29/03/09

Oftalmologia Veterinária

Muitas pessoas ainda se surpreendem quando escutam alguém falar em oftalmologista para animais, ou seja, um médico veterinário especialista em oftalmologia. A primeira pergunta é: “Vai colocar óculos em cachorro?". Realmente esse não é o objetivo, já que os animais não possuem uma capacidade visual tão desenvolvida quanto nós humanos, mesmo porque, para as suas atividades, não é necessária uma visão rica em detalhes. Mas a oftalmologia é muito mais do que diagnosticar e corrigir miopia, astigmatismo e hipermetropia. Existem muitas doenças que são bem semelhantes em humanos e animais, como a catarata, o glaucoma e as úlceras de córnea.

examinando coelho


Mensuração da pressão intra-ocular em um coelho com tonômetro de rebote (tonovet). Serviço de oftalmologia veterinária UFRGS.

Portanto, o objetivo deste blog é divulgar a oftalmologia veterinária e auxiliar no esclarecimento sobre as principais doenças oculares em animais. Pretendo atingir todas as pessoas que convivem com animais: proprietários, criadores, alunos de medicina veterinária, médicos veterinários e também aqueles que, simplesmente amam esses seres incríveis.

No menu "agende sua consulta" é possível verificar onde atendo em Porto Alegre.
Sejam bem vindos!


Leia mais sobre Oftalmologia Veterinária:


95 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente alguém que trabalha com Oftalmologia Veterinária em Porto Alegre! Procurei por diversas vezes e tive dificuldade de achar um médico veterinário que trabalhasse com oftalmologia veterinária aqui em Porto Alegre. Já peguei o endereço da clínica onde tu atende para levar meu cachorro.

Parabéns pelo blog Fabiana!
Anita Reis

Oftalmologia Animal disse...

Olá Anita,

Obrigada pela visita. Que bom que você gostou.

Fiz o Blog justamente porque diversas pessoas me falaram que não sabiam que existia oftalmologista veterinário e que se soubessem teriam encaminhado a um especialista.

Qualquer coisa que precisar é só entrar em contato.

Um abraço,

Fabiana

Márcia Leite disse...

Oftalmologista Veterinário em Porto Alegre, realmente eu não sabia que existia... vou levar meu cachorrinho pra ti examinar, ele está velhinho, acho que está com catarata...

Oftalmologia Animal disse...

isso mesmo Márcia, temos que acompanhar de perto os nossos "velhinhos", e se está com catarata, quanto antes diagnosticar e tratar melhor.
É só escolher a clínica mais perto da sua casa e agendar a consulta.

Abraço,

Fabiana

Anônimo disse...

Fabiana, parabéns pela iniciativa em divulgar essa especialidade. Muitos proprietários se sentiam desamparados em relação de onde levar seus animais de estimação quando o problema era ocular. É importantíssimo saberem que existe sim a possibilidade de resolverem seus problemas.
Atte,

Anônimo disse...

Tenho uma Lhasa com prolapso da glandula da terceira palpebra. Como faço para saber se o veterinário é oftalmologista? Moro em Rondonópolis/Mt
Aproveito para lhe parabenizar pela iniciativa do blog muito importante para donos de Pet
Abraços

Leyde

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Leyde.

Obrigada pela visita, fico feliz em saber que o meu objetivo de divulgar a oftalmologia veterinária está sendo aos poucos atingido!

Na verdade Leyde, um Médico Veterinário Oftalmologista possui especialização na área (em média 2 anos como a especialização oferecida pela ANCLIVEPA-SP por exemplo) ou residência específica em Oftalmologia Veterinária (somente no exterior, ainda não existe no Brasil) ou pós-graduação na área, em Universidades que possuem um Serviço de Oftalmologia Veterinária (USP, UNESP-Jaboticabal,UFRGS, entre outras...)

A maioria dos colegas que se especializam em Oftalmologia Veterinária trabalham somente nesta área pois todo o material de trabalho é específico e diferenciado.No caso do reposicionamento da glândula da terceira pálpebra, é utilizado um material cirúrgico muito delicado, próprio para oftalmologia.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

thi disse...

Boa noite.
Gostaria de saber quais as melhores referências para se realizar uma residência em Oftalmologia Veterinária,já que tenho muito interesse.
Desde já agradeço.
Dr. Thiago Luiz Dias

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Dr. Thiago,

Residência em oftalmologia veterinária infelizmente não temos no Brasil, somente EUA e europa.

Entre em contato com o Professor Dennis E. Brooks na Universidade da Flórida EUA

Email:BrooksD@vetmed.ufl.edu

PO Box 100126
2015 SW 16th Ave
Gainesville, FL 32610-0126
(352) 392-2226 ext 5755
Fax: (352) 392-6125


Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Curso de Formação Rápida em Oftamologia Veterinária - UFPR, ensino a distancia,durãção de 3 meses, 90 hoas/aula, acesse o site:ww.pecca.com.br/oftalmologia para realizar a inscrição.

Att

Fabiane - UFPR/PECCA
Equipe de divulgação
41 3350 5696
41 3350 5787
oftalmovet@ufpr.br

Oftalmologia Animal disse...

Obrigada pela informação Fabiane.

Também está convidada para o Simpósio de Oftalmologia Veterinária que vamos fazer em novembro.(www.oftalmovetufrgs@blogspot.com)


Um abraço,

Fabiana Quartiero

Liddy disse...

Olá Dr.ª meu nome é Lidiane, falo de Goiânia, tenho uma cachorra pintcher linda pretinha, que há um mês atrás, começou a dar pus em um olho, corri com ela para o veterinário aqui do lado de casa, o mesmo disse que era o dente infeccionado e que precisaria fazer uma limpeza de tártaro, então, autorizei a limpeza, só que em vez de melhorar o pus começou a sair no outro olho também, então, corri com ela de volta nele, ele passou dois remédios antibióticos e um spray para bater 3 vezes ao dia nos olhos, só que não obtendo resultados, levei ela no hospital veterinário, fizemos um check-up, acusou infecção urinaria acentuada, deixei ela internada dois dias lá, só que para minha supresa quando a levei o veterinário me disse que aquele spray que o outro passou estava cegando minha cachorra, que não podia ser usado em animal de pequeno porte era para animais de grande porte, quase morri, só que até então os olhos dela, não estava encobertos pela camada branca que esta hoje, ele disse que ela esta com cataratas e que já perdeu a visão de um dos olhos e do outro está quase perdendo, mas, que não tenho nada há fazer, há não ser a cirurgia que custa caro e posso correr o risco de ficar sem ela, por já ter 9 anos de vida, mas, como um animal tão alegre, cheio de vida e com os olhos pretinhos, fica de uma hora para outra assim, doe muito. Acredito tanto em Deus e não desisto Dr.ª por favor, me ajude, se quiser posso tirar uma foto dos olhos dela e te mandar por email, está um com a camada branca e acho que ela bateu a patinha e machucou está meio vermelhado, e o outro ta começando agora a ficar branco e vermelhado, deve coçar muito porque fica batendo a patinha, Dr.ª me ajude, o que devo fazer? Conheci algum especialista aqui em Goiânia, to sofrendo tanto, choro quase todos os dias, não perco minha fé. Me ajude. Abraços. Lidiane - liddylemos@hotmail.com

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Lidiane,


Entendo sua preocupação e o ideal é que procure o quanto antes um centro de referência em Oftalmologia Veterinária. O mais próximo para você é em Brasília com a Dra Paula Galera na UNB:


Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria, Departamento de Medicina Veterinária.
L4 norte - Hospital Veterinário
Asa Sul 70390-125 - BRASILIA, DF - Brasil Telefone: (61) 33072986
Homepage:http://www.unb.br/fav/

Se ela estiver com catarata realmente e estiver bem de saúde geral pode fazer a cirurgia, pois a maioria dos nossos pacientes são desta faixa etária.

Espero ter ajudado.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Eva disse...

Olá Dra. Tenho um gato siamês de 9 anos que está com uma úlcera de córnea. O veterinário receitou atropina 1% e ciprovet. Porém, a atropina causa uma reação severa no gato q fica por mais de 2 horas espumando pela boca e fiquei apavorada e com 10 dias de uso do ciprovet não apresentou nenhuma melhora. Estou desesperada. Não sei o que fazer...

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Eva,

A atropina 1% colírio deve ser evitada em gatos pois realmente provoca muita salivação devido ao seu gosto extremamente amargo e não deve ser usada mais do que 5 dias seguidos. Se já faz 10 dias de tratamento e não melhorou deve ser uma úlcera complicada, talvez até com envolvimento viral. Procure urgente um oftalmologista veterinário.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

rose disse...

Olá Fabiane,
fiquei muito feliz de encontrar esta especialidade aqui em POA.
A FIFI, está na cia do Bixo ( Kiana ), aguardando por uma avaliação. Apresenta-se com "olho seco" , e saida constante de secreção amarelada que mais parece um pus.. Já tentei de tudo, ( com orientação veterinária ), desde colírios à base de floxacino, medicação VO , lavagem , tudo, e não houve nenhum resultado.
Ela está hospedada , aguardando a tua consulta!
att, rose

LÙCIA disse...

Olá Fabiana
Gostaria de saber se trabalhas com laser em oftalmologia ou conheces alguem que o faça. Em verdade, nao tenho certeza que essa seria a indicaçao, mas já fui a 4 oftalmologistas aqui em Curitiba e minha cadela shih tzu de 6 meses continua sofrendo com distiquiase. Já fez 2 cirurgias, tem as palpebras deformadas e sempre em tratamento de lesoes de cornea, pois os pelos continuam. Eu poderia levá-la para consultar se achares que seria bom. Poderias me ajudar? Obrigada Lucia

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Lúcia,

Na verdade uma opção seria a crioterapia, mas de qualquer forma há destruição e consequente deformação palpebral se for uma grande região atingida. Não trabalho com crio, o que eu faço é trepanação dos cílios um a um. Realmente pode ocorrer de se fazer uma cirurgia e depois surgirem novos cílios mal implantados. É uma predisposição do animal.
Se quiser uma avaliação é só entrar em contato.

Abraço

Fabiana Quartiero

LÙCIA disse...

Fabiana
Estamos em Porto Alegre e quero sim uma avaliação contigo. como entro em contato? seria em qualquer daquelas clínicas do blog?meu email luciahms@hotmail.com obrigada

Eduardo Moreno disse...

Olá Fabiana,

Tentando encontrar respostas para os sintomas do meu cão, felismente encontrei seu blog. Meu cachorro à cerca de um mês esta apresentando excesso de "remela". Além disso parece haver uma mancha branca no canto de seus olhos, além de uma pequena ferida vermelha. Levei a um veterinário em Criciúma (local onde resido) e fiz um tratamento de uma semana com Tobramax, mas parece que não surtiu efeito. Estou de férias em Porto Alegre, com meus cães, e ficarei até sábado pela manhã. Haveria possibilidade de levá-lo para consultar com você? Qual telefone seu telefone? Meu e-mail é cadetemoreno@yahoo.com.br. Aguardo contato e desde já agradeço e parabenizo pelo Blog!

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Eduardo,

Me desculpe só lhe responder agora, mas estava viajando.

Pode entrar em contato comigo pelo e-mail fabianaquartiero@hotmail.com


Que bom que o Blog está sendo útil.

Um abraço,

carmilla disse...

Estou viajando e há duas semanas atras fiquei sabendo que meu bb bateu o olho na escada.. Ele foi levado as pressas para uma clinica 24h. Lá colocaram o olho no lugar, deram antibioticos e um colirio pra ele passar de hora em hora e fazer compressa fria para o inchasso.
O olho está desinchando mas ainda está mais saltado que o outro...
Meu amigo já levou ele em 3 veterinarios e nenhum deles quer saber de cuidar do meu bichinhu.. só falam em arrancar o olho dele.. Estou desesperada..
Estou na casa dos meus pais em outro estado e não tenho como trocar a passagem. Só volto semana que vem pra casa e estou com medo de ser tarde de mais qnd eu chegar!!

Se puder me ajudar... alguma dica, medico, clinica.. sei la...
agradeço muito..

Thais

Oftalmologia Animal disse...

Oi thais,

Claro que eu lhe indico alguém, mas preciso saber de que região do país você me escreve.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anelise disse...

Olá Fabiana,
gostaria de saber aonde tem um especialista em cirurgia de catarata para cães em São Paulo.
Grata desde já pela atencao.

Luciana disse...

Olá, falo de Brasilia, estou precisando com urgência da indicação de um oftalmologista veterinário por aqui, vc poderia indicar? Muito obrigada Luciana

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Luciana,

Em Brasília procure pela Dra Paula Galera na UNB:

Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria, Departamento de Medicina Veterinária.
L4 norte - Hospital Veterinário
Asa Sul 70390-125 - BRASILIA, DF - Brasil Telefone: (61) 33072986 (61) 31072802

Boa sorte,

Fabiana Quartiero

Cinthya disse...

Dra Fabiana,

boa tarde
A senhora pode indicar algum oftalmologista em Sao Paulo, capital?

Obrigada

Anônimo disse...

olá Fabiana, boa tarde!!
tenho uma shih tzu de 2 meses e meio. os olhos dela lacrimejam muito, a vet dela disse que é normal, é da raça mesmo. mais fico incomodada, ela fica sempre com o rostinho molhado, já está manchando... existe alguma coisa que eu possa passar no local, ou algum remédio que amenize essas lágrimas?? faço limpeza diária, mais ainda sim fica suginho! me dê algumas dicas!!! mto obrigada!!! Andrea!!!

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Andrea,

Na verdade é importante que o seu filhote seja avaliado minuciosamente por um especialista em Oftalmologia Veterinária.Este excesso de lágrimas pode ser devido a algum desconforto, como cílios mal implantados por exemplo, que é bem comum na raça Shih Tzu, mas que deve ser tratado.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Christiane Leite Gomes Frezza disse...

Tenho uma cadela mestiça de shitzu com coker. Muito novinha ela deu aquela doença do carrapato e a medicação muito forte fez ela desenvolver catarata no olho direito. Sempre utilizei o colirio clarvisol porque as vezes inchava, ficava vermelho e outros. Derrepente e muito rapidamente esse olho parace estar necrozando e deu catarat no outro olho. Fiz alguns testes com ela hoje e vi está bem ceguinha. Estou arrasada! Eu moro em Catalão-GO que fica a 100 km de Uberlândia e cerca de 300 km de Brasília. Gostaria que você me indicasse um local que possa levá-la para tentar fazer a cirurgia. Se puder eu mando a foto do olho dela pra ver se ainda tem jeito. Ela tem 06 anos e se chama Jully

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Christiane,


Recomendo o Serviço de Oftalmologia da UNB em Brasília, que é coordenado pela Prof Paula Galera. Primeiro será feita uma avaliação oftálmica geral para saber a real situação da sua cadelinha e qual a perspectiva dela voltar a ser visual.

Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria, Departamento de Medicina Veterinária.
L4 norte - Hospital Veterinário
Asa Sul 70390-125 - BRASILIA, DF - Brasil Telefone: (61) 33072986 (61) 31072802

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Christiane,


Recomendo o Serviço de Oftalmologia da UNB em Brasília, que é coordenado pela Prof Paula Galera. Primeiro será feita uma avaliação oftálmica geral para saber a real situação da sua cadelinha e qual a perspectiva dela voltar a ser visual.

Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria, Departamento de Medicina Veterinária.
L4 norte - Hospital Veterinário
Asa Sul 70390-125 - BRASILIA, DF - Brasil Telefone: (61) 33072986 (61) 31072802

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Marco Antônio disse...

Olá Dra., Gostaria de saber se posso colocar seu blog como recomendado em meu blog.... Abraços


M.V Marco Antônio Ferreira
MÉDICO VETERINÁRIO
CRMV-SP 21170

CONTATOS:
11- 4335-8706
11- 8902-7828
msn:
kaienavetmarco@hotmail.com
blog: www.kaienaclinicaveterinaria.blogspot.com
site:
www.clinicakaiena.com.br

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Dr Marco,

Obrigada por prestigiar o meu blog. Fique à vontade para recomendar.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Dr Marco,

Obrigada por prestigiar o meu blog. Fique à vontade para recomendar.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Dr Marco,

Obrigada por prestigiar o meu blog. Fique à vontade para recomendar.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Dr Marco,

Obrigada por prestigiar o meu blog. Fique à vontade para recomendar.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Dr Marco,

Obrigada por prestigiar o meu blog. Fique à vontade para recomendar.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Dr Marco,

Obrigada por prestigiar o meu blog. Fique à vontade para recomendar.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Dr Marco,

Obrigada por prestigiar o meu blog. Fique à vontade para recomendar.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Dr Marco,

Obrigada por prestigiar o meu blog. Fique à vontade para recomendar.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Dr Marco,

Obrigada por prestigiar o meu blog. Fique à vontade para recomendar.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Dr Marco,

Obrigada por prestigiar o meu blog. Fique à vontade para recomendar.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Má e Allan disse...

Ola, tenho um gato siames de seis meses...

e venho percebendo uma camada branca nos cantos de seus olhos...
essa camada vem se almentando, ela esta na metade de seu olho já ...

não sei se me expressei bem, mas parece uma pelinha mesmo branca dentro de seus olhos..
queria saber o que é isso... e como tratar

Rita disse...

Dra Fabiana,obrigada pela iniciativa,e muito sucesso em sua vida.Preciso de sua orientação,minha poodle de 14 anos que está muito bem fisicamente está apresentando uma conjuntivite(segundo o veterinário que não é especialista mas cuida muito bem dela)muito persistente.
Tudo começou com um mau hálito e excesso de lágrimas com mau cheiro.
Foi tratado com antibiótico vet. por 10 dias e maxitrol.Resultado excelente ja no 6°dia.Mas voltou tudo após o término do tratamento.
Conforme orientação médica,repetimos o processo e o resultado foi o mesmo.
Nas últimas vezes que isso vem acontecendo,o Dr não prescreveu mais o antibiótico v.o.,só aplica injetável junto com anti-inflamatório,que deve ser algum corticóide e prescreve Biamotil-D 2 x ao dia.Esse último processo foi feito por 3 vezes com intervalos de 20 dias cada.Agora tenho higienizado os olhos c/ shampoo johnson diluido em agua e pingo Biamotil D 2 x dia sem retornar no consultorio pois tenho medo da reação dos medicamentos pois ela é idosa e ainda não apresenta complicações mas será que eles não podem começar a provocar????Ela já tem os olhos bem opacos mas apresentou alergia ao colírio p/ catarata.O mau hálito melhorou muito logo após a 2º tomada de antibiotico v.o.,mas tenho muita dó dos olhinhos que ela muitas vezes fecha por sentir irritação.Me ajude!!!!!!Estou desempregada e amo demais minha Dolly,será QUE não é possível vc me orientar via blog??????
Fique com Deus Dra

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

Fica difícil falar qualquer coisa sem examinar, mas aconselho a procurar um oftalmologista veterinário o quanto antes já que você percebe que está aumentando esta alteração.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Rita,

Obrigada pelo carinho!

Pelo que entendi a sua poodle apresenta catarata também correto? Precisa ficar atenta pois toda esta inflamação nos olhos pode ser devido às complicações da catarata. A uveíte (inflamação intraocular) causa olho vermelho, dor, e secreção, sendo muitas vezes confundida com conjuntivite. Leve a sua velhinha para um check-up com um oftalmologista veterinário. Utilizando os colírios certos conseguirá dar mais conforto para ela.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Fernanda disse...

Gostaria de uma indicação de um oftalmo para cães em São Paulo poderia me indicar? é urgente minha York quase não esta enxergando
Obrigada

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde,

No estado de São Paulo você pode procurar o Serviço de Oftalmologia Veterinária da USP, da UNESP de Botucatu e da UNESP de Jaboticabal. Em São Paulo capital pode procurar o Dr Pedro Mancini Telefone: 011 83899646.

Um abraço e boa sorte.

Fabiana Quartiero

Fernanda disse...

Bom Dia Fabiana

Obrigada pela informações e atenção
Fernanda

Claudina disse...

Boa noite
Preciso mto de sua ajuda, meu nome é Claudina, sou do inteiror de sp e tenho um shi-tzu de 2 anos estou desesperada...
A uns 10 dias minha irma notou q estava saindo sangue de um olho dele, não sabemos se ele bateu em algum lugar, ou se foi brincando com a labrador que temos, levei ele no veterinario de minha confiança e o medico diagnosticou lesao e passou um anti-inflamatorio e um antibiotico e ainda um colirio, eu perguntei se havia risco dele perder a visao, pois o olhinho dele parecia esbraquiçado, mais estava inxado e ele não deixava tocar, o medico disse q a visao tava turva mais q iriamos tratar e td ia ficar bem, em 3 ou 4 dias houve uma melhora... mais ele tava desanimado sem comer... depois de uns dias o quadro dele voltou a piorar e o veterinario me indicou uma oftalmo de outra cidade pra ela tratar pois essa não era especialidade dele, ate a consulta com a oftalmo o dr ainda vio o Yudi e notamos melhora, ele ate voltou a comer e brincar mais o olho continuava esbraquiçado... e hj levei a oftalmo e ela olhou ele com um oculos na luz escura, e com lanterna e disse que ele ja perdeu a visao q ele furou o olho e q se não tirar esse olho essa infecção vai passar pro sangue e ele pode morrer... PELO AMOR DE DEUS ME AJUDA... ele é o filho q ainda não consegui ter, a companhia da minha mae...
Estavamos sem cabeça pra nada qdo resolvi ligar pro veterinario q me encaminhou a essa medica e contei a ele o diagnostico dela, ele me disse pra não fazer essa cirurgia, pois se fosse pra tirar o olhinho dele o dr não teria me encaminhado pra outra cidade e se me encaminhou a uma especialista era pra ela tratar antes de querer tirar o olho dele..
Sei q é complicado pra vc dar uma opniao a distancia mais vi no seu blog um caso de shi-tzu, aparentemente serio e vc resolveu... não vi em nenhum site nenhuma soluçaõ feita com a retirada do globo ocular... vc pode me dar alguma orientação?
Se puder me add no msn clau_kk@yhotmail.com ou orkut http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9386065121505103470&rl=t

Desde já agradeço sua atenção e parabenizo pelo seu blog mto informativo

aguardo contato Claudina

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Claudina,

Se o olho perfurou já faz algum tempo pode ser realmente um caso irreversível...mas consulte outtra opinião.

No estado de São Paulo você pode procurar o Serviço de Oftalmologia Veterinária da USP, da UNESP de Botucatu e da UNESP de Jaboticabal. Em São Paulo capital pode procurar o Dr Pedro Mancini Telefone: 011 83899646.

Um abraço e boa sorte.

Fabiana Quartiero

Luiza disse...

Boa tarde,

Eu tenho um canino da raça Shi-tzu que possui 10 meses e está com uma úlcera no olho. Parece que a úlcera surgiu porque nasceu um cílios dentro do olho dele. É normal isso?

Gostaria de saber também qual é o tratamento ideal... se o procedimento é cirurgico, quanto tempo demora para a recuperação e se é difícil reverter o quadro para que ele não fique cego.

Aguardo informações.

Agradeço desde já,

Luiza

Oftalmologia Animal disse...

Boa Tarde Luiza,

Esta raça é propensa a ter cílios ectópicos (nascem dentro das pálebras) que comumente causam úlceras. O cílio deve ser removido cirurgicamente. Quanto ao tratamento da úlcera depende da gravidade....consulte um Médico Veterinário Oftalmologista na sua cidade.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Tenho uma cadela ela tem glaucoma por conta da doença perdeu a visão. Eu coloco um colírio chamado timolol para controla a pressão dos olhos, gostaria de saber já que ela perdeu a visão se devo para com o medicamento ou devo continuar

Jose

Anônimo disse...

Olá Dra. Fabiana,
Sou de São José dos Campos/SP, e preciso de um veterinário oftalmo na minha cidade ou proximo, por favor me indique algum, pois minha shizu já operou varias vezes, mais a ulcera de cornea sempre aparece, por favor gostaria de uma indicação.
Muito obrigada Ana

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Em São Paulo capital você pode procurar o Hospital Veterinário da USP ou Dr. Pedro Mancini Guedes.Telefone: 011 83899646.

No interior há o Serviço de Oftalmologia Veterinária da UNESP de Jaboticabal. Hospital Veterinário "Governador Laudo Natel."

Um abraço,
Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Boa tarde,

Parabéns pelo trabalho realizado!
Gostaria de uma indicação de profissional que atenda em Caxias do Sul?
Agradeço pela atenção.Abraço,
Karine

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Karine,

obrigada, que bom que gostou.

Infelizmente não há colegas atuando nesta área em Caxias do Sul. Normalmente recebemos aqui em Porto Alegre os pacientes do interior e da serra.

Um abraço,

Fabianan Quartiero

Anônimo disse...

olá dra, parabéns pelo blog, excelente iniciativa, trabalho com banho e tosa a domicilio e uso shampoo johnsons para lavar o rostinho dos caezinhos, em especial os olhinhos, gostaria de saber se existe alguma contra-indicaçao, desde ja agradeco a atencao. Obrigada - meu e-mail reg.cat@bol.com.br - um abraço, Catia.

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Catia,

Fico feliz que o blog está sendo útil! Obrigada!

Excelente escolha! O Shampoo johnson "chega de lágrimas" é o ideal para lavar o rostinho, perto dos olhos.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Janaina disse...

Bom dia! Minha gata foi atacada ontem por um cachorro. Ela sofreu uma lesão no olho esquerdo. Levei ela ao veterinário e ele fez uma pequena cirurgia.Ele retirou a 1 e a 2 palpebra e deu um pouco.Pediu para eu levar na gatinha na terça-feira pra fazer uam reavaliação.pra saber se teve alguma outra lesão.Gostaria de saber se vc conhece algum especialista aqui em brasilia. Desde de já agradeço a atenção.

Anônimo disse...

olá,gostaria de saber se a oftalmologia veterinária também se aplica a animais de pequeno porte como aves,répteis,etc...

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Os princípios da Oftalmologia Veterinária são os mesmos, mas é preciso saber as diferenças anatômicas e microbiológicas entre as espécies.

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Dra. que otimo seu blog sobe veterinaria oftalmologica, estou precisando muito, pois tenho uma cachorrinha de pequeno porte e já tem 15 anos e meio e os olhinhos dela começaram a ficar branco devido a cataratas, mas aqui na minha região não tem este tipo de profissão, moro no centro-oeste mineiro na cidade de Arcos-MG, vc conhece alguem para me indicar?
Ela está velhinha, todo ano ela faz uma cirurgia para tirar tumores na barriguinha, mas ela é muito forte e bem tranquila, este ano ela já fez uma cirurgia.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Fico muito feliz que o blog está ajudando!

Infelizmente não conheço ninguém para indicar em Minas Gerais. O que lhe aconselho é procurar uma consulta no Hospital Veterinário Universitário da UFMG. Lá você pode encontrar especialistas ou excelentes indicações.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

eli disse...

Olá doutora,tenho um cãozinho chamado symon da raça teckel,ele tem um ano de idade e foi diagnosticado que ele está com catarata juvenil.Já segui seus conselhos quanto a USP,mais infelizmente lá está suspenso sem previsão para voltar esse tipo de cirurgia.Você pode me indicar algum veterinário que faça essa cirurgia e não seja tão caro!Pois a vet dele cobra R$2,500 por olho,esse valor não posso pq tem que ser feito nos dois olhos.Estou muito preocupada pois ela me falou que não pode demorar,sem falr que ele não mais ativo como antes..
obrigado pela atenção!

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Eli,

Não sei lhe informar valores mas entre em contato com o Dr. Pedro Mancini Guedes.Telefone: 011 83899646.

Tente também o Serviço de Oftalmologia Veterinária da UNESP de Jaboticabal-SP. Hospital Veterinário "Governador Laudo Natel."

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Jéssica Manhães disse...

Olá doutora,
Tenho um poodle e ele está com uma úlcera em cada vista.
Uma delas estava bem grande, mas com o uso de ciprovet (colírio), a úlcera melhorou bastante. Ontem voltamos ao veterinário e ele passou outro colírio, o Tears (durante 20 dias) para que ele volte a ter lágrimas, junto com o Tobromax (durante 30 dias)/de 3 em 3 hs. Depois desse período receitou uma pomada, Ciclosporida 2% (durante 60 dias).
O médico veterinário que o atende disse q ele já perdeu boa parte da visão, mas que com o tratamento feito direitinho tem como recuperar.Porém, existem vários fatores que nos atrapalham a seguir a risca o tratamento, pois saímos de manhã cedo de casa e só chegamos por volta das 19:00; E o maior problema, é que tem sido uma guerra para colocar o colírio. Na clínica o médico nem acreditou que ele não deixava colocar, pois o veterinário não teve nenhum trabalho. Mas em casa, ele se bate, até mesmo morde. Compramos uma focinheira, mas não tem adiantado, pois ele não deixa colocar o colírio. Queria saber se existe algum método, algo que possamos fazer para conseguirmos concluir esse tratamento, pois os remédios são muito caros e são para o bem do nosso animalzinho. Além do mais, é tanto estresse para colocar o colírio, que não vale a pena fazer à força, pois acaba sendo prejucial ao animal. Peço ajuda e conselhos, por favor!

Obrigada!
Jéssica Manhães

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Jéssica,

Infelizmente somente os colírios são efetivos para tratar úlcera de córnea. Um opção seria colocar lentes de contato terapêuticas para proteção das úlceras, o que acelera a cicatrização, mas isso envolve mais custos.

Sabe que o meu Poodle, o Albert, é bem complicado para aplicar colírios e dar remédios? Acho que é uma mania de poodle mesmo, ser mais manhoso. Eu faço assim: tento fazer parecer muito legal o momento de colocar colírios ou dar remédios. Brinco, dou um pedacinho de chester. Aí dou um remédio, outro pedacinho de chester e termino brincando com o macaco de pelúcia dele. Foi difícil, mas agora está bem melhor. Paciência e perseverança!

Abraço,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Dra. Fabiana,
Nem sei como lhe agradecer, o tratamento que fizemos foi fundamental para a recuperação do olho dado como perdido do meu gatinho. Encontrei seu contato neste blog, e foi o que nos ajudou! Muito obrigada pela atenção e ajuda! Um grande abraço meu e do Haroldinho.

Olívia

Fátima Padilha disse...

boa noite dra Fabiana , moro em Rio Negro PR e tenho uma lhasa apso que tem ceratoconjontivite seca diagnosticada por um veterinário.Conversando com ele ,me disse que visita seu blog
e através dele é que se informa sobre o tratamento.Fiquei muito feliz em saber porque nós não temos oftalmos aqui.muito obrigado por nos orientar por esse meio.Poderia me dar o endereço mais próximo daqui onde encontrar um oftalmologista veterinário?

Oftalmologia Animal disse...

Oi Olívia,

Obrigada pelo carinho, eu é que ganhei um presente quando vi a recuperação do pequeno grande Haroldo!

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa tarde Fátima,

Fico muito feliz em saber que consigo ajudar os colegas, mesmo à distância!

Você pode consultar no Serviço de Oftalmologia Veterinária da Faculdade Federal do Paraná em Curitiba.

Um abraço e bos sorte!

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Drª Fabiana, bom dia.

Moramos em Estreito-MA e meu cachorro da raça Shih Tzu está com uma úlcera de córnea no olho esquerdo e a sua recuparação está muito lenta e pelo diagnótico na veterinária, sua visão já foi comprometida (havendo a possibilidade de perda total), mas como na região não temos oftalmologista canino, pedimos sua ajuda para encontrarmos um profissional desta área no Maranhão, Tocantins e/ou Goias.

Desde já agradecemos.

Att.

Danielle.

Anônimo disse...

Dr. Por gentileza voce poderia me indicar um veterinario de referencia no estado de sao paulo, somos da baixada santista.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Você pode procurar o Serviço de Oftalmologia Veterinária da USP. Lá trabalham excelentes profissionais!

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Danielle,

Desculpe a demora em responder. No Nordeste conheço apenas o Dr Alex e o Dr Fábio Brito:

Alex Barbosa: 9202-7465 / Fábio Brito: 87 3761-0882

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Onde fica sua clinica em porto alegre?

Agradeço pela atenção!!

Ataíde disse...

Onde fica sua clínica em Porto Alegre?

Desde de já agradeço!

cirandando e jogando disse...

Boa tarde Senhores oftalmologistas!
Eu cuido de alguns cachorros que consegui tirar das ruas e outros que continuam nas ruas porque não tenho mais espaço em minha casa.Um desses da rua,apresentou algo parecido uma catarata nas duas vistas, o que está me preocupando, pois ele enxerga um pouco, mais eu não gostaria de vê-lo perder a visão e não disponho de recursos para levá-lo para operar.Existe cirurgia e tratamento gratuito? Onde? moro no interior do Estado do Rio de Janeiro.Como procuro recurso para ele? Por favor me ajudem! É muito triste ficar cego nas ruas!
Desde já agradeço.
Maria de Jesus Ernesto
e-mail:mariinhaernesto@gmail.com

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Maria,

Eu lhe aconselho a procurar um hospital escola de medicina veterinária. No RJ não sei lhe informar, mas na USP há um Serviço de Oftalmologia Veterinária renomado. Não sei se é possível conseguir totalmente gratuito, pois o material envolvido é caro e o governo não subsidia este tipo de custo.Mas o primeiro passo é fazer uma avaliação. Com certeza em uma facudade federal os preços serão bem menores.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

MINHA FILHA GANHOU UMA COELHINHA DE PRESENTE A UM ANO,ELA E O XODO DE CASA, OUVI DIZER QUE COELHOS CAUSAM DOENCAS NOS OLHOS ESTOU PREOCUPADA ME AJUDE BEIJOS.

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite,

Pode ficar tranquila. Mantendo o seu coelhinho saudável ele não vai passar doenças para ninguém.

Consulte um médico veterinário especialista em silvestres. Com uma dieta adequada e evitando parasitas de pele e dando os vermífugos ele vai se manter saudável por muito tempo.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Pablo Claudino disse...

Boa noite!
Quando cheguei em casa na quarta (12/12) à noite, o olho do meu pug estava inchado, quase fechando. Levei a um veterinário plantonista e ele diagnosticou úlcera de pálpebra. Receitou dois colírios: Tobradex, 2 gotas de 12 em 12 horas, e Still, 1 gota de 12 em 12 horas. Hoje (15/12), levei ele novamente a pedido do veterinário. O inchaço já havia ido embora no dia seguinte à primeira aplicação, mas a úlcera parace não ter regredido e ele receitou continuar com Tobradex, mas de 4 em 4 horas e acrescentar Ciprovet, tb de 4 em 4 horas. O tratamento está correto?
Obrigado!
Pablo

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Pablo,

Você precisa confirmar se o seu cão não está com úlcera na CÓRNEA e não na pálpebra. Se estiver com úlcera de córnea deve parar de usar o tobradex que contém corticóide. O tobrex pode usar, o tobraDEX não.

coloque colar elizabetano também.

Um abraço e boa sorte,

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Ola..
bom dia..
Meu cachorro ele furou o olho, gostaria de saber se vc pode indicar algum colirio e se eu poderia usar um colirio chamado dexametasona?

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia,

Infelizmente o tratamento é somente cirúrgico e emergencial...dexametasona e demais corticoides são contraindicados.

Leve o quanto antes em um oftalmologista veterinário e coloque um colar protetor.

Um abraço e boa sorte

Fabiana Quartiero

mayana morrissy disse...

Boa noite
Eu tenho ums shih tzu d 4 meses e sem querer perfurei a parte branca d cima do olho com minha unha
.ta bem.vermelho..passei soro fisiologico, mas aimda nao consegui entrar em.contato com o oftalmologista daqui.. Pode ser algo grave?! agradeço

Oftalmologia Animal disse...

Boa noite Mayana,

Se apenas arranhou tem que cuidar para não não infeccionar e usar colar protetor, mas se perfurou é uma urgência. De qualquer forma consulte um oftalmologista veterinário.

Um abraço e boa sorte

Fabiana Quartiero

Anônimo disse...

Boa Tarde Dra. Fabiana,Encontrei seu blog e vim lhe pedir socorro, tenho uma cadelinha, que adotei a 2 meses em Florianópolis, ela tem uns 5 mesinhos, quando peguei ela, ela era muito tristinha e começou a ter problemas, teve Giárdia, Infecção intestinal e por último Cinomose, que resoltou em uma Pneumonia muito forte e feridas pelo corpo, tratamos tudo o que aparecia, para a cura da Cinomose ela teve que tomar 2 injeções por dia por 8 dias, no terceiro dia de tratamento ela ja estava ótima, começando a brincar, latir, correr... coisas que nunca tinha feito. Terminamos o tratamento a mais ou menos duas semanas, e há uns tres dias ela simplesmente parou de enxergar, ela fica se batendo nas coisas e a pupila dela esta dilatada.. ela só tem 5 mesinhos, e esta me cortando o coração, não sei oq fazer. Tenho cuidado dela, bricado, feito bastante carinho.. mas agora ela começou a chorar, qua do ela fica de frente pra uma parede e não consegue achar a porta.Eu adotei ela, nunca tive muitas condiçoes, gastei oq não tinha no tratamento de todas as doenças que ela ja teve, não sei oq fazer. Fui na veterinaria que me encaminhou para a UFRGS, mas eles so tem consulta para o dia 02/12.Doutora, por favor, me ajude, pode ter alguma coisa que nós possamos fazer para ela voltar a enxergar pelo menos um pouco ?Eu aguardo anciosa um retorno.Obrigada dede ja !Fernanda Eugenio

Oftalmologia Animal disse...

Bom dia Fernanda!

Já respondi direto no seu e-mail!

Um abraço,

Fabiana Quartiero

Kelly Almeida disse...

Olá doutora Fabiana!

Ontem quarta - feira quando cheguei em casa, meu marido disse que meu shih tzu de dois meses estava doente, q estava triste e muito quieto. Então fui dar uma olhada nele e notei o olho direito furado. Uma amiga veterinária deu uma olhada e confirmou e me disse que possivelmente tera que remover o globo ocular.Ela mandou lavar com soro ou água boricada a passar terracam spray pra não dar bicho.
Estou desesperada, não quero fazer isso é aqui não tem nem um especialista, o olho dele está só um pouquinho esbraquisado e não parece estar totalmente cego.
Em todos os casos de perfuração os cães ficam cegos? Sempre é necessário remover o globo? Ele está comendo bem e continua brincando!

Obrigado, aguardo resposta com opinião.

Oftalmologia Animal disse...

Olá Kely

Leve o seu cão na faculdade de veterinária mais próxima. Olho perfurado não é olho perdido! Faça outra avaliação para ter certeza que não é possível manter o olho.

Um abraço e boa sorte!