04/04/2009

Bulbo Ocular

Vou falar hoje sobre o Bulbo Ocular e algumas de suas características. Vamos inicialmente nos familiarizar com a anatomia ocular e nos próximos artigos abordar aos poucos suas características. Gostaria de lembrar que devido às diferenças entre as espécies animais e ainda entre as raças, a oftalmologia veterinária é uma área muito vasta, portanto deve ser exercida por um especialista que se dedique somente ao estudo deste ramo da medicina veterinária.

Anatomia do Bulbo do Olho


A parede do bulbo do olho é constituída por três túnicas:
  • Túnica externa, fibrosa e protetora, representada pela esclera e pela córnea;
  • Túnica média vascular, constituída pela úvea que divide-se em íris, corpo ciliar e coróide ; e
  • Túnica interna nervosa, com a retina, disco do nervo óptico e nervo óptico.
O humor aquoso, o cristalino e o vítreo preenchem todo o olho. A maior parte deste preenchimento, cerca de três quartos, é devido ao vítreo.

bulbo ocular

Figura 1: Desenho esquemático do bulbo ocular.


olho felino

Figura 2: Vista lateral do olho felino. Observar transparência da córnea.

Superfície ocular sem alterações


As estruturas que integram a superfície ocular são:
  • a conjuntiva;

  • a membrana nictitante (terceira pálpebra);

  • a córnea; e

  • a esclera.
A terceira pálpebra pode ser pigmentada (Figura 3 A) ou não (Figura 3 B). A córnea sem alterações é transparente, sem vasos sanguíneos e sem pigmentos, possibilitando a visibilização da íris (parte colorida) e da pupila (menina dos olhos). Notar a diferença na pupila de cães e gatos quando em miose (pupila pequena na presença de luz).



Figura 3: Superfície ocular normal do cão (A) e do gato (B).

No próximo post vou falar um pouco mais sobre a córnea, as doenças mais comuns e como evitá-las.

39 comentários:

Anônimo disse...

A reportagem e interessante.

Li em varios lugares que quando a 3a membrana aparece nos gatos e sinal de problemas.

Tenho um gato cuja 3a menbrana aparece como na foto... transparente mas aparece bastante. Voce poderia por uma foto de quando a menbrana felian e problema? nao encontro na internet fotos...

obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Primeiro temos que saber o quanto é "aparece bastante". É o tempo todo? Metade do olho fica coberto? Apresenta outras alterações (lacrimejamento ou secreção ocular, olho vermelho). Terceira pálpebra cobrindo o olho pode ser sinal de dor ocular, inflamação ou o olho é menor do que o normal.

Vou fazer um artigo sobre alterações na terceira pálpebra ok?

Abraço,

Fabiana Quartiero

Gabriel disse...

Gostaria de tirar uma dpuvida sobre o olho do meu cavalo. Será que você pode me ajudar? Ele sofreu um acidente e teve um ferimento no olho. O olho está normal e está medicado e sendo tratado. Mas ele tem uma bolha de sangue média e tem uma região esbranquiçada. O veterinário me disse que o colírio traria esse efeito e que temporariamente "fecharia" o olho do cavalo para proteger, interferindo na visão. Ele está correto? Será que meu cavalo vai ficar cego??? Obrigado pela atenção. Gabriel

Oftalmologia Animal disse...

Oi Gabriel,

Desculpe a demora para responder, espero ainda poder ajudá-lo.

Primeiro temos que nos certificar que não hé uma úlcera de córnea,já que houve um trauma, sendo assim nos preocupamos somente com a inflamação intra-ocular. pelo que vc está me descrevendo ele apresenta sinais de uveíte, com edema de córnea (esbranquiçado) e sangue dentro do olho (hifema). Neste caso, se não houve um descolamento de retina (poderia fazer um ultra-som)somente com colírios esta inflamação pode ser tratada, mas sempre é interessante entrar com antiinflamatórios sistêmicos em equinos. A pressão deste olho também deve ser monitorada.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Qual a importancia da anatomia para a oftalmalogia animal?

Oftalmologia Animal disse...

Independente da área médica sempre é muito importante conhecer anatomia e fisiologia, pois é preciso saber o que é normal para reconhecer alterações, mesmo as mais sutis...

Em oftalmologia animal é muito importante, pois há diferenças de acordo com a espécie, principalmente no fundo do olho.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

dra fabiana nao sei se ainda se lembra de mim escrevi ha algum tempo atras gostaria de parabenizar pela pagina e agradecer pela indicação meu animal realizou cirurgia com o dr. luis felipe em novo hamburgo e depois de algumas semanas arduas de colirios recebeu alta obrigado vcs sao profissionais que fazem a diferença espero contar com vcs sempre bjs tobi agradece auau!!!

Oftalmologia Animal disse...

Olá,

Claro que me lembro do Tobi!

Fico feliz que ele esteja bem!

Obrigada, quando precisar entre em contato ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Olá,

Claro que me lembro do Tobi!

Fico feliz que ele esteja bem!

Obrigada, quando precisar entre em contato ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Oi meu cao é um york e brigou com os cachorros do meu vizinho e seu olho caiu ficou pendurado.. ai levei imediatamente pra um veterinario mas so que agora ele esta com ponto mas ele meche coça mto olho e ai abriu os pontos ... gostaria de saber se realmente ele vai melhorar ?//

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite.Difícil saber se ele irá se recuperar...depende se o nervo foi lesado ou não e se a inflamação e a infecção foram controladas. ele deve usar colar elisabetano para não coçar os pontos. Um abraço, Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Por favor me ajude, minha gata de aprox. 10 anos, após voltar do pela segunda vez do veterinário, para espremer um caroço que apareceu no inicio do rabo (seg. vet. algum aranhão de outro gato), ela apresentou uma membrana branca em 40% dos olhos (3. palpebra), voltei ao Vet. foi administrdo uma injeção de antibiotico, e pediu para que eu passasse (manhã/noite) uma pomadanos olhos (KERAVIT) e no caroço (diga-se de passagem, cresceu novamente, antes saia uma aguinha, agora está c/sangue)NEBACETIN.
Mas não estou observando nenhuma melhora nos olhos e nem no caroço (sendo medicada a 4 dias), devo esperar mais um pouco ou devo leva-la imediatamente ao veterinário.POR FAVOR ME AJUDE.

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

leve novamente ao veterinário e solicite que seja realizado um check-up sanguineo. 90% dos gatos que estão mal de saúde geral apresentam problemas nos olhos.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Por favor, gostaria de saber se a anatomia do olho é de um gato ou de cachorro ( primeira imagem )
agradeço desde já ^^

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia,


O esquema se aplica tanto para cães como para gatos.


Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

ola fabiana, sou dono de um sharpei de 3 anos, e este quando nasceu segundo o veterinario nao necessitou de fazer intervençao cirugica nos olhos para levantar as palpebras, no entanto a cerca de 2 semanas ele começou a fazer remelas com mais intencidade e esverdiadas, estive examinando ele e dei com uma nevoa nos olhos dele com mais acento no olho esquerdo que quase cobre toda a iris. comecei a deitar a cerca de 3 dias o CLOROCIL acha que resulta este tratamento ou deverei consultar um veterinario?

obrigado
paulo henrique
porto portugal

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Paulo Henrique,

O Clorocil é composto por um antibiótico classificado como fraco atualmente, o cloranfenicol. Dependendo do tipo de lesão na córnea, seu cão precisa de antibióticos mais fortes e outros colírios associados e até uma intervenção cirúrgica para evitar a perda da visão. Consulte o seu Médico Veterinário o quanto antes.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

nara goulart disse...

Meu caozinho esta cego
Por favor me indique oftalmo/cirurgiao em Caxias do Sul
Ela esta com catarata,evolucao rapida,provavel medicamentosa

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Nara,

Você pode fazer uma consulta com o Dr Gustavo no Hospital Veterinário de Caxias: Avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 430
Caxias do Sul - RS, 95110-195
(54) 3217-4505 / (54) 9999-9161

Mas para consultar com o cirurgião de catarata terá que vir a Porto Alegre. Posso lhe dar o e-mail do prof Pigatto: pigatto@ufrgs.br

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Boa noite Dra, como não sou especialista gostaria de uma resposta sua. Um animal q teve um acidente um pequeno corte de aprox. 3 cm na córnea, sem perfuração do globo, foi tratado com Keravit após 4 dias não havia nem sinal do trauma vir a ficar cego mais tarde (6 meses) em decorrência deste trauma?
Aguardo

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

Deixe eu entender....

Ele teve uma úlcera de córnea profunda sem perfuração e foi tratada com keravit certo? Esta úlcera cicatrizou?Os corticóides inibem a cicatrização da córnea e são contra-indicados em casos de úlcera...mas quanto à cegueira meses depois, se não houve perfuração ocular, pode ser por uma grande cicatriz na córnea ou por um catarata causada pelo trauma.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Boa Tarde.

Levei meu shith-Tzu para tomar banho no pet shop de costume e logo após buscá-lo notei um edema (manchinha branca) na córnea dos dois olhos, sendo a do olho direito um tanto maior que a do olho esquerdo. Levei-o imediatamente ao veterinário que falou ser uma úlcera devido a uma irritação proveniente de algum produto e passou o colírio Maxitrol por 10 dias. Estou no terceiro dia de tratamento e ainda não apresentou melhora. Obs: Os olhos dele não apresentam nenhuma outra alteração, só a manchinha. O que vc acha?

Oftalmologia Animal disse...

boa tarde,

É muito importante que seja realizado o teste da fluoresceína (um colírio - corante laranja que fica verde em contato com a água) para saber se o seu cão está com úlcera de córnea. Se estiver com úlcera deve parar imediatamete com o maxitrol e não utilizar nenhum colírio com corticóide (dexametasona, prednisolona). Então irá precisar de um tratamento intensivo específico para úlcera de córnea.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Daniele disse...

Boa tarde,
Moro em uma cidade pequena, Itapoá, sem recursos especializados. Estou muito preocupada com meu cão. É um labrador chocolate de olhos verdes, com 1 ano. A esclera (parte branca) do olho fica constantemente muito vermelha, dá impressão de derrame ocular, muito forte...ele fica muito incomodado. Não consigo associar o acontecimento há alguma situação específica, pois acontece no claro, no escuro, na água, no passeio, com areia, sem areia...estou muito preocupada...tivemos a impressão de estar se formando um pele brança por cima do olho...está ficando meio opaco...me ajude por favor,


Daniele Brandao danizinhacrb@hotmail.com

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Daniele,

leve o seu cão o quanto antes para uma consulta com um médico veterinário. Pergunte se o seu cão não pode estar com uveíte ou úlcera de córnea. Peça para fazer o teste da fluoresceína (colírio laranja) e solicite exames de sangue: hemograma, plaquetas, pesquisa de hemocitozoário, creatinina e alt. A doença do carrapato pode causar uveíte. A úlcera de córnea pode ser causada por qualquer tipo de trauma. Claro que pode ser outra coisa também, mas as mais comuns são essas.

Um abraço e boa sorte,

hermano maia disse...

olaa,gostaria que me dessem algumas dicas sobre meu cavalo...ele foi castrado por um pratico e passou umas 24 horas perdendo muito sangue,logo em sequida ficou cego,ja faz 8 dias que é muito medicado,ja consultei 3 veterinarios, ja dei varios tipos de remedio mas a visao nao voltou queria saber se a visao tem jeito de voltar e qual um bom remedio para esse tipo de lesao...obrigado

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Hermano.

Em primeiro lugar você deve levar o seu animal para fazer um exame de fundo de olho com um oftalmologista veterinário. Ele pode ter tido isquemia (falta de sangue) no nervo óptico causado pela pressão arterial sistêmica baixa. Somente após este exame haverá um diagnóstico. E tome cuidado ok? Só consulte com médicos veterinários. Cavalos são mais sensíveis do que alguns cães, apesar do tamanho.

Um abraço e boa sorte.

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Mauro,
Bom dia, tenho um Shith-Tzu de 3 meses, e ontem ele apresentou uma ulcera, levamos ele a uma veterinaria, que recomendou o Epitezan, porem não estamos conseguindo aplicar a pomada, pois meu cachorro esta muito bravo pela dor, tem algum colirio que posso aplicar?
mauro_ferreira@dell.com

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Mauro,

Se o seu cão está com muita dor converse com a sua médica veterinária sobre adição de colírios midriáticos e antiinflamatórios não esteroidais. Se demorar mais do que dois dias para a resolução da úlcera consulte um oftalmologista veterinário.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Dani Motta disse...

Olá Dra. Preciso de ajuda. Levei minha gata no vet que constatou que ela está com conjutivite. Com certeza tem todos os sinais. Olhos inchados, lacrimejando muito....ela passou o colírio tobradex enovalgina para dor. O problema é que o tratamento já fez 1 mês e os olhos só desencharam, mas continuam opácos e com a membrana a mostra. Acho estranho mais de 1 mês para tratamento de conjutivite. E agora ela está espirrando tbm. Vale lembrar que el tem todas as vacinas em dia. Pode me ajudar? Obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Dani,

É importante que você consulte um oftalmologista veterinário pois sua gata pode estar com um ceratite viral, o que é muito grave para a saúde ocular. Mesmo que tenha as vacinas não impede que ela se "gripe", depende muito da imunidade. Além do mais o herpesvírus está sempre por perto, mesmo em gatos saudáveis. Uns manifestam, outros não. Solicite exames de sangue para verificar a saúde geral da sua amiga.

Um abraço e boa sorte.

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Boa noite,meu gato pegou sarna ai comprei remédio e tratei,mas da orelha foi para perto da vista,mas eu tratei com remédio,e sarou,mas depois ele começou aficar com os olhos vermelhos e inchados,lacrimejando nem conseguia abrir,comprei colírio para inflamação um olho melhorou o outro ele consegue abrir mas ainda lacrimeja e ele esta com tipo uma gordura transparente na córnea bem no meio e ele não tinha isso,pode me ajudar obrigada.LILIAN

Anônimo disse...

Olá dra.
Meu gato está apresentando uma terceira pálpebra que cobre aproximadamente 50% dos dois olhos, ja faz 6 dias. Eu gostaria de saber se é uma irritação ou uma doença mais grave, e se devo procurar um médico veterinário ou não. Ele tem 2 anos e meio e ele nunca apresentou isso antes.
Obs: Ele não apresenta olhos vermelhos, inchados ou lacrimejando, é só a terceira pálpebra que cobre metade dos olhos mesmo. A sua raça é misturada, não é pura.
Abraços, Roberta.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite

Sempre é importante fazer uma avaliação... Esta situação pode ser desde um desconforto ocular até um problema neurológico...Procure um oftalmologista veterinário ok?

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Tati disse...

Doutora, moro no Japão e estou com dúvidas quanto ao diagnóstico dado para a minha Nina American Cocker Spaniel que desde ontem está com a parte de baixo do olho esquerdo (a parte branca) bem vermelha... Ela bateu o rosto e acho que irrtou o olhinho dela...
A médica tentou olhar, mas não sei ela conseguiu ver o vermelhão mesmo, pq só dá para ver quando faço a Nina olhar para cima.
A Médica fez o exame com um negócio que deixa o olho amarelo, e olhou com uma luz no escuro para ver se tinha algum corte!
Ela disse que não tinha nada, e deu dois colíririos para passar. Mas não sei do que são esses colírios...

Em caso de pancada assim. E vermelhidão... Em qto tempo esse vermelho pode passar?

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Tati,

Como o trauma foi no dia 9/10 acredito que o sangue já esteja reabsorvendo não é? Em uma pancada há rompimento de vasos conjuntivais dando o aspecto vermelho. É semelhante a um hematoma na pele.

Um abraço

Fabiana Quartiero

Mileide disse...

Minha cadela esta com apenas 1 olho remelando,de manha ela demora um pouco mais para abri lo e tem um carocinho logo acima do olho, ela as vezes tenta limpar c a pata, ja por uns 7 dias. O q pode ser? Posso usar decadron colirio nela? Obrigada!

Oftalmologia Animal disse...

Mileide,

Não use colírio sem ter sido indicado ok? Pode ser perigoso para a saúde ocular do seu cão.

Consulte um oftalmologista veterinário.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Mileide,

Não use colírio sem ter sido indicado ok? Pode ser perigoso para a saúde ocular do seu cão.

Consulte um oftalmologista veterinário.

Um abraço,

Fabiana Quartiero