21/04/09

Catarata no cão e no gato

A catarata é uma doença oftálmica que pode atingir cães e gatos. Sendo assim, vou falar como ocorre a catarata no cão e no gato, explicando as suas principais consequências.


O que é a Catarata


A catarata é a opacificação das fibras ou da cápsula da lente. Pode ser originária de problemas congênitos, traumas, inflamações intra-oculares severas, diabetes, intoxicação por naftaleno ou dinitrofenol, pelo processo de envelhecimento (que deve ser diferenciado da esclerose da lente que ocorre em torno dos 8 anos em todos os cães) ou por um defeito hereditário recessivo, que é a causa mais comum.


A lente é uma estrutura biconvexa e transparente que, em seu estado normal, atua focalizando as imagens na retina, através do fenômeno conhecido como acomodação visual. O poder de acomodação no cão é pouco desenvolvido, cerca de 1 a 2 dioptrias (D), sendo que em um humano adulto jovem é cerca de 10 D. Com a idade as pessoas vão perdendo a amplitude de acomodação da lente, e aos 55 anos apresentam cerca de 1,5 D, ou seja, quando a imagem está perto o poder de focalização é semelhante ao de um cão.


acomodacao lente

Figura 1: Desenho esquemático demonstrando a acomodação da lente. Fonte: Slatter, 2005.


Raças Predispostas para a Catarata


No cão, as principais raças predispostas ao desenvolvimento de catarata hereditária são: Poodle, Cocker Spaniel Americano e Inglês, Schnauzer miniatura, Golden e Labrador Retriever, West Highland White Terrier e Afghan Hound.


Catarata em Gatos


A catarata em gatos ocorre com menos freqüência e está relacionada principalmente com o envelhecimento, inflamações intra-oculares ou diabetes.




Figura 2: Catarata madura em cão da raça poodle (A) e catarata madura em gato da raça persa (B).


Causas da Catarata


Independente da causa da catarata quanto mais cedo for diagnosticada e tratada melhores são os resultados, pois não é apenas uma opacificação que leva à cegueira, é uma doença intra-ocular e deve ser tratada como tal. Entretanto, mesmo proprietários extremamente cuidadosos não conseguem perceber uma catarata inicial, pois o exame só é possível com a pupila dilatada, nesse caso é recomendável que seja feito por um oftalmologista veterinário.


A catarata pode ser causada por inflamação intra-ocular (uveíte), mas ela também causa inflamação quando as proteínas da lente se soltam, principalmente nas cataratas maduras. A uveíte não controlada causa dor e pode culminar em glaucoma, pois as células inflamatórias obstruem o ângulo que drena o líquido de dentro do olho (humor aquoso). Então imagine, é como se fosse uma “torneira aberta com o ralo entupido”.


Cão com sinais de uveíte e glaucoma

Figura 3: Cão com sinais de uveíte e glaucoma. Observe olho vermelho e edema de córnea.


Tratamento da Catarata


O tratamento da catarata é exclusivamente cirúrgico. Não existem comprovações científicas de que o tratamento clínico da catarata possa retardar o desenvolvimento da catarata canina e nos demais animais. Como a cirurgia é realizada por facoemulsificação (ultra-som) os melhores resultados são em cataratas imaturas, ou seja, bem iniciais. Mas cataratas maduras também podem ser operadas.


Outro ponto importante é que a catarata canina, não raro, está acompanhada de atrofia progressiva de retina, principalmente nas raças Poodle e Cocker. Por isso, sempre que o exame do fundo do olho não seja possível é indicada uma eletroretinografia em pacientes candidatos à cirurgia, pois se a retina está atrofiada, mesmo com a remoção da catarata o paciente não volta a enxergar. Mas então, se a retina está atrofiada a cirurgia não é indicada? Na verdade, como a catarata é uma doença ela deve ser removida, pois as suas complicações podem levar à perda do olho. A eletroretinografia serve para nos dar um prognóstico, ou seja, quais as chances do animal voltar a enxergar depois da cirurgia.


Prevenção


Não há como prevenir o aparecimento da catarata, mas podemos diminuir a sua incidência não reproduzindo animais afetados. As complicações sim podem ser prevenidas e quanto antes diagnosticarmos a catarata melhor. É importante uma avaliação oftálmica de rotina, principalmente nas raças predispostas. Mas não esqueça que as demais raças e nossos queridos amigos “vira-latas” não estão livres de alterações oftálmicas.

295 comentários:

1 – 200 de 295   Recentes›   Mais recentes»
Bruno Souza disse...

Olá doutora. A única saída para a catarata canina é a cirurgia? Fico um pouco preocupado, pois meu cachorro já é velho...

Oftalmologia Animal disse...

Olá Bruno!

Sim, o único tratamento é a remoção cirúrgica da catarata.
A maioria das pessoas têm a mesma preocupação que você...o que sempre digo é que os pacientes oftálmicos geralmente estão nos extremos de idade, ou seja, são muito velhinhos ou muito bebês...portanto estamos preparados para lidar com isso. Qualquer cirurgia oftálmica é realizada sob anestesia geral inalatória e o paciente é obrigatoriamente monitorado por um médico veterinário especialista em anestesia.
Sempre são realizados exames pré-operatórios para nos certificarmos que o paciente está apto a ser anestesiado. Claro que qualquer procedimento anestésico apresenta riscos, mas tomando estes cuidados os riscos diminuem muito.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Tanise disse...

Boa tarde Doutora.
enho uma cachorro da raça poodle com 10 nos e a algusn meses apareçeu a caarata canina em um dos seus olhos. Nesses dias percebemos q o outro olho começou a ficar "azulado" em um dos cantos.
Isso significa o inicio da catarata também no outro olho?
Estou bastante preocupada. meu cchorro vai fcar cego dos dois olhos. O q faço se isso acontecer?

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Tanise,

Primeiramente temos que avaliar se o "azulado" é na córnea (parte mais externa) ou no cristalino (onde fica a catarata). Precisamos também diferenciar de esclerose do cristalino, uma opacidade azulada comum em todos os cães acima de 8 anos e que não leva à cegueira. Caso seja início de catarata mesmo está na hora certa de intervir, pois quanto mais inicial a catarata melhor o resultado cirúrgico. Precisamos também acompanhar o olho que já tem catarata, verificar a pressão, avaliar se não está inflamado...e se for o caso encaminhar para cirurgia também.
Catarata tem tratamento, ele não precisa ficar cego. Mas caso fique cego por outro motivo, como uma atrofia de retina por exemplo, não precisa ficar triste viu? Os cães são muito corajosos e se adaptam muito bem a esta condição. Além do mais, escutam 40x mais que a gente, possuem um olfato incrível e já são dependentes de nós para tudo. Sendo assim, bastam alguns cuidados a mais e o seu carinho constante e ele estará sempre feliz.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Itanilda disse...

ola doutora tenho um poodle de 2 anos e ele esta com um dos olhos totalmente branco e o outro agora ta começando a ficar tambem pode ser catarata, pois levei a minha veterinaria e ela não aconcelhou cirurgia e mandou apenas ficar passando o colirio Maxtrol um vez ao dia pelo resta da vida dele, ta certo esse procedimento? ou realmente é aconcelhavel fazer cirurgia? gostaria de uma outra opinião.

Obrigada
meu email é itanilda@gmail.com, gostaria que a minha resposta fosse enviada tambem para meu e-mail.]

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Itanilda,

Pelo que vejo o seu garoto é muito jovem para estar já com a visão tão comprometida...mas isto é comum na raça
poodle...infelizmente...
Na verdade, se ele tiver condições de passar por uma anestesia geral, apresentar uma retina saudável e ser dócil o suficiente para aceitar o tratamento pós-operatório, a cirurgia tem grandes chances de ter um resultado excelente! E cuidado com o uso continuo de colírios corticosteróides...há diversos efeitos colaterais...

Quando precisar é só entrar em contato.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá Doutora,
Meu cachorro é da raça Lhasa Apso e a moça que dá banho nele falou que ele está com catarata. Porém, é difícil ver se está ou não esbranquiçado, de vez em quando parece que está e outras não. O maior problema disso tudo, é que ele é MUITO brabo. A moça que dá banho nele, falou pra marcar uma consulta, mas ela nunca gostou dele. Ele faz consulta geral de 3 em 3 meses. A prox é em julho. Minha mãe quer esperar, pois acha que a moça que dá banho nele não sabe de nada.

É aconselhável esperar até julho ou marco logo uma consulta??? Ele só tem 3 anos, eu acho que o motivo, é que o pessoal da Pet Shop cortou os pêlos que protegiam seu olhinhos...

Agradeço a compreensão.

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia.

Acredito ser importante examinar o quanto antes, pois temos que fazer um exame completo para avaliar se realmente é catarata ou outro tipo de doença oftálmica mais urgente.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Rodrigo disse...

Olá Fabina,

Tenho um poodle toy, que possivelmente tenha catarata em estágio avançado, pois esbarra frequentemente em móveis da casa e tem receio em passear na rua. Gostaria de saber se o custo da cirurgia é muito elevado? ou se existe algum local em Porto Alegre, que possa ser realizado o procedimento de forma subsidiada.
Grato,

Rodrigo

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Rodrigo.

Inicialmente, antes de pensar em cirurgia o seu amigo deve passar por uma avaliação oftálmica completa. Precisamos saber se os olhos estão saudáveis: se não há inflamação, se a pressão intra-ocular está normal, se a retina está "funcionando", para passar por uma cirurgia de facoemulsificação. Se ouver qualquer alteração esta deve ser corrigida antes, caso seja possível. Tudo deve ser muito bem planejado pois, por exemplo, se o cristalino (onde fica a catarata) estiver luxado (fora do lugar)a técnica cirúrgica já muda completamente.

Procure um Médico Veterinário Oftalmologista para saber se o caso do seu cão realmente é cirúrgico e qual a melhor técnica cirúrgica para o caso dele. Não tenho conhecimento de programas subsidiados.
Um abraço,

Deize disse...

Doutora, boa tarde!
Minha cocker de 9 anos está com catarata. Estive no veterinário e ele indicou um colírio, mas percebo que a catarata está se desenvolvendo rapidamente.
Gostaria de saber onde levá-la aqui em São Paulo para realizar a cirurgia.
Grata
Deize

Oftalmologia Animal disse...

Boa Tarde Deize,

Em São Paulo você pode procurar o Dr. Pedro Mancini Guedes.
Telefone: 011 83899646.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

juliana disse...

minha situação e igual a da deize, mas meu cocker tem 10 anos. Gostaria de saber se existe essa operação próximo a Araraquara e a partir de quanto seria o custo dela?
Obrigada pela atenção.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Juliana,

Acredito que o mais próximo de Araraquara seja o Serviço de Oftalmologia Veterinária da UNESP de Jaboticabal. Hospital Veterinário "Governador Laudo Natel."
Lá você será muito bem atendida. Não sei lhe informar valores...

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Deize disse...

Doutora obrigada pela dica!!!
Deize

Henrique disse...

Boa noite doutora. Eu tenho uma poodle toy que fez 6 anos mês passado. Hoje na hora do jantar ela começou a ficar estranha e perdida pela casa. Percebi que ela não estava enchergando nada! Hoje pela tarde levamos ela a uma veterinária, onde foi medicada via oral, pois ela esta se curando da sarna demodecica. Será que foi algum tipo de alergia provocada pelo remédio?? Obrigado

Simone disse...

Se um cachorro comer muito doce, pode aparecer a catarata de repente?

Obg

Fernanda disse...

Boa noite Dra.
Tenho uma Labradora de 7 anos. Ela nunca teve cria, e há aproximadamente 3 mese começei um tratamento para sua obesidade. Em dois meses ela perdeu 20 kgs (com acompanhamento médico)porém, após isso, sua saúde começou a piorar. Ela atualmente esta com diabetes, hoje medi e estava com 389, estou administrando insulina. Há cerca de 1 semana ela ficou completamente cega. A catarata começou a aparacer cerca de 1 mês. Estou usando o colirio Still, e gostaria de saber se há algum lugar aqui em SC que faz essa cirurgia para minha filhinha. Estive pesquisando e a cirurgia custa em média R$ 1.500,00 cada olho, não tenho condições atualmente, por isso, gostaria de saber se há algum hospital veterinário ou faculdade que faça esse procedimento. Moro em Florianópolis, mas tenho condições de leva-la a SP se for necessário, pois minha familia mora lá. Obrigada... Ass: uma "mãe" desesperada!

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde henrique,

Cegueira resultante de intoxicação medicamentosa é muito rara mas existe. Era melhor consultar um oftalmologista veterináro, pois ao examinar o fundo do olho já pode lhe dizer se é um probleminha dela que apareceu de repente ou se há suspeita de intoxicação.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Olá Simone,

Não, a catarata não será devido ao excesso de doces. Catarata repentina pode ser devida a diabete mas o cão apresenta a tipo I, sendo a tipo II (devido à alimentação) muito rara.
Mas de qualquer forma não deve dar doces ok? Estraga os dentes, engorda muito e o chocolate é tóxico para cães.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Fernanda,

Em primeiro lugar ela deve estar com a diabetes bem controlada. Já consultou com um endocrinologista veterinário?
Em segundo lugar esta é uma cirurgia que depende de materiais e equipamentos caros...talvez você consiga um pouco mais barato em hospitais escolas. Entre em contato com o hospital veterinário da Unesp Jaboticabal-SP ou com o hospital veterinário da USP.

Um abraço

Fabiana Quartiero

Silvana disse...

Oi

Eu tenho um cocker preto com 11 anos e já está usando o colírio Cinerária Marítima faz um ano. Tem algum problema? Pois apresenta uma catarata mas que o deixa com visão ainda.

Grata, Silvana

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Silvana,

Na verdade mal não vai fazer, mas também não vai ajudar em nada.

O único tratamento para catarata é cirúrgico. E você precisa também levá-lo com frequência ao oftalmologista veterinário para verificar se o olho não está inflamado e se não está ocorrendo aumento de pressão intra-ocular.


Um abraço,

Fabiana Quartiero

rosane disse...

olá,
tenho um poodle de 8 anos e apresenta um azulado nos olhos,será um sinal de catarata?e quanto tempo leva para a cegueira do meu bichinho?
obrigada e boa tarde

Oftalmologia Animal disse...

Oi Rosane,

Seu cão precisa ser examinado por um oftalmo para descobrirmos se é catarata ou esclerose (um envelhecimento normal da lente). A catarata leva à cegueira em tempos variáveis de acordo com o tipo de catarata. Não espere seu cão ficar cego para consultar um especialista ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

lisa disse...

Bom dia,
meu caozinho está com catarata, fiz exame de sangue e ele não tem diabetes. Por favor, gostaria de uma indicação de um profissional de florianopolis ou proximidades para fazer a cirurgia.
obrigada,
beth

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Lisa,

Em Florianópolis pode procurar o Dr Emilio F. Rodrigues Jr. Acredito ser o único Oftalmologista Veterinário na região.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

neusa disse...

Dra Fabiana, onde fica seu consultório para que possa levar minha cachorrinha para sua análise?
Ela é uma york de 7 anos e há 1 ano é diabética.
Estáquase completamente cega e gostaria de opera-la se possívelç.
grata
Neusa

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Neusa,

Logo ali ao lado tem uma relação de clínicas onde atendo. Por favor, escolha a de sua preferência e agende uma consulta. No momento estou atendendo somente segundas e terças. Agora tenho horário após 5 de janeiro somente.

um abraço

Luciane disse...

Olá Dra.

Gostaria de perguntar se pode indicar algum oftalmologista veterinário para a minha gatinha aqui no Rio de Janeiro.
Ela sempre teve uma pele sobre um olho, mas agora o negócio tá aumentando muito. Estou com medo de não ter tratado no devido tempo. Ela não mudou o comportamento e não aparenta sentir dor, mas estou preocupada por que a pela está maior e ás vezes parece que a pressão do olho está aumentada. Ela produz também uma pequena secreção, muito pouquinha mesmo, mas que faz a gatinha manter o olho fechado ás vezes. Isso têm ocorrido ha uma semana aprox. Essa secreção implica problema para os outros gatinhos que tenho?
Muito obrigada pelas informações e atenção.
Abraço
Luciane

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Luciane,

Fica difícil eu lhe dizer qualquer coisa....mas procure a Dra. Carla de Freitas Campos (Fundação Osvaldo Cruz- RJ).

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anna Julia disse...

Olá Doutora.
Eu tenho um cachorro, e em mais ou menos um mês venho percebendo um certo clareamento na pupila direito dele. Mas é só na pupila, e não no olho todo, não consegui ver um aumento da área clara.
O clareamento é bem sutil, apenas na luz dá para ver realmente a diferença de cor de uma pupila para a outra. Ando bastante preocupada, até porque ele já tem certa idade e eu quero dar a ele o máximo de conforto e cuidados que um cachorro que está começando a ficar idoso (ele tem 7 anos e é um poodle) merece, quero que ele viva o máximo que puder e bem.
Desde já agradeço.

gislaine disse...

olá drª Fabiana

Estou triste e muito preocupada com minha poodle de quase 8 anos. Há quase 3 meses descobrimos que ela tem hiperadrenocorticismo e tem tomado 9mlg de trilostane 2x ao dia. Agora estou percebendo que esta com a visão acometida, batendo nas coisas, ao observar seu olhos sejo uma pele crescendo em ambos, isto é aparentemente catarata, porem fui fazer uma breve pesquisa e me deparei com a possível perda da visão, atrofia progressiva da retina sendo parte da doença.
Doutora, socoooorro!!
Esta atrofia acomete geralmente os dois olhinhos? Apesar de sua doença, será que pode ser uma simles catarata que posso resolver?
Estou triste, estes bichinhos acabam sendo parte de nossas vidas, não gosto de ver ninguém sofrendo e esta HAC parece ser arrasante indo aos poucos, mas detonante, preciso me preparar psicologicamente, além da resposta sobre o fator visão acima mencionado, a senhora saberia me dar mais informações sobre HAC( hiperadrenocorticismo)? Como vivem estes bichinhos com esta doença?

Enviado Por : Gislaine

Doutora

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Anna Júlia,

O seu cão precisa passar por um exame oftálmico completo para sabermos se esse clareamento pode ser um início de catarata.


Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Gislaine,

Na verdade o poodle possui alta predisposição genética a ter catarata, atrofia de retina e também hiperadrenocorticismo.

Ele deve ser acompanhado de perto, por toda a vida, mas pode ter uma vidinha relativamente normal se for tratado corretamente. Você já consultou com um endocrinologista? Ele irá tirar todas as suas dúvidas.

Quanto aos olhinhos deve fazer um check-up oftálmico. Só assim saberemos se há como reestabelecer a visão ou não.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Andreza disse...

olá drª Fabiana, de uns dia para ca apareceu uma pequena camada que parece uma bolha cinza no olho do meu cachorro,e tem partes do olho q esta vermelho, parecendo q esta irritado , pode ser uma catarata ?

adriano elisei disse...

Boa Tarde.
Tenho um cachorro (pincher com poodle) com 16 anos. Um olho ja aparenta 100% catarata, ou pelo menos parece. O outro estou com medo de estar começando a aparecer.
Com essa idade a cirurgia não seria de risco? qual melhor solução?
att.
Adriano

Marco disse...

Hoje percebi no meu pastor alemão de 2,5 anos apareceu hj com umas pintas brancas umas 3 pequenas em cada olho...pode ser catarata? Tem alguma relação em tirar foto a noite com flash nos cachorros? Pq ontem tirei um monte..

OBrigado

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Andreza,

É difícil eu dizer sem olhar, mas aspecto de bolha pode ser uma lesão na córnea. procure atendimento o quanto antes viu?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Andreza,

É difícil eu dizer sem olhar, mas aspecto de bolha pode ser uma lesão na córnea. procure atendimento o quanto antes viu?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Adriano,

A melhor opção é levá-lo até um oftalmologista veterinário para fazer um acompanhamento destes olhinhos, pois a catarata gera inflamação intraocular e por consequência dor.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Marco,

Pelo que você me fala parece alguma alteração ma córnea e não catarata. Fique tranquilo que com certeza os flashs não causam nenhum dano oftálmico. Mas procure levá-lo para um exame específico.


Uma abraço,

Fabiana Quartiero

Ana Paula disse...

Ola doutora! Minha cachorra Poodle tem 9 anos e a uns dois dias começou a ficar fechando o olho, notei q tem alguma camada meio azulado e branca emcima do olho dela. Levei no veterinário, e médica disse q pode ser começo de uma IVIT, VIT, não lembro o nome direito! To pigando soro no olho, mais estou preocupada! Será que a senhora poderia me indicar algum oftamologista em Brasilia, pra tratar melhor dela?
Obrigada, Ana Paula.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Ana Paula,

Em Brasília procure a Professora Dra Paula Galera na UNB:

Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria, Departamento de Medicina Veterinária.
L4 norte - Hospital Veterinário
Asa Sul 70390-125 - BRASILIA, DF - Brasil Telefone: (61) 33072986
Homepage:http://www.unb.br/fav/

Um abraço,

Fabiana Quartiero

giselle disse...

Ola Dr...

...Gostaria de saber o telefome do Dr. Emilio F. Rodrigues Jr, pois não consigo acha-lo na net, morro em uma cidade vizinha.
Desde já agradeço.

Oftalmologia Animal disse...

Olá Gisele,

Anote aí os telefones do Dr Emílio em Florianópolis:
48.9101.1500 e da clínica48.3224.3044.

Abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá Doutora, meu nome é Thais, sou do Rio de Janeiro.
Tenho um Cocker spaniel de quase 13 anos, e acho que ele está com catarata nos dois olhos. Percebi quando ele começou a bater com a cabeça nas paredes do quintal, só q isso aconteçceu a no máximo 2 anos, e evoluiu mto rápido... os olhos dele estão esbranquiçados na lente e avermelhados na parte branca dos olhos, e também está tendo muita secressão nos olhos, tenho q limpar todos os dias com soro e algodão. Meu pai comprou um colírio veterinário Simões, mas estou com medo de não adiantar e acabar piorando, e na bula ainda não diz se há efeitos colaterais. Sou do Rio de Janeiro e gostaria de saber se você conhece algum oftalmologista daqui e que exames posso fazer para descobrir como tratar meu cão. Ele também não está ouvindo direito. Obrigada.

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Thais,


No Rio de Janeiro procure a Dra Dra. Carla de Freitas Campos (Fundação Osvaldo Cruz- RJ).E-mail:carlafc@fiocruz.br

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Thais,


No Rio de Janeiro procure a Dra Dra. Carla de Freitas Campos (Fundação Osvaldo Cruz- RJ).E-mail:carlafc@fiocruz.br

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Michele Colombo disse...

Olá doutora Fabiana,

Eu tenho um cachorrinho 'vira-lata' que adotei da zoonoses da minha cidade, optei pela adoção, entre outros motivos, por não dispor atualmente de uma condição financeira muito favorável.
Ele é muito novo, tem apenas 7 meses. Nós cuidamos muito bem dele, mesmo assim ele já apresentou alguns problemas como, início de paravirose e infecção de rim.
Agora, fazem dois dias que percebi uma mancha meio azulada em um dos olhos, o olho está um pouco irritado, mas o cachorrinho aparentemente está super bem, não apresenta estar com dor... Não encontrei veterinário especialista em oftalmologia em minha cidade: Limeira-SP, antes de ir a qualquer um, gostaria de saber sua opnião, se conhece algum na minha cidade para indicar, se isso pode mesmo ser catarata, já que ele é tão novo... Estou disposta a cuidadar dele no que for preciso, mas temo não dispor do dinheiro caso seja um tratamento muito caro, contando que já tive algum gasto considerável com os outros problemas que ele apresentou.

Grata até o momento,
Fico no aguardo.

Michele Colombo

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Michele,

Infelizmente não posso ajudá-la à distância....uma opacidade pode ser várias coisas diferentes....procure o serviço de oftalmologia veterinária da USP. Lá terá preços mais acessíveis.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Amanda disse...

Bom dia Doutora.
Tenho uma Poodle de 12 anos...ela está com os 2 olhos com catarata. Seria de muito risco encaminha-la para cirurgia? Apesar de ser bem velhinha, ela ainda é muito ativa, tem muita saúde.

Desde já agradeço

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Amanda,

Como o seu cão é saudável provavelmente possui uma expectativa de vida entre 15 e 18 anos...então a cirurgia seria uma opção para melhorar a qualidade de vida dele. Mas para isso precisa ser avaliado por um oftalmologista veterinário para saber quais os riscos e os benefícios da cirurgia no caso específico do seu cão. Caso decidam pela cirurgia, faça um bom check-up pré-cirúrgico para ter certeza que está tudo bem e solicite um anestesista especializado. Tomando todas essas precauções os riscos diminuem muito.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Luciana Lices disse...

Olá Dra. Fabiana!
Tenho um schanauzer que pesa 8,5 kilos que fez 7 anos na última terça feira. No mesmo dia reparei que ele estava com o que parece ser uma bolha dentro do olho esquerdo e ele queixou-se quando tentei abrir os olhos dele para verificar melhor. Comecei a reparar mais nele e verifiquei que esta bolha parecia aumentar quando tentava abrir seus olhos, como se a olha aumentasse e diminuísse de tamanho dependendo de como eu olhava. Passei a pingar água boricada no dia seguinte, pois verifiquei uma camada de remela pela manhã. Hoje levei-o ao veterinário que me pediu exame de sangue na segunda-feira próxima para verificar a existência de diabetes que pode levar a catarata. Ele me pssou um colírio chamado Clarvisol (pirenoxina sodica 0,085%) e pediu que eu pingasse 2 gotas 2 vezes ao dia até o resultado do exame sair. Acontece que o levei na casa da minha irmã hoje e ele quase deu mordidas na mão dela quando ela passava as mãos próximo aos olhos dele (parace que ele vê vultos, nâo sei)sendo que ele nunca a estranhou (ela me deu ele quando ele tinha 6 meses e tem total afinidade com ela sempre), e ela ficou muito triste como eu estou, e disse que quer levá-lo ao oftalmologista há 170 km daqui com urgência amanhãque é sábado. Eu gostaria de saber se devido a estes sintomas devo esperar o exame de sangue segunda-feira e tomar providências com o exame nas mâos ou se é caso urgentissimo que pode cega-lo de hoje para semana que vem, quando devo levá-lo a algum veterináio fora da cidade. Agradeço desde já a atenção e aproveito para parabenizá-la por esta iniciativa de nos dar socorro quando não temos a quem perguntar e nem como acreditar em um só parecer.
Obrigada!
Luciana Lices

Anônimo disse...

Olá Dra.
Tenho um labrador de 10 meses que apareceu com os 2 olhos lacrimejando, vrmelhos e com uma névoa branca da parte central para a inferior dos dois olhos. Vejo que quando falo com ele, é como se ele estivesse enxergando acima dessa nuvem esbranquiçada. O que devo fazer e como tratar?

Paty disse...

Olá doutora, tenho uma pudle de 10 anos e ela está com diabete.toma insulina duas vezes ao dia e agora está com catarata, gostaria de saber se mesmo ela tento diabete teria como reverter com uma cirurgia??Desde já agradeço..
obrigada!!!
Patricia Jandre

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia,

Eu aconselho você a procurar um oftalmologista veterinário, pois ele saberá dizer se é um problema na córnea ou na lente de dentro do olho. Cada caso necessita de um trtamento específico.

Um abraço e boa sorte

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Patrícia,

O ideal é o seu poodle consultar com um endocrinologista ou clínico geral experiente para controlar a diabetes e orientar o pré-cirúrgico, principalmente o jejum. Se estiver bem controlada e os exames de sangue sem alterações ele pode passar pela cirurgia sim.Mas vai precisar fazer uma curva glicêmica durante a anestesia para ter certeza de que se manterá estável.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Gabi Costa disse...

Olá doutora,
meu nome é Gabrielle e eu tenho um poodle com aproxiamadamente 13 anos (não sei a idade exata dele, mas está bem próxima dos 13), e ele há algumas semanas tem apresentado uma bola esbranquiçada no meio dos dois olhos, com diâmetro semelhante em ambos, mas que só podem ser realmente vistas quando há uma luz ou claridade, sendo que normalmente esse esbranquiçado não pode ser visto, como de uma distância razoável dele, por exemplo. Esse esbranquiçado possui um tamanho significamente grande, e eu começei a achar que é catarata. No entanto, ele não possui NENHUM sinal de perda de visão ou dificuldade para enxergar.
Será que pode ser catarata?

Agradeço desde já! Obrigada.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Gabrielle,

O ideal seria fazer um exame oftálmico completo para saber se ele apresenta uma catarata inicial (onde o paciente ainda não perde a visão) ou se é apenas esclerose (um envelhecimento natural da lente em todos os cães acima dos 8 anos, que não leva à cegueira.

Gostaria de lembrar que quanto antes a catarata for diagnosticada e tratada melhor para o seu cãozinho.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá Doutora,
Tenho uma poodle de 13 anos, ela já tem cegueira de um olho e o outro está tbm com catarata , mas ainda não completamente cega. Estou muito preocupada pq ela tem um historico de otite grave e por conta disso teve perda elevada da audição(escuta só se falarmos muitoo alto). Me doi muito pensar que ela vai ficar cega e surda , não sei como fazer pra interagir com ela quando ocorrer isso. Gostaria de saber se a senhora conhece algum veterinario aqui em recife que realize a cirurgia. Também gotaria de saber se existe algum aparelho auditivo para cachorro.
Obrigada pela atenção,
espero ansiosamente sua resposta

semita_moura@hotmail.com

Abraço

Raphael disse...

Olá Doutora, temos um cocker de 3-4 anos, não sabemos exatamente, porque adotamos ele em um canil.

Mais vejo que ele tem catarata em um olho e no outro está se desenvolvendo.

Gostaria de saber oq podemos fazer?
Obrigado

Raphael

Anônimo disse...

Ola, Doutora me chamo Daniela, gostaria de saber se a senhora conhece o Dr. Luis Felipe de Novo Hamburgo, minha amiga operou a gl. da terceira palpebra com ele e ficou muito bom, diz que ele é muito atencioso, parece entender, so que eu gosto muito do meu toby logo gostaria de saber se vc conhece, tem alguma referencia

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Raphael,

O único tratamento para catarata é cirúrgico....portanto consulte um oftalmologista veterinário para que ele avalie qual o grau de maturidade da catarata e qual a melhor técnica cirúrgica, se os olhos estão inflamados ou não, como está a pressão intraocular, como está a retina...então vcs tiram todas as dúvidas sobre a cirurgia e o pós-operatório.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Daniela,

Conheço o Dr Luiz sim. Ele faz parte da equipe Serviço de Oftalmologia Veterinária da UFRGS. Fique tranquila que o seu Toby estará nas mãos de um excelente profissional.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

sonia disse...

OLÁ DRA, MINHA CACHORRA ESTA COM OS OLHOS BRANCOS MAS APARECEU DO NADA FAZ UNS 25 DIAS ,OS DOIS OLHOS A CATARATA APARECE ASSIM RAPIDO ?OU PODE SER UM OUTRO PROBLEMA?APENAS A CATARATA DEIXA OS OLHOS ASSIM BRANCOS ?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Sonia,

A catarata não é a única doença que deixa os olhos "brancos"... Se for catarata de origem diabétca, a evolução pode ser em 30 dias sim.Consulte um oftalmologista veterinário o quanto antes ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá doutora.

Meu nome é Willian, tenho um pinscher médio que tem 12 anos. Na semana passada notamos que o olho direito estava inchado. Passamos um pouco de soro fisiológico com algodão em volta do olho, na parte inchada. O veterinário disse que o meu cachorro tem catarata e que a única solução é uma cirurgia, mas só pode operar um olho por vez e a recuperação é de um ano, para cada olho. Ele disse também que o meu cachorro está muito bem para a idade dele e que nós cuidamos muito dele. Qual a sua recomendação?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite William,

Consulte o quanto antes um Oftalmologista Veterinário, pois é preciso avaliar se o olho está "saudável" antes de pensar em cirurgia. A pressão intraocular deve estar normal e o olho não pode estar inflamado. É preciso também avaliar a retina. Só assim pode ser feito um prognóstico de recuperação.
Um abraço,

Fabiana Quartiero

Rodrigo e Juliana disse...

Olá Dr.

Meu poodle de 9 anos está, praticamente, cego devido à catarata. Levei-o à 2 veterinários especializados, um do RJ e uma aqui de Vitória/ES que me disseram que a cirurgia não é 100% certa, porém, a chance é muito grande.

Fico preocupada com os riscos pós-operatórios, como infecção e incômodos.

Quais são os verdadeiros riscos desta cirurgia?

Pq muitos veterinários (não especializados) não recomendam?

Estou prestes a fazer a cirurgia, mas com muito medo do que possa ocorrer.

Por último, me indique um profissional aqui em Vitória/ES, que vc conheça e confia.

Muito obrigada!

Juliana Nunes
Vitória/ES

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Juliana,

O resultado de um procedimento cirúrgico, qualquer que seja, nunca pode ser 100% garantido, pois estamos falando de uma ser vivo, dependemos da sua resposta imunológica, da sua colaboração com o tratamento pós operatório, entre outras coisas. Alguns clínicos gerais não recomendam acredito que por falta de informação. Se o seu cão não for muito idoso, já foi avaliado por um especialista, fez eletroretinografia, avaliou a pressão intraocular, e os exames de sangue estão ok, eu lhe aconselho a ir em frente. Riscos existem fazendo a cirurgia,sim, existem, mas também podem ocorrer complicações em uma catarata que fica velha dentro do olho.
Infelizmente não conheço nenhum colega no Espirito Santo.
Um abraço e boa sorte!

Fabiana Quartiero

Gláucia disse...

Olá doutora!!! Minha cachorrinha está cega devido a diabetes e gostaria de fazer cirurgia p remover a catarata. Gostaria de saber se a senhora conhece algum veterinario em Recife q realize a cirurgia e se é recomendavel fazê-la mesmo estando ela c diabete??
obrigada.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Gláucia,

Se a glicemia estiver controlada e os exames pré-operatórios estiverem ok (inclusive a avaliação oftálmica completa), a cirurgia é indicada sim.

No Recife acredito que esteja atuando o Dr Fábio Brito, mas não sei o endereço. Talvez o Dr Paulo Oliveira, em Salvador, saiba lhe informar melhor sobre oftalmologistas veterinários na região nordeste(povet@bol.com.br)
Fone (71) 3331.3942/ 9102.6218

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Departamento disse...

Olá Doutora,

Tenho uma Golden Retriever de 1 ano e 3 meses. Ela é super saudável, castrada, linda, perfeita. Só que de uns 3 meses para cá notei que ela está com a parte interna do olho direito clareando aos poucos, achei estranho isso. Será que é catarata? Pq ela é nova, só come ração e não tem nada de outros problemas. E não é azulado, é meio verde. Saberia me informar o que pode ser isso?

Obrigada pela ajuda
Rafaela

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Rafaela,

Lhe aconselho a procurar um oftalmologista veterinário. Esta raça apresenta uma predisposição a fazer catarata juvenil.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Rafaela,

Lhe aconselho a procurar um oftalmologista veterinário. Esta raça apresenta uma predisposição a fazer catarata juvenil.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Rafaela,

Lhe aconselho a procurar um oftalmologista veterinário. Esta raça apresenta uma predisposição a fazer catarata juvenil.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Rafaela,

Lhe aconselho a procurar um oftalmologista veterinário. Esta raça apresenta uma predisposição a fazer catarata juvenil.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Flavia Vera disse...

Olá Dra. Fabiana,

Gostei muito de ler seus comentários. Moro em Brasília e tenho uma bichon frise de 9 anos que foi diagnosticado com catarata, ainda incipiente. Quero tentar a cirurgia logo, quando ainda será eficiente. É lógico que gostaria de pagar para fazer em um lugar mais próximo possível de Brasília. Saberia me informar onde posse levá-la para fazer cirurgia? Muito obrigada pela atenção,

Flávia Santinoni Vera

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Flávia,

Obrigada fico feliz em poder ajudar. Em Brasília procure a Prof Paula Galera na UNB:

Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria, Departamento de Medicina Veterinária.
L4 norte - Hospital Veterinário
Asa Sul 70390-125 - BRASILIA, DF - Brasil Telefone: (61) 33072986
Homepage:http://www.unb.br/fav/

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Boa noite Dra.

Tenho um cocker com 12 anos, ele começou a desenvolver catarata com 9 anos e agora esta totalmente cego. Fiz todos os exames e nao foi recomendado a cirugia pois atraves do exame eletroretinografia descubriu-se que sua retina estava morta. O veterinario nao me recomendou nenhum procedimento para evitar o aumento da catarata ou possivel agravamento. Queria saber se posso utilizar algum colirio ou ha algo a fazer para evitar um glaucoma ou perda do olho. Notei que em um dos olhos a catarata esta mais intensa e para fora. Costumo usar o colirio maxdex para evitar que o olho fique vermelho. Tem algum problema nisso?

Obrigada!
Daniela

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber em media quanto custa uma cirurgia de catarata

cacau disse...

Olá,
tenho um poodle de 1 ano e 5 meses...de repente ele ficou com os olhos azulados...percebo que a claridade o incomoda um pouco...aparentemente ele continua enxergando normalmente, ñ teve nenhum indicio de inflamação...continua se alimentando normalmente...não consigo entender os azulados de uma hora para outra...gostaria muito de orientação...pois estou muito preocupada...

lucia disse...

bom dia , tenho uma schanauzer de 12 anos com catarata e glaucoma , esta com muita dor , Preciso urgente de um oftalmo em SC ou SP

Ricardo disse...

Boa Noite Dra.,

Primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho na divulgação deste material.

Sou da cidade de Jundiaí no interior de São Paulo e temos um Poodle que nestes últimos dois anos foi ficando e hoje está quase que completamente cego.

Por gentileza gostaria de saber se a Dra. possui algum contato aqui próximo (São Paulo, Campinas, etc) que possa me ajudar com o problema do Poodle. Tenho duas fotos que mostra o problema de saúde dele, se eu pudesse enviar para você eu agradeço muito. O nome dele é Bolinha e sempre foi nosso amigo e gostaríamos de poder ajudá-lo a voltar a enxergar um pouco pelo menos.

Muito obrigado por manter este canal de comunicação, bom trabalho e fique com Deus.

Ricardo Perlini
rperlini@gmail.com

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Daniela,

Quando a cirurgia não é recomendada o ideal é acompanhar o paciente de perto...monitorar pressão intraocular e inflamação. O ideal é não utilizar corticóide continuamente pois pode levar à glaucoma. Consulte seu oftalmologista veterinário sobre outra opção de colírios atiinflamatórios.


Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Cacau,

Neste caso somente um exame oftálmico completo para identificar a origem desta aparência "azulada". Poodle apresenta grande predisposição à catarata juvenil, portanto leve ele para um check-up ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Marcilene disse...

Boa tarde Doudora

Nossa cachorra podle está com catarata e já recebemos o diagnóstico de que somente com cirurgia há possibilidades de cura, mas que não são garantidas.
É isso mesmo? Há possibilidade grande de não dar certo?
Poderias nos indicar um Oftamologista Veterinário em Joinville / SC ou Curitiba / PR para efetuarmos uma consulta e possível cirurgia?
Obrigada

Marcilene Oliveira

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Marcilene,

O único tratamento para a catarata é a ciurgia mesmo. Para que o paciente volte a enxergar não basta o sucesso cirúrgico, é necessário averiguar a saúde ocular (se está inflamado, como está a pressão, qual o grau de maturidade da catarata) verificar se a retina está saudável através de um exame chamado de eletroretinografia, da dedicação do proprietário ao tratamento pós cirúrgico e da colaboração do paciente.
Em Santa Catarina procure o Dr Emílio Rodrigues em Florianópolis 48-3224.3044 e em Curitiba o Prof Felipe Wouk na Universidade Federal do Paraná Telefone: (41) 3301588 Fax: (41) 3301638

Um abraço e boa sorte

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Lucas,

Não conheço esta escola, mas posso lhe afirmar que acho difícil que alguma instituição faça esta cirurgia gratuitamente, pois o material envolvido é bem caro.

Sei que no Hospital Veterinário Governador Laudo Natel da UNESP de Jaboticabal-SP são realizadas cirurgias de catarata. Mas lhe aconselho a procurar um médico veterinário para que primeiramente esta diabete seja estabilizada.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Ricardo,

Fico feliz que o Blog está sendo útil. Lhe indico Hospital Veterinário Governador Laudo Natel da UNESP de Jaboticabal-SP. O Serviço de Oftalmologia é um dos mais conceituados do país e muito bem equipado.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Cααh Cαbяαℓ disse...

Oi doutora!
A minha cachorrinha (pinscher, 7 anos) está com um olho um pouco esbranquiçado, há uns 3 dias eu notei, porém está bem pouco, mas a cada dia que passa esbranquiça um pouco mais. Ela ainda enxerga bem, mas eu sei que pode complicar... Pelo que eu pesquisei, pode ser catarata. Vi que a saída é a cirurgia, mais eu tenho duas dúvidas: por ela ser muito pequena, seria arriscado, em relação a anestesia? E também gostaria de saber o preço, pois não tenho ideia de quanto seja, e preciso estar preparada pra isso. Doutora, por favor, o quanto antes me responder será melhor, pois ela é o meu xodó, e eu quero dar o melhor pra ela. Se possível, me responda tb por e-mail? (carol.cabral-@hotmail.com). MUITO OBRIGADA! beijos ...

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde carol,

Antes de mais nada ela precisa fazer uma avaliação oftálmica completa. Nesta idade começa a aparecer a "esclerose do cristalino", uma opacidade do cristalino que é normal em todos os cães que estão ficando velhinhos. Só dilatando as pupilas podemos diferenciar de catarata. caso ela precise de cirurgia, o fato dela ser pequenina não impede a anestesia. Anestesistas especializados estãoa costumados a atender animais de todos os tamanhos e idades.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá,
Tenho uma cocker de 9 anos e desde os 7 ela apresenta esse esbranquisado nos olhos. A veterinaria dela disse que não tinha nada o que fazer por ela, mas não aceito esse não como resposta. Você teria algum contanto aqui em Brasilia onde eu possa levar minha cachorrinha para uma consulta?
Obrigada desde já,
Érika

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Érika,

Procure a Dra Paula Galera na Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria, Departamento de Medicina Veterinária.
L4 norte - Hospital Veterinário
Asa Sul 70390-125 - BRASILIA, DF - Brasil Telefone: (61) 33072986
Homepage:http://www.unb.br/fav/

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Julieta disse...

Ola Dra!
Tenho um labrador femea de 9 anos. Descobrimos q ela esta com catarata e com diabete, tudo muito rapido. Moramos em Osasco e gostaria de saber onde podemos operar ela. Tem algum medico especifico? A USP de São Paulo faz esse tratamento? Queremos tratar o mais rapido possivel! Muito Obrigada pelas informações.

Anônimo disse...

OLA ,,ESTAMOS MUITO TRISTE POIS DESCOBRIMOS CATARATA NO NOSSO CACHORRINHO.DE ESTIMAÇAO..NAO TEMOS MUITA CONDIÇAO FINANCEIRA..POR ISTO GOSTARIAMOS DE SABER SE HA COMO FAZER ALGO SEM MUITO CUSTO..E UMA CIRURGIA SAIRIA QT? UM VETERINARIO DISSE QUE SERIA MIL REAIS SO UM OLHO.E SO A CIRURGIA E VERDADE? ME AJUDE..POR FAVOR..MEU IMAIL..
TIA NENA_MOLINA@HOTMAIL.COM [AGUARDO RESPOSTAS]

Érika João disse...

Olá Drª, por favor, vc saberia me indicar um bom oftalmologista aqui em Campinas-SP ou clínica que seja bem conceituada na minha cidade. Preciso levar minha poodle de 11anos e 5 meses,pois apo´s usar o colírio Cilodex em Maio desse ano por 10 dias, 4x ao dia(1 gota) notei que os olhos dela sairam duas manchas e tb estão meio opacos, por favor vc poderia me auxiliar. Muito agradecida, att, Érika.

Oftalmologia Animal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bom Dia

Há um mês aproximadamente notei que meu cachorro havia uma película transparente no meu olho do meu cachorro que é um poodle de 7 anos, só que na semana passada ela ficou mais grossa e esbranqueçada, nessa semana levei-o ao veterinário e ela disse que é começo de catarata e que nada pode fazer senão esperar toda a retina ficar branca e depois operar. Pelo o que vi nesse site há possibilidades de tratamento e evitar a catarata por completo.

Por favor, o que devo fazer?
Atenciosamente, Mauricio

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Maurício,

De que cidade você é? O melhor a fazer é consultar um oftalmologista veterinário. Caso seja realmente uma catarata inicial o melhor é operar antes de ficar madura, mas tem que ser com um especialista.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oftalmologia Animal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mauricio disse...

Boa Noite,

eu sou de São Paulo

dra, a sra poderia me indica algum? Aguardo ansiosamente a resposta!

Abraço =D

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Julieta,

O Hospital Veterinário da USP de São Paulo lhe dará todo o suporte necessário.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oftalmologia Animal disse...

Maurício,

Procure o Hospital Veterinário da USP ou o Dr. Pedro Mancini Guedes.
Telefone: 011 83899646.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,
(TIA NENA_MOLINA@HOTMAIL.COM)

A cirurgia de catarata realmente é dispendiosa pois os materiais envolvidos são muito caros. A melhor opção para vocês é procurar um Hospital Veterinário Escola, onde os preços serão mais acessíveis e o atendimento de confiança.Indico o Hospital Veterinário da USP ou da UNESP de Jaboticabal-SP.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Érika,

Em campinas não sei lhe dizer, mas procure o Serviço de Oftalmologia Veterinária da UNESP de Jaboticabal. Hospital Veterinário "Governador Laudo Natel"

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Martha Lucia Cabrera Ortiz Ramos disse...

Olá Dra boa tarde,
Gostaria saber quanto tempo demora para curar a úlcera de côrnea "superficial" num cão, que está sendo medicado há 15 dias com epitezan e soro fisiológico (este último apenas para limpeza). Acontece que tenho uma cachorra de aproximada 8 anos, há exatos 15 dias atras estava brincando com ela e uma bola de borracha caiu no olhinho dela, desde então começou a lacrimejar muito. No seguinte a levei no veterinário que diagnosticou úlcera de cornea, após aplicar o "colírio fluorescente" receitou limpar externamente com soro fisiológico e aplicar uma pomada chamada epitezan 3 vezes ao dia e evitar claridade do sol, tenho seguido o tratamento à risca. Desde semana passada tenho notado que o olhinho dela não esta com a mesma "transparência" do outro olho. Levei ela para o veterinário ver se estava tudo bem, ele disse que sim e que estaria cicatrizando por isso o olho estaria dessa cor. Dra eu gostaria saber quanto tempo demora para sarar, pois o olho ainda lacrimeja e fica fechadinho. Agradeço muito sua ajuda.
Um abraço
Martha

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Martha,

Melhor você consultar um oftalmologista veterinário para saber se não se trata de uma úlcera indolente....pois uma ulcera simples cicatriza em até 7 dias.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

michele disse...

ola doutora...
tenho um bull terrier de 5 anos q foi detectado com cinomose... o olhinho dele começou e a criar umas remelas mais consistentes ..levei ao vet q me indicou *tobralox*lacrima plus*still mas dentro de 2 dias percebi q piorou e ele estava ficando mal por conta do olho... levei ao vet novamente onde foi feito um teste para detectar ulcera com um colirio fluor...continuei com os colirios mas em menor tempo de aplicaçao... dois dias depois no retorno a ulcera tinha avançado fazendo tipo um buraco no olho dele 2 no esquerdo e 1 no direito... ela me recomendo fazermos um flap para ele nao perder a visao pois corria este risco... feito o flap continuamos com os msm colirios ...
depois de 20 dias fomos retirar o flap dos olhinho dele... mas nenhumas das ulceras cicatrizou ou teva melhora ... pra mim ainda parece pior pois parece q tem uma bolhinha de ar em cima de uma das ulceras...minha vet disse q era pra continuar com *still de 4 em 4 horas e usar um colirio a base de ciprofloxacina de 1 em 1 hora ...

detalhe durante o periodo de tratamento da cinomose ele nunca usou nenhum remedio a base de corticoide ... e tbm ficou com o colar tds os dias ele ate tentava coçar mas nos sempre estavamos de olho ... nao sei mas o q fazer pois tds as tentativa de salvar os olhinhos estao falhando ... procurei por vet especializados aki onde mora mas nao encontrei ... minha outra vet me mandou a essa clinica pois ela msm disse q os vet de la saberiam como lidar melhor com o assunto


se souber de algum especializado em Londrina no PR por favor me passe


desde ja obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Michele,

procure a faculdade de veterinária de Londrina e se informe se eles possuem Médico veterinário oftalmologista.Ou vá até a PUC do Paraná e procure pelo prof Dr Felipe Wouk ou pela Dra Ana Letícia.
O seu cão, caso tenha condições de ser anestesiado, precisa de um flap pediculado de conjuntiva. Esta lesão precisa de sangue para cicatrizar. Nos casos de cinomose é mais complicado porque há um déficit lacrimal, dificultando a cicatrização...Era importante ele usar um colírio para estimular a glândula lacrimal a base de ciclosporina ou tacrolimus. Se informe com o seu veterinário.

um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Carol disse...

Olá doutora, bom dia.
Eu sou do Rio de Janeiro, e meu cachorro, um cocker spaniel inglês, de 9 anos, foi diagnosticado com catarata faz uns 4 meses nos dois olhos.
o problema é que o único especialista que me indicaram custa 3.500 reais para operar os dois olhos, e não tenho condições de pagar isso tudo.
e tenho pressa, pois parece q evolui rápido e cada vez mais ele esbarra nos móveis na casa. dói ver um cão tão ativo e feliz ser prejudicado dessa maneira.
vc por acaso, teria alguém para me indicar que faça essa operação mais barata?? já procurei nos hospitais veterinários das universidades mas ninguém consegue me indicar, não acho informação em lugar algum!
desde já sou MUITO grata!

Anônimo disse...

Olá Dra,

adotei um gatinho de 3 meses que apareceu com uma lesão no olho e lacrimejamento sero-sanguinolento. Levei ao vet e ele falou que era úlcera de córnea. Ele está usando biamotil a cada 6 hs, still colirio de 12-12 hs e epitezan de 12-12 hs. O Vet pediu pra usar tbm um colar elizabetano, só que o gatinho fica mto agitado e balança mto a cabeça; eu to achando que ele machuca ainda mais o olho na intenção de retirar o colar. Estou seguindo as recomendações e não estou vendo melhora, se duvidar está até pior. Já procurei me informar e na cidade onde moro não tem veterinário especializado. Não sei o que fazer, tirei umas fotos e queria saber se tem alguma forma de enviá-las para que a senhora me ajude.
Desde já, obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Pode mandar a foto sim (fabianaquartiero@hotmail.com), mas só vou poder dizer se a conduta é clínica (com colírios) ou se já deve ser cirúrgica.

Abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Carol,

Não sei lhe informar sobre valores mas geralmente as cirurgias em universidades tendem a ser mais em conta, entretanto a cirurgia de catarata realmente necessita de materiais muito caros... tente na USP de São Paulo e na UNESP de Jaboticabal-SP (Hospital Governador Laudo Natel).

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Muito Obrigada pelo rápido retorno da minha solicitação. Já mandei as fotos para o e-mail da senhora.

Lu disse...

Olá, dra
Minha cadelinha (uma fox paulistinha de 12 anos) adquiriu diabetes tipo 1 (ela é insulinodependente) e ficou quase cega por causa da doença. Os dois olhos dela ficaram opacos, contudo, um dos olhos ficou bem mais opaco que o outro.
Tem dias que os olhos dela ficam enormes e ainda mais opacos. Ela esfrega-os constantemente e já está com a pele do rosto e as orelhas bastante machucados por ficar esfregando os olhinhos o tempo todo.
Não sei o que fazer para ajudá-la. O vet que cuida dela é muito dedicado, mas inexperiente e já percebi que ele também não sabe o que fazer.
Não aguento mais vê-la sofrer...
Por favor, me diga o que posso fazer para minimizar o sofrimento da minha amiguinha.
Obrigada pela atenção.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

Em primeiro lugar coloque um colar elizabetano para ela não machucar mais a carinha e os olhos. Solicite que o seu veterinário lhe prescreva um colírio de anti-inflamatório NÃO esteroidal e um colírio antibiótico e use 3x a o dia. Assim que puder consulte com um médico veterinário oftalmologista ok? É importante que a inflamação e a pressão intraocular sejam monitoradas.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Lu disse...

Muitíssimo obrigada, Dra Fabiana!!
Deus lhe pague!!

Feliz no novo e tudo de bom!

Adriana disse...

Olá meu nome é adriana e eu tenho um cãoziho de apenas 3 meses sem raça definida que aparentemente encherga normalmente , mas desde quando a resgatei com 1 mes de idade ,de um local nada apropiado para um cão , notei que ela tem mancha grande nos 2 olhos que na luz e em fotos são azuladas.. fico preocupada , pode ser catarata? vou leva-lá no vet. amanha , pois hj está tudo fechado!

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Adriana,

O ideal é dilatar as pupilas e fazer um exame de fundo do olho...pode ser catarata congênita, mas só com o exame para confirmar....Parabéns pela sua observação!

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Gisele e Mesquita disse...

Olá dr. tenho um shitzu com excesso de lagrimas esse excesso causou uma infecção no fuço dele, sendo assim ele chora muito de dor e se coça, levei ao primeiro vet, e me receitou stomorgyl 10 não adiantou e no retorno me passou o colirio trobex, tambem não resolveu, troquei de vet. este hoje me receitou a pomada Epitezan, gostaria de saber se está certo a medicação, pois estou com medo de prejudicar ainda mais meu bichinho.
Aguardo anciosa a resposta
Gisele

drika disse...

Olá Dra.
Tenho um cachorro poodle de 5 anos e a veterinária que o levei disse que ele tem catarata juvenil. Já fui em várias clínicas e não encontrei uma que realize a cirurgia, me indicaram a universidade Anhembi Morumbi e realmente lá eles fazem, mais o valor é muito alto (1.500,00 cada olho). Será que você poderia me indicar um outro local? ou realmente está próximo a esse valor?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Gisele,

Em primeiro lugar deve ser investigado o porquê deste excesso de lágrimas....muitas vezes é devido uma irritação crônica da superfície ocular por pêlos e cílios.A ferida não vai melhorar enquanto ele continuar coçando. Corte bem os pêlos no local para arejar, pode usar o epitezam, use colar elizabetano e leve em um oftalmologista veterinário para descobrir a causa de tanto desconforto.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Drika,

O valor é este em média. Mas pode tentar o Serviço de Oftalmologia Veterinária da UNESP de Jaboticabal. Hospital Veterinário "Governador Laudo Natel.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

marlon disse...

Fabiana Boa Noite,

Tenho um cachorro da raça Maltês, tem cerca de 9 anos.Em torno de uns 4 meses atrás detectei que seus olhos estão esbraquiçados, levei ao veterinário e a veterinária disse que é catarata e que está no ínicio, e que caso eu queira operar, não é o momento, pois a mesma me disse que o oftamologista só efetua cirurgia(caso seja necessário), quando a catarata estiver mais avançada! O que devo fazer, é aconselhável e seguro fazer cirurgia?
Outra dúvida, a mesma veterinária me perguntou se ele tinha diabéte, para que seja detectado, ela pediu para verificar se ele toma água além do normal, e percebi que anda tomando água um pouco além do normal.O que fazer? Pode me indicar um veterinário, para que possa fazer o tratamento?

Agradeço desde já sua atenção e compreensão!

At.,
Marlon - SP

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Marlon,

Na verdade hoje em dia se aconselha a operar a catarata o quanto antes.Na técnica moderna (facoemulsificação) a catarata é removida por ultra-som. Para diagnosticar a diabetes basta pedir para o seu clínico geral fazer um exame de sangue com 12h de jejum para dosar glicose. Pode pedir também dosagem de frutosamina e fazer um exame de urina. Se ela for diabética deve primeiro estabilizar a glicemia para depois fazer a cirurgia.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

joao disse...

Dra. Fabiana

Preciso por favor que me informe um veterinário com vasto conhecimento oftalmologico em Fortaleza, Ceará; tenho um poodle com 9 anos e preciso levá-lo para uma consulta.

Agradeço antecipadamente,

João Carlos

Anônimo disse...

Dr
Tenho um lhasa apso com 08 anos que está com catarata. Não tenho condições de pagar essa cirurgia, aqui no ES fica em torno de 2,500 reais. Existe alguma Universidade que faz essa cirurgia gratuitamente.
Grata Rosangela

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia João,

Em Fortaleza não conheço nenhum colega, mas pergunte ao Dr Paulo que atende em Salvador. Provavavelmente ele saiba lhe indicar.Dr Paulo Oliveira (povet@bol.com.br)
Fone (71) 3331.3942/ 9102.6218

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Rosângela,

Acho difícil você conseguir gratuitamente pq só o material é bem caro...talvez a um custo reduzido você consiga. Tente em hospitais veterinários da USP, da UNESP de Jaboticabal e de Botucatu-SP.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá doutora,

Minha cachorrinha poodle tem 16 anos e está cega dos dois olhos. Quando ela era mais nova, procurei realizar a cirurgia, mas fui desencorajada por uma amiga que disse que não tinha dado certo no cachorro dela. A situação só foi piorando e hoje, em um dos olhinhos dela parece estar crescendo uma membrana fina por cima do globo ocular e o olho parece estar "morrendo". O outro, está aparentemente normal, mas turvo.
Gostaria de saber se a sra. acha que compensa fazer a cirurgia ou se os riscos são muito altos para um cãozinho tão idoso. Ademais, gostaria de saber se recomenda algum veterinário/universidade na região serrana do Rio de Janeiro (ou mesmo em cidades próximas) e também se têm alguma idéia de por que está crescendo essa membrana sobre o olho dela.
Att.,
Mariana.

Leonardo disse...

Boa noite doutora,

Meu cachorro é um Poodle que fez 6 anos em janeiro, mais não possui nenhum tipo de "deficiencia" no olho, apenas gostaria de saber aonde posso achar algum oftalmo aqui em Porto Alegre para começar a fazer consultas de rotina para previnir qualquer doença nos olhos. Quero que meu cachorro viva o maximo possível e o melhor possível pois não quero ver ele sofrer sem enxergar, pois eu tambem sofreria junto, sou muito "sensível" com animais, quando sofrem meu coração aperta. Obrigado desde ja.

Leonardo

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Mariana,


Uma catarata não tratada está sujeita a diversas complicações intraoculares:uveíte, luxação da lente, glaucoma...
O ideal é levá-la para uma consulta especializada. Pois mesmo que não seja mais indicado operar ela precisa de tratamento, pois caso apresente alguma destas alterações ela pode estar com dor.

Os locais mais próximos que conheço são: o Hospital Veterinário da USP de São Paulo
, da UNESP de Jaboticabal-SP e de Botucatu-SP.

Um abraço e boa sorte.

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Leonardo,

Eu atendo em Porto Alegre. caso queira marcar uma consulta, ao lado há o endereço e telefone de algumas clínicas e hospitais onde atendo.

Atenciosamente,

Fabiana Quartiero

Ysabella disse...

Ola doutora,
Gostaria de saber se minha cachorra esta com catarata.
Tem uma carne no canto do olho dela...e também uma pequena pele fina meia branca...
Se for...não teria um remédio para amenizar;pois ela mora em uma fazenda e não tem como trazer ela de lá....
Atenciosamente Ysabella

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Ysabella,

Pelo que você me descreveu ela está com várias alterações....necessita de um exame oftálmico completo. A catarata não é uma pele externa, ela fica dentro do olho....provavelmente ela tem outro tipo de alteração. Leve em um oftalmologista veterinário ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Graziela disse...

Olá doutora,

Tenho uma senhora (SRD)de 18 anos e meio, agora em julho ela completará 19 aninhos, gostaria de saber se até nessa idade a cirurgia é indicada... Uma das vistas está completamente esbranquiçada, já a outra começou a esbranquiçar bem no meio... E se conhece algum veterinário oftalmologista em Santo André ou no grande ABC, obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Graziela,

Nesta idade a resposta da córnea à cirurgia é bem ruim...há perda de células durante a cirurgia, e em animais idosos não ocorre a mesma regeneração que ocorre nos mais novos...outro fator importante é o humor vítreo (gel de dentro do olho) passa do estado gelatinoso para o estado líquido em animais mais velhos. Desta forma o olho não tem a mesma estabilidade para suportar a cirurgia.

De qualquer forma ela precisa ser acompanhada por um oftalmologista veterinário para que não sinta dor devido às inflamações que a catarata causa dentro do olho.

Na grande São Paulo não conheço ninguém, mas você pode levá-la até o Serviço de Oftalmologia Veterinária da USP em São Paulo.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Bruna disse...

Olá! Meu nome é Bruna e há algumas semanas percebi que meu labrador está com catarata. Pelo menos é o que parece. Está com um olho direito todo branco e o vermelho em volta diminui bastante, sempre limpamos a secreção que tem em volta. Só queria saber se o cachorro sente dor, pelo menos quando limpo o olho dele, ele nunca hesitou, mas fico preocupada.
Obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Bruna,

Se olho dele fica vermelho na parte branca (conjuntiva escleral) provavelmente ele está apresentando inflamação decorrente da catarata (uveíte faco-induzida). A uveíte é um processo doloroso sim. Pois a catarata é uma doença dentro do olho.E não esqueça que quanto antes operar a catarata, melhores são os resultados.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Bruna,

Se olho dele fica vermelho na parte branca (conjuntiva escleral) provavelmente ele está apresentando inflamação decorrente da catarata (uveíte faco-induzida). A uveíte é um processo doloroso sim. Pois a catarata é uma doença dentro do olho.E não esqueça que quanto antes operar a catarata, melhores são os resultados.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Gláucio disse...

Boa tarde doutora, tenho um Yorkshire de um ano e percebi que quando ele olha para a luz aparece um reflexo diferente meio espelhado, em uma das vistas e na outra vista não acontece. Isto pode ser sinal de Catarata?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Gláucio,

É difícil dizer que tipo de alteração pode ser, mas com certeza você é um proprietário muito observador! Parabéns! Leve o seu pequeno para uma avaliação oftalmológica completa ok?Somente fazendo uma fundoscopia para diagnosticar uma catarata inicial.

Um abraço,
Fabiana Quartiero

Joyce disse...

Boa noite Dra. Fabiana.

Sou veterinária recém formada e gostaria de tirar uma dúvida.
Eu tenho uma cachorrinha (SRD)que adotei da rua, que hoje tem aproximadamente 11 anos.

Ela foi diagnosticada com catarata no OE faz 3 anos. E recentemente eu notei que sua esclera deste mesmo olho na parte superior esta avermelhada. Seria um começo de uveíte?

Se a Dra. puder indicar algum oftalmologista de São José dos Campos, ficaria muito grata.
Parabéns pelo site !!
Um abraço,

Dra.Joyce

fabii =] disse...

Ola, Fabiana

meu nome tambem eh fabiana e tenho uma yorkshire de 17 anos!
Nao sei se eh catarata o que ela tem, mas ela tem tido um secrecao meio que verde clara, nos olhos.
em um olho, tem mais que no outro, sendo que um deles esta esbranquicado, sendo este o que tem tido mais seccrecao.
acredito que ela nao esteja enchergando mais como antes.
gostaria de saber se isso seria um caso de catarata e o que devo fazer, levando em consideracao que ela vai fazer 18 anos.

obrigada.

Ana Eliza disse...

Olá Dra. Fabiana,

Infelizmente acessei o site para informações sobre catarata. E adorei o modo como tratou pessoas aflitas por informações aos meus filhotes...

Parabéns pelo belo trabalho.

cezy4ever disse...

Obrigada pelas orientações. Profissional que gosta do que faz é assim como você. Beijos caninos!!

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Fabi,

respondendo sua postagem do dia 19-03! Desculpem ás vezes me passo e esqueço de alguns...

Nesta idade não é aconselhada cirurgia intraocular, pois os resultados são muito ruins...o ideal é mantê-la confortável. Leve-a para um check-up oftálmico ok?

Um abraço e desculpe a demora.

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Joyce,

Me desculpe mas como pode ver nesta semana de março esqueci vários comentários....gostaria que o meu dia tivesse 30 horas!

Provavelmente é catarata faco-induzida, ou seja, causada pela catarata.

Em São José dos campos não sei lhe informar, mas há opções no estado de SP:
Serviço de Oftalmologia Veterinária da UNESP de Jaboticabal. Hospital Veterinário "Governador Laudo Natel."

Serviço de Oftalmologia Veterinária da USP

Dr. Pedro Mancini Guedes.
Telefone: 011 83899646.


Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Rafael disse...

Bom dia,
Tenho um boxer (branco) e ele esta com mais ou menos 11 a 12 anos de idade, ele esta cego e pelo que andei lendo e vendo umas fotos, a catarata ainda não está madura. Cheguei a levar ele em um médico e ele fez um breve diagnóstico, que meu cachorro ainda consegue ter uma certa sensibilidade (o dr. colocou uma lanterna na frente dos olhos e ele reagiu um pouco).. O conselho desse médico foi marcar uma consulta com o oftalmo para ter um diagnóstico mais profissional.
A pergunta é, esse médico falou que hoje em dia existem alguns colirios que ajudam a amenizar os efeitos da catarata, isso é verdade ou somente com uma cirurgia é que ele pode voltar a enxergar?
O problema é que ele já esta surdo, com problemas nas articulações de uma das patas traseiras e saiu a alguns meses de uma cirurgia para retirada de um tumor próximo aos testiculos.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Rafael,

O tratamento da catarata é somente cirúrgico mesmo. O que pode ser controlado com colírios é a inflamação intraocular que a catarata causa.

Vale a pena consultar um oftalmologista veterinário para controlar a inflamação e a pressão intraocular do seu cão. Boxer com 12 anos já é muito idoso e a cirurgia de catarata em um cão desta idade tem maiores chances de complicações. A retina precisa ser avaliada se está funcional ainda também.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

laydolzane disse...

Gostaria de saber quais cuidados tenho que ter para evitar de alguma forma a catarata no meu cão (LABRADOR).Sei que um dos motivos da catarata esta relacionada a diabete e gostaria de saber também como evita-la!

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite laydolzane,

É complicado falar em prevenção de catarata canina...as cataratas em cães são causadas principalmente por predisposição genética, senilidade e diabete tipo I. O importante é ficar atenta à qualquer sinal de excesso de sede, fome e micção (sinais de diabete)e fazer exame oftalmológico completo anualmente. Ainda não conseguimos prevenir a catarata, mas conseguimos diagnosticar precocemente. Quanto mais cedo for tratada, melhores são os resultados.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

FABIANA AMADO disse...

BOA TARDE DRA.
TENHO UMA POODLE DE 9 ANINHOS, GRAÇAS A DEUS ESTÁ SUPER SAUDÁVEL, MAS A VETERINARIA DETECTOU INICIO DE CATARATA E ME RECEITOU O COLIRIO CINERÁRIA MARÍTIMA. O PROBLEMA É QUE ESTÁ EM FALTA HA MUITOS MESES, ENTÃO ELA ME PASSOU OUTRO COLIRIO; CLARVISOL. É A MESMA COISA, FAZ O MESMO EFEITO, NÃO PERJUDICA ?.
SE SOUBRE ONDE POSSO ACHAR A CINERÁRIA, AGRADECERIA DE CORAÇÃO

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Fabiana,

Infelizmente não existe nenhum colírio que trate a catarata...estes colírios que você citou não apresentam comprovação científica de sua eficácia. Até hoje, o único tratamento comprovadamente eficaz é a cirurgia, tanto para pessoas, como para animais. Leve o seu cão em um oftalmologista veterinário. Não perca tempo ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá! tenho uma poodle de 5 anos e foi constatado o inicio de catarata, o vet indicou o uso continuo de atropina0,5% 2 gotas cada olha uma vez ao dia, gostaria de saber se tem algum outro medicamento que posso usar.

BRUNO PAIVA disse...

Olá pessoal,meu cachorrinho ta com um dos olhos ficando branco queria saber,qual risco de passar para o outro olho e se ele corre o risco de ficar cego??? e se tem algum colírio que retarda esse problema????

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Em primeiro lugar, pare imediatamente com a atropina colírio. De forma alguma pode ser utilizada de forma contínua devido aos seus efeitos colaterais (ressecamento da superfície ocular e aumeto da pressão intraocular. Não existe nenhum colírio que trate a catarata, apenas a cirurgia é efetiva. Portanto consulte o quanto antes um oftalmologista veterinário ok?


Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Bruno,

Se o seu cão está com catarata mesmo ele pode ficar cego sim, além das complicações que a catarata causa nos olhos (uveíte, glaucoma....) Não existe nenhum colírio cientificamente comprovado que retarde ou trate a catarata, somente a cirurgia mesmo. Consulte um oftalmologista veterinário.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

camilapapacidero disse...

Olá Fabiana, boa noite,

Tenho uma poodle que fará 9 anos. Tinha suspeita que ela poderia ter catarata, aparecia uma mancha ligeiramente visivel em seu olho.
Esses dias ela sofreu um trauma... por um descuido de meus pais, se aproximou da ratoeira e tomou uma pancada no olho. Graças a Deus não houve corte. Estamos tratando a inflamação com colírio mas hj a mancha que era pequena estava bem branca. Foi muito rápido!
A veterinaria falou que era catarata e indicou para um oftalmo.
O tratamento é cirurgico?
E a visão? É muito afetada?
Qual a média de preço para uma cirurgia dessa?
Onde é seu consultorio?
Obrigada
Camila Papacidero

Ina disse...

Olá..
Eu tenho um vira-lata de 11 anos que pode estar com catarata,eu tenho quase certeza que sim.. Eu gostaria de saber se o cão sofre? Se ele sente dor?

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Ina,

O cão com catarata irá sentir dor se as complicações desta doença já estiverem se manifestando, como inflamação intraocular e glaucoma.

Um bom parâmetro é observar se a parte branca do olho (esclera) está vermelha (olho inflamado) ou se mantém branquinha (olho saudável). Também é importante observar se o cão coça os olhos ou fica "apertando"os olhinhos, mantendo-os fechados boa parte do tempo (blefarospasmo=dor).

O importante é sempre fazer um check-up oftálmico nos nossos velhinhos ok? Assim o médico veterinário oftalmologista poderá lhe tranquilizar ou instituir o tratamento correto para que ele não sinta dor.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Camila,

Sim, o único tratamento cientificamente comprovado para catarata é a cirurgia.

Quando a catarata está madura o paciente perde a visão, pois não passa luz suficiente pela lente (que está opaca pela catarata) para chegar até a retina e formar a imagem.


A cirurgia atualmente realizada é a de facoemulsificação (ultra-som) e deve ser realizada por um médico veterinário oftalmologista especializado e microcirugia intraocular.

Eu atendo em Porto Alegre e posso lhe indicar um excelente cirurgião de catarata.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Ana Cris disse...

Ola Doutora, tenho uma gata (SRD) com 1a 6 m, q achei na rua. No começo já percebi q ela é surda, quase n tem faro, e ha 1 mes + - apareceu uma mancha branca nos 2 olhos, seria catarata? em SP/capital (estou na zona norte) temos algum lugar gratuito ou mais em conta para levá-la? muito obg Ana

Mônica disse...

Oi Doutora

Meu cãozinho Poodle com 11 anos de idade apareceu com uma úlcera de córnea, levei ao Hospital veterinário da UNIVIÇOSA, e foi consultado por uma oftalmo , que me disse que ele terá que passar por uma cirurgia de córnea, uam cirurgia de testículos, pois tem apenas um dos testículos por fora, e tem que ser retirado o que esta por dentro. Estou muito triste, pois o amo demais, e não sei se é realmente seguro, pois ele está também com sopro no coração.E ainda tbm faz uso de taclorimos, pois tem uma queraconjutivite. Ela não me disse dos riscos, apenas que ele terá que emagrecer, pois esta acima do peso. Estou com medo de perdê-lo se fizer o procedimento cirúrgico, mas não creio que eu tenha outra escolha?
No momento esta fazendo o uso de Taclolimos e Maxitrol está correto o procedimento?

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Ana Cris,

Acredito que os preços mais acessíveis estão nos hospitais escola. Procure o Serviço de Oftalmologia Veterinária da USP.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Mônica,

Se o seu cão está com úlcera de córnea ele não pode utilizar maxitrol colírio, pois contém corticóide.

Converse com o seu oftalmologista veterinário, se ele indicou a cirurgia, é pq é necessária. Faça todos os exames pré cirúrgicos e solicite um anestesista especializado.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

rasm disse...

Dr, meu cachorro tem 8 anos, e notei que um olho estava totalmente branco...levei no veterinário e foram feitos exames, e ele constatou catarata matura em um olho, e início de catarata em outro. Em Teresina, não encontrei nenhum local que faça a cirurgia, e teria que levá-lo para fora do estado, o que ficaria inviável. Tem algum colírio ou medicamento que eu possa dar a ele, para que retarde a catarata no olho que está no início? Pesso essa ajuda ao sr pois os dois veterinários que levei não me esclareceram NADA. Obrigado!

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Rasm,

Infelizmente não há nenhum colírio que comprovadamente reduza ou retarde a evolução da catarata...apenas a cirurgia é efetiva. Os colírios que indicamos são para controlar a inflamação que a catarata causa dentro dos olhos.
Caso você não consiga operá-lo o ideal é sempre controlar se a parte branca do olho não está vermelha, se os olhos não estão irritados. Também é importante levar a cada 3 meses (se estiver tudo bem) no oftalmologista veterinário para o controle da pressão intraocular.

O ideal é operar, mas sei que nem sempre é possível...neste caso o importante é que o nosso amigo seja adaptado à cegueira (não mudar móveis de lugar, cuidar escada, piscina e rua) e que não tenha inflamação nos olhos para que não tenha dor.Dessa forma continuará sendo feliz, mesmo sem enxergar.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Charles disse...

Olá Fabiana, você pode recomendar algum oftalmologista veterinário em São Paulo? Grato. Charles

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Charles,

Em São Paulo você pode procurar o Dr. Pedro Mancini Guedes.
Telefone: 011 83899646.

Outras opções: o Serviço de Oftalmologia Veterinária da UNESP de Jaboticabal - Hospital Veterinário "Governador Laudo Natel." Também o serviço de Oftalmologia Veterinária da USP.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Leonardo disse...

Bom dia doutora:

Tenho um Yorkshire e vou leva-lo ao oculista essa semana pois percebi que, principalmente em fotos, tem aparecido um reflexo opaco no centro do olho.
Diante disso resolvi pesquisar na internet sobre o que poderia ser sendo que, neste momento, encontrei o seu site.
NAO tenho duvidas, ainda. Gostaria apenas de lhe parabenizar pelas respostas. É muito difícil encontrarmos veterinários com esse nivel de atenção e com o zelo que produz as respostas inclusive sr preocupando em acalmar os proprietários quando destaca:
"Catarata tem tratamento, ele não precisa ficar cego. Mas caso fique cego por outro motivo, como uma atrofia de retina por exemplo, não precisa ficar triste viu? Os cães são muito corajosos e se adaptam muito bem a esta condição. Além do mais, escutam 40x mais que a gente, possuem um olfato incrível e já são dependentes de nós para tudo. Sendo assim, bastam alguns cuidados a mais e o seu carinho constante e ele estará sempre feliz."
Mais uma vez meus sinceros parabens. Sensibilidade é um dom neste ramo para poucos... E bons. Pena que se encontre tão distante de nós (eu e meu amiguinho Twiggy - Maceió/AL). Seria uma honra sermos seus pacientes.
Abraços
Leonardo e Twiggy

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde leonardo,

Muito obrigada viu? Saber que estamos conseguindo ajudar realmente e que as pessoas percebem isso não tem preço...

Fiquei muito feliz e honrada com com o seu comentário.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá doutora!
Estou muito triste, pois meu shitzu está ficando com o olhinho branco e eu tenho quase certeza de que ele está com catarata. Esse ano ele fez 10 anos, e eu entendo que ele esteje velinho. Ouço ele reclamar as vezes, mas infelizmente não tenho condiçoes financeiras de dar o devido tratamento a ele. Com o tempo, é certo que ele vai ficar completamente cego? O que a senhora acha que devo fazer?

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

Antes de mais nada leve seu cão para uma consulta com um oftalmologista veterinário. Ao dilatar as pupilas ele irá lhe dizer se o seu shitzu apresenta catarata ou se é a esclerose do cristalino (opacidade central da lente) que é fisiológico em cães acima de 8 anos. Se for a esclerose ele não ficará cego, apenas com o foco para perto bem ruim. Mas se for catarata a indicação é cirúrgica. Neste caso procure um Hospital Veterinário Universitário que tenha Serviço de Oftalmologia. Nas universidades as cirurgias são mais acessíveis.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Lucas Estevão disse...

Olá Dra Fabiana, primeiramente, parabéns pela iniciativa de esclarecer dúvidas e ajudar as pessoas!! Bom, Tenho um cão SRD, de 4 meses, e notei de um dia pro outro que o olho esquerdo dele ficou totalmente esbranquiçado. Gostaria de saber se pode ser catarata, se essa doença pode se manifestar assim de um dia pro outro. Ou pode estar relacionado com outra coisa? Obrigado! Lucas Henrique

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Lucas,

Primeiro é preciso diferenciar uma catarata (azul dentro do olho) de um edema de córnea (azul por fora do olho). Com 4 meses é mais comum uma lesão de córnea causando edema. Procure o mais rápido possível um oftalmologista veterinário ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Adriana disse...

Boa noite doutora, tenho um cocker de 7 anos que segundo a veterinária dele está com catarata. Gostaria de saber se aqui no Rio de Janeiro (Capital) existe uma cirurgia de catarata canina e como posso entrar em contato. Obrigado.

Tania disse...

É possivel um cachorro de tres anos desenvolver catarata??? O meu, uma raça misturada de poodle e cocker esta com mancha nos dois olhos...

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Tânia,

sim é possível porque a catarata genética se manisfesta nesta idade. O Poodle é a raça que mais apresenta este tipo de catarata e o Cocker vem logo em segundo lugar...provavelmente o seu cão herdou estes genes. Mas para ter certeza consulte um oftalmologista veterinário, pois quanto antes tratar melhor.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Heloísa Lopes Dahir disse...

Bom dia Dra. Fabiana, tudo bem?

Ganhei uma são bernardo de 11 meses e notei que um dos olhos dela estava estranho. Levei-a no veterinário para um check-up geral e ele diagnosticou catarata juvenil.
Moro em Sorocaba - interior de SP, e a Dra. poderia me indicar algum centro de referência ou profissional aqui na região?

Grata desde já,
Heloísa

Anônimo disse...

Boa tarde!

Tenho duas cachorras da raça cocker, elas são mãe e filha. A mãe esta com catarata já faz uns anos, qndo levamos ela no veterinario foi realizado alguns exames na hora e o veterinario falou q não adiantaria tratamento, porem minha cachorra esta cada vez pior, acho q ela já perdeu uns 80% da visão e ela sempre bate a cabeça, pois é uma cachorra mto alegre. Agora tenho reparado q a filha tbem parece estar ficando com catarata. Meus pais não querem realizar a cirurgia pois alegam q elas já sofreram mto com outras cirurgias (cancer, hernia, castração, retirada de verugas).
Gostaria de um conselho para fazer o melhor pelas minhas cachorras, se possivel talvez indicar um veterinario de Curitiba.

Desde já, muito obrigada!!

Letícia

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

Mande um e-mail para a Dra Carla que é oftalmologista veterinária no RJ.
carlafc@fiocruz.br

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Heloisa,

Procure os serviços de Oftalmologia veterinária da UNESP de Jaboticabal e de Botucatu. Em Ribeirão Preto há o Dr Fabrício Mamede também.fabriciovm@hotmail.com

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Letícia,

O primeiro passo é levar a suas filhotas para uma consulta. No Paraná procure o Serviço de Oftalmologia Veterinária da UFPR.

Pode entrar em contato com a Dra Ana Carolina acrodartee@hotmail.com

Se os olhos estiveram aptos para uma cirurgia e elas estiverem bem de saúde a cirurgia é indicada sim.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Olá Dra. Fabiana, apareceu em minha casa um gatinho ainda filhote, ele tem os cilios superiores para dentro e ficam colados nos olhos irritando muito e fazendo secreçao o dia todo, oque devo fazer?

Débora disse...

Boa noite, Fabiana!

Gostaria de saber se a senhora poderia me indicar um oftalmologista em Sorocaba.

Débora (gato Fred com úlcera de córnea).

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

Você deve limpar os olhinhos com chá de camomila gelado e levar o quanto antes em um oftalmologista veterinário. Lesões oftálmicas em filhotes podem levar rapidamente à cegueira.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Olá Débora,

Em Sorocaba não sei lhe dizer, mas pode procurar os Serviços de Oftalmologia Veterinária da UNESP de Jaboticabal e de Botucatu. Ainda há o Dr Fabrício Mamed em Ribeirão Preto (fabriciovm@hotmail.com).

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Youko Sakury disse...

Boa tarde,

em uma rotina de check up, eu percebi que ao redor do olho da minha cachorra está meio esbranquiçado e a pupila dela está brilhando mais que o de costume, isso pode ser catarata?

Minha cachorra é da raça Schnauzer e tem 8 anos de idade.

Como eu poderia identificar um início de carata? Eu não tenho dinheiro para leva-la à um veterinário particular e um gratuito é muito longe de minha casa...

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Youko,

Aos 8 anos todos os cães apresentam esclerose do cristalino, que é um envelhecimento do cristalino (mesmo local onde se forma a catarata). Somente dilatando as pupilas e examinando com uma lanterna é possível diferenciar esclerose de catarata. Faça uma forcinha e leve ela para um check-up oftálmico ok?

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Patricia disse...

Olá Drª
Adotei uma Poodle há 2 meses, ela tem 6 anos e está com catarata há 4 anos, no olho direito está com glaucoma e o esquerdo com a catarata amadorecia. Levamos ao veterinário e apesar do olho esquerdo estar com a pressão normal,ele não nos deu esperança quanto a realização de cirúrgia, gostaria de saber sua opinião, devemos operar, levando em consideração que a catarata madura com + ou - 4 anos? Você conhece algum caso de sucesso nessas condições?
Obrigada,
Patricia Marques

Jaque disse...

boa noite tenho uma cachorrinha da raça PINSCHER numero 2... tenho ela a anos, ela ta esta meio velinha já
percebi esses dias nela, quando olhei e um olho estava totalmente esbranquiçado meio azul
igual na primeira foto citada no tópico [Figura 2: Catarata madura em cão da raça poodle (A) ]
ela perdeu totalmente a visão ?? ou ela consegue ver algo ainda? ou nao ve mais nada a sua frente com esse olho?
ela sentiu dor com isso?
tem como reverter?
espero uma resposta
meu email é: jaqueline_534@hotmail.com
agradeço desde já :)

Anônimo disse...

Bom dia,
Tenho um cocker de 16 anos, ele enxerga muito pouco tem catarata e as vezes ele bate a cabeça na parede e se perde em casa. Ele nao está com um bom faro e já está surdo. Queria saber se na unb poderia fazer a cirurgia de catarata dele? Como posso conseguir esta cirurgia para ele?
Agradeço

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 295   Recentes› Mais recentes»