeção de descogestionante (pra lagrima), e mandou limpar os olhinhos com Tergenvet, 5 dias depois ele apresentou uma piora significativa no olho, que ficou muito irritado, retornei ao vet, que viu uma ulcera e mandou eu usar ciprovet... 5 dias mais e a piora foi gritante (ele nao usava o colar), voltamos ao vet, ele pediu para passarmos no Oftalmo novamente, para analisar se seria o caso de um flap, fomos...O Oftalmo disse q só o colirio (agora trobamax) e o colar, em 10d voltar, porém há 7 ele está usando o colírio, certinho 4x dia, sem tirar o colar e nao consigo ver melhora expressiva. (alguma sim, mas nao relevante)... em quanto tempo essa melhora deveria se apresentar?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Débora,

Uma úlcera de córnea superficial não complicada deve cicatrizar em menos de 7 dias se tratada corretamente.

No caso do seu gato, pergunte ao seu méd. vet. oftalmologista sobre a possibilidade de uma ceratite viral. Retorne para revisão a cada 48h até começar a obter uma resposta favorável.

Um abraço,
Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Mirtes,


Todo este quadro que você descreveu é clássico de doença vira(rinotraqueíte/panleucopenia). Além de acometer o sistema respiratório e digestivo também compromete a conjuntiva e acórnea.É bem comum em filhotes de gatos provenientes de mães sem vacina, ou filhotes que entraram em contato com outros gatos portadores ou doentes.
A evolução é rápida e muitas vezes fatal. O atendimento oftálmico também deve ser urgente, pois se não tratado corretamente leva à cegueira e muitas vezes até perfuração ocular. Faça isso, procure urgente um oftalmologista veterinário.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Priscila disse...

Olá Dra. Fabiana!

Primeiro, obrigada pela atenção e resposta ao primeiro email que te enviei, fiquei muito feliz com o retorno!
Enviei novamente outro email a você, pois ainda restaram algumas dúvidas sobre o caso da minha cadela, se possível, gostaria que você me ajudasse novamente...

Por favor, se você souber de algum veterinário oftalmológico aqui em Belém, me indique.

Abraços!

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Priscila,

Infelizmente não tenho uma indicação em Belém....procure a faculdade de medicina veterinaria mais próxima e se informe lá. Conheço colegas que atendem em recife (Dr Fábio Brito) e em Salvador Dr Paulo Oliveira (povet@bol.com.br) Talvez o Dr Paulo conheça alguém em Belém.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Maria Paternez disse...

Ola Dr. Fabiana,o meu shitzu levou uma unhada de gato no olho e logo levei ele no veterinario e ele receitou Epitezan 2x ao dia (passo na hs do almoço e as 18hs) e um colirio Ciprovet pra passar de manha e a noite, essas recomendaçõe sao suficiente e qto tempo ele vai sarar, mandou passar por 10 dias !!

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Maria,

O ideal é medicar mais vezes ao dia (no mínimo 4x). Se a úlcera for bem simples e superficial ela cicatriza em 2 dias.Mas caso contrário piora muito em 2 dias.... Por isso não aguarde 10 dias, leve seu cão para revisão a cada 2 dias, até ter certeza que a úlcera cicatrizou.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

pejateaeternidade disse...

Boa noite Doutora.

Minha gata se chama Meg e tem a idade de 2 anos e 5 meses, sem raça definida.
Já recebeu as vacinas contra raiva e tríplice felina.
No entanto, desde ontem percebi que ela tem alguns espirros e que em alguns momentos ela mantem um dos olhinhos fechados,embora que quando está aberto aparentemente está normal.
Hoje, verificando o mesmo problema, com os meus dedos forcei a abrir mais olhos além do normal e verifiquei que a parte que acho ser a terceira pálpebra está bem avermelhada, enquanto que no outro olho, que ela abre normalmente, está da cor branca.
Não achei normal, e ao pesquisar na internet achei o seu blog e quando verifiquei seu endereço fiquei super feliz porque também sou de Porto Alegre, e caso a doutora me diga que esse sintoma é sinal de algum problema , marcarei uma consulta em sua clínica imediatamente, pois sou apaixonada pelos meus bixanos e sofro se eles estão doentes.
Atenciosamente,
Paula

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Paula,


Se a Meg ainda está com desconforto o ideal é marcarmos uma avaliação. Desconforto ocular esporádico e espirros podem ser sinais de envolvimento viral, o que é bem comum, mesmo em gatos vacinados.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Bruna disse...

Boa tarde Dra. Fabiana,
Eu tenho uma cachorrinha lhasa apso e a uns 20 dias ela foi diagnosticada com úlcera e o veterinário oftalmologista a protegeu com a 3º palpebra... no momento estou pingando dois colírios, um feito no laboratório que tem na sua cidade 04 vezes ao dia e outro 02 vezes ao dia. O veterinário me disse que para proteger o olho dela, ja que é mto exposto, ele tira um pedacinho da pele e dá dois pontinhos em cada olho e com isso os olhos ficam menos expostos. É normal esse tipo de cirurgia? Me ajude por favor pq não quero que isso aconteça com ela novamente.
Obrigada.

farao disse...

Prezados,

a melhor medica veterinária especialista em oftamologia do brasil, chama-se Dra Paula Galera e mora em Brasília.
Ela atende no hospital veterinária da unb.
Telefones: (61) 31072802.

Não percam tempo com charlatões por aí,seu animal pode correr o risco de perder a visão e vc gastar muito dinheiro como foi o meu caso.

Oftalmologia Animal disse...

Com certeza o centro-oeste do país é privilegiado por poder contar com uma profissional tão qualificada quanto a Dra Paula Galera.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Bruna,

Na verdade antes de mais nada o mais importante é verificar se não há cílios fora do lugar ou falta de lágrima...estas são as causas mais comuns de úlcera de córnea nesta raça...os olhos são expostos sim, mas o animal fica bem se ficarmos atentos à qualquer tipo de mudança, como um olho vermelho por exemplo.

Uma abraço

Fabiana Quartiero

UCBMed12 disse...

Ola doutora, muito prazer!
Bem tenho uma yorkshire de 4 meses e infelizmente ela desenvolveu uma úlcera de cornea relativamente grande (devido a brincadeiras de "mal gosto" com a sua irma) que ja foi diagnosticada pelo veterinário. Ele prescreveu atropina 1% (pingar 2x por dia) e ofloxacino 0,3% (pingar 4 x ao dia). Venho tratando ela há 5 dias e ainda n precebi melhora, seu olho esta mais sensivel e com mais secrecao. Vc com sua experiencia acha q o tratamento prescrito esta correto????
Obrigada querida!

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Seria importante verificar se ela não tem falta de lágrima, o que atrasa a cicatrização...caso a úlcera esteja aprofundando o ideal é encaminhar para cirurgia. Não use atropina 1% por mais de 5 dias ok?
Retorne para revisão a cada 48h até ter certeza de que está melhorando.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Luciana disse...

Olá, Doutora Fabiana,

Tenho uma gatinha de olhos azuis, que está com aproximadamente 10 anos. Recentemente ela teve uma infecção no ouvido direito; levei ela ao veterinário, que prescreveu o tratamento e ela já está curada. Na ocasião, ela já estava com o olho direito bem lacrimejante, e mais vermelho que o outro. O médico disse para eu não me preocupar, que isso se devia ao fato dela ser muito clarinha, e ter também os olhos muito claros. Mas agora, cerca de dois meses depois, o olho está pior; lacrimeja menos, mas está inchado, opaco, com o fundo bem vermelho e com a pupila sempre mais dilatada em relação ao olho esquerdo. Ela não tem fotofobia, e não manifesta sensação de dor, exceto pelo fato de que limpa mais com a patinha o lado direito que o esquerdo. Será que é úlcera de córnea? Será grave?
Agradeço muitíssimo sua ajuda!

Abraço,
Luciana

carla disse...

BOA NOITE DOUTORA,
TENHO UMA CACHORRINHA POODLE,DE 1 ANO E 4 MESES, ELA ESTA COM CINOMOSE A 3 MESES ESTA EM TRATAMENTO, E HOJE NOITE O OLHO DELA COM DOIS TIPO FURINHOS SERA QUE É DA DOENÇA OU ULCERA DE CÓRNEA?NA MINHA CIDADE NAO TEM OFTAMOLOGISTA..OQ DEVO FAZER?

Cláudia Mituuti disse...

Olá dra. Tenho uma pequinês que teve uma conjuntivite recentemente. Levei ao veterinário que tratou com um colírio de ciprofloxacino + dexametasona, porém ela provavelmente coçou e feriu o olho, tem uma depressão na córnea, uma úlcera. O veterinário suspendeu o colírio e receitou epitezan, mas estou com muito medo, a cor está um pouco opaca. Gostaria de saber se a sra conhece algum especialista em oftalmo na região de Bauru-SP.
Muito obrigada,
Cláudia

nayalinha disse...

Oii...Meu nome é Nayara e moro no To ! Tenhu um shih tzu macho, com 3 meses e meeio.No domingo dia 25/4 meu shiih tzu apresentou uma mancha meio azul no olho
esquerdo, tipo uma capiinha, mas tava bem em cima msmo,dai eu axei estranho e qndo foi na seg cedinho ele não quis abrir o olho, ele ficava no meu coloco cm os olhos fechados, ai axei estranho, e vii q o olho dele tava todo cm a pelinha azulada, mto feeio,mas ele não coça o olho...levei ao vet. e ele ta cm ulcera de cornea. o Vet, prescreveeu epitezan pra passar 4 vzs ao diia, e um pra ele tomar axu q é syruilox! e mandou eu retornar na quarta feira....
Qria mto mto mto sabeer se ele vai ficar cego? /to fazendo tudo q ele falou...É grande as chances dele ficar cego? =( /já q ele nao coça o olho é menos grave? apesar do olho está azul claro?
Desde já Agradeço!

Kamilla Rosa disse...

Ola Doutora. Tenho um casal de Shitzus! A fêmea começou a lacrimejar muito e seu olhinho ficou com uma cor esbranquiçada. O veterinário passou os colírios diclofenaco de sódio, e o neo fenicol. No começo apresentou melhoras mas agora o problema voltou. E o macho tb está apresentando o mesmo problema. Esses colírios indicados estão corretos?

Ingrid disse...

Boa noite doutora,
meu cachorro (um cocker) bateu com o olhinho na gaveta do armário. Em seguida, percebemos que a "parte branca", logo abaixo a bolinha preta do olho, ficou inchada. Ele formou uma úlcera? O que devo fazer? Existe alguma medicação, colírio ou procedimento que possa fazer ou, por se tratar de um inchaço tem possibilidades de sumir sozinho?
Obrigada
Ingrid

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Carla,

A cinomose é uma doença que causa alterações em vários órgãos e os olhos também são acometidos. A principal alteração nos olhos é uma inflamação na glândula lacrimal que impede o seu funcionamento normal causando olho seco. Esta situação comumente leva à formação de úlceras de córnea. Converse com seu veterinário sobre isto, ele irá lhe indicar os colírios adequados para tratar a úlcera e lubrificar os olhos.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Luciana,


Você deve levar sua gatinha para uma consulta com um oftalmologista veterinário. Assim poderemos saber o que pode estar acontecendo. seria interessante verificar a pressão de dentro do olho.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Cláudia,

Em Bauru especificamente não, mas no estado de São Paulo você pode procurar o Serviço de Oftalmologia Veterinária da USP, da UNESP de Botucatu e da UNESP de Jaboticabal. Em São Paulo capital pode procurar o Dr Pedro Mancini Telefone: 011 83899646.

Um abraço,


Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia nayalinha,

Eu lhe oriento a levar o seu cão em um oftalmologista veterinário.É importante tentar descobrir a causa da úlcera...cílios ou pêlos tocando o olho, falta de lágrima, trauma? Caso não seja possível, retorne ao seu veterinário a cada 48h para reavaliar a úlcera até que cicatrize. Pode ser que ele precise utilizar mais colírios: lubrificantes, antiinflamatório não esteroidal e colírios com antibióticos mais fortes. Utilize colar elizabetano, mesmo que não esteja, coçando para proteção do olho.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Kamilla,

Vou repetir o que disse no comentário acima:eu lhe oriento a levar o seu cão em um oftalmologista veterinário.É importante tentar descobrir a causa da úlcera...cílios ou pêlos tocando o olho, falta de lágrima, trauma?Em Shi-Tzu é muito comum a presença de cílios mal implantados e olho seco.


Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Kamilla,

Vou repetir o que disse no comentário acima:eu lhe oriento a levar o seu cão em um oftalmologista veterinário.É importante tentar descobrir a causa da úlcera...cílios ou pêlos tocando o olho, falta de lágrima, trauma?Em Shi-Tzu é muito comum a presença de cílios mal implantados e olho seco.


Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Ingrid,

Antes de mais nada coloque um clar elizabetano nele para evitar que se machuque coçando o olho. Então procure um veterinário para ter um primeiro atendimento. Se for apenas um inchaço melhor, caso não seja você conseguiu socorrê-lo a tempo de salvar o olho.Se necessário o clínico geral irá lhe encaminhar para um oftalmologista veterinário.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá Doutora,
Meu nome é Fabiana e tenho um vira lata de 13 anos. Ele está com o olho direito muito maior do que o normal e a veterinária nos disse que ele está com úlcera na córnea além do glaucoma para o qual diariamente aplicamos o colírio TRUSOPT e a pomada EPITEZAN, como a consulta foi hoje ainda não começamos o tratamento.
Estou muito preocupada e gostaria de saber quais as consequencias no caso dos remédios não reverterem o caso, já ouvi falar que seria necessário retirar o olho, é verdade?

Catarina disse...

Oi Dra
Tenho uma gata da raça exótico com 8 anos que estava com sequestro de córnea, mas a plaquinha caiu.No dia seguinte começo a vazar um liquido viscoso parecido com água, o olho fica murchinho.Depois de 1 hora mais ou menos fica bem melhor, com volume parecido com o normal, mas logo em seguida vaza denovo.Moro em Sc e aqui é muito difícil se encontrar especialistas.Gostaria q me indicasse alguém.Muito obrigada!!!

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Fabiana,

Na verdade, o glaucoma é uma das doenças oftálmicas mais complicadas...mesmo em medicina humana, com todos os recursos, em muitos casos não há como evitar a perda da visão. Em cães é mais complicado ainda pq a maioria dos casos de glaucoma são de ângulo fechado, ou seja, o líquido de dentro do olho é produzido continuamente mas não consegue ser "escoado". Os colírios antiglaucomatosos atuam diminuindo a produção do humor aquoso e aumentando a drenagem do líquido, mas chega uma hora que não se consegue controlar a pressão se o "escoamento" é impedido por uma obstrução ou por um ângulo fechado.

Outro fator importante é que dificilmente conseguimos diagnosticar precocemente o glaucoma canino, pois ainda não é comum os proprietários levarem seus cães para um check-up oftálmico...e caso a pressão esteja aumentada acima de 30mmHg por mais de 48h, o dano no nervo óptico é irreverssível, levando à cegueira.

Portanto, em casos onde o olho está "inchado" há muito tempo e não responde ao tratamento, ou seja, em glaucomas crônicos, a visão deste olho já está comprometida. As complicações começam a aparecer, como as úlceras de córnea por exemplo. O olho muito "inchado" não permite um fechamento palpebral perfeito levando ao ressecamento da córnea e à úlceras recorrentes.
Na minha opinião, quando há diagnóstico de cegueira e o paciente está com muita dor e sofrendo com aquele olho "inchado" e com úlceras recorrentes, eu recomendo a remoção do olho comprometido. Na verdade é um ato de carinho com eles, pois se já não enxerga daquele olho, é apenas um órgão sem função causando dor...
Tenho alguns pacientes que têm uma vida normal e feliz após a remoção do olhinho, pois vivem sem dor e com muito carinho. Também há a opção do uso de uma prótese, mas não são estéticas como as humanas.
As vezes temos que parar e pensar como um cão pensaria: " Puxa, eu tenho um dono que me dá comida,um lugar quentinho para dormir e muito carinho...já não enxergo deste olho, mas eu tenho um olfato muito bom e ouço muito bem!Com certeza vou dar um jeito de me adaptar! Só queria não sentir dor! Para mim não importa se não estou tão bonito! Não me olho no espelho e sei que sou amado de qualquer forma!"

O que quero dizer é que o limite para tentarmos um tratamento é o conforto do nosso paciente. A estética na minha opinião não pode superar o bem estar.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Catarina,

Infelizmente o olhinho da sua gatinha perfurou...mas procure auxílio especializado que talvez ainda dê tempo de salvá-lo. Por isso que nunca aconselho a esperar o sequestro cair e sim removê-lo cirurgicamente. Mas você não tinha como saber disso, fique tranquila; tenho certeza que sempre procura fazer o melhor por ela.
Em Florianópolis pode procurar o Dr Emilio F. Rodrigues Jr. Acredito ser o único Oftalmologista Veterinário na região. Cel: 48-9101.1500, ou da clínica: 48-3224.3044.

Um abraço e boa sorte

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Catarina,

Infelizmente o olhinho da sua gatinha perfurou...mas procure auxílio especializado que talvez ainda dê tempo de salvá-lo. Por isso que nunca aconselho a esperar o sequestro cair e sim removê-lo cirurgicamente. Mas você não tinha como saber disso, fique tranquila; tenho certeza que sempre procura fazer o melhor por ela.
Em Florianópolis pode procurar o Dr Emilio F. Rodrigues Jr. Acredito ser o único Oftalmologista Veterinário na região. Cel: 48-9101.1500, ou da clínica: 48-3224.3044.

Um abraço e boa sorte

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Catarina,

Infelizmente o olhinho da sua gatinha perfurou...mas procure auxílio especializado que talvez ainda dê tempo de salvá-lo. Por isso que nunca aconselho a esperar o sequestro cair e sim removê-lo cirurgicamente. Mas você não tinha como saber disso, fique tranquila; tenho certeza que sempre procura fazer o melhor por ela.
Em Florianópolis pode procurar o Dr Emilio F. Rodrigues Jr. Acredito ser o único Oftalmologista Veterinário na região. Cel: 48-9101.1500, ou da clínica: 48-3224.3044.

Um abraço e boa sorte

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Catarina,

Infelizmente o olhinho da sua gatinha perfurou...mas procure auxílio especializado que talvez ainda dê tempo de salvá-lo. Por isso que nunca aconselho a esperar o sequestro cair e sim removê-lo cirurgicamente. Mas você não tinha como saber disso, fique tranquila; tenho certeza que sempre procura fazer o melhor por ela.
Em Florianópolis pode procurar o Dr Emilio F. Rodrigues Jr. Acredito ser o único Oftalmologista Veterinário na região. Cel: 48-9101.1500, ou da clínica: 48-3224.3044.

Um abraço e boa sorte

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Catarina,

Infelizmente o olhinho da sua gatinha perfurou...mas procure auxílio especializado que talvez ainda dê tempo de salvá-lo. Por isso que nunca aconselho a esperar o sequestro cair e sim removê-lo cirurgicamente. Mas você não tinha como saber disso, fique tranquila; tenho certeza que sempre procura fazer o melhor por ela.
Em Florianópolis pode procurar o Dr Emilio F. Rodrigues Jr. Acredito ser o único Oftalmologista Veterinário na região. Cel: 48-9101.1500, ou da clínica: 48-3224.3044.

Um abraço e boa sorte

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Doutora boa noite!

Tenho um lhasa apso que a dois meses teve um prolapso da 3² palpebra, fizemos a cirurgia para recolacar-la no lugar, mas depois da cirurgia ele teve úlcera de cornea, a Dr² receitou dois colírios, são eles, Zimar e um manipulado a base de Sulfato de codroitina 3%, e a pomada Epitezan.
Só que que já estamos tratando a duas semanas e ele ainda não presenta sinais de melhora, gostariamos de uma segunda opniào.
Todos este tratamento está sendo feito por uma veterinária oftalmologista.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Converse com a veterinária oftalmologista que está lhe atendendo sobre a possibilidade de realizar um tratamento cirúrgico já que o clínico não está surtindo o efeito desejado.Também seria interessante adicionar ao tratamento um colírio substituto de lágrima.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Millena disse...

Dra, boa noite. eu tenho um shitsu de 1 ano e ela está com ulcera de cornea.Um dia, saimos para trabalhar e ela tirou o colar elizabetano, ferindo ainda mais a cornea. A veterinaria disse que ela tirou um pedacinho da pele. Estamos usanso soro fisiologico, ciprovet e epitezan. Quanto tempo você acredita que demora para o tratamento completo? obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Millena,

Se a úlcera é bem superficial e não complicada, se usar o colar direitinho e se medicar no mínimo de 6-6h, é para cicatrizar em no máximo 4 dias.
Precisa ser investigada a causa da úlcera.Caso seja uma úlcera mais profunda o indicado é tratamento cirúrgico.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

SERIANE disse...

Por favor, preciso de uma orientação. Meu gato tem 12 anos e há 3 meses apresenta a pupila dilatada o tempo todo. Moramos em apartamento, ele tem as vacinas em dia e não houve nenhum tipo de traumatismo.
Sabemos que ele desenvolveu uma úlcera que começou a sangrar e ele está sob tratamento. Minha pergunta é se a dor pode provocar a dilatação da pupila e que outras doenças podem fazer isso?
Muito grata.

gabriellasouza disse...

Boa noite Doutora Fabiana

Dia 5 de março postei uma msg a qual a senhora já respondeu, depois desse dia minha boxer sarou a ulcera no olho direito, no intervalo de 1 semana apresentou uma ulcera no outr o olho menor, o qual foi tratada prlo colirio vigamox a cada 2 hrs, q demorou um pouco e tb sarou, como havia falado anteriormente ese quadro vem se repetindo desde fevereiro, agora voltou com outra ulcera no olho direito o qual está mais dificil de sarar, o veterinário q atende minha cachorra solicitou exame no olho da cachorra em laboratório o qual não acusou nenhuma bactéria, agora ele sugeriu fazer um exame de sangue (não sei os nomes clinicos mais seria para ver a diabete, tiroide e outro nome que ele explicou q pode ser hormonal) e comentou algo que a raça boxer tem pré disposição a ulcera latente.
Lendo suas respostas vi algo sobre glaucoma, nunca foi medido a pressão do olho de minha cachorra, estou apreensiva com essas ulceras, qual a sugestão que a Sra poderia me dar, na região de SC próximo a Florianópolis a Sra conhece algum especialista em oftalmo?
Ele comentou q se fosse ulcera latente não tem cura q pode voltar a qualquer hora... existe algum exame mais especifico para saber o motivo dessas ulceras.
Muito obrigado por sua atenção

Gabriella

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Gabriella,

Em Florianópolis pode procurar o Dr Emilio F. Rodrigues Jr. Acredito ser o único Oftalmologista Veterinário na região. Cel: 48-9101.1500, ou da clínica: 48-3224.3044.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Seriane,

Na verdade, quando há um quadro doloroso encontramos a pupila em miose, ou seja, bem pequena, ao contrário do que seu gato está apresentando. Pupila dilatada pode ser distúrbio neurológico, cegueira, aumento de pressão intraocular ou disfunção na musculatura da íris. Consulte um oftalmologista veterinário ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Seriane,

Na verdade, quando há um quadro doloroso encontramos a pupila em miose, ou seja, bem pequena, ao contrário do que seu gato está apresentando. Pupila dilatada pode ser distúrbio neurológico, cegueira, aumento de pressão intraocular ou disfunção na musculatura da íris. Consulte um oftalmologista veterinário ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Jullie Anne disse...

Boa noite, Dra Fabiana,
Tenho uma cachorrinha cocker que adotei há pouco tempo que foi encontrada por um amigo veterinário aqui em Goiânia. Ele me disse que ela teve cinomose, foi tratada e passa muito bem. Ela teve uma conjuntivite em decorrência da cinomose e ele receitou o colírio cloranfenicol. Utilizei o colírio alguns dias até acabar. O olho melhorou, mas , após umas 3 semanas aproximadamente voltou a apresentar uma remela amarelo-claro (não tão intensa como antes). Liguei para ele e ele disse que ela deveria ser avaliada por um oftalmologista veterinário, porém, eu utilizei uma pomada à base de tobromicina (pois uma amiga veterinária me disse que o efeito da pomada era melhor). Limpei os olhinhos dela com agua boricada e depois passava a pomada umas 2 a 3X/dia. Utilizei a pomada até acabar (cerca de 1 semana), manuseando com bastante cuidado para não contaminar a pomada (nos dois olhos). No início teve uma melhora, mais depois percebi que os sintomas voltaram novamente. Estou preocupada e percebo que um olho apresenta mais secreção do que o outro. Li vário fóruns sobre o assunto, inclusive o seu e percebi que é dificil o tto nesses casos. Vc acha que esse colírio ciprovet pode ser indicado para o caso dela? É muito difícil para mim ficar me deslocando com ela à procura de um profissional, pois passo quase o dia todo fora. Será que é algum tipo de alergia?
Desde já, fico muito grata.
Um abraço.

Anônimo disse...

Dr, estou com um bebe pug de dois tres meses em tratamento com a cinomose, ele teve ulcera e esta profunda, estou usando tobrex lagrima artificial, e terramicina oftalmica q e pomada..meu vet nao me da muita atenção em relação a isso´pois acho q n acredita em sua recuperação mais ele esta se recuperando, e o olhinho indo embora preciso de uma orientação vc poderia me ajudar? ja esta como a ultima lesao postada no seu blog com um buraquinho e umas coisas altas brancas e vermelha muito feio o pug tem aquele olhao to morrendo de do...
o que devo fazer? ele precisou usou corticoide 8 dias e piorou bastante posso passar esses medicamentos de 2 em 2 horas pq de 8 em 8 n esta mais fazendo efeito...
agradeço se puder me orientar abraços

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 445   Recentes› Mais recentes»